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PublicouIvan Porto Leal Alterado mais de 6 anos atrás
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Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento, atitudes, crenças, estilos de vida e expectativas dos consumidores e/ou organizações. Para descrever fenômenos, os pesquisadores devem ler dados. Os dados são coletados por meio de uma ou mais das seguintes formas: observação, entrevistas e/ou questionários. Depois de obtidos, os dados são analisados e tomam-se a base para a decisão informada, que por sua vez, ajuda a reduzir o risco de erros com consequências onerosas. A coleta de dados exige considerável conhecimento e habilidades em todos os aspectos dos métodos de survey e da criação de questionários.
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Métodos de Coleta de Dados
O tipo e a quantidade de dados a serem coletados dependem da natureza do estudo e dos objetivos da pesquisa. Se o estudo é exploratório, é provável que o pesquisador colete dados narrativos através do uso de grupos de foco, entrevistas pessoais ou observação de comportamentos ou eventos. Esse tipo de dado também pode ser chamado de qualitativo. Se o estudo for de natureza descritiva ou causal, o pesquisador provavelmente exigirá uma quantidade relativamente grande de dados obtidos através de surveys de grande escala ou pelo acesso a bancos de dados existentes. Os dados quantitativos são tradicionalmente obtidos por meio de várias escalas numéricas.
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Métodos de Coleta de Dados
Até pouco tempo, as surveys por telefone, fax ou correio, as abordagens em shoppings e as entrevistas eram os principais métodos de coleta de dados. A tecnologia de informação está revolucionando a coleta de dados, pois grandes quantidades de dados, tanto quantitativos quanto qualitativos, podem ser obtido e integrados a bancos de dados de modo relativamente rápido e com custo muito baixo se comparado com os métodos mais tradicionais. Esses novos métodos incluem questionários computadorizados administrados pela Internet, captação eletrônica de dados no ponto de vendas e conversas ou discussões eletrônicas pela Internet ou internamente pela Intranet. De fato, só as surveys baseadas na Internet são agora responsáveis por quase 10% de todas as coletas de dados.
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Método de Survey Survey é um procedimento para coleta de dados primários a partir de indivíduos. Os dados podem variar entre crenças, opiniões, atitudes e estilos de vida até informações gerais sobre a experiência do indivíduo, tais como gênero, idade, educação e renda, bem como as características de uma empresa, como lucro e número de funcionários. As surveys são usadas quando o projeto de pesquisa envolve a coleta de informações de uma grande amostra de indivíduos. A principal diferença entre a observação e a survey é que com esta o participante sabe claramente que estão sendo coletadas informações sobre seu comportamento e/ou atitudes. Desta forma, sempre existe a possibilidade de que isso influencie suas respostas e crie tendenciosidade.
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Método de Survey Os métodos de coleta de dados de survey recaem em duas categorias amplas: administração de questionários para que o próprio respondente responda e entrevista. O primeiro método inclui as surveys pelo correio e as surveys eletrônicas. Já o método de entrevista envolve o contato direto com o respondente, que é entrevistado pessoalmente, com a pessoa presente ou meios remotos. As entrevistas pessoais, estruturadas ou não, são tradicionalmente usadas para obter informações qualitativas detalhadas a partir de um número relativamente pequeno de indivíduos. Essa abordagem às vezes é chamada de survey em profundidade.
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Questionários Um questionário é um conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos respondentes. É um instrumento cientificamente desenvolvido para medir características importantes de indivíduos, empresas, eventos e outros fenômenos. Uma boa survey exige bons questionários para garantir a precisão dos dados. Em um estudo baseado em questionários, há uma série de atividades inter-relacionadas que devem ser levadas em consideração. Estas incluem: o desenvolvimento geral do questionário, sua validação através de teste e determinação do método pelo qual o questionário será administrado.
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