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INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Apresentação Dia do Controlador / ICEA – 22/out/2013 LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO AÉREO LabGETA Prof. Carlos.

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1 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Apresentação Dia do Controlador / ICEA – 22/out/2013 LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO AÉREO LabGETA Prof. Carlos Müller

2 Pós-graduação no ITA: antecedentes – ITA criou o 1 o programa de mestrado em engenharia no Brasil (moldou a pós-grad em engenharia no país) 1973 –Pesquisa Operacional 1986 –Pesquisa Operacional e Transportes 1992 –Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica – PG-EIA (incluindo Transporte Aéreo e Aeroportos – PG-EIA-T) INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

3 PG-EIA-T: Transporte Aéreo e Aeroportos... Áreas de pesquisa: Aeroportos (planejamento, projeto e operações) Transporte Aéreo (planejamento econômico) Tráfego Aéreo (gerenciamento e controle) Segurança do Voo (avaliação de risco) Interfaces do Transporte Aéreo e Aeroportos com outros modos de transporte INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

4 PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história... Análise da capacidade do Lado Aéreo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Barros, 1994). Knowledge-based system for air traffic flow management : timetable rescheduling and centralized flow control (Weigang, 1994). Uma ferramenta automatizada no auxílio à alocação de slots para o problema de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo brasileiro (Targa, 2001). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

5 Análise de novos cenários operacionais para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Santana, 2002). Um modelo matemático de auxílio para o problema de gerenciamento de fluxo do tráfego aéreo (Rizzi, 2003). Análise da área de controle terminal São Paulo (TMA-SP) por meio de simulação (fast time simulation) (Hupalo, 2003). Navegação aérea segundo o conceito CNS/ATM: custos e benefícios (Siqueira, 2005). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história...

6 Análise da área de controle terminal de Brasília por meio de simulação (Oliveira, 2007). Análise de espaço aéreo brasileiro por meio de simulação fast time: Estudo de caso na área de controle terminal Recife (Pogianelo, 2008). Analysis of criteria for reduced-spaced parallel runway approaches applied to São Paulo/Guarulhos International Airport (Fraga, 2009). Uma análise da carga de trabalho do APP-SP por meio de simulação computacional (Baum, 2009). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história...

7 Uma aplicação do conceito de navegação baseada em performance: Análise das rotas ATS de Salvador (Bastos, 2009). Uma análise da capacidade das pistas dos aeroportos da CTR São Paulo através de simulação (Barragán, 2009). Aircraft spacing for continuous descent approach in a terminal area based on required time of arrival at a metering fix (Pisani, 2010). INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA PG/EIA-T: Tráfego Aéreo Um pouco de história...

8 PG-EIA-T: LabGETA... Agenda de pesquisa: INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

9 PG/EIA-T: Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo (2012) Grupo de pesquisa criado e credenciado junto ao CNPq INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA PG/EIA-T: Tráfego Aéreo GETA: uma nova história...

10 MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA O SEQUENCIAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DE AERONAVES PARA POUSO 1º Ten Eng MAYARA CONDÉ ROCHA MURÇA

11 Objetivo Avaliar o impacto da incorporação de técnicas de otimização no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo em área terminal 2

12 Metodologia Desenvolvimento de cenários com: Discretização de atrasos e adiantamentos às aeronaves Estratégia de sequenciamento Critério de separação entre aeronaves Abordagem dinâmica: janela de programação de 1 hora e horizonte de congelamento de 20 minutos (CTAS – EUA) 8

13 Resultados: desempenho do modelo Resultados da otimização por intervalo de tempo para o cenário base 14 Redução do total de desvios: 22% Tempo computacional: 1580,7 s (média de 22 s por processo de otimização)

14 Resultados: desempenho do modelo Análise de sensibilidade para o conjunto de atrasos aplicados às aeronaves %- 22% - 37% Sensibilidade aos atrasos/adiantamentos discretos O modelo é de aplicação geral já que é parametrizado Redução de atrasos entre 22% e 47%

15 AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE OTIMIZAÇÃO NO PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE FLUXO DE TRÁFEGO AÉREO João Luiz de Castro Fortes Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA

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18 16 Cap. Pistas paralelas próximas

19 16 Considerações sobre Wake Vortex FAA MITRE NASA MIT Lincon Laboratory EUROCONTROL Department of Transportation – Volpe Center Det Norske Veritas Especialistas Internacionais no Assunto

20 16 Impacto do Mix de aeronaves Avaliação RECAT?

21 16 Análise do Tráfego Aéreo: Caso Aviação Asa Rotativa Offshore / Thyago Hermeto

22 16 Circulação com uso ADS-B PCM1 Albacora PCM2 Marlin PCM3 - Enchova

23 ANÁLISE OPERACIONAL DA INTRODUÇÃO DE RNAV NA ÁREA DE CONTROLE TERMINAL Fernando Luiz Fantoni Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA

24 Merging Points

25 Aprox. 25NM Aprox. 5NM Rota da STAR Rota de Vetoração Simulação Fast Time: RAMS PLUS Outputs: Tempo/Distância de voo Consumo de combustível Dispersão de trajetória Carga de trabalho Capacidade da TMA

26 ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE (PBN) NA TERMINAL RIO DE JANEIRO Daniel Alberto Pamplona Grupo de Engenharia de Tráfego Aéreo - GETA

27 Análise da TMA-RJ quando com meteorologia adversa e saturação de tráfego aéreo

28 PG-EIA-T: LabGETA... Diretrizes: NEXTGEN Test Bed (Florida, FAA) NEAR (Florida, ERAU) CRIDA (Spain, UPM&AENA&INECO) INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA UniversityANSP Transport engineering firm

29 PG-EIA-T: LabGETA... Parcerias... Estrutura proposta: Comitê Científico Quadro Permanente Colaboradores Software TAAM RAMS AIRTOP MATLAB INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA


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