A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O UNIVERSO DE MOVIMENTA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"— Transcrição da apresentação:

1 O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Parte 1: modelos de universo

2 SOL OBSERVADO DA TERRA Equador Celeste Oeste Sul Norte Horizonte Leste Sol nascendo no primeiro dia de primavera e de outono, no Rio de Janeiro.

3 SOL OBSERVADO DA TERRA Equador Celeste Oeste Sul Norte Horizonte Leste Sol culminando no primeiro dia de primavera e de outono, no Rio de Janeiro.

4 SOL OBSERVADO DA TERRA Equador Celeste Oeste Sul Norte Horizonte Leste Sol se pondo no primeiro dia de primavera e de outono, no Rio de Janeiro.

5 Primeiro dia de Inverno Primeiro dia de Primavera / Outono
SOL OBSERVADO DA TERRA Primeiro dia de Inverno Primeiro dia de Primavera / Outono Primeiro dia de Verão Norte Sul Leste O local onde o Sol nasce depende do dia do ano.

6 Fotos da Lua tiradas durante uma noite.
LUA OBSERVADA DA TERRA Fotos da Lua tiradas durante uma noite.

7 Fotos da Lua tiradas ao longo de duas semanas, no mesmo horário.
LUA OBSERVADA DA TERRA Fotos da Lua tiradas ao longo de duas semanas, no mesmo horário.

8 ESTRELAS OBSERVADAS DA TERRA
Fotos de estrelas tiradas durante uma noite inteira.

9 PLANETAS OBSERVADOS DA TERRA
Nas fotos, os planetas Vênus e Júpter observados em várias partes do mundo, em dezembro de 2008. Os planetas observados sem telescópios são confundidos com estrelas. O planeta Venus é conhecido com “Estrela Dalva”.

10 PLANETAS OBSERVADOS DA TERRA
Os antigos diferenciavam os planetas das estrelas pelo movimento “errante” dos planetas no céu. PLANETA = ERRANTE

11 PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES DO CÉU
As observações do céu originaram os calendários: Movimento do Sol = dia Espaço de tempo entre as fases principais da Lua = semana Duração do ciclo da Lua = mês A civilização Maia (de 2000 anos antes de Cristo até a chegada dos espanhóis) já observava o céu e possuía um calendário (à esquerda).

12 MODELOS PARA EXPLICAR O UNIVERSO
Como explicar todos os movimentos que vemos nos céus??? Grécia antiga (por volta do ano de 600 antes de Cristo): nascimento da FILOSOFIA. O homem começa a buscar formas racionais de explicar a NATUREZA. NATUREZA = FÍSICA

13 GEOCENTRISMO Geocentrismo: Terra no centro do universo. Geo = Terra
Período histórico de maior aceitação: Século III ao século XV. Defensor: Claudio Ptolomeu.

14 HELIOCENTRISMO Heliocentrismo: Sol no centro do universo. Hélio = Sol
Período histórico de maior aceitação: Século XVII até os dias atuais. Defensor: Nicolau Copérnico. Copérnico Heliocentrismo

15 GEOCENTRISMO x HELIOCENTRISMO
Século XVI: Copérnico Heliocentrismo QUAL MODELO ESTARIA CERTO???

16 GEOCENTRISMO x HELIOCENTRISMO
A Terra não se move, logo, os movimentos dos corpos celestes vistos da Terra são reais. Exemplo: vista da janela de um carro parado. HELIOCENTRISMO A Terra se move, logo, os movimentos dos corpos celestes vistos da Terra são aparentes. Exemplo: vista da janela de um carro em movimento.

17 GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO
Galileu Galilei (1564 – 1642): defendeu o heliocentrismo. A Igreja Católica, na época de Galileu, passa a condenar o heliocentrismo. Por insistir em suas idéias, Galileu quase é condenado a morte pela inquisição...

18 GALILEU GALILEI Galileu Galilei foi um dos primeiros a usar uma luneta para observar o céu.

19 GALILEU GALILEI Galileu observou que o planeta Júpter possuía “luas” ao seu redor, como a Terra. A Terra não era o centro de todo o universo! Esse foi um dos motivos para Galileu defender o SISTEMA HELIOCÊNTRICO (SOL NO CENTRO).

20 O QUE SABEMOS HOJE Os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol (nossa estrela). Existem muitos outros planetas girando ao redor de outras estrelas.

21 O QUE SABEMOS HOJE A Terra dá uma volta completa em torno do Sol em 1 ano. Velocidade de translação da Terra: 30 km/s. A Lua dá uma volta completa em torno da Terra em 4 semanas. Velocidade de translação da Lua: 1 km/s. A Terra dá uma volta completa em torno de si mesma em 24 horas. Velocidade de rotação da Terra na linha do equador: 1700 km/h. Acesse para ver uma animação com os movimentos da Terra e da Lua (tenha paciência, pois a animação pode demorar um pouco para abrir...)


Carregar ppt "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google