A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- simples (apenas um núcleo) Determinados - composto (mais de um núcleo) - oculto/elíptico (núcleo subentendido)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- simples (apenas um núcleo) Determinados - composto (mais de um núcleo) - oculto/elíptico (núcleo subentendido)"— Transcrição da apresentação:

1

2 - simples (apenas um núcleo) Determinados - composto (mais de um núcleo) - oculto/elíptico (núcleo subentendido)

3 1º Caso - verbo na 3ª. P.P Indeterminado 2º Caso - verbo na 3ª. P.S + SE Oração sem sujeito – verbos impessoais

4 Não apresenta núcleo expresso nem subentendido. * 1º. Caso Verbo na 3ª. Pessoa do Plural Assassinaram a gramática. Disseram muitas inverdades a meu respeito. Furtaram a minha inteligência. Espantaram os mais velhos com falsas teorias.

5 2º. Caso Verbo na 3ª. Pessoa do singular + SE V.I. + se V.T.I. + se V.L. +se Acredita-se em fantasmas. Não se acredita em fantasmas. Vive-se muito bem neste país. Não se deve nadar neste rio. Era-se feliz aqui. Nunca se foi alegre aqui.

6 V.T.D. + SE = TEM SUJEITO. Vende-se esta casa Desvendaram-se os casos de assassinato.

7 * Alugam-se salas

8 Vendem-se bicicletas em bom estado.

9 Ausência da preposição DE

10 * Consertam-se sapatos – bolsas – jaquetas...

11 Pelo menos, a gramática está correta! :D

12 Ocorre com verbos impessoais: - existir - HAVER - tempo - FAZER / ESTAR / FICAR - temperatura

13 - ventar, trovejar, - FENÔMENOS - relampejar, chover DA NATUREZA - ventar, amanhecer - anoitecer, entardecer - tempo - SER - distância

14 Funcionam como sujeito simples -S-Substantivo A estrela Dalva no céu desponta. -P-Pronome do caso reto Eles não mais retornaram ao esconderijo. -P-Pronome oblíquo Mandei-os entregar o documento ao advogado. -P-Pronome demonstrativo Isso não demonstra a sua coragem.

15 -P-Pronome indefinido Alguém me disse que tu andas. -P-Pronome interrogativo Quem me chamou? -P-Pronome de tratamento Vossa Excelência não sabe a verdade. -P-Pronome relativo Encontrei o poeta que escreveu várias obras. -V-Verbo Pesquisar estimula o meu aprendizado -O-Oração É essencial que se produza mais livro.

16 Apresenta mais de um núcleo Nem o governo nem a sociedade importam-se com o aumento da violência. Não só a música, mas também a poesia ajudam-me a viver melhor. Desapareceram da minha vista as sombras e as pessoas más.

17 Não há a presença de núcleo, mas fica subentendido Ocorre o sujeito elíptico: 1ª. Pessoa do singular Ando devagar porque já tive pressa (eu) 2ª. Pessoa do singular Pai, afasta de mim este cálice. (tu) 3ª. Pessoa do singular Encontrou um amor morno. (ele)

18 1ª. Pessoa do plural Conseguiremos um novo argumento. (nós) 2ª. Pessoa do plural Participareis de todas as reuniões. (vós) Imperativo Traga-me um copo dágua... (você) Digam-me a verdade. (vocês)


Carregar ppt "- simples (apenas um núcleo) Determinados - composto (mais de um núcleo) - oculto/elíptico (núcleo subentendido)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google