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A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PESQUISA CIENTÍFICA Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se.

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1 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PESQUISA CIENTÍFICA Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se sabe: isso se chama pesquisar. Vem talvez agora a idade de uma outra experiência, a de desaprender, de deixar trabalhar o remanejamento imprevisível que o esquecimento impõe à sedimentação dos saberes, das culturas, das crenças que atravessamos. Essa experiência tem, creio eu, um nome ilustre e fora de moda, que ousarei tomar aqui sem complexo, na própria encruzilhada de sua etimologia: sapientia: nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria, e o máximo de sabor possível. Roland Barthes Profª. Ms. Cleide Garotti Silva Biaggini

2 M ETO / LOGIA DA P ESQUISA Métodos Organização Caminhos para chegar a um fim Estudo dos caminhos a serem seguidos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Estudo sistemático Pesquisa Investigação Construção de conhecimento original de acordo com certas exigências cientificas. Novo olhar sobre o mundo: Um olhar científico, curioso, indagador e criativo através dos procedimentos metodológicos. Exige criatividade, disciplina, organização e modéstia num confronto entre o possível e o impossível, entre o conhecimento e a ignorância. É o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos. PESQUISAR SIGNIFICA PROCURAR RESPOSTAS PARA INDAGAÇÕES PROPOSTAS... (SILVA, MENEZES, 2001)

3 A ciência não corresponde a um mundo a descrever. Ela corresponde a um mundo a construir. (Bachelard) Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto através da observação e da experiência; Corpo de conhecimentos sistemáticos, adquiridos com um método próprio, em um determinado meio e momento; Dá soluções na medida em que levanta novos problemas, sobretudo na linha do processo lógico, sistemático, analítico, argumentado, rigoroso. O conhecimento cientifico é organizado, crítico, claro e é submetido a uma série de controles que garantem uma alta probabilidade de ser verdadeiro. Deve obedecer aos seguintes critérios: coerência, consistência, originalidade e objetivação. CIÊNCIA Conhecimento Científico

4 O OBJETIVO DO PESQUISADOR É COMPREENDER A VIDA DO INDIVÍDUO DENTRO DA PRÓPRIA SOCIEDADE EM QUE VIVE. (F RANZ B OAS : 1922) - Fazer pesquisa significa aprender a colocar em ordem suas próprias idéias, ter disciplina e escrever corretamente. - O verdadeiro pesquisador busca é o jogo criativo de aprender como pensar e olhar cientificamente. - Na arte de fazer pesquisa, devemos ter alguns atributos no campo científico. São eles: INTERNOSEXTERNOS Humildade Clareza Paciência Paixão Interesse real Curiosidade EmpatiaÉtica Clareza Equilíbrio Iniciativa Disciplina Delicadeza Flexibilidade Criatividade Facilidade para trocar idéias Concentração Organização Objetividade Domínio das técnicas de pesquisa Experiência com pesquisa Escrever bem Relacionar dados empíricos com a teoria Bom domínio da teoria

5 1. (COMUNICAÇÃO) CONCEPÇÃO DE UM TEMA OU ESTUDO; 2. COLETA DE DADOS OU MATERIAL (CONTEÚDOS) A SEREM PESQUISADOS; 3. APRESENTAÇÃO DE UM RELATÓRIO COM OS RESULTADOS; 4. APLICAÇÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO. Frequentemente, a formulação de um problema é mais essencial que sua solução. (Einstein) 1.Teórica: orientada para a (re) construção de teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes; 2.Metodológica: voltada para a re(construção) de instrumentos e paradigmas (modelos) científicos, possui papel estratégico que é a autocrítica questionadora; 3.Pesquisa empírica (através de experiências) necessita do manuseio adequado de métodos e técnicas de pesquisa. Metodologias qualitativas. 4.Pesquisa prática: destinada a intervir diretamente na realidade, a teorizar práticas, a produzir alternativas concretas, a comprometer-se com soluções. Está diretamente imersa no real concreto; a face da intervenção é imediata. Pesquisar é saber pensar, aprender a aprender, construir conhecimentos... (Memorial) Principais etapas da pesquisa cientifica PASSOSInvestigação Formulação do problema Elaboração do Projeto de pesquisa TIPOS DE PESQUISA Sistematização

6 A PESQUISA É TALVEZ A ARTE DE SE CRIAR DIFICULDADES FECUNDAS E DE CRIÁ - LAS PARA OS OUTROS. N OS LUGARES ONDE HAVIA COISAS SIMPLES, FAZ - SE APARECER PROBLEMAS. (P IERRE B ORDIEU ) Formulando o problema de pesquisa Como formular um problema específico que possa ser pesquisado por processos científicos? Tornar o problema concreto e explícito através: da imersão sistemática no assunto; do estudo da Literatura existente; da discussão com pessoas que acumularam experiência prática no campo de estudo. A boa resposta depende da boa pergunta! O pesquisador ao escolher seu objeto de estudo deve pensar: 1. Como identificar um tema preciso (recorte do objeto); 2. Como escolher e organizar o tempo de trabalho; 3. Como realizar a pesquisa bibliográfica (revisão da literatura); 4. Como organizar e analisar o material selecionado; 5. Como fazer com que o leitor compreenda o seu estudo e possa recorrer à mesma documentação caso retome a pesquisa. Fases das pesquisa após a descoberta do objeto: 1. Exploratória (paquera) : momento em que se tenta descobrir algo sobre o objeto de desejo, quem mais escreveu (ou se interessou) sobre ele, a melhor abordagem; 2. Maior compromisso (namoro) : conhecimento profundo, dedicação quase exclusiva ao objeto de paixão. Fase de elaboração do projeto de pesquisa; 3. Fase casamento: exige fidelidade, dedicação, atenção ao seu cotidiano, que é feito de altos e baixos. 4. Fase de separação: momento de olhar o mais criticamente possível o objeto estudado, em que é preciso fazer rupturas, sugerir novas pesquisas. Momento de ver qualidades e defeitos do objeto amado. ANTE PROJETO DE PESQUISA

7 F LUXOGRAMA DA V IDA DE E STUDO AULA ParticipaçãoRevisão Preparação AULA Participação - Exposição de segmentos da matéria. - Discussão ou debate de temas a partir de textos com sínteses - Determinação de novas tarefas. - Reorganização da matéria exposta ou debatida em classe mediante DOCUMEN TAÇÃO - Retomada e esclareciment os de pontos da unidade anterior. - Exploração de segmentos programados. - Discussão e debates - Determinação de novas tarefas. Elaboração de tarefas específicas: fichamentos, exercícios, relatórios etc. RECURSO AOS INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES In SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 25 ed., São Paulo: Cortez, 2005.) - Releitura e reestudo da documentação da aula anterior. - Contato prévio com nova unidade programada: roteiro, textos, questionários. - Aprofundamento de estudo mediante exploração de instrumentos complementares.

8 UMA ARANHA EXECUTA OPERAÇÕES SEMELHANTES ÀS DE TECELÃO, E A ABELHA SUPERA MAIS DE UM ARQUITETO AO CONSTRUIR SUA COLMÉIA. MAS O QUE DISTINGUE O PIOR ARQUITETO DA MELHOR ABELHA É QUE ELE FIGURA NA MENTE SUA CONSTRUÇÃO ANTES DE TRANSFORMÁ-LA EM REALIDADE. NO FIM DO PROCESSO DO TRABALHO APARECE UM RESULTADO QUE JÁ EXISTIA ANTES IDEALMENTE NA IMAGINAÇÃO DO TRABALHADOR. KARL MARX CONSTRUINDO O PROJETO DE PESQUISA A construção do Projeto de Pesquisa – RECORTE DO OBJETO A formulação de um projeto de pesquisa passa pelas etapas: 1.O problema que exige respostas deve ser delimitado dentro de um campo de estudo; 2.A tarefa de pesquisa precisa ser reduzida ao que é possível ser realizado pelo pesquisador; 3.É preciso evitar que a coleta de dados seja feita de forma a favorecer uma determinada resposta; 4.É preciso definir os conceitos que serão usados; 5.É necessário prever as etapas do processo de pesquisa, mesmo sabendo-se que elas poderão ser reformuladas. Colocar ordem nas próprias idéias Sistematizar questões a serem estudadas

9 SUGESTÃO PARA UM PROJETO DE PESQUISA CAPA 1. INSTITUIÇÃO (local onde será desenvolvida a pesquisa) 2. TÍTULO 3. SUBTÍTULO 4. NOME DO PESQUISADOR 5. MÊS E ANO 1. INTRODUÇÃO 1. Objetivo Geral (questão principal da pesquisa, problema a ser resolvido) (o quê? Principal) 2. Objetivos específicos (questões secundárias a serem respondidas, relacionadas à questão principal) (Os quês? Secundários) 3. Objeto (indivíduo, grupo ou instituição pesquisada) (quem? Onde?) II. JUSTIFICATIVA (importância do tema proposto; motivação individual, profissional, social e teórica para escolher o tema) (por quê) III. HIPÓTESES DE TRABALHO (algo provável, antecipa algo que será ou não confirmado) (eu acredito que) IV. DISCUSSÃO TEÓRICA (contextualizar o tema dentro do debate teórico existente; principais conceitos e categorias; estudos precedentes: diálogo com os autores) (a partir de quem?) V. METODOLOGIA (Caminhos possíveis, instrumentos e fontes de pesquisa) (como?) VI. CRONOGRAMA Por exemplo: Etapa I: revisão da bibliografia Etapa II: construção dos instrumentos de pesquisa Etapa III: entrevistas Etapa IV: análise do material coletado Etapa V: redação do trabalho final Meses Etapas I X X X II X III X X X X IV X V X X X VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (livros e artigos citados) Por exemplo: 1994a – Do casamento ao casal em Homem-mulher: uma relação em mudança. R.J., Centro Cultural Banco do Brasil. 1994b – Leila Diniz: a Arte de Ser Sem Esconder o Ser em Revista Estudos Feministas (vol. 2, nº 2) RJ, CIEC/ECO /UFRJ. 1995b – A outra: uma reflexão antropológica sobre a infidelidade masculina em A desconstrução do masculino. R.J. Rocco. 1995b – Toda mulher é meio Leila Diniz. R.J., Record.

10 CONSTRUINDO SUA MONOGRAFIA... MONO / GRAFIA únicos, uno, isolado escrita Monografia é... Escrever só sobre um único tema, assunto ou problema. É suficientemente a revisão bibliográfica, um trabalho de assimilação de conteúdos, de confecção de fichamentos e, sobretudo, de reflexão; uma pesquisa bibliográfica o que não exclui capacidade investigativa de conclusão ou afirmação de autores consultados. Um estudo aprofundado sobre um só assunto; Exaustivo; Não exige originalidade (exceto no caso de tese); Exige reflexão pessoal e conclusão; Trabalho escrito, sistemático e completo; Tema específico ou particular de uma ciência; Tratamento exaustivo em profundidade; Rigor no uso da metodologia científica; Contribuição importante, original e pessoal para ciência. Características do trabalho monográfico

11 ETAPAS DA PRODUÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO Para a elaboração do trabalho monográfico, o estudante deve observar algumas fases necessárias a sua realização. São elas: * Escolha e definição do tema. Sobre o que quer pesquisar? Qual a sua contribuição para a área em que se insere? DO que se trata especificamente? * Delimitação do tema. Qual o interesse temático? O que é isto? Qual a sua limitação temporal e espacial? Como realizá-lo? Existem fontes suficientes para consulta? * Realização da pesquisa bibliográfica. Qual o referencial teórico? O que deve ser priorizado nas leituras? De que maneira o material selecionado será fichado? * Realização da pesquisa de campo, documental ou experimental. Que pesquisa será realizada? Quais os instrumentos elaborados para a investigação e coleta de dados? Quais técnicas? Quais métodos? Qual abordagem será dada ao problema de pesquisa? * Elaboração de plano de trabalho. Quais os capítulos? Sobre o que tratarão? Qual a sequência lógica e cronológica do assunto? Como será abordado? * Determinação do perfil esquemático do trabalho. Que tópicos poderão ser desenvolvidos? Quantas subdivisões serão identificadas para os capítulos? * Redação prévia do trabalho. O que deve conter? Como escrever a primeira versão? O que deve ser considerado num primeiro momento? E num segundo? * Revisão do conteúdo e da forma. Quem fará a correção do vocabulário, da ortografia, da concordância? O texto possui estilo, organização lógica da argumentação e clareza? Existe coerência entre os capítulos?

12 REDAÇÃO DO TEXTO (tempo verbal e pessoal) deve-se observar as normas gramaticais específicas para a sua redação (www.abnt.org);www.abnt.org a objetividade passa a ser característica importante, com o uso de frases curtas, empregando vocabulário adequado; linguagem impessoal e denotativa. SUMÁRIO LISTAS* RESUMO EPÍGRAFE* AGRADECIMENTOS DEDICATÓRIA* FOLHA DE APROVAÇÃO FOLHA DE ROSTO CAPA DEDICATÓRIA * Fl. DE APROVAÇÃO FOLHA DE ROSTO CAPA Elementos pré-textuais: são contados sequencialmente e não numerados. DEDICATÓRIA * Fl. DE APROVAÇÃO FOLHA DE ROSTO CAPA Elementos textuais: Contados e numerados em algarismos arábicos Elementos pós-textuais: Contados e numerados em algarismos arábicos Trabalho Monográfico Organização de Monografia, Dissertação e Tese

13 CAPA Tamanho da fonte: 16 Tamanho da fonte: 18 Tamanho da fonte: 16 Faculdade de Direito de Varginha Núcleo de Apoio de Jurídico Varginha – MG 20____ TÍTULO AUTOR 3 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior)

14 FOLHA DE ROSTO Tamanho da fonte: 16 Tamanho da fonte: 18 Tamanho da fonte: 16 Faculdade de Direito de Varginha Núcleo de Apoio de Jurídico Varginha – MG 20____ TÍTULO AUTOR 3 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Direito de Varginha, como exigência parcial para a conclusão do CURSO de Pòs- Graduação Lato Sensu em (Nome Completo do Curso) Orientador: Prof.

15 DEDICATÓRIA Tamanho da fonte: 10 3 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) Dedicamos A nossa família, pela paciência e compreensão durante nossas ausências.

16 AGRADECIMENTOS 8 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) AGRADECIMENTOS A Deus, pelo sentido da vida. À profª. Iracê Miriam de Castro Martins, por sua dedicação e orientação. Ao Prof. Marcelo Felix Tura, pelas contribuições. Aos professores tutores, pela dedicação e disponibilidade nos momentos de orientação e esclarecimentos de dúvidas. Aos colegas de curso de pós- graduação, péla agradável convivência.

17 EPÍGRAFE Tamanho da fonte: 10 3 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) Há algum tempo, considerava- se pesquisa científica coisa de gênio ou seja, algo excepcional, fruto da inspiração, avesso a qualquer tipo de planejamento. Hoje, já não é mais possível admitir essa idéia ao estalo, pois se sabe que as descobertas e as invenções do mundo moderno não ocorrem por acaso ou por intuição, mas por meio de pesquisas sistemáticas, organizadas. (ANDRADE, 1997, P. 11)

18 Resumo 8 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) RESUMO Vivemos num mundo cada vez mais complexo e dinâmico, em que há uma relação entre o espaço global e o espaço municipal que, ao mesmo tempo, alimenta o global. No espaço municipal, muitas vezes, é preciso encontrar respostas para as ações que vêm de fora. Neste contexto, o ator-prefeito, um dos atores do espaço municipal, tenta, na sua gestão, influenciado ou não pelas ações externas do espaço municipal, desenvolver estratégias políticas para implantar seu projeto de Governo. Estamos propondo que o Orçamento Participativo pode ser uma estratégia de cooperação estabelecida entre Governo municipal e população, desta forma, trazendo benefícios para a população, que acabaria sendo um dos elementos de adesão do Governo, logo, dando-lhe sustentação. O apoio da população para com o Governo é uma forma de garantir suas expectativas atendidas. Nesta parceria, Governo e população formam uma co-gestão. Tanto como base de apoio a população que participa do orçamento Público, esta adesão pode ajudar para que o ator-prefeito possa ter em seu favor a governabilidade no cenário do espaço municipal.

19 Sumário 8 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) SUMÁRIO INTRODUÇAO METODOLOGIA CIENTÍFICA Definição nominal Definição real CONHECIMENTO Importância Objetivos MÉTODOS Bibliográficos Estudo de campo Estudo de caso CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXO APÊNDICE

20 Final 8 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) REFERÊNCIAS Eiga, r. a. a.; catâneo. A, BRAIL, M. A. Elaboração de um sistema integrado de computação para quantificação da biomassa florestal. Científica, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 231 – 236, FONSECA, V. Introduçao às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, RIBEIRO, D. Maíra. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p.

21 ANEXO (s) 8 cm (margem superior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita 2 cm (margem inferior) ANEXO (S)

22 BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6 ed., São Paulo: Atlas, CERVO, Amando Luiz. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Makron Books, CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: tempo Brasileiro, Goldenberg, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Monografia, Dissertação e Tese. São Paulo: Aver camp, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalho científicos. 7 ed., São Paulo: Atlas, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 25 ed., São Paulo: Cortez, 2005.


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