A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas numa tabela. Transportar informações de tabelas para gráficos. Perceber a importância dos gráficos de pizza na comunicação de informações. Utilizar informações provenientes de gráficos de pizza para a resolução de situação problema que envolva conteúdo curricular. Elaborar gráficos de pizza. Analisar gráficos de pizza 3D.

2 Conteúdos Ângulos Porcentagem Regra de três Tabelas Gráficos de pizza

3 Outros tipos de gráfico
Parte 1- Dados, tabelas e gráficos de pizza (ou setores) Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráfico Figura 1 - A relação entre dados, tabelas e gráficos.

4 Outros tipos de gráficos
Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráficos Figura 2 - A relação entre dados, tabelas e o gráfico de pizza.

5 O gráfico de pizza, ou de setor, é utilizado quando se deseja a comparabilidade entre o todo e suas partes. As informações podem estar dispostas em números ou em percentuais. O gráfico de pizza foi dividido em partes denominadas fatias. Essas fatias representam os grupos. Figura 2A - MICROSOFT. MC [1]. Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.

6 No Brasil, qual a cidade preferida para turismo ? Com que percentual?
Nos gráficos de pizza a legenda é fundamental para que o leitor consiga interpretar as informações dispostas. Figura 3 - Gráfico de pizza referente aos cinco destinos turísticos preferidos no Brasil. Fonte: VIAJAMOS, 2012. No Brasil, qual a cidade preferida para turismo ? Com que percentual?

7 Parte 2 - A construção de um gráfico de pizza
Na determinação do tamanho de cada fatia e consequente construção do gráfico de pizza, algumas regras são necessárias. Gráfico de pizza ângulo  Figura 3A -MICROSOFT. MP [1]. Fonte: OFFICE ONLINE, 2012. Matemática – 6º ano dos autores Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis. PEC – Projeto Escola e Cidadania para Todos: matemática: ensino médio, volume I dos autores Maria José Zampirollo e Maria Terezinha Scordamaglio.

8 “Regras” para a construção do gráfico de pizza (ou de setores).
Figura 4 – Tipos de poluição numa cidade Figura 5 – Ângulos do gráfico de pizza.

9 Figura salva com o nome Figura5A
Na determinação do valor do ângulo de cada fatia do gráfico de pizza utiliza-se uma expressão matemática Figura salva com o nome Figura5A Figura 5A – Ângulos do gráfico de pizza. Ângulo = Quantidade de dados de cada grupo X 360o Quantidade total de dados

10 Quantidade de dados de cada grupo
Quantidade total de dados Valores obtidos com os dados da pesquisa O valor 360º esta relacionado ao fato de que “uma circunferência possui 360 arcos de abertura igual a 1o”

11 Ângulo = Quantidade de dados de cada grupo X 360o
Tabela 1 – Principais tipos de poluição Tipo de poluição Numero de entrevistados que apontaram esse problema Poluição sonora 1.200 Poluição do ar 1.500 Lixo 2.500 Esgoto 4.000 Poluição visual 800 Total de entrevistados 10.000 Ângulo = Quantidade de dados de cada grupo X 360o Quantidade total de dados Ângulo = X 360o = 43,2o 10.000

12 Ângulos para a fatia referente à poluição sonora
Figura 6 – Ângulos do gráfico de pizza.

13 Ângulos de cada fatia para os dados da tabela 1
Figura 7 – Ângulos do gráfico de pizza.

14 Parte 3 - A identificação das fatias do gráfico de pizza
Legendas Figura 12 - Cidades mais populosas do mundo. Fonte: TOP10MAIS, 2012.

15 Anotações Figura 14 - Cidades mais populosas do mundo.
Fonte: TOP10MAIS, 2012.

16 Rótulos Figura 15. Cidades mais populosas do mundo.
Fonte: TOP10MAIS, 2012.

17 Qual a melhor maneira de identificação das fatias?
Legendas? Anotações? Estas figuras são as mesmas dos 3 slides anteriores Rótulos?

18 Parte 4- Construindo um gráfico de pizza
Utilizando as instruções, do seu material construir um gráfico de pizza partir dos dados de uma situação-problema. Como os brasileiros gastam seu dinheiro? Pequisa realizada por uma empresa de consutoria mostra que o crescimento econômico brasileiro fez com que ocorreressem mudança significativas nas formas de consumo no Brasil. Esse crescimento alavancou as vendas de produtos e serviços. Além disso, todas as classes sociais mostram interesse em aumentar seu poder de compra. Em pesquisa com pessoas foi feita a pergunta: O que você faz com seu dinheiro? As respostas sao mostradas na tabela a seguir:

19 Tabela 2 – Alternativas de uso de renda financeira
Opção Numero de respostas Diversão fora de casa (cinema, teatro, etc) 270 Pagamento de dívidas 300 Aplicações na poupança 180 Viagens 90 Estudo 240 Total 1.080

20 Ângulo = Quantidade de dados de cada grupo X 360o
A partir da identificação dos dados da tabela podemos encontrar o ângulo de cada fatia que comporá o gráfico de pizza. Ângulo = Quantidade de dados de cada grupo X 360o Quantidade total de dados Na ilustração a ser utilizada para a construção do seu gráfico de pizza cada fatia possui ângulo de 10o. 10o Figura16 - Divisao do circulo em fatias com o mesmo ângulo.

21 Caro monitor Sugere-se que os próximos 3 slides sejam apresentados somente depois que os alunos elaborarem seus gráficos de pizza.

22 Formas de identificação das fatias do gráfico de pizza construído
Legendas Figura 18A - Gráfico de pizza da pesquisa “O que você faz com seu dinheiro”.

23 Rótulos Figura 18B - Gráfico de pizza da pesquisa “O que você faz com seu dinheiro”.

24 Anotações Figura 18C - Gráfico de pizza da pesquisa “O que você faz com seu dinheiro”.

25 Parte 5 - Revisão


Carregar ppt "Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google