A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.comPresenterMedia.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.comPresenterMedia.com."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.comPresenterMedia.com

2

3

4

5 Dia da prova

6 ONTEM SELETIVA SADICA CLASSIFICATÓRIA EXCLUDENTE PUNITIVA PREMIAR OS EXCELENTES DENEGRIR OS MEDIOCRES AUTORITÁRIA REPRODUTORA FORMAL A AVALIAÇÃO DO PASSADO

7 Não é errado, mas não é uma maneira completa de avaliar, pois dessa forma o professor estará analisando apenas a capacidade que o aluno possui de memorizar técnicas e regras, assim não oferecendo informações sobre a aprendizagem efetiva do aluno.

8

9 GRADE CURRICULAR DISCIPLINA PROVAS

10 SUBMISSÃO AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTO AUSÊNCIA DE SENSO CRÍTICO PASSIVIDADE REPETIÇÃO ALIENAÇÃO

11 Revolta

12

13 CRIATIVIDADE?

14 RACIOCÍNIO?

15

16 Vídeo

17 – Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. Para Luckesi

18 – Examinar é classificatório e seletivo, e por isso mesmo, excludente, já que não se destina a construção do melhor resultado possível, e sim a classificação estática do que é examinado. – São situações opostas entre si, porém, nossos professores, em seu cotidiano não percebem tal distinção e quando dizem que estão avaliando, na verdade estão examinando.(p. 84) Para Luckesi

19 – A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, no sentido indagativo, investigativo, do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais. (p.17) – A avaliação é reflexão transformada em ação e não uma mera medição. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento. (p.18) Para Jussara Hoffmann

20 – A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos; – Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. – A avaliação é um processo que deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem. Para Perrenoud (1999)

21 Como deve ser! HOJE REGULATÓRIA MEDIADORA MOTIVADORA MOBILIZADORA SÓCIO AFETIVA COGNITIVA PROCESSUAL DIAGNÓSTICA CONTÍNUA QUALITATIVA INFORMAL

22 2- Auto-avaliação 3- Testes e provas 1- Observações do professor

23 3- Testes e provas 3.1-Rotineiros São os usuais que já propomos em sala de aula e encontramos em livros didáticos. 3.2-Desafiadores São as avaliações que desafiam o raciocínio do aluno. Esses modelos de avaliação podem ser realizados: * individuais, em dupla ou em grupos; * na escola e/ou em casa; * com ou sem consulta; * escritos ou orais; * em duas ou mais etapas;

24 Exemplos de testes com várias etapas: a) O aluno faz a prova, recebe a prova corrigida e depois refaz o que não acertou e entrega as novas soluções ao professor; b) O aluno faz a prova, em sala de aula e entrega ao professor. Leva para casa outra prova coloca mais detalhes, e o professor analisa as duas provas; c) O aluno faz a prova, o professor marca as questões que estão incompletas identificando os erros e solicita que o aluno refaça; d) O aluno faz a prova, o professor faz a correção, mas não especifica onde estão os erros, devolve a prova ao aluno e pede que refaça as questões que estavam erradas.

25 6- Avaliações elaboradas pelos alunos O professor pode solicitar que os alunos inventem situações semelhantes às que foram exploradas em sala de aula. Troca as atividades criadas entre os grupos, para estes solucioná-las. Formação de mapas mentais Apresentação de seminários, maquetes, feira de ciências, gincanas

26 A avaliação formativa.

27


Carregar ppt "Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.comPresenterMedia.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google