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Painel Metrô & Empreendimentos O Potencial Mercadológico do Metrô: A Experiência de São Paulo Reynaldo Rangel Dinamarco Companhia do Metropolitano de.

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2 Painel Metrô & Empreendimentos O Potencial Mercadológico do Metrô: A Experiência de São Paulo Reynaldo Rangel Dinamarco Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô SP

3 O POTENCIAL MERCADOLÓGICO DO METRÔ: A EXPERIÊNCIA DE SÃO PAULO.

4 . 52 Estações. 57,6 km de Extensão MAPA DA REDE

5 Atuais. Terminais Rodoviários. Shoppings. Mídia e Ações Promocionais. Lojas e Feiras. Estacionamentos. Fibra Óptica. Comércio em Estações. Terminais Urbanos. Mídia eletrônica trens e estações. Telefonia celular NovosNEGÓCIOS

6 EVOLUÇÃO DA RECEITA NÃO TARIFÁRIA

7 PARTICIPAÇÃO DOS NEGÓCIOS Receitas não tarifárias 2004

8 TERMINAIS RODOVIÁRIOS

9 Concessão para exploração comercial e operação dos Terminais, mediante modernização, conservação e expansão das instalações. Contratado: Consórcio Prima. Terminais: Tietê, Jabaquara, Barra Funda Remuneração: :: Taxa de Utilização do Terminal - TUT. :: 10% do faturamento com locação, estacionamentos, publicidade e outros serviços; Receita em 2004: :: TUT: R$8,8 milhões :: Locações, estacionamentos e serviços: R$1,8 milhões TERMINAIS RODOVIÁRIOS

10 Fluxo de Usuários Tietê : 35 mil embarques 35 mil desembarques 35 mil desembarques 10 mil acompanhantes 10 mil acompanhantes 1,4 mil ônibus 1,4 mil ônibus Jabaquara: 5 mil embarques 5 mil desembarques 1 mil acompanhantes Barra Funda: 11,5 mil embarques 11,5 mil desembarques 2,5 mil acompanhantes TERMINAIS RODOVIÁRIOS

11 Modelo Jurídico Concessão do direito real de uso, remunerada para Construção, Administração e Exploração do Empreendimento. Fatores de Sucesso: :: ; :: Acesso facilitado pelo Metrô; :: :: Segurança do usuário; :: :: Possibilidade de realizar compras no trajeto habitual.Benefícios: :: :: Desenvolvimento urbano e reurbanização do entorno; :: :: Acréscimo de demanda ao sistema (inclusive nos finais de semana); :: :: Criação de novos pólos de emprego regionais; :: :: Fomento da economia geral e local. SHOPPING - EMPREENDIMENTOS ASSOCIADOS

12 SHOPPING TATUAPÉ Ampliação Concessão do Direito Real de Uso

13 Contratada - CONDESHOP Inaugurado Características: » Área Construída: 139 mil m² » Estacionamento:2.039 vagas » Área Bruta Locável: 36 mil m² » 377 lojas entre satélites, âncoras e semi-âncoras » Cinemas Prazo de Concessão: »50 anos Remuneração em 2004 » R$ 5,2 milhões Postos de trabalho: » empregos Contratada - CONDESHOP Inauguração Características: » Área Construída: 60 mil m² » Estacionamento: 800 vagas » Área Bruta Locável: 20 mil m² » 200 lojas entre satélites, âncoras e semi-âncoras » Teatro e cinemas Remuneração prevista » R$ 2,8 milhões Postos de trabalho: » empregos/ construção » empregos/ inauguração. SHOPPING METRÔ TATUAPÉ AtualExpansão

14 SHOPPING METRÔ SANTA CRUZ Concessão do Direito Real de Uso

15 Contratada - COMPANHIA STª CRUZ Inaugurado Características: » Área Construída: 67 mil m² » Estacionamento:1.044 vagas » Área Bruta Locável: 16 mil m² »140 lojas entre satélites, âncoras e semi-âncoras » Cinemas Prazo de Concessão » 50 anos Remuneração em 2004 » R$ 2 milhões/ano Contratada - CONDESHOP Inauguração Características: » Área Construída: 5,5 mil m² » Área Bruta Locável: 4 mil m² » Àrea de Lojas satélites: 4 mil m² » Área âncoras e semi-âncoras: 3 mil m² 3 mil m² Remuneração prevista » R$ 282 mil /ano AtualExpansão SHOPPING METRÔ SANTA CRUZ

16 Localização SHOPPING METRÔ ITAQUERA

17 Concessão real de uso para construção, administração e exploração de centro de compras, serviços e lazer. » Empresa Vencedora - Consórcio Shopping Metrô Itaquera Características: » Área Construída: 70 mil m² » Área Bruta Locável: 33 mil m² » Valor do investimento: R$56 milhões » Quantidade de lojas: 151 Remuneração: 25% sobre o faturamento da administradora, após o início das atividades comerciais. Remuneração mínima: R$1.2 milhões. Postos de Trabalho: 1500 empregos fase de construção; 1500 empregos fase de construção; 3000 empregos após inauguração empregos após inauguração. SHOPPING METRÔ ITAQUERA

18 SHOPPING METRÔ TUCURUVÍ

19 Concessão do direito real de uso, para construção, administração e exploração de centro de compras, serviços e lazer com Terminal de ônibus urbano. » Empresa Vencedora - Consórcio Shopping Tucuruví Características: » Área Construída: 50,9 mil m² » Área Bruta Locável: 21 mil m² » Valor do investimento: 63 milhões » Lojas: 153 satélites, 23 alimentação, 3 âncoras, 1 mega loja. » Cinemas: 1 rede » Estacionamento: 500 vagas » Terminal de ônibus: 20 baias Remuneração: 15,2 % sobre o faturamento bruto do negócio, após o início das atividades comerciais. Remuneração mínima: R$1.08 milhões/ano. Prazo de construção: 24 meses SHOPPING METRÔ TUCURUVÍ

20 REMÍDIA - Credenciamento de Empresas para uso de Mídias em Áreas e Equipamentos Produtos :: Painéis de Estações:1052; :: Painéis nos trens: 5.960; :: Sancas nos trens: 2.160; :: Adesivação: trens e estações :: Banner nas Estações :: Áreas externas para Out doors, Back lights e Front lights Back lights e Front lights Remuneração ao Metrô em 2004 :: R$ 7,9 milhões/ano MÍDIA

21 MÍDIA

22 RECEMPE - Credenciamento de Empresas para realização de Ações Temporárias Produtos :: Estandes Promocionais; :: Estandes Comerciais; :: Quiosques Comerciais; :: Máquinas Dispensadoras de Produtos; :: Feiras; :: Eventos em estações / terrenos Remuneração ao Metrô em 2004 :: R$ 4,8 milhões/ano AÇÕES PROMOCIONAIS

23 Ocupação Comercial nas Estações e Terminais Urbanos Concessão de uso de áreas nas estações e terminais para exploração comercial. Receita estimada: Receita estimada: 8 milhões/ano Pesquisa com usuários: :: 88% avaliam o comércio como muito bom e bom; :: 69% compram produtos de conveniência; :: 31% compram artigos de vestuário e objetos pessoais. Benefícios: :: Prover a infra-estrutura e ampliar os espaços comerciais, viabilizando uma ocupação homogênea com padrão de qualidade. NOVOS NEGÓCIOS

24 Ocupação Comercial dos Terminais Urbanos Com o objetivo de. Receita estimada: Receita estimada: 2.3 milhões/ano Área de concessão: Área de concessão: m² Pesquisa com usuários: :: 69% compram produtos de conveniência; :: 31% compram artigos de vestuário e objetos pessoais. Benefícios: :: Viabilizar uma ocupação homogênea, com padrão de qualidade. NOVOS NEGÓCIOS

25 Teste: realizado utilizando 48 monitores de LCD em trem das três Linhas. Em fase de licitação. Pesquisa com Usuário: 92% de aceitação. Grade de programação: :: Informações operacionais; :: Publicidade; :: Utilidade Pública. NOVOS NEGÓCIOS Mídia Eletrônica nos Trens

26 Telefonia Móvel Instalação de Sistema de Transmissão de Radiofreqüência no Metrô - STRF Benefícios: :: Uso de celulares, no interior do sistema metroviário, garantindo maior comodidade ao usuário. :: Agilidade para o comércio estabelecido nas estações, permitindo acessar informações de crédito e pagamentos on line via wirelles. NOVOS NEGÓCIOS

27 Serviços com conforto e segurança facilitando o dia- a-dia da população. As parcerias com as empresas públicas e privadas são importantes aliadas para a concretização dos objetivos sociais. SERVIÇOS À POPULAÇÃO


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