A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRAVESSÃO E HÍFEN Estudos Dirigidos. USOS Início da fala de um personagem : Você é daqui mesmo? perguntei. Sou sim, senhor respondeu o garoto. (Aníbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRAVESSÃO E HÍFEN Estudos Dirigidos. USOS Início da fala de um personagem : Você é daqui mesmo? perguntei. Sou sim, senhor respondeu o garoto. (Aníbal."— Transcrição da apresentação:

1 TRAVESSÃO E HÍFEN Estudos Dirigidos

2 USOS Início da fala de um personagem : Você é daqui mesmo? perguntei. Sou sim, senhor respondeu o garoto. (Aníbal Machado) Talvez o mais certo concluiu Tibério, pensando na sabedoria dum ditado gaúcho seria apostar no cavalo do comissário, que nunca perde carreira. (E. Veríssimo) Me agradei do doutor continuava o masseiro. Tão camarada, tão delicado. (José Lins do Rego, O Moleque Ricardo)

3 Mudança de interlocutor: Pronto! gritou como quem espera ouvir e dizer desaforos. É o Coronel Tibério? perguntou uma voz malíflua de mulher.

4 Intercalar, isolar uma expressão explicativa, apositiva ou destacar alguns termos da oração. Uma das glórias e tantas são elas! – da nossa Literatura, é Gonçalves Dias. Aceitaram tudo e começou minha tortura. O governador de Goiás o Estado mais afetado pela medida recusou-se a falar à imprensa.

5 Para Substituir os dois-pontos: Eram assim seus dias – muito trabalho, pouco descanso. Eis o autor das denúncias – o próprio ministro.

6 Introduzir uma pausa mais forte ou destacar a parte final de um enunciado. Vi luta de bravos / Vi fortes - escravos! (G. Dias, I Juca-Pirama) Estava estudando a vida de Átila ele mesmo, o rei dos hunos. O cineasta atacou a platéia de intelectuais adultos" suposta nata da crítica mundial.

7 Um levantamento da ONG Contas Abertas mostra que o governo acumula 200 bilhões de reais dos chamados restos a pagar, recursos empenhados – ou seja, autorizados pelo Executivo – que ainda não saíram dos cofres. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.

8 Em Caracas fez fotos do patrão e as publicou no site do instituto – e nós pegamos. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.

9 O Papel 20x25com, que pertencia ao jornal inglês Daily Mirror, mostra Diana confortável e docemente recostada no corpo de um homem – supostamente seu irmão – e uma garrafa de uísque próxima a janela. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.

10 A polícia do Rio começa a ocupar o complexo da Maré – território dominado pelo tráfico e por agentes corruptos. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.

11 Xi, esqueci a carteira – aquela manjada desculpa para fugir da fatura está com os dias contados. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.

12 Por isso, carnaval termina nas cinzas da quarta-feira, que marca o início da Quaresma – um tempo que anuncia o suplício de Cristo. A. Introdução de fala da personagem. B. Mudança de Interlocutor. C. Intercalação ou isolamento de expressão explicativa ou apositiva. D. Substituição aos dois pontos. E. Introdução de pausa mais forte ou destaque de parte final da oração.


Carregar ppt "TRAVESSÃO E HÍFEN Estudos Dirigidos. USOS Início da fala de um personagem : Você é daqui mesmo? perguntei. Sou sim, senhor respondeu o garoto. (Aníbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google