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Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724 Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão, geralmente considerado como.

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1 Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724 Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. 18/08/2008www.nilson.pro.br1

2 Nascimento 22 de Abril de 1724 Königsberg, Prússia Falecimento 12 de Fevereiro de 1804 Königsberg, Prússia Escola/tradição: Iluminismo Principais interesses :Teoria do conhecimento, Epistemologia, Metafísica, Ética Idéias notáveis : Criticismo; Idealismos transcendentais; Imperativo categórico Influências: Berkeley, Descartes, Hume, Leibniz, Locke, Spinoza, Montaigne, Pietismo Influenciados :Hegel, Habermas, Nietzsche, Peirce, Sartre, Schelling, Schopenhauer, Marx 18/08/2008www.nilson.pro.br2

3 Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como transcendentalismo: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) - relativismo conceptual 18/08/2008www.nilson.pro.br3

4 "Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público" Kant, Crítica da razão pura, B XXXIV [1]. [1] 18/08/2008www.nilson.pro.br4

5 O seu interesse na ciência também o levou a propor em 1755 que o sistema solar fora criado a partir de uma nuvem de gás na qual os objetos se condensaram devido à gravidade. Esta Hipótese Nebular é amplamente reconhecida como a primeira teoria moderna da formação do sistema solar e é precursora das atuais teorias da formação estelar. 18/08/2008www.nilson.pro.br5

6 O livro mais lido e mais influente de Kant é a Crítica da Razão Pura (1781). (...) despertar do sono dogmático, a saber: Kant se perguntou como são possíveis juízos sintéticos a priori? Para responder a essa pergunta, Kant escreveu esse livroCrítica da Razão Pura /08/2008www.nilson.pro.br6

7 Tente imaginar alguma coisa que existe fora do tempo e que não tem extensão no espaço. A mente humana não pode produzir tal idéia. Nada pode ser percebido excepto através destas formas, e os limites da física são os limites da estrutura fundamental da mente. Assim, já vemos que não podemos conhecer fora do espaço e do tempo. 18/08/2008www.nilson.pro.br7

8 Assim, como são possíveis juízos sintéticos a priori? São possíveis porque há uma faculdade da razão - o entendimento - que nos fornece categorias a priori - como causa e efeito - que nos permitem emitir juízos sobre o mundo. 18/08/2008www.nilson.pro.br8

9 Analisando a faculdade de conhecer, Kant, distingue duas formas de conhecimento: o Empírico ou a posteriori, e o Puro ou a priori. O conhecimento empírico refere-se aos dados fornecidos pelas experiências sensíveis. Ex.: "A janela está aberta". Tal proposição vincula-se a dados captados pelos sentidos. 18/08/2008www.nilson.pro.br9

10 O conhecimento puro, pelo contrário, não depende de qualquer experiência sensível. Ex.: "A linha reta é a distância mais curta entre dois pontos". Não há necessidade de constatar esse fato através de uma experimentação, pois ele já se encontra no próprio pensar puro. 18/08/2008www.nilson.pro.br10

11 Nascimento: 3 de Maio de 1469 Florença, Itália Falecimento: 21 de Junho de 1527 Nacionalidade Italiana :Magnum opus O Príncipe Escola/tradição: Republicanismo Clássico, Renascimento Principais interesses Política, História, Literatura, Música Influências : Dante Alighieri, Tito Lívio, Aristóteles, Cícero e Tácito, Políbio Influenciados: Thomas Hobbes, James Harrington, Rousseau, David Hume, Spinoza, Montesquieu, Hegel, Benedetto Croce, Antonio Gramsci e Antonio Negri 18/08/2008www.nilson.pro.br11

12 Do capítulo 1 ao 15, descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas 18/08/2008www.nilson.pro.br12

13 No capítulo 15, Maquiavel escreve sobre como um príncipe deve proceder ante seus súditos e amigos, explicando que para manter-se adorado é necessário que o líder saiba utilizar os vícios e das virtudes necessárias, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar. 18/08/2008www.nilson.pro.br13

14 No capítulo 16 é explicado ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo à pobreza, cobrando muitos impostos para manter-se rico. diz que o melhor é ser visto como miserável, pois com este julgamento ele poderá ser generoso quando bem entender, e o povo irá se acostumar com isso. 18/08/2008www.nilson.pro.br14

15 No capítulo 17, defende que é melhor um príncipe ser temido do que amado, mostrando que as amizades feitas quando se está bem, nada dura quando se faz necessário, sendo que o temor de uma punição faz os homens pensarem duas vezes antes de trair seus líderes. 18/08/2008www.nilson.pro.br15

16 Diz também que a morte de um bandido apenas faz mal a ele mesmo, enquanto a sua prisão ou o seu perdão faz mal a toda a comunidade. O líder deve ser cruel quanto as penas com as pessoas, mas nunca no caráter material as pessoas esquecem mais facilmente a morte do pai, do que a perda da herança. 18/08/2008www.nilson.pro.br16

17 No capítulo 18, argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que as vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar- se de acordo com o tempo e a necessidade. 18/08/2008www.nilson.pro.br17

18 No capítulo 19, defende que o príncipe faça coisas para não ser odiado, como não confiscar propriedades, não demonstrar avidez ou desinteresse 18/08/2008www.nilson.pro.br18

19 Do capítulo 20 ao 23, o líder deve controlar e o que deve fazer para manter seu povo feliz, mantendo distância dos bajuladores, e controlando seus secretários. 18/08/2008www.nilson.pro.br19

20 os fins justificam os meios, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade, 18/08/2008www.nilson.pro.br20


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