A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ensino Curso: Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Ética, Política e Sociedade Semestre: 2º Corpo Docente: Maria Cleunice Fantinati da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ensino Curso: Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Ética, Política e Sociedade Semestre: 2º Corpo Docente: Maria Cleunice Fantinati da."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Curso: Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Ética, Política e Sociedade Semestre: 2º Corpo Docente: Maria Cleunice Fantinati da Silva Coordenador(a): Cleudimar Rosa de Souza

2 Carga Horária Total: 60 Carga Horária Semanal: 3 Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática: 48 Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Orientada: 12

3 Perfil do profissional Atuar na produção científica motivado pelo pensamento crítico- reflexivo, e nas questões sociais e éticas, promovendo convivência democrática entre os diferentes grupos sociais. Ementa Formação da moral ocidental. Formação da política ocidental. A explicação sociológica da vida coletiva. A construção da sociedade global.

4 Competências Conhecer os princípios fundamentais da filosofia e ciências sociais para assimilar o atual contexto mundial. Conhecer e analisar fenômenos sociais da atualidade, à luz das diferentes abordagens teóricas. Conhecer e identificar relações conflituosas de competição elaborando estratégias de bom convívio no meio social. Demonstrar atos de responsabilidade social e flexibilidade nas relações interpessoais e na prática profissional.

5 Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; Conhecer e entender as relações sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais do meio. Conhecer as principais diferenças entre filosofia, ciência e sociedade.

6 Habilidades -Compreender o homem como sujeito histórico-sócio- político-cultural. - Identificar, analisar e avaliar os possíveis aspectos dentro das especificidades profissionais objetivando uma compreensão do meio no qual atuará. - Entender e assumir os valores de iniciativa e de responsabilidade social com a ponderação sobre os possíveis efeitos de suas práticas profissionais. - Desenvolver raciocínio lógico crítico e analítico para a persuasão e para o desenvolvimento de reflexão crítica no âmbito das decisões profissionais. - Compreender e expressar informações contidas em textos como forma de exercitar a argumentação para explicações de técnicas a serem aplicadas na promoção da saúde.

7 Habilidades -Entender o condicionamento social e político nos processos saúde-doença. - Aplicar os conceitos filosóficos, sociológicos, antropológicos, políticos para a compreensão das determinantes e variantes dos modos de apreensão do processo saúde-doença e das diversas terapêuticas. - Conhecer o processo histórico do desenvolvimento do pensamento humano para propor uma transformação social que contemple a promoção da saúde de forma integrada nas diversas áreas de atuação desses profissionais. - Descobrir e desvelar procedimentos que levem a produção de novas práticas profissionais caracterizadas por vínculos com as comunidades atendidas de modo a exercer sua cidadania com liberdade e responsabilidade.

8 Justificativa da Disciplina A disciplina de Ética, Política e Sociedade pretende contribuir para a formação humanística do profissional da área de saúde, pensando-o como um sujeito autônomo - profissionalmente bem qualificado e eticamente comprometido - capaz de compreender a complexidade das relações pessoais e grupais. Para tanto, esta disciplina se propõe a auxiliá-lo no desenvolvimento de habilidades tais como a comunicação, a tolerância, a flexibilidade aliadas a uma agudeza crítica, ao raciocínio lógico e a produção de saberes fundamentados. Este perfil lhe permite trabalhar em equipe, exercer a profissão com excelência técnica e interagir com a sensibilidade do humanista.

9 Objetivo Geral da Disciplina Propiciar ao aluno condições para que possa se construir como um sujeito autônomo, capaz de agir e decidir de forma responsável dentro do ambiente social, na perspectiva pessoal e coletiva.

10 Objetivo Específico Promover a reflexão filosófica, através dos questionamentos e da formulação de argumentos a partir da análise do momento histórico atual com seus problemas e desafios humanos e sociais. Ler textos de diferentes estruturas e registro e elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.

11 Objetivo Específico Participar do confronto de posições por meio de um debate, com tomada, defesa e mudança de posições em função da exposição de argumentos. Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os conteúdos específicos das diferentes áreas. Desenvolver um trabalho de responsabilidade com a formação do acadêmico como ser humano, na perspectiva da melhoria da vida pessoal e social.

12 Metodologia A disciplina possui um caráter histórico-crítico, de cunho interdisciplinar, sendo, portanto necessário uma abordagem conceitual que se paute na mesma perspectiva. Os temas selecionados para cumprir as unidades de ensino seguirão, prioritariamente aos eventos sociais contemporâneos relevantes. Para tanto, serão usados discursos da mídia, da política, da religião dentre outros para análise em estratégias pedagógicas diversas.

13 Avaliação A avaliação será dividida em dois momentos: Avaliações Parciais e Avaliações Oficiais. Ambas abarcarão campo conceitual interdisciplinar na solução das situações problemas que serão oferecidas.

14 A avaliação Parcial 1 será realizada de forma contínua observando a produção do acadêmico como propostas de atividades individual e em grupos. A avaliação Oficial 1 será individual contendo atividades objetivas e dissertativas com objetivo de avaliar o conhecimento do acadêmico durante o primeiro bimestre. Será realizada nos dias 24 e 26 de setembro de A avaliação Parcial 2 será de forma contínua com o objetivo de possibilitar ao acadêmico um maior aproveitamento de suas habilidades nos diversos momentos de produção. Na avaliação Oficial 2 o acadêmico será avaliado individualmente com objetivo de averiguar seu aprendizado e também apresentando a reflexão individual como um momento de preparação para outros momentos que exigirá dele a individualidade reflexiva como por exemplo os concursos. Será realizada nos dias 03 e 05 de dezembro de 2012.

15 UE_Formação da moral ocidental – 15 horas Tema - Influência da moral cristã Conteúdos- - A importância da revelação - A construção da individualidade e subjetividade - A idéia do dever - O valor da intenção

16 UE_Formação da moral ocidental – 15 horas Tema - A moral no pensamento moderno Conteúdos: - Determinismo x liberdade - Rosseau e a moral do coração - Kant e o imperativo categórico - Hegel e a moral como uma construção histórico-cultural - Nietzsche e genealogia da moral - Sartre e a questão da liberdade Tema - Influência da moral clássica grega Conteúdos - O conceito de virtude em Aristóteles e a sabedoria prática - O dualismo platônico e o antagonismo entre o corpo e a alma racional - Sócrates e o racionalismo ético - Sofistas e o relativismo ético

17 UE - Formação da política ocidental - 15 horas Tema - Filosofia política Conteúdos: - Origem e finalidade da vida política - Os regimes políticos

18 UE - Formação da política ocidental - 15 horas Tema - O pensamento clássico grego Conteúdos - Os sofistas e a política como uma construção circunstancial. - Platão e a construção idealista da República. - Aristóteles e o homem como um animal político.

19 UE - Formação da política ocidental - 15 horas Tema - O pensamento político na Idade Média Conteúdo - Agostinho e o Direito Divino de Governar Tema - O pensamento político na Idade Moderna Conteúdo - Maquiavel e o realismo político Conteúdo - T. Hobbes e o Estado Soberano Conteúdo - J. Locke, o Estado Liberal e o direito à propriedade Conteúdo - J. J.Rosseau e o contrato social

20 UE - A explicação sociológica da vida coletiva - 24 horas Tema - A abordagem funcionalista (Émile Durkheim) Conteúdos: - A busca da cientificidade da Sociologia. - O organismo social e a noção de função social. - A relação indíviduo-sociedade. - A especificidade do fenômeno sociológico: o fato social. - Os tipos de sociedade e as formas de solidariedade. - A visão funcionalista da desigualdade social. - O Estado e a reforma moral.

21 UE - A explicação sociológica da vida coletiva - 24 horas Tema - A abordagem compreensiva (Max Weber) Conteúdo - A distinção entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Conteúdo - A compreensão das ações sociais. Conteúdo - A ordem social Conteúdo - O tipo-ideal. Conteúdo - A ação social e seus tipos. Conteúdo - O processo de racionalização no mundo moderno. Conteúdo - O desenvolvimento do capitalismo moderno: o espírito capitalista e a ética protestante. Conteúdo - Os tipos de desigualdade em perspectiva weberiana: classe, estamento e partido. Conteúdo - Os três tipos puros de dominação legítima.

22 UE - A explicação sociológica da vida coletiva - 24 horas Tema - A abordagem materialista (Karl Marx) Conteúdo - Teoria, prática e práxis. Conteúdo - O trabalho como característica humana. Conteúdo - A experiência da alienação. Conteúdo - A explicação materialista da vida social. Conteúdo - O modo de produção: infra-estrutura e superestrutura. Conteúdo - Origem e desenvolvimento da sociedade capitalista: a acumulação primitiva e extração da mais-valia Conteúdo - A constituição histórica das classes sociais. Conteúdo - A crítica marxista ao Estado Conteúdo - A dominação ideológica partir de K.Marx

23 UE - A construção da sociedade global - 6 horas Tema - Formação da sociedade e cultura globalizada Conteúdo - Antecedentes históricos e pressupostos da globalização. Conteúdo - Aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais da globalização. Conteúdo - Efeitos da globalização Conteúdo - Globalização como processo disforme, heterogêneo e inacabado

24 Referências Básicas ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, IANNI, Octavio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, Referências Complementares BOTTOMORE, T. B. Introdução à sociologia. Trad. de Walter Dutra e Patrick Burglin.- Rio de Janeiro: LTC, CASTELLS, R. As metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, CASTRO, A. M. & DIAS, E. F. Introdução ao pensamento Sociológico. 18 ed. São Paulo: Centauro, SÁ, A. L. de. Ética Profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, VALLS, Álvaro L. M. O. O que é ética -9º ed. São Paulo: Brasilense, (coleção primeiros passos: 177).

25 Cronograma de Avaliação Ética, Política e Sociedade- DISCIPLINA:ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADENDI PROFESSORAMARIA CLEUNICE FANTINATI DA SILVA PROVA PARCIAL 127 e 29 de AGOSTO PROVA OFICIAL 124 e 26 de SETEMBRO PROVA PARCIAL 226 e 28 de NOVEMBRO PROVA OFICIAL 203 e 05 de DEZEMBRO 2ª CHAMADA12 de DEZEMBRO EXAME FINAL18 de DEZEMBRO

26 VALOR ATRIBUIDO PARA AVALIAÇÕES PROVA PARCIA 1 - ATIVIDADES = 4,0 - PROVA = 6,0 TOTAL = 10,0 (x 0,3) PROVA OFICIAL 1 = 10,0 (x 0,7) __________________________________ PROVA PARCIAL 2 – ATIVIDADES = 6,0 - PROVA = 4,0 TOTAL = 10,0 (x 0,3) PROVA OFICIAL 2 = 10,0 (x o,7)

27 ATIVIDADES de – Aprendizagem Orientadas: Carga Horária: 12 h Leitura Complementar: Texto: A inocente face do terror ARANHA & MARTINS p , Questões para reflexão. ARANHA & MARTINS, p. 123, Data para entrega Dia_ -----e / 08 / Texto: [A dignidade humana] ARANHA & MARTINS p , Responder questões (Individual) Data para entrega Dia ____e ___/_____/2012

28 ATIVIDADES – Aprendizagem Orientadas: Carga Horária: 12 h Resenha dos Filmes: Sugestões: 1. Crimes e Pecados[ Estados Unidos,1989], Woody Allen 2. Em nome de Deus [Inglaterra/Irlanda, 2002], Peter Mulan. 3. A escolha de Sofia [Estados Unidos,1982], Allan Pakula. 4. A lista de Schindler [Estados Unidos, 1993], Steven Spielberg. 5. O jardineiro fiel Dirigido por Fernando Meirelles 6. O caçador de Pipas 7. O livro de Eli, 2010 de Allen Hunghes e Albert Hughes 8. A Ilha,2005, dirigido por Michael Bay.. O acadêmico deverá escolher um filme e fazer uma resenha para entregar como parte da avaliação da prova Parcial 1. As orientações serão postadas no portal. Data para entrega: 17 e 19 /09/2012.

29 Análise do Filme: Quase Deuses, dirigido por Joseph Sargent. As questões que direcionaram a análise serão postada no portal. Data de Entrega: 05 e 07 de Novembro

30 OBSERVAÇÕES: : a)TODAS as atividades relacionadas a esta disciplina deverão ser: MANUSCRITAS. (caneta Azul ou preta) b) Será observada a coesão e coerência no processamento das questões. c) Também serão consideradas as relações lógicas discursivas presentes em cada produção textual. (respostas das questões).

31 Data de entrega das atividades Serão criteriosamente observadas.

32 O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores... (William Shakespeare)

33 Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contando que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. (M. Ghandhi)

34


Carregar ppt "Plano de Ensino Curso: Núcleo de Disciplinas Integradas Disciplina: Ética, Política e Sociedade Semestre: 2º Corpo Docente: Maria Cleunice Fantinati da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google