A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a engenharia civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a engenharia civil"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a engenharia civil
Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharia Curso de Engenharia Civil Professora Estela Garcez

2 Objetivos da disciplina
Objetivo Geral: Motivar o estudante através de conhecimento de: princípios da engenharia civil, da tecnologia aplicada ao setor da construção civil, formação acadêmica do profissional engenheiro civil e de suas atribuições, bem como de suas respectivas áreas de atuação. Objetivos Específicos: Conhecer a estrutura do Curso, da Faculdade e da UFPel Conceituar ciência, tecnologia, engenharia, engenheiro e engenharia civil; Conhecer as atribuições do profissional e suas respectivas áreas de atuação; Conhecer diversas obras (algumas, in loco), evidenciando diferentes tecnologias, matérias, porte da construção e destino.

3 Ementa e programa EMENTA
Organização do curso de Engenharia Civil. Outras engenharias na UFPel. Atividades de ensino e pesquisa propostos. Caracterização da profissão, de suas diversas áreas e do profissional. Formação acadêmica do engenheiro civil e suas atribuições profissionais. Oportunidades ocupacionais. O setor da construção civil na cidade, no estado e no país. PROGRAMA Unidade 1: O curso de Engenharia Civil na UFPel Unidade 2: Ciência e tecnologia, engenharia, engenheiro. Unidade 3: Formação, atribuições, áreas e campos de trabalho do engenheiro civil

4 bibliografia Bibliografia Básica
BAZZO, W. A. & PEREIRA, L. T. V. – Introdução à Engenharia. Florianópolis: Editora da UFSC, p. LINSINGEN, Irian Von, et. al. Formação do Engenheiro. Florianópolis: ed. UFSC, p. bibliografia Complementar PEREIRA, Luiz T. do V.; BAZZO, Walter A. Ensino de Engenharia – na busca do seu aprimoramento. Florianópolis, SC: ed. UFSC, p. Naviero, R. M. e Oliveira, V. F. (organizadores). O Projeto de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial. Juiz de Fora - MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, p.

5 Unidade 1: O curso de Engenharia Civil na UFPel
Denominação: CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Modalidade: Presencial. Titulação conferida: Engenheiro Civil. Regulamentação profissional: Decreto de 11 de dezembro de 1933; Lei de 24 de dezembro de 1966. Ato de Autorização do Curso: Portaria Nº 941, de 06 de Julho de 2010 – Gabinete do Reitor. Unidade Acadêmica: Centro de Engenharias. Carga Horária Total e Número de Créditos do Curso: 4896 horas e 288 créditos. Regime Acadêmico: Semestral. Duração do curso: 10 semestres. Turnos: Manhã e Noite. Número de vagas oferecidas: 44 vagas anuais Prazos mínimo e máximo para integralização do currículo: 9 e 16 semestres, respectivamente.

6 Unidade 1: O curso de Engenharia Civil na UFPel
O curso de Engenharia Civil épleno, formando nas seguintes áreas da Engenharia Civil: • Construção Civil; • Sistemas Estruturais; • Hidrotecnia e Saneamento; • Transportes; • Geotecnia.

7

8 Área:Ciclo Básico

9 Área: Sistemas Estruturais

10 Área:Hidrotecnia e Saneamento

11 Área:Geotecnia

12 Área: Construção Civil

13 Área:Transportes

14 Professores

15

16

17

18 Estágios Curricular de vivência (até o 4 semestre) Extra-curricular
Curricular Supervisionado (do 7 ao 8 semestre) LEI Nº , DE  25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no , de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória  no , de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

19

20

21 Atividades complementares 6 créditos

22 Carga horária livre – 20 créditos

23 TCC

24 Projeto de edificações

25 Disciplinas optativas

26 Núcleo de matemática

27 Centro de engenharias

28

29

30

31 Contato Coordenadora do Colegiado do Curso:


Carregar ppt "Introdução a engenharia civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google