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ASSUNTO AVALIAÇÃO. OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE.

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Apresentação em tema: "ASSUNTO AVALIAÇÃO. OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 ASSUNTO AVALIAÇÃO

2 OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE

3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA - PRINCÍPIOS GERAIS - CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - FICHA DE ORIENTAÇÃO DE PROVA (FOP) - TESTE - ANÁLISE - RETIFICAÇÃO E RATIFICAÇÃO DA APENDIZAGEM RESUMO

4 DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA PERMITE CHECAR A AMPLITUDE DA PROVA. DADOS NECESSÁRIOS: - ASSUNTOS A AVALIAR; - OBJETIVOS ESPECÍFICOS; e - CARGA HORÁRIA

5 DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA EXEMPLO ASSUNTOS A AVALIAR E CARGA HORÁRIA - UD I h - UD I h - UD I h - UD I h - UD I h - UD I h

6 DELIMITAÇÃO DA ABRANGÊNCIA EXEMPLO DISCIPLINA/UDITOTAIS ASSUNTOS CARGA HORÁRIA (a) (b) PERCENTUAL = (a.100)/B NúmeroPREVISTO de escore EXISTENTE

7 PRINCÍPIOS GERAIS QUESTÕES OBJETIVAS - CONTEÚDO - abordar assuntos de maior relevância; - evitar perguntas de assuntos controvertidos; - considerar a reação do aluno (sem cilada); - colocar dificuldade no conteúdo e não na forma de apresentação; e - construir questões que separem alunos fortes dos médios e estes dos fracos;

8 PRINCÍPIOS GERAIS - FORMA DE APRESENTAR AS QUESTÕES - r edigir com clareza as questões. Redija os pedidos na ordem direta (sujeito – verbo – predicado); - enunciar as questões com concisão; - usar vocabulário simples e acessível ao grupo - respeitar a boa forma gramatical; - reduzir ao mínimo o uso de negativas simples e abster-se de usar negativas duplas;

9 PRINCÍPIOS GERAIS - evitar o emprego de palavras muito inclusivas, como: sempre, todos, nunca, jamais ou invariavelmente. Procure não deixar transparecer a resposta; - incluir apenas os dados que interessam a solução do problema; e - buscar situações novas para as questões, principalmente nas destinadas a verificar o discernimento.

10 PRINCÍPIOS GERAIS QUESTÕES SUBJETIVAS - CONTEÚDO - formular pergunta que exija domínio de material importante; - não pedir simples reprodução de material de livro ou de apostilas; - verificar se o aluno sabe aplicar o que aprendeu a situações novas; e - dar a todos igual situação de prova.

11 PRINCÍPIOS GERAIS - FORMA DE APRESENTAR AS QUESTÕES - propor tarefas bem definidas, delimitadas; - evitar a interdependência de pedidos ; - eliminar da redação do pedido quaisquer indícios que evidenciem a resposta; - empregar uma maior abrangência da disciplina, utilizando mais pedidos com respostas curtas;

12 PRINCÍPIOS GERAIS - o tempo da prova deve ser suficiente para o aluno refletir, organizar e redigir a resposta; - não inclua questões que comecem por Que, Quem, Quando, Onde e faça a Lista, porque aquilo que pretende verificar geralmente é melhor conseguido por questões objetivas;

13 PRINCÍPIOS GERAIS - o vernáculo e a apresentação da PF serão sempre objeto de julgamento; e - as situações apresentadas deverão ser diversificadas na forma e no conteúdo, de uma prova para outra, a fim de evitar soluções previamente deduzidas.

14 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - OBJETIVAS - MÚLTIPLA ESCOLHA - ESCOLHA MÚLTIPLA - LACUNA - EVOCAÇÃO OU RESPOSTA ABERTA - VERDADEIRO-FALSO - ASSOCIAÇÃO - SUBJETIVAS

15 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - LACUNA - COLOCAR O ESPAÇO NO FINAL DA FRASE, NUNCA NO INÍCIO; - EVITAR FRASES IGUAIS ÀS DOS LIVROS; - NÃO COLOCAR ARTIGOS ANTES DA LACUNA (GÊNERO E NÚMERO DA PALAVRA); - ESPAÇOS COM O MESMO TAMANHO; e - NÃO MUTILAR A QUESTÃO;

16 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO Complete Nas regiões Sudeste e Sul, mais bem servidas pela energia elétrica, destacamos as Usinas de __________ e __________.

17 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EVOCAÇÃO OU RESPOSTA ABERTA - FORMULAR A PERGUNTA DE MODO SIMPLES E CLARO; e - NÃO DEVE LEVAR O ALUNO A RESPONDER COM UMA DISSERTAÇÃO. - EXEMPLO - Responda Qual é o metal mais utilizado pelo homem?

18 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - VERDADEIRO-FALSO - EVITAR FRASES LONGAS, COM MUITO DETALHES; - USAR DECLARAÇÕES INCONDICIONALMENTE FALSAS OU VERDADEIRAS; - EVITAR FRASES NEGATIVAS; - ESPAÇOS COM O MESMO TAMANHO; - NÃO MUTILAR A QUESTÃO; e - COLOCAR OS PARÊNTESES ALINHADOS.

19 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO Escreva nos parênteses V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa ( ) O metal mais utilizado pelo homem é o ouro. ( ) O cobre é um ótimo condutor de eletricidade. ( ) As maiores reservas de níquel ficam no Maranhão. ( ) Nossa produção de ferro está entre as 10 maiores do mundo.

20 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - ASSOCIAÇÃO - USAR ATÉ 10 ITENS NA COLUNA DA ESQUERDA; - NÚMERO DE ITENS DIFERENTES NAS DUAS COLUNAS (2 A 3 ELEMENTOS A MAIS); e - EVITAR ASSOCIAÇÃO DEVIDO AO GÊNERO E NÚMERO.

21 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO 1 – cobre( ) constitui o principal minério de alumínio 2 – sal ( ) tem como principal minério a galena 3 – bauxita( ) é oriundo do minério de garnierita 4 – estanho( ) constitui um ótimo condutor de eletricidade 5 – chumbo( ) é extraído da cassiterita 6 – níquel( ) sua exploração é realizada nos litorais ( ) mais importante matéria-prima mineral ( ) apresenta-se, junto com o carvão mineral, em grande quantidade

22 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - MÚTIPLA-ESCOLHA - USAR 4 OU 5 ALTERNATIVAS; - PONTUAR CORRETAMENTE; - OPÇÃO INQUESTIONAVELMENTE CORRETA; - TODAS AS OPÇÕES DEVEM SER PLAUSÍVEIS E ATRAENTES; e - EVITAR RESPOSTAS MAIS OU MENOS EXTENSAS DO QUE AS OUTRAS.

23 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO A planície litorânea é formada por terrenos: ( A ) terciários e quaternários. ( B ) primários e secundários. ( C ) secundários e terciários. ( D ) primários e quaternários.

24 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - ESCOLHA-MÚTIPLA - O ENUNCIADO ACEITA VÁRIAS RESPOSTAS, SENDO NECESSÁRIO COMBINÁ-LAS; e - DEVE FICAR BEM CLARO PARA O ALUNO QUE A AFIRMATIVA ADMITE MAIS DE UMA RESPOSTA.

25 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES - EXEMPLO –DUAS FORMAS DE ELABORAÇÃO Assinale as respostas corretas: As nossas principais jazidas de ferro encontram- se: ( 1 ) em Minas Gerais. ( 2 ) no Rio Grande do Sul. ( 3 ) no Mato Grosso do Sul. ( 4 ) em Goiás. ( 5) no Pará.

26 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES As nossas principais jazidas de ferro encontram-se: ( 1 ) em Minas Gerais. ( 2 ) no Rio Grande do Sul. ( 3 ) no Mato Grosso do Sul. ( 4 ) em Goiás. ( 5) no Pará. Das afirmações acima estão corretas: ( a ) as alternativas 1, 3, e 5. ( b ) as alternativas 1, 2, e 5. ( c ) as alternativas 1, 2, e 3. ( d ) as alternativas 3, 4, e 5. ( e ) as alternativas 2, 3, e 4.

27 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES Provas objetivas VantagensDesvantagens -Dificulta e torna demorada a elaboração. Facilita a correção.- -Facilita o acerto por acaso. -Facilita a cola. Facilita a dosagem da dificuldade das questões. - - Requer conhecimentos técnicos do elaborador. Abrange grande campo de conhecimento, verificando em extensão. Verifica superficialmente. - Não há liberdade para a expressão do pensamento.

28 CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES Provas subjetivas/discursivas VantagensDesvantagens É de rápida elaboração.- -Dificulta e torna demorada a correção. Não há acerto por acaso.- Dificulta a cola.- - Dificulta a dosagem da dificuldade das questões. Não requer conhecimentos técnicos profundos do elaborador. - Verifica em profundidade. Abrange limitado campo dos conteúdos estudados. Há liberdade para a expressão do pensamento. -

29 FICHA DE ORIENTAÇÃO DE PROVA - ORGANIZAÇÃO DA PROVA - TIPO DE PROVA - MATERIAL NECESSÁRIO - DOCUMENTAÇÃO PERMITIDA PARA CON- SULTA DURANTE A PROVA - DISPOSITIVO PRONTO - OBSERVAÇÕES

30 TESTE - CÁLCULO DO TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA FORMAL. - tempo necessário para a leitura de toda a PF (2); - tempo necessário para a solução de todos os itens (1,5); e - o teste da prova é de fundamental importância para o ajustamento do instrumento e cálculo do tempo para sua realização.

31 ANÁLISE - COORDENADOR - ASSESSOR DE ENSINO - AMPLITUDE:Todos os objetivos prescritos foram medidos? - RELEVÂNCIA:Todas as proposições estão de acordo com os objetivos? - DOSAGEM:Os objetivos mais importantes apresentam maior incidência?

32 ANÁLISE - EXEQUIBILIDADE: Todas as proposições cor- respondem a objetivos bem definidos e possibi- litam o entendimento integral do pedido pelo discente? - REDAÇÃO: Todas as proposições estão redi- gidas com clareza, precisão, correção e na forma direta?

33 ANÁLISE - TEMPO: - está de acordo com o previsto ? - é suficiente para que todas as proposições sejam tentadas por todos os examinados? - está coerente com as provas de anos anteriores?

34 RATIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO - PLANEJAR - PREVÊ UMA SOLUÇÃO - RESSALTAR OS ERROS MAIS COMUNS - ORIENTAR OS ALUNOS QUANTO AO PEDIDO DE REVISÃO - OPORTUNIDADE DA MOSTRA DE PROVA

35 RESUMO OBJETIVOS ELABORAR A1, A2 e DEMAIS PROVAS, COM QUALIDADE


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