A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado Profissional em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado Profissional em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado Profissional em Administração
Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica – JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação – LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar – MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos – SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia – RONALDO

2 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Se encontrarmos uma barra de metal e uma barra de madeira expostas a uma temperatura ambiente de 15 oC e tocarmos em ambas, o metal parecerá mais frio do que a madeira. Concluiremos que o metal está mais frio do que a madeira. Mera ilusão.

3 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Princípio da condutibilidade Térmica
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Princípio da condutibilidade Térmica CORPO A CORPO B Fluxo de Calor T2 T1 Quando dois corpos A e B, com temperaturas T1 e T2, respectivamente, estão em contato, há um fluxo de calor do corpo de maior temperatura para o de menor. Tomemos como exemplo, T1 > T2

4 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Na verdade, o metal é melhor condutor de calor que a madeira e, por isso, o fluxo de calor que sai de nossa mão é maior quando tocamos o metal Logo, o equilíbrio térmico entre a mão e o metal acontecerá mais rápido e, embora tudo indique que o ferro esfriou na nossa mão, na verdade, foi nossa mão que aqueceu o ferro pela transferência de calor.

5 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Assim como a barra de ferro, existe em nosso dia a dia uma série de acontecimentos que sugerem uma explicação que não corresponde à realidade, ou seja, aos princípios comprovados pela Ciência ou investigados por ela. Nossos sentidos não são, e nunca foram, os melhores instrumentos para operar o desvio do concreto. Para completá-los ou suplementá-los, existe a ciência.

6 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Inflação

7 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA A inflação que o governo mede tem certo perfil, enquanto a dos trabalhadores (DIESSE) tem outro: é sempre bem maior.

8 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Conhecimento científico
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Conhecimento científico O conhecimento científico só é alcançado, utilizando-se o método científico que permite a confiabilidade e segurança dos resultados alcançados, devido as características de ser crítico, sistemático, lógico, abrangente e passível de experimentação objetiva.

9 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Questões da base empírica
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Questões da base empírica O conhecimento empírico surge da necessidade de resolver problemas imediatos. Caracteriza-se por ser instintivo, espontâneo. Este conhecimento é ametódico e vivencial, não tem unidade, não segue um método nem submete-se a crítica. Seu surgimento se dá com o aparecimento dos problemas diários, proporcionando uma imagem fragmentária da realidade, o que gera grandes limitações, devido a deficiência em proporcionar uma visão unitária, global, da interpretação dos fenômenos.

10 (...) produzir dados é sempre, ao mesmo tempo,
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Análise de dados (...) produzir dados é sempre, ao mesmo tempo, maneira de revelar e mentir, não por má vontade, mas por limite científico natural no contexto da base empírica (...)

11 A questão metodológica mais árdua na produção e
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Análise de dados A questão metodológica mais árdua na produção e coleta de dados é que a relevância da realidade não é evidente em si. Precisa ser interpretada, com apoio de teorias explicativas, que já determinam posicionamentos prévios.

12 Reduzir a realidade a seus indicadores empíricos, mensuráveis,
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Empirismo Reduzir a realidade a seus indicadores empíricos, mensuráveis, recaindo, assim, na ditadura do método.

13 QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Quatro gêneros de pesquisa
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO QUESTÕES DA BASE EMPÍRICA Quatro gêneros de pesquisa Teórica: conceitos, quadro de referência de autor. Metodológica: métodos, aferir postura metodológica de autor. Empírica: levantar dados empíricos ou factuais, para dar suporte a proposição hipotética. Prática: Pesquisa participante, compromisso de usar a ciência para fins de intervenção direta na realidade.

14 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO DADOS E INFORMAÇÃO Cadastro Imobiliário JOÃO DA SILVA TESTADA 12 M TERRENO 360 M² DIAT 2008 – R$200 2007 – R$180 MURO REVESTIDO EM PEDRA LS TEL PUB ASFALTO VIA BUS PASSEIO PISO CERÂMICA PROFUNDIDADE 30 M CONSTRUÇÃO 200 m²

15 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO APROVEITANDO O QUE JÁ EXISTE
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO APROVEITANDO O QUE JÁ EXISTE INEP IBGE GOOGLE PROQUEST TEMAS RECORRENTES Violência Urbana Tráfico de drogas Conjuntura econômica Educação IDH

16 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO APROVEITANDO O QUE JÁ EXISTE
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - THOMAS Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO APROVEITANDO O QUE JÁ EXISTE

17 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA Do entrevistado: Cisma Vergonha Cautela Restrição aos dados oficiais Ex: Renda Per Capita individual para Renda Per Capita Familiar

18 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA Crescimento Econômico diferente de Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Econômico: Educação, Expectativa de Vida, Poder de Compra (PNUD) IDH USA 1990 – 20º lugar – e hoje? Qualidade de Vida na Escandinávia

19 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA 10ª 50ª Por que?

20 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - THOMAS Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA

21 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - THOMAS Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA

22 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES DA PESQUISA 2009 71ª

23 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO QUESTIONÁRIO ABERTO Redução analítica Cautela sobre o foco Comparabilidade Roteiro Condução FECHADO Cautela para não virar Interrogatório

24 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS Tudo pode ser, de alguma forma, mensurado. Nada é totalmente qualitativo. Exemplo: Análise do sistema de saúde Melhorou o atendimento? Quanto se gastou, quantas pessoas atendidas, quanto se reduziu o atendimento pelas prevenções

25 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS “é possível afirmar que a pesquisa qualitativa tem sido abusada (...) servindo a manipulações sonsas de toda ordem”  Dados aleatórios  Sem roteiro  Depoimentos descompromissados

26 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO UTILIDADE DA PESQUISA QUALITATIVA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO UTILIDADE DA PESQUISA QUALITATIVA  Realçar horizontes alternativos  Apontar dimensões esquecidas  Clarificar silêncios  Apontar o outro lado das situações

27 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO MÉTODO DA PESQUISA QUALITATIVA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO MÉTODO DA PESQUISA QUALITATIVA  “Trabalho Beneditino”  Obsessivamente cauteloso e crítico  Requer pré-teste  Requer perguntas claras  Requer perguntas discriminadas que evitem duplo sentido

28 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO Estratificação da amostra
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS Estratificação da amostra POR IDADE POR RENDA POR SEXO POR PROFISSÃO

29 QI 14/07/1789 OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO OBTER E PRODUZIR INFORMAÇÃO LIMITAÇÕES QI 14/07/1789 “Mesmo assim, posso colher dados muito importantes, apesar da extrema fragilidade”

30 Pesquisar a partir da prática
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Pesquisar a partir da prática O ideal seria a pesquisa a partir sempre de uma prática para dar mais consistência e ao mesmo tempo confiabilidade e praticidade ao demonstrar a utilização da mesma no dia-a-dia. 30 30

31 Virtudes da Prática: Limitações da Prática
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Teoria x Prática Virtudes da Prática: É concreta; Faz parte da realidade; Acontece de verdade Limitações da Prática Pode tornar-se rotina 31 31

32 Professores pouco interessados na aprendizagem do aluno.
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Teoria x Prática Professores pouco interessados na aprendizagem do aluno. A Sociologia mostra a sociedade agarrada com normas e valores. O sistema é repetitivo de comportamento 32 32

33 Repetição da Sociedade
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Repetição da Sociedade O que acham do tema para trabalho: “SOU MEDÍOCRE” Família Vive rotineiramente Casamento Reprodução enfadonha Amizades Mofam, pois sempre são as mesmas Trabalho As vezes por 30 anos trabalham no mesmo lugar e do mesmo jeito 33 33

34 O Repensar na Rotina e Desconstruí-la
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar O Repensar na Rotina e Desconstruí-la Verificar pretensões profissionais; Educação dos Filhos; Estudar para aprender melhor. 34 34

35 O Espírito crítico alimentado tanto pela TEORIA como pela PRÁTICA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar O Espírito crítico alimentado tanto pela TEORIA como pela PRÁTICA A prática comparece como outra oportunidade de fazer boa teoria e a teoria boa oportunidade para encontrar prática renovada. 35 35

36 Forma de ver a prática = OBSERVAÇÃO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Forma de ver a prática = OBSERVAÇÃO Inclui plano de pesquisa; Com tema e hipótese; Levantamento teórico pertinente; Trabalho explicativo bem argumentado; Coleta de dados sistemáticos permitindo mapear o terreno e nele intervir de modo alternativo. 36 36

37 Observação Participante
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Observação Participante Aquela em que deliberadamente tomamos parte do fenômeno observado, como é o caso do antropólogo que vive na aldeia pesquisada. 37 37

38 Mestrado Profissional em Administração
Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Pesquisa Prática Exemplo DIEESE: Orgão de pesquisa dos sindicatos com a finalidade de alimentar a luta sindical, mas nem por isso confunde-se a ciência e a ideologia. 38 38

39 Mestrado Profissional em Administração
Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Pesquisa Prática Quando se trata de levantar a inflação, usam-se os melhores métodos e teorias disponíveis em ciência. É sempre possível estudar um tema teoricamente para fins de sua categorização renovada ou alternativa. 39 39

40 Prática nas Universidades
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Prática nas Universidades Nos cursos universitários, as pesquisas propendem a permanecer neste limite, como são as teses de Mestrado e Doutorado. Normalmente é taxada de alienada, porque vive no mundo da teoria, a formação universitária, mostra que quando a deixamos, nada sabemos de prático. 40 40

41 Prática nas Universidades
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Prática nas Universidades Importante seria introduzir a teorização das práticas, sem qualquer prejuízo da teoria, acrescentando o contato com realidades concretas. De certa forma, o aluno nunca deveria sair da prática. 41 41

42 Prática nas Universidades
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Prática nas Universidades Ter disciplinas que pudessem ser pesquisadas a partir da prática, combinando habilidade teórica com capacidade de intervenção. O enfoque da prática, devidamente teorizada, possibilita a descoberta de desacertos encobertos pela rotina. 42 42

43 Crítica a Escola Básica
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Crítica a Escola Básica Projeto pedagógico é um discurso vazio; Planejamento Participativo é falso, a comunidade é chamada para aprovar o que já esta decidido; Alunos aprendem muito mal e os professores não se preocupam; Professores mandam alunos estudarem, mas eles não estudam 43 43

44 Teorizar e Praticar Conclusão
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO Teorizar e Praticar Conclusão O problema da teorização das práticas é que demanda algum tempo porque precisa ser vista, experimentada, codificada para ser estudada. A prática facilitaria na interdisciplinaridade. Trabalho em Grupo X Trabalho Interdisciplinar O primeiro junta forças e o segundo junta disciplinas, destaca de imediato do que se trata. 44 44

45 O COMPUTADOR PODE APRENDER?
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS O COMPUTADOR PODE APRENDER? CÉREBRO Não linear Emergente 5 sentidos visão-audição olfato-paladar tato COMPUTADOR Linear Sequenciado 7 sentidos teclado-voz- toque-modem- mouse-placa rede - usb

46 MEIOS CIBERNÉTICOS TENDÊNCIAS
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS TENDÊNCIAS Geração Digital De Escola para laboratório de aprendizagem De professor para orientador (a distância) Fim das “exposições requentadas” Dissertações e teses por mídias (mantendo rigor metodol.argum.)

47 MEIOS CIBERNÉTICOS TENDÊNCIAS
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS TENDÊNCIAS Grupos virtuais de estudo Segmentação-”orkut” acadêmico Wikipédia – Linux Analogia com o autoatendimento bancário Disponibilização da informação: resolvida

48 MEIOS CIBERNÉTICOS DESAFIOS
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS DESAFIOS Discernimento Pesquisadores continuarão gerando dados Evitar grupos de reprodução Participar de ambiente produtivo “Reflexão crítica” Muita informação tende a extrair “no máximo informação preliminar”

49 “Em vez de ficar escutando professor
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS CRÍTICAS “Em vez de ficar escutando professor facilmente desatualizado, é preferível navegar na Internet à procura de novidades”.

50 Acessibilidade e consumo Acessibilidade e cidadania
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS CRÍTICAS Acessibilidade e consumo Acessibilidade e cidadania Equalização de oportunidades (seletividade e capital)

51 MEIOS CIBERNÉTICOS LIMITAÇÃO FORÇA Não proporciona a compartilha entre
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO MEIOS CIBERNÉTICOS FORÇA Forma o aluno estudante (autônomo) LIMITAÇÃO Não proporciona a compartilha entre colegas e docentes, a troca de experiências, a dialética.

52 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTONOMIA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTONOMIA Questões para debate O que é: Pobreza ? Ignorância ? Autonomia ? Cidadania ?

53 Patentes no USPTO (2004) O USPTO é uma agência do Departamento de Comércio norte-americano, cuja principal função é conceder patentes para a proteção de invenções e registrar marcas naquele país.

54 Artigos científicos versus patentes
Artigos científicos versus patentes por milhão de habitantes: fronteira do cluster de países com “sistema de inovação imaturo” – Países selecionados, 2000 Nota: Abscissas e ordenadas em escala logarítmica (base 10). Fonte: SILVA (2003), a partir de dados do USPTO (2002) e do ISI (2002) Disponível em: Indicadores de CT&I em São Paulo – 2004, FAPESP

55 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTONOMIA
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTONOMIA O que é SABER PENSAR ?

56 DISPONIBILIZAÇÃO DESTE ARQUIVO
Mestrado Profissional em Administração Pesquisa em Administração IV Encontro – Metodologia Científica como Produção de Conhecimentos Os elementos do Trabalho Científico: A Base Empírica e o Teorizar Cap. 5 – Questões da base empírica - JULIANA Cap. 6 – Obter e produzir informação - LUIZ Cap. 7 – Teorizar e praticar - MARCELO Cap. 8 – Meios cibernéticos - SÔNIA Conclusão – A construção social da autonomia - RONALDO DISPONIBILIZAÇÃO DESTE ARQUIVO Link Trabalhos Acadêmicos


Carregar ppt "Mestrado Profissional em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google