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1 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio.

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1 1 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

2 2 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Escolas Sustentáveis Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Disponível em: O que é uma escola sustentável? Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações? Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental? Como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem?

3 3 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Escolas Sustentáveis - Conceito Escolas sustentáveis São espaços com intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de sustentabilidade socioambiental, articulando currículo, gestão e espaço físico. Pretendem educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situam, promovendo a transição para a sustentabilidade.

4 4 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Escolas como incubadoras de mudanças: espaço, gestão e currículo As três dimensões e seus desdobramentos na realidade escolar:

5 5 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Planejamento e projeto de adequação do espaço físico utilizados como instrumentos de aprendizagem; Educação de todos os envolvidos no ciclo da obra; Uso de recursos tecnológicos e naturais, sem desperdício e sem degradar o meio ambiente (eficiência energética, no uso da água e na disposição dos resíduos); Aproveitamento da topografia e da luz natural; conforto térmico e acústico; Garantia de acessibilidade a deficientes físicos; Estruturação de áreas verdes de acordo com os biomas e ecossistemas locais; Inspiração na sabedoria e no patrimônio cultural local; Uso de tecnologias e materiais de baixo carbono; Materiais de construção reciclados (subprodutos do ciclo industrial) ou pós- consumo (madeira, metal e concreto reciclados). Áreas construídas também educam Espaço físico

6 6 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Gestão Escola sustentável requer gestão democrática Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), coletivo escolar que promove o diálogo e pauta decisões sobre a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida. Pautas de trabalho da Com-Vida: Políticas de consumo baseadas no conceito dos 5 R: Refletir, Recursar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar; Destinação adequada dos resíduos; Mobilidade sustentável; Alimentação natural e baseada na produção local; Práticas de saúde; Respeito aos direitos humanos e à diversidade (raça, gênero, cultural, regional); Ênfase na participação da comunidade.

7 7 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Questão ambiental abordada a partir das interações dinâmicas entre ambiente, cultura e sociedade. Incentivo à cidadania ambiental, com responsabilidade individual e coletiva, local e global; Valorização da diversidade, com múltiplos saberes: científicos, populares e dos povos tradicionais; Inserção no Projeto Político-Pedagógico multi, inter e transdisciplinar; Conteúdos contextualizados na realidade da comunidade; Valorização das artes, dos jogos colaborativos e da educomunicação na construção de conhecimentos. Educação com reconhecimento das diferenças, cooperação, democracia, justiça social, liberdade e sustentabilidade; Postura crítica, ética e transformadora de valores que reorientem atitudes para a construção de sociedades sustentáveis. O currículo na escola sustentável Currículo

8 8 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente NA IV CNIJMA - Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação - Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento - Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes - Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas O currículo na escola sustentável (considerando as mudanças ambientais globais) Divisão em 04 subtemas: Água, Ar, Terra e Fogo

9 9 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente A escola sustentável não é somente uma proposta preventiva para mitigarmos ou evitarmos problemas. É um caminho de construção de sociabilidades solidárias, de relações criativas e afetivas com a natureza, da qual somos parte. Escola sustentável é um caminho com horizonte indefinido, mas instigante, pois é fruto de um processo coletivo e participativo. É também um caminho que provoca e convida a um senso de abundância, de alegria, de construção de novas realidades. Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: chamado à ação!

10 10 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente SITE conferenciainfanto.mec.gov.br PARA ENVIAR NOTÍCIAS FACEBOOK CONTATOS

11 11 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão | Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania | Coordenação Geral de Educação Ambiental Telefone (61) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental | Departamento de Educação Ambiental Telefone (61) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONTATOS


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