A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Bases Históricas

2 O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas.

3 O fenômeno da industrialização é, historicamente, relativamente recente.

4 Antes da industrialização as organizações humanas eram fundamentalmente a família, a tribo, a igreja, o exército e estado

5 Administração pré-industrial Desde o princípio o homem sentiu necessidade de organizar-se para as campanhas militares, para os problemas familiares, para a administração governamental e para a operação de sua religião, decorrendo daí as primeiras noções de organização.

6 Administração pré-industrial Orientando-nos pela evolução da história, podemos situar acontecimentos que permitiram a evolução das antigas civilizações com base em princípios administrativos. Que são até hoje defendidos e utilizados pôr grandes teóricos da administração.

7 A construção das pirâmides Egípcios - Princípios de administração nos projetos arquitetônicos e de engenharia e construção das pirâmides.

8 Babilônia Elaboração do código de Hamurábi. As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc

9 Aristóteles Publicação da obra Metafísica Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. (384 a.C.)

10 Hebreus Princípios de organização para o êxodo de Moisés.

11 Roma Instituição do sistema semi-industrial de produção.

12 China Publicação da constituição CHOW. Na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império. A Constituição de Chow oito regulamentos e as regras de Administração Pública de Confúcio Tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

13 Igreja Católica Romana Princípio de hierarquia A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental

14 Grécia Vários estágios de evolução da administração. A política, o estado, a democracia e etc.

15 Influências da Administração na Idade Média Hierarquia de nobres Ampliação de mercados e avanços tecnológicos Comércio de mercadorias Relações de trabalho hierárquicas e hereditárias, previstas em leis Desenvolvimento das navegações e ampliação territorial

16 Administração na Idade Moderna Convulsões sociais de repercussões continentais Grandes invenções Revolução Industrial Domínio da burguesia Surgimento do proletariado e o chão de fábrica Instituição formal do nível intermediário do poder Diminuição sensível do trabalho escravo 1799

17 FREDERICK TAYLOR ( ) HENRI FAYOL ( ) Aumento do contingente de trabalhadores na indústria a escala de operações fabris exigiram o desenvolvimento de métodos totalmente novos na administração.

18 Taylor transformou a administração da eficiência do trabalho. Fayol considerou a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade. Justificava sua existência à medida que atendia ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores.

19 O Que é Administrar? "Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização. E ainda proporcionar satisfação àqueles que obtêm o produto / serviço e àqueles que executam o trabalho".

20 Objetivos Numa organização empresarial, três objetivos principais procuram ser alcançados: a satisfação do consumidor com o produto/serviço produzido pela empresa; o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários, empregados).

21 Figura I.5. Os Dez Papéis do Administrador:

22

23 Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

24 Habilidades conceituais São as habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes e a partir daí tomar decisões complexas. Habilidade de compreensão da relação das partes com o todo e, o todo separando-o em partes. São mais usadas na alta administração.

25 Habilidades técnicas Incluem o uso de conhecimento, instrumentos e técnicas de um campo específico. Cada empresa e tarefa têm suas exigências especiais de habilidades técnicas. A habilidade técnica é apenas parte do necessário para tornar-se um administrador.

26 Habilidades em relações humanas Capacidade para compreender outras pessoas e para com elas interagir eficazmente. São necessárias habilidades interpessoais para liderar, motivar e comunicar-se com os colegas, com os chefes e com pessoas de fora da organização.

27 Fig. I.2. As Competências Duráveis do Administrador

28 Conteúdo e objeto de estudo da Administração A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Tarefa = interpretar os objetivos organizacionais e transformá-los em ação empresarial através de PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE.

29 MAXIMIANO /TGA -Fig. 1.1 – Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos. A Administração e o Papel do Administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema

30 Capítulo I - Fundamentos da Administração O significado da Administração 01.Conceitos de Administração: É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos (Chiavenato, 2000) Planejamento Definição de objetivos e recursos Organização Disposição dos recursos em uma estrutura Direção Realização dos planos Controle Verificação dos resultados A finalidade da Administração é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos (Maximiliano, 2003). Recursos Pessoas Informações e conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Objetivos Resultados esperados do sistema Decisões Planejamento Organização Direção Controle

31 MAXIMIANO/TGA - FIGURA 1.2 – Principais decisões do processo de administrar. PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos DIREÇÃO Realização dos Planos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura

32 MAXIMIANO/TGA – Fig. 1.3 – Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexo torna- se o processo de administrar.

33 MAXIMIANO/TGA - Fig. 1.4 – Na sociedade moderna, todos estão cercados de organizações. DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO CLUBESINDICATO COMPANHIA TELEFÔNICA SANEAMENTO BÁSICO COMPANHIA DE ELETRICIDADE SECRETARIA DA SEGURANÇA ESTADOESCOLAPREFEITURA RECEITA FEDERAL

34 Objeto de estudo da Administração O objeto de estudo da Administração sempre foi a ação organizacional, inicialmente entendida como um conjunto de cargos e tarefas até chegar a concepção de sistema.

35 A Administração na sociedade moderna A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Administração = ciência social aplicada. A Administração não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.

36 A Administração Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. É universal: toda organização possui administradores.

37 Atividades desempenhadas pelos administradores 1- Pessoais - Administrar o próprio tempo, desenvolver a própria carreira, lidar com afazeres pessoais. 2- Técnicas - Lidar com instrumentos, solucionar problemas técnicos, desempenhar funções técnicas. 3- Administrativas - Processar papelada, controlar diretrizes e procedimentos, administrar orçamento.

38 Atividades desempenhadas pelos administradores 4- Interativas - dividas em 3 subgrupos: interpessoais, informacionais e decisórios. çPapéis interpessoais: chefe, líder, contato. çPapéis informacionais: monitor, disseminador, comunicador. çPapéis decisórios: empreendedor, administrador de conflitos, alocador de recursos, negociador.

39 MAXIMIANO/TGA - Fig Processo de formação e disseminação das teorias da administração. FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Relatos da Experiência Prática Métodos Científicos de Observação e Análise FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Relatos da Experiência Prática Métodos Científicos de Observação e Análise PRÁTICA Experiência Prática de Administradores e Organizações TEORIA Conhecimentos Descritivos Conhecimentos Prescritivos DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação Formal e Informal Contatos Pessoais Livros Artigos Treinamento DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação Formal e Informal Contatos Pessoais Livros Artigos Treinamento

40 Figura I.5. Os Dez Papéis do Administrador:


Carregar ppt "Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google