A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA FORTALEZA/CE : Sonia Chaves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA FORTALEZA/CE : Sonia Chaves."— Transcrição da apresentação:

1 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA FORTALEZA/CE : Sonia Chaves

2 HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO

3 Sonia Chaves caracterizando o hospital... Hospital da rede pública federal, do Ministério da Saúde 110 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 5 prédios 450 leitos clínicos e cirúrgicos 60 leitos para cuidados críticos (UTI adulto e infantil, UTI neonatal, Unidade Coronariana) 3412 funcionários: 878 médicos, 544 enfermeiros, 944 auxiliares de enfermagem

4 Sonia Chaves A Gerência de Risco foi criada em abril de 2002 Realizamos um seminário onde as três linhas principais de vigilância de produtos para saúde foram apresentadas Materiais de divulgação como: cartaz, folder, calendário etc. Criamos uma ficha de notificação de eventos adversos, amplamente divulgada no hospital. Implantamos há 1 ano a ficha on line que fica disponível na página da intranet. Divulgação da ficha on line através de cartazes e panfletos. Fizemos uma cartilha com o passo a passo de entrada de dados para o treinamento dos profissionais. Notificação espontânea > investigação falha do produto > investigação nos diversos serviços falha de processo > treinamento um pouco da nossa história... (ex. Hemoglucoteste e Kit diagnostico B. Sangue)

5 Sonia Chaves Organizamos uma rede interna para troca de informações e implementação de ações conjuntas: os principais elos desta organização são as Comissões de Padronização de Materiais Médico-hospitalares, de Licitação, de Compras, Almoxarifado, Serviço de Farmácia, Hemoterapia, além de todos os serviços médicos Enfermagem: nosso grande parceiro – Para criar a cultura da notificação de eventos adversos buscamos sensibilizar os profissionais mostrando que notificar seria o diferencial em busca da qualidade.

6 Sonia Chaves aprendizados e desafios....

7 Sonia Chaves aprendizados...

8 Trabalhar em conjunto - Trabalhar em equipe é fundamental. O gerenciamento de risco exige vários saberes – NVH Trabalhar em rede – a cooperação de vários atores, dos diversos serviços e que faz a rede funcionar. Saber identificar os facilitadores para o trabalho de investigação dos eventos adversos. Relacionamento com os fornecedores e com as empresas – repelido inicialmente

9 Sonia Chaves desafios...

10 O desafio inicial foi montar a Gerencia de Risco – criar a cultura da vigilância pos comercialização Projeto Sentinela > Rede Sentinela > Recredenciamento Antes – Planos de Melhoria Hoje – estratégias de credenciamento – Perfis de Participante, Colaborador e Centro de Cooperação. RISCO DE DESCREDENCIAMENTO – Comitê Transfusional e de Farmácia e Terapêutica - Lembramos que os motivos de inatividade desse comitê serão avaliados e, se for o caso, poderá acarretar no descredenciamento do serviço na Rede Sentinela.

11 Sonia Chaves duas experiências exitosas..

12 Sonia Chaves sonda nasoentérica...

13 Lactente de 4 meses deu entrada em um CTI pediátrico com quadro respiratório agudo devido à bronquiolite por vírus sincicial respiratório. Peso: 3625 g Alimentação por SNE. A sonda saiu espontaneamente sem a parte terminal metálica. Sonia Chaves Caso clínico:

14 A equipe médica do CTI monitorou o progresso do corpo estranho com radiografias para verificar a necessidade de intervenção cirúrgica. Um mês depois foi retirado, por via endoscópica o seguimento desprendido. A criança evoluiu bem no pós-operatório, recebendo alta hospitalar Com estômago contrastado Após a cirurgia Sonia Chaves

15 intervenção na oncopediatria...

16 Sonia Chaves Falta de refrigeração do ambiente obrigando os profissionais a executarem os procedimentos com a janela aberta. Calor intenso - aumenta a irritação da criança, dificulta a fixação do escalpe na veia, obrigando muitas vezes a nova punção, o que leva a um sofrimento adicional ao paciente e à equipe. A Queixa: Avaliação do Ambiente Várias não conformidades foram encontradas, levando a risco adicional que se torna mais grave por se tratarem de crianças imuno-deprimidas.

17 Sonia Chaves Considerações: Sugerimos mudança do setor para o serviço de Pediatria e adequação seguindo a RDC 50 Mudanças no processo de trabalho

18 Capela de fluxo laminar

19

20

21 Finalmente... Sonia Chaves

22


Carregar ppt "13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA FORTALEZA/CE : Sonia Chaves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google