A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica Padre vítor melícias 2013/2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica Padre vítor melícias 2013/2014"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica Padre vítor melícias 2013/2014
Ano letivo 2012/2013 Walter gropius Professora: Rosário Patrício Disciplina de História Elaborado por: - João Avelar Nº9

2 Biografia: Nasceu em 1883 (Berlim);
Estudou arquitetura no Politécnico em Munique e em Berlim, abandonando a escola sem titulo académico; Através de Karl-Ernst Osthaus (notável patrono das artes), Gropius consegui um lugar como assistente no atelier de Peter Behrens, famoso arquiteto e designer de Berlim.

3 Biografia: Abriu o seu próprio atelier;
Em 1910: Abriu o seu próprio atelier; Teve como colaboradores Adolf Meyer, Carl Fieger e Ernst Neufest.

4 Biografia: Em 1911, Walter Gropius e o seu sócio Adolf Meyer, receberam a sua primeira encomenda para os edifícios de uma fábrica; Com as esquinas de vidro, “sem apoios” e escassos uso de tijolos, Gropius desenvolveu uma nova abordagem aos edifícios fabris; Segundo Gropius, “ O objectivo de um edifício, a sua forma funcional, tinha de ser elevada até ao nível da forma de arte, unindo a arte e a tecnologia”. A Fábrica Fagus em Alfed

5 Biografia: Em 1918: Depois do fim da Guerra, tornou-se membro-fundador do Conselho de Trabalho para a arte em Berlim; Um ano depois, em 1919, foi nomeado diretor da Academia de Belas-Artes e da Escola de Artes e Ofícios em Weimar. A união destas duas instituições, originou a Bauhaus (casa da construção); Em 1925, foi transferida para Dessau.

6 Biografia: Em 1925 e 1928: Conseguiu executar três projetos diferentes para edifícios em Dessau : A Propriedade Residencial Törten As casas dos mestres O edifício da escola

7 Imagens: Edifício Bauhaus em Dessau

8 Ano letivo 2012/2013 Imagens: Design

9 Características do edifício Bauhaus:
O edifício Bauhaus, admite elementos cúbicos de construção de forma assimétrica, sem constrangimentos; Gropius rejeitava a simetria e a hierarquia; Neste edifico não se consegue representar uma fachada, ou uma entrada principal, pois esta estende-se em três direções, formando um L.

10 Características do edifício Bauhaus:
No seu interior incluem-se oficinas, o edifício do estúdio que proporcionava espaço para viver e trabalhar 28 estudantes e jovens mestres, a ponte de dois pisos onde está localizado o escritório da administração e o atelier de arquitetura, assim como uma secção para a escola técnica, que não estava ligada à Bauhaus.

11 Características do edifício Bauhaus:
As estruturas horizontais e verticais foram cuidadosamente proporcionadas para criar um equilíbrio dinâmico; Os edifícios eram caracterizados como “Cheios de um sentido de flutuabilidade, leveza e mobilidade rítmica”, graças ao uso de novos materiais de construção, como o ferro, o betão e o vidro.

12 Escola Bauhaus: Em outubro de 1932: A escola foi encerrada sobre pressão politica da direita radical;

13 Escola Bauhaus: Nos anos seguintes o edifício foi ocupado por vários inquilinos, desde um instituto de tecnologia de foguetões até uma escola profissional pública para mulheres; Depois de 1939 o edifico foi totalmente ocupado pelas Junkers e renovado para fins administrativos e de pesquisa.

14 Escola Bauhaus: Em março de 1945, a Bauhaus foi atingida durante um ataque aéreo a Dessau, destruindo uma das fachadas de vidro e aço; Após a sua reconstrução provisória e de várias medidas de renovação nos primeiros anos do após-guerra, a Bauhaus, que entretanto se encontrava num estado muito diferente do original, servia como escola a uma série de instituições pedagógicas; Em 1976, foram feitas construções para repor o estado original que fora destruído. Em 1996 a UNESCO elegeu este edifício como património cultural mundial; Atualmente a Bauhaus é de novo a sede de uma instituição vital de educação.

15 Construções: 1911 - Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, Alemanha
Ano letivo 2012/2013 Construções: Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, Alemanha Bauhaus - Dessau, sede da Staatliche Bauhaus em Dessau, Alemanha Impington Village College, Cambridgeshire, Inglaterra Pavilhão da Pensilvânia para a Exposição Universal de Nova Iorque, Estados Unidos

16 Groupius: Em 1928 demitiu-se do cargo de diretor da Bauhaus;
Em 1937 é nomeado professor de arquitetura na Universidade de Harvard, EUA. Um ano depois torna-se diretor do Departamento de Arquitetura da mesma Universidade; Estabeleceu-se, até 1941, uma parceria com o ex-membro da Bauhaus, Marcel Breuer.

17 Número das Perguntas… 1º……………………… 2º……………………… 3º………………………

18 Vamos testar-te … Walter Groupuis estudou arquitetura em que escola?
Em Cambridge. No politécnico em Munique e em Berlim. No colégio internacional em Berlim.

19 Outra pergunta… Em 1911, Walter Gropius e o seu sócio Adolf Meyer, receberam a sua primeira encomenda para os edifícios de uma fábrica. Como se chama essa fábrica? Fábrica Fagor. Fábrica Royal. Nenhuma das anteriores.

20 Última pergunta… Qual foi a mais importante construção de Walter Groupius, e uma das principais características? a) Edificio Bauhaus. Caracterizado por ter formas iguais a tantos outros prédios. b) Edifício Bauhaus. Baseando-se em formas retilíneas e sem decoração. d) Nenhuma das anteriores.

21 Correto!

22 Errado!

23 Webgrafia: https://www.google.pt/search?q=walter+gropius&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=iI_ZUo3aOM7Q7AayvYG4Bg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=628#q=walter+gropius+&tbm=isch&imgdii=Js-rBabtfo1UqM%3A%3Bu9XeUkZIi7CpfM%3BJs-rBabtfo1UqM%3A; https://www.google.pt/search?q=walter+gropius&source=lnms&sa=X&ei=WJHZUsWWBq3T7AbB04HoBA&ved=0CAYQ_AUoAA&biw=1280&bih=628&dpr=1#q=walter+gropius+chair; https://www.google.pt/search?q=walter+gropius&source=lnms&sa=X&ei=WJHZUsWWBq3T7AbB04HoBA&ved=0CAYQ_AUoAA&biw=1280&bih=628&dpr=1#q=walter+gropius+bauhaus&spell=1.

24 Ano letivo 2012/2013


Carregar ppt "Escola Básica Padre vítor melícias 2013/2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google