A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito Básico de Ajustes Monitores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito Básico de Ajustes Monitores"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito Básico de Ajustes Monitores
Processos de Ajustes. a- O que é o modo de serviço ? b- Como montar um JIG de Ajuste ? c- O que é o software de ajuste ? d- O que é o Modulo LCD ?

2 Conceito de modo de serviço
Remoto O Micro precisa receber um comando codificado para entrar no modo de serviço. O comando para entrada no Modo de serviço pode ser feito pelo remoto ou através da linha de Dados. No Modo de serviço o Micro da acesso ao Técnico aos Dados na memória e seus Endereços O programa de Ajuste condiciona o Micro a mudanças de Dados na memória de acordo com a vontade do Técnico. Após a execução dos ajuste através do programa é necessária a confirmação Micro Ajustes Dados EEPROM Dados de ajustes Clock Power ON Fonte

3 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 1
MATERIAL: -1 fonte de Alimentação 5V * -1 conector DB25 macho (C) -1 conector DB15 macho (A) -1 conector DB15 femea (B) -1 chave Liga-Desliga (D) -1 IC 74LS06 -4 Resistores 4K7 -1 Led -1 Resistor 1K -2 metros de cabo 10x26AWG-BT -1 caixa plástica para montagem 40X50X30mm

4 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 2
Pegue o cabo de 10 vias e corte 1 metro, desencape as duas extremidades, cerca de 40mm. Use este modelo para criar páginas da Web de intranet para o seu grupo de trabalho ou projeto. Você pode modificar o conteúdo do exemplo para adicionar suas próprias informações e ainda poderá alterar a estrutura do site da Web adicionando e removendo slides. Os controles de navegação ficam no slide mestre. Para alterá-los, no menu Exibir, aponte para Mestre, em seguida, escolha Slide mestre. Para adicionar ou remover hyperlinks em um texto ou em objetos, ou para alterar hyperlinks existentes, selecione o texto ou o objeto e, em seguida, escolha Hyperlink no menu Inserir. Quando tiver terminado de personalizar, exclua estas anotações para liberar espaço nos seus arquivos HTML finais. Para obter mais informações, pergunte ao 'Assistente de resposta' sobre: O slide mestre Hyperlinks

5 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 3
Solde o conector D15 macho de acordo com o esquema elétrico em uma das extremidades do cabo de 10 vias, anote as cores das vias utilizadas para poder estar fazendo as ligações corretas posteriormente na outra extremidade. Clique para adicionar texto

6 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 4
Aqui uma visão do Conector de VGA Montado. Separe o cabo para posterior utilização. Clique para adicionar texto

7 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 5
Nesta montagem foi utilizado um cabo de cor preta, apenas para diferenciação. Com o restante do cabo de 10 vias (1 metro)desencape também as duas extremidades, cerca de 40mm.

8 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 6
Observe que foram deixados duas vias para estar fazendo a alimentação do circuito. Solde o conector D25 macho de acordo com o esquema elétrico em uma das extremidades do cabo de 10 vias, anote as cores das vias utilizadas para poder estar fazendo as ligações corretas posteriormente na outra extremidade.

9 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 7
Conector soldado nas duas vias separadas para a alimentação, visto na figura anterior. Neste caso foi adaptado um conector de teclado para estar fazendo a alimentação de 5V do circuito, também pode ser utilizado uma fonte externa, isto dependerá apenas da comodidade e gosto de quem estará montando o circuito.

10 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 8
Observe que foi prendido o fio do conector da alimentação pela abraçadeira do conector para que não esteja danificando o circuito caso o conector seja puxado pelo cabo.

11 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 9
Visão do conector da Paralela montado, junto com o conector de alimentação.

12 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 10
Aqui temos a visão do circuito montado conforme o esquema elétrico em uma placa de circuito impresso “matricial”. Caso tenha dificuldade em estar montando o circuito em uma placa de circuito impresso, pode-se estar fazendo um circuito aranha colando o IC com “Hot-Melt” no fundo da caixinha de montagem, e fazendo as ligações diretamente em seus terminais.

13 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 11
Na figura acima é demonstrada a chave Liga-desliga que estará fazendo o chaveamento do sincronismo vertical conforme o esquema, e o LED de indicação de Power On.

14 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 12
Faça as ligações da segunda extremidade do cabo de Paralela à PCI montada conforme o esquema elétrico. Observe atentamente as cores utilizadas no conector de Paralela, anotadas anteriormente, para a correta ligação na PCI montada.

15 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 13
Faça as ligações da segunda extremidade do cabo de VGA à PCI montada conforme o esquema elétrico. Observe atentamente as cores utilizadas no conector de VGA, anotadas anteriormente, para a correta ligação na PCI montada.

16 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 14
Solde o conector D15 Fêmea de acordo com o esquema elétrico. Observe atentamente as cores utilizadas nos conectores de VGA e Paralela anotadas anteriormente, para a correta ligação do Conector DB15 femea. Clique para adicionar texto

17 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 15
Nesta imagem, podemos observar por outro ângulo o conector DB15 Fêmea já soldado, perceba que os fios deverão ser passados por dentro do furo onde será fixado o conector.

18 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 16
Fixe a chave Liga-desliga e o LED indicador nos furos pré-determinados conforme a figura ao lado

19 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 17
Utilize os parafusos de fixação do conector DB15 fêmea, para fixar no furo pré determinado, também neste momento aproveite para organizar os fios e fixar a placa e os cabos de vias conforme a figura.

20 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 18
Visão de como ficará a caixa após a fixação da chave liga-desliga, Conector de VGA e cabos de vias.

21 Montagem do JIGs de Ajuste Fase 19
Ilustração de como ficará a JIG de ajustes para monitores após a montagem completa. Está pronta a JIG de ajustes para monitores LG, agora você poderá fazer os ajuste padrão de fábrica conforme manual de serviço,

22 Circuito Elétrico do JIG LG

23 Circuito de ligações com o JIG

24 Circuito Elétrico do JIG SANSUMG

25 Circuito Elétrico do JIG SANSUMG

26 Interligação do JIG SANSUMG
Com uso do Gerador Sem uso do Gerador

27 Software de Ajustes para Monitores
Os Softwares utilizados para os ajustes dos monitores podem ter como sistemas Windons ou DOS. Alem dos programas de ajustes existe programa geradores de sinais. Os softwares utilizados nos ajustes requer o auxilio de um JIG especifico para uso como interface.

28 Descrição do uso do SOFT JIG
Após instalado o programa SOFT JIG no PC localize o ícone Service e crie um atalho para a área de trabalho.

29 Descrição do uso do SOFT JIG
Selecione através da função RELOAD o modelo correspondente e as funções a serem alteradas no monitor.

30 Descrição do uso do SOFT JIG
Selecione na pasta Teste de Monitor Nokia ou Winpatt4 os padrões de cores ou geométricos

31 Descrição do uso do SOFT JIG
Após selecionado acione o comando ALT + TAB para comutar as duas telas e executar o ajuste necessário. Finalizados os ajustes na tela do SOFT JIG selecione a função MODE SAVE e em seguida ALL MODE SAVE.

32 Arquivos para ajustes do SOFT JIG

33 Procedimentos uso do Software LG
Equipamentos necessários: 1 Computador PC com software padrão de cores e Windows NT  1 Computador PC com software de alinhamento  1 JIG de ajustes  1 Folha de SPEC O Windows NT se faz necessário para o chaveamento entre as freqüências (Modos de Trabalho) do monitor, que serão necessários para o ajuste de alinhamento.                          Fazer a conexão dos cabos conforme ilustração abaixo:

34 Descrição do uso do Software LG
Ao abrir o programa de ajuste de monitores, a seguinte janela em modo MSDos será exibida na tela.

35 Descrição do uso do Software LG
Com a tecla selecione a opção COMMAND do menu principal, e pressione

36 Descrição do uso do Software LG
Um sub-menu será apresentado, pressione novamente na opção PRESET START. Pressione Y para dar START no programa de ajuste.

37 Descrição do uso do Software LG
Neste momento note que piscará a tela do monitor a ser ajustado, isto indicará que está havendo comunicação entre o Micro-computador que detém o software de ajuste e a EEprom do Monitor a ser ajustado, caso não haja esta comunicação deverão ser observados os seguintes itens:      -Se as conexões da Jig e monitor estão corretas;      -Se o software está de acordo com o chassi do monitor;      -Verificar a montagem da Jig de ajuste para monitores LG.

38 Descrição do uso do Software LG
Caso tenha alterado a EEprom, ou ela não aceite mais gravações de modo será necessário executar este procedimento, caso contrário esteja executando apenas o ajuste de cores.      Atenção:Neste procedimento todos os dados de cor e modos serão perdidos.          Com a tecla selecione EEPROM, pressione na Opção ALL CLEAR. Pressione Y para apagar a EEPROM

39 Descrição do uso do Software LG
Lembre-se que após apagada deverá ser efetuado tanto o ajuste de enquadramento, quanto o de cores.

40 Descrição do uso do Software LG
Com a tecla selecione DIST.ADJ, selecione a opção FOS. ADJ e pressione

41 Descrição do uso do Software LG
Digite o nº do Modo que você estará fazendo o ajuste. Este nº de Modo diz respeito as resoluções preestabelecidas de fábrica, para cada modelo de monitor é especificado no manual de serviço estas resoluções, bem como as freqüências correspondentes, caso não possua o manual de serviço, poderá estar tentando adquiri em casas de vendas de esquemas.         Neste campo você terá acesso a todas as opções de ajustes de posicionamento, interagindo com estes comandos, deverá ser efetuado o enquadramento da imagem conforme *Folha de SPEC

42 Descrição do uso do Software LG
É possível efetuar os ajustes utilizando as teclas (varia +10) e (varia -10) ou utilizando as teclas (varia +1) e (varia -1) Após o ajuste, pressione OBS: Este procedimento deverá ser repetido em todos os modos de resoluções contidos no manual de serviço, (alterando a resolução aplicada ao monitor ajustado e alterando o nº de modo a ajustar).

43 Descrição do uso do Software LG
Após ter completado os ajustes de enquadramento, com a seta selecione a opção BALANCE. Neste campo se encontra as opções de rotação da Imagem, ajuste de forma a atender os padrões da *Folha de SPEC.

44 Descrição do uso do Software LG
Com a seta selecione COLOR ADJ, com a seta desça até a opção ABL. Este ajuste limita a corrente para a confiabilidade do CDT. Este ajuste é perceptível em uma tela de cor branca, normalmente pode-se estar ajustando a 50% do valor máximo, sempre verificando se o valor ajustado não está ocasionando a deflexão ou distorção da imagem.

45 Descrição do uso do Software LG
Em alguns Softwares existirá a opção LUMINANCE onde poderá ser ajustado Contraste, Brilho e ABL. Lembre-se que antes de iniciar os ajustes via software, os controles de brilho e contraste deverão estar no ajuste máximo.

46 Descrição do uso do Software LG
Com a seta selecione BIAS ADJ, Pressione . Selecione a opção 1 ou 2. Esta opção significa a temperatura de ajuste das cores, sendo que 1 corresponde a 9300ºK ligeiramente branco azulado, e 2 a 6500ºK ligeiramente branco avermelhado.

47 Descrição do uso do Software LG
OBS: Selecionando e ajustando a opção 1 automaticamente será ajustado a opção 2, sendo observado na hora em que salvar os ajustes da opção 1, verificará que a tela do monitor mudará para um tom de cor mais avermelhado deste modo podendo checar se a opção 2 também está satisfatória.           Após selecionar a opção, você terá acesso ao ajuste de RGB, interagindo com estes comandos, deverá ser efetuado o ajuste de cores permitindo que a imagem fique branca ligeiramente azulada. Uma forma simples de estar efetuando o ajuste: é estar colocando as cores R-bias e B-bias no mínimo e excitando G-bias aproximadamente à 150 decimal, após eleve o nível de R-bias até obter uma cor levemente roxa, e por último eleve o B-bias até conseguir a cor branca, caso seja necessário esteja re-trabalhando nos ajustes anteriores

48 Descrição do uso do Software LG
Para o ajuste de SUB BRIGHT, ajuste o potenciômetro G2 (screen) no FBT aproximadamente à 50% do curso de ajuste, com a opção de sub bright do software, ajuste a imagem de fundo para que fique levemente acinzentada.

49 Descrição do uso do Software LG
Com a tecla selecione DRIVE ADJ. Novamente selecione a opção 1 ou 2. Esta opção significa a temperatura de ajuste das cores, sendo que 1 corresponde a 9300ºK ligeiramente branco azulado, e 2 a 6500ºK ligeiramente branco avermelhado.

50 Descrição do uso do Software LG
OBS: Selecionando e ajustando a opção 1 automaticamente será ajustado a opção 2, sendo observado no momento em que salvar os ajustes da opção 1, verificará que a imagem do monitor mudará par um tom de cor mais avermelhado deste modo podendo verificar se a opção 2 também está satisfatória.          Após selecionar a opção a ser ajustada você terá acesso ao ajuste de Drive RGB, interagindo com estes comandos, deverá ser efetuado o ajuste de cores permitindo que a imagem fique branca ligeiramente azulada. Uma forma simples de estar efetuando o ajuste: é estar colocando as cores de R-bias e B-bias no mínimo e excitando G-bias aproximadamente á 150, após eleve o nível de R-bias até obter uma cor levemente roxa, e por último eleve o B-bias até conseguir a cor branca, caso seja necessário esteja re-trabalhando nos ajustes anteriores.

51 Descrição do uso do Software LG
Para o ajuste de SUB CONTRAST, ajuste a de forma que a imagem fique com boa nitidez, um modo prático para fazer isto é, aumentar o ajuste até quando for perceptível

52 Descrição do uso do Software LG
Com a tecla selecione COMMAND, com a tecla selecione a opção PRESET EXIT. Pressione Com a tecla selecione QUIT, pressione .

53 Descrição do uso do Software LG
Pressione Y para sair do programa de ajuste Estará finalizado o programa de ajuste, feche a caixa de diálogo.

54 Exemplos de alguns Ajustes via Software
Lineralidade Almofada Trapezoidal Contraste Foco Convergência TILT Paralelogramo


Carregar ppt "Conceito Básico de Ajustes Monitores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google