A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharia Curso de Engenharia Civil Professora Estela Garcez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharia Curso de Engenharia Civil Professora Estela Garcez."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharia Curso de Engenharia Civil Professora Estela Garcez

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Objetivo Geral: Motivar o estudante através de conhecimento de: princípios da engenharia civil, da tecnologia aplicada ao setor da construção civil, formação acadêmica do profissional engenheiro civil e de suas atribuições, bem como de suas respectivas áreas de atuação. Objetivos Específicos: Conhecer a estrutura do Curso, da Faculdade e da UFPel Conceituar ciência, tecnologia, engenharia, engenheiro e engenharia civil; Conhecer as atribuições do profissional e suas respectivas áreas de atuação; Conhecer diversas obras (algumas, in loco), evidenciando diferentes tecnologias, matérias, porte da construção e destino.

3 EMENTA E PROGRAMA EMENTA Organização do curso de Engenharia Civil. Outras engenharias na UFPel. Atividades de ensino e pesquisa propostos. Caracterização da profissão, de suas diversas áreas e do profissional. Formação acadêmica do engenheiro civil e suas atribuições profissionais. Oportunidades ocupacionais. O setor da construção civil na cidade, no estado e no país. PROGRAMA Unidade 1: O curso de Engenharia Civil na UFPel Unidade 2: Ciência e tecnologia, engenharia, engenheiro. Unidade 3: Formação, atribuições, áreas e campos de trabalho do engenheiro civil

4 BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAZZO, W. A. & PEREIRA, L. T. V. – Introdução à Engenharia. Florianópolis: Editora da UFSC, p. LINSINGEN, Irian Von, et. al. Formação do Engenheiro. Florianópolis: ed. UFSC, p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR PEREIRA, Luiz T. do V.; BAZZO, Walter A. Ensino de Engenharia – na busca do seu aprimoramento. Florianópolis, SC: ed. UFSC, p. NAVIERO, R. M. e OLIVEIRA, V. F. (organizadores). O Projeto de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial. Juiz de Fora - MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, p.

5 UNIDADE 1: O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NA UFPEL Denominação: CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Modalidade: Presencial. Titulação conferida: Engenheiro Civil. Regulamentação profissional: Decreto de 11 de dezembro de 1933; Lei de 24 de dezembro de Ato de Autorização do Curso: Portaria Nº 941, de 06 de Julho de 2010 – Gabinete do Reitor. Unidade Acadêmica: Centro de Engenharias. Carga Horária Total e Número de Créditos do Curso: 4896 horas e 288 créditos. Regime Acadêmico: Semestral. Duração do curso: 10 semestres. Turnos: Manhã e Noite. Número de vagas oferecidas: 44 vagas anuais Prazos mínimo e máximo para integralização do currículo: 9 e 16 semestres, respectivamente.

6 UNIDADE 1: O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NA UFPEL O curso de Engenharia Civil épleno, formando nas seguintes áreas da Engenharia Civil: Construção Civil; Sistemas Estruturais; Hidrotecnia e Saneamento; Transportes; Geotecnia.

7

8 Área:Ciclo Básico

9

10

11 Área:Geotecnia

12

13 Área:Transportes

14 PROFESSORES

15

16

17

18 ESTÁGIOS Curricular de vivência (até o 4 semestre) Extra-curricular Curricular Supervisionado (do 7 ao 8 semestre) LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1 o de maio de 1943, e a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis n os 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6 o da Medida Provisória n o , de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

19

20

21 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6 CRÉDITOS

22 CARGA HORÁRIA LIVRE – 20 CRÉDITOS

23 TCC

24 PROJETO DE EDIFICAÇÕES

25 DISCIPLINAS OPTATIVAS

26 NÚCLEO DE MATEMÁTICA

27 CENTRO DE ENGENHARIAS

28

29

30

31 Contato Coordenadora do Colegiado do Curso:


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharia Curso de Engenharia Civil Professora Estela Garcez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google