A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Minerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Minerais."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Minerais

2 Recursos Minerais Os recursos minerais são concentrações de minério formadas na crosta terrestre cujas características fazem com que sua extracção seja ou possa chegar a ser técnica e economicamente rentável.

3 Jazida Mineral O termo jazida mineral é mais associado a uma concentração de minerais, pode referir-se também à concentração de outras substâncias naturais, inclusive fósseis, tais como o carvão e o petróleo.

4 Classificação dos recursos minerais
Recursos minerais metálicos: Os recursos minerais mais abundantes são: o cobre (Cu), o alumínio (Al), o zinco (zn), o ferro (Fe) e o chumbo (Pb); por outro lado, o ouro, a prata (Ag), e a platina são os mais escassos na Natureza. Quando estes elementos químicos se encontram concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineral. O material que, num jazigo mineral, é aproveitável designa-se por minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se por ganga ou estéril.

5 Classificação dos recursos minerais
Quando estes elementos químicos se encontram concentrados em determinados locais, com um teor várias vezes superior ao clarke, poderemos estar na presença de um jazigo mineral. O material que, num jazigo mineral, é aproveitável designa-se por minério. O material que, no mesmo jazigo mineral, é rejeitado designa-se por ganga ou estéril.

6 Classificação dos recursos minerais
 Recursos minerais não metálicos: Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Constituem para as sociedades modernas, substâncias que devem ser consideradas, como bens de primeira necessidade. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.

7 Utilização dos recursos minerais ao longo do tempo
A utilização dos recursos minerais pelo Homem é quase tão antiga como a sua própria existência. Os recursos minerais estiveram tão intimamente relacionados com a evolução do Homem que os grandes períodos dos primórdios da História devem as suas designações a este tipo de recursos: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Idade do Cobre, Idade do Bronze, Idade do Ferro. As grandes inovações tecnológicas da História da Humanidade foram e continuam a ser baseadas na utilização dos recursos minerais.

8 Utilização dos recursos minerais ao longo do tempo
O primeiro metal a ser utilizado foi o Cobre mas, como era demasiado frágil para o fabrico de armas eficazes misturaram com estanho obtendo-se uma liga metálica muito eficiente chamada bronze.

9 Desvantagens (consequências)
Além de muitas vantajosas utilizações, a extracção destes recursos têm também desvantagens como a liberação de poeira prejudicial ao homem, são destruídos ecossistemas para a construção de estradas para o seu transporte, quando os minerais são refinados, as substâncias libertadas poluem a atmosfera e as águas próximas, por vezes a paisagem é alterada,

10 Jazidas Portuguesas

11 Utilização actual dos recursos minerais
Origem Principais aplicações Granito Magmática Construção Civil (vias de comunicação, habitações) Basalto Construção Civil. Xisto Metamórfica Construção Civil (revestimento de casas, telhados, tampos para mesas de bilhar)) Mármore Construção Civil, estatuária. Calcário Sedimentar Construção Civil (revestimento de interiores, mobiliário de cozinhas e casas de banho) Areias Construção Civil (indústria cerâmica). Argilas Indústria cerâmica, indústria do papel, produção de cimento.

12 Webrafia

13 Autores Hugo Figueiredo nº13 8ºA Pedro Aparício nº17 8ºA


Carregar ppt "Recursos Minerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google