A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOOC – Massive Open Online Course

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOOC – Massive Open Online Course"— Transcrição da apresentação:

1 MOOC – Massive Open Online Course

2 Os MOOCs – Massive Open Online Course, apresentam um novo cenário para EAD, no que se refere, a transição da lógica da distribuição (transmissão), para a lógica da comunicação (interatividade) entre os mais diversos perfis de usuários. Tem seus pilares fundamentados na democratização do acesso a conteúdos educacionais validado por especialistas, e na interatividade como processo comunicacional em sua centralidade. Atualmente, os MOOCs representam para a EAD, uma mudança nos processos de aprendizagem online, intensificando a aprendizagem, colaboração e a interação, troca de ideias, dúvidas, compartilhamento de experiências e ao mesmo tempo, na construção coletiva de seus estudantes

3 MOOC – Massive Open Online Course
Língua Portuguesa

4 COMPETÊNCIAS – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Dominar linguagens Compreender fenômenos Entender situações problema Construir argumentações Elaborar propostas Para a primeira fase 5 grandes competencias terão habilidades contempladas no currículo do curso.

5 ARQUITETURA HIPERTEXTUAL
CONTEÚDOS ARQUITETURA HIPERTEXTUAL You Tube VÍDEOS COM ESPECIALISTAS FB GRUPOS FACEBOOK T NOTIFICAÇÕES VIA TWITTER B BLOGS TXT CONTEÚDOS DE REFERÊNCIA AVA AMBIENTE DIGITAL APRENDIZAGEM RSS REALLY SIMPLE SYNDICATION g+ Google +

6 ESTUDANTE- DINÂMICA DE ATIVIDADES CONSTRUÇÃO COLABORATIVA – APRENDIZAGEM ENTRE PARES
REDES SOCIAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATIVIDADES OBJETIVAS/assimiliação e desempenho MOOCs ENCONTROS SINCRONOS CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FÓRUM GERAL

7 PROPOSTA Desenvolver um programa de nivelamento para Língua Portuguesa no Ensino Superior, utilizando conteúdos e ambientes digitais, para atender defasagens de aprendizagens em alunos calouros das competências e habilidades, previstas nos parâmetros curriculares do Ensino Médio. Construir um MOOC - Massive Open Online Course para aplicação hipertextual desses conteúdos, que possibilite ao egresso no Ensino Superior, experiências de aprendizagem significativas, tanto em EAD, quanto para o efetivo desenvolvimento das competências e habilidades previstas nos parâmetros curriculares do Ensino Médio.

8 OPERAÇÃO Firmar parceria com a ABMES para oferta gratuita do curso as IES conveniadas. Desenvolver material de divulgação para as IES. Construir design educacional hipertextual que permita a caracterização de um MOOC - Massive Open Online Course. Desenvolver os ambientes de aprendizagem (conteúdos, atividades, avaliações, acompanhamento e feedback). Organizar estratégias de divulgação em redes sociais.

9 OPERAÇÃO Criar parâmetros e indicadores de desempenho para que os alunos possam acompanhar seu progresso. Consolidar métricas de acompanhamento dos alunos. Emitir relatórios de aproveitamento as IES. Rodar um “piloto” no período de 11/03 a 15/04. Apresentação do resultados do projeto piloto até o final de abril. Certificação ao calouro, realizada por cada IES participante.

10 EQUIPE Coordenação do projeto: Prof. Dr. João Mattar
Docente especialista pela área de Língua Portuguesa: Profa. Dra. Debora Mallet Docentes: equipe de pesquisadores do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias do TIDD-PUC-SP. Parceiro: REDU – Rede Social Educacional Apoio: PUC/SP, programa de pós-graduação TIDD– Tecnologia das Inteligência e Design Digital.

11

12

13

14

15


Carregar ppt "MOOC – Massive Open Online Course"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google