A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar

2 Aprendizagem Tradicional Transmissão de conhecimento, Centrado no professor, Disciplinar, Avaliação norma referenciada e somativa, Centrada no hospital, doença. Inovadora Construção do conhecimento, Centrado nos sujeitos que aprendem, Interdisciplinar, Avaliação critério referenciada e formativa e somativa, Baseada/orientada na comunidade.

3 Para além da Aprendizagem Baseada em Problemas... Novas perspectivas

4

5 Transformar a formação implica mudanças: na concepção de saúde, na construção do saber, na concepção de educação, nas práticas clínicas em todos os espaços de serviços, nas relações entre profissionais e população, entre os próprios profissionais de saúde, nas relações entre professores e estudantes, nas relações de poder entre departamentos e disciplinas.

6 Novas perspectivas Como?

7 Currículo Currículo como instrumento social, cultural e histórico Currículo integrado Currículo como configurador da prática Currículo por competência

8 Currículo integrado Teoria e prática Disciplinas Mundo do trabalho e o da aprendizagem Ciclo básico e ciclo clínico Enfoque clínico e o epidemiológico

9 Aprendizagem centrada nos sujeitos que aprendem trabalho autônomo em pequenos grupos Facilitado pelo professor (tutor/facilitador) Aprendizagem baseada em problemas

10 Processo metodológico Aprendizagem baseada – em situações simuladas da prática ( problemas de papel; pacientes simulados) – em situações reais da prática

11 Confronto experiencial Ciclo de aprendizagem Síntese provisória Busca de informações Nova síntese Portfólio Reflexivo

12 Sessão de tutoria Passo 1: Esclarecimento de termos desconhecidos Passo 2: Definição do problema Passo 3: Tempestade de idéias, estabelecimento de hipóteses ou explicações Passo 4: Arranjo das explicações na tentativa de solução do problema Passo 5: Definição dos objetivos de aprendizagem Passo 6: Busca de informações e estudo pessoal Passo 7: Partilha pelo grupo das informações levantadas por seus membros individualmente Passo 8: Avaliação formativa, auto avaliação, avaliação dos pares. Aprendizagem Baseada em Problemas ABP (PBL)

13 Processo de ensino-aprendizagem no pequeno grupo Identificando problema Formulando explicações Elaborando questões Avaliando processo Buscando novas informações Construindo novos significados Avaliando processo

14 Unidade Educacional: Simulação da Prática Profissional Currículo orientado por competência Situações-problema que consideram os perfis epidemiológico e sócio-cultural- demográfico; Situações-problema equivalentes ao cenário de atuação dos estudantes

15 Unidade Educacional: Prática Profissional Currículo orientado por competência Cenários reais da prática profissional Profissionais dos serviços co- responsáveis pelo processo de aprendizagem Processos de reflexão sobre, na e para a prática

16 Processo metodológico-pedagógico Aprendizagem Significativa

17 Trajetória educacional Métodos clínico e epidemiológico Capacidades prévias Docente facilitador e estimulador do processo de aprendizagem Atividades mais livres Atividades mais instrumentalizadoras Confronto experiencial

18 Processo de Gestão

19 Gestão reflexiva Avaliação de programa Educação permanente dos profissionais envolvidos no processo de formação Participação ativa e reflexiva dos professores e estudantes no processo de mudança Parceria com os serviços de saúde


Carregar ppt "Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google