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O Mercado de Aços Planos na Construção Civil Perspectivas e Investimentos Paulo V. Musetti 55 o Congresso da Associação Brasileira de Metais Rio de Janeiro.

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1 O Mercado de Aços Planos na Construção Civil Perspectivas e Investimentos Paulo V. Musetti 55 o Congresso da Associação Brasileira de Metais Rio de Janeiro Julho-2000

2 Construbusiness Mercado de Aços Planos Segmento de Construção Civil Investimentos Tendências (Produtos e Mercado)

3 CONSTRUBUSINESS: Habitação, Infra-Estrutura e Geração de Empregos Junho-1999

4 Participação no PIB Construção Civil 9,8% Construbusiness 14,8% O Construbusiness é maior do que o setor da Construção Civil definido pelo IBGE, compreendendo também os setores de material de construção, bens de capital para a construção e serviços diversos Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores Construbusiness

5 O setor da Construção Civil responde em média por 9% do PIB e o Construbusiness por 14,8%. A participação do comércio diminuiu de 12% para 8%. Estrutura da Produção Setorial (% do PIB) Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores Construbusiness

6 Em decorrência da desaceleração do PIB, o número de pessoas ocupadas no setor da Construção Civil diminuiu ao longo dos últimos anos, atingindo 3,5 milhões em No período considerado a participação média relativa deste setor no total do pessoal ocupado foi de 6% Pessoal Ocupado no Setor da Construção Civil (milhões de pessoas) Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores Construbusiness

7 Em 1997, o setor da Construção Civil foi o maior empregador do setor industrial Pessoal Ocupado (milhões) Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores Construbusiness

8 Os principais fatores condicionantes do crescimento do Construbusiness estão relacionados com a oferta e a demanda de produtos e serviços, além da disponibilidade de recursos DEMANDA PODER AQUISITIVO OFERTA RACIONALIZAÇÃO/ INDUSTRIALIZAÇÃO DO PROCESSO RECURSOS ATRATIVIDADE E DESREGULAMENTAÇÃO Construbusiness Fonte: Construbusiness - FIESP/Trevisan Consultores

9 Mercado de Aços Planos

10 Participação da Construção Civil no Consumo Aparente de Aços Planos (CG, LQ, LF, EG e HDG) Fonte: IBS/Análise CSN Mercado de Aços Planos

11 Evolução do Consumo Aparente de Aços Planos na Construção Civil (CG, LQ, LF, HG e HDG) Fonte: Análise CSN Mercado de Aços Planos

12 Do total de 1,8 milhões de t vendido para a construção civil, a rede de distribuição representa 31%. Participação da rede de distribuição no total de vendas para a construção civil Total = 1,8 milhões de t Rede de distribuição Participação dos produtos no total de vendas para a construção civil Total = 1,8 milhões de t LQ LZ LF CG Fonte: Análise CSN Mercado de Aços Planos Estruturas Tubos Perfis em Geral

13 Distribuição Setorial de Vendas CSN Mercado Interno LQ, LF, LZ e FM Distribuição e Processamento 40% Utilidades domésticas 9% Embalagens 22% Construção civil (Vendas diretas) 13% Ind. Automobilística 12% Demais setores 4% Mercado de Aços Planos

14 Segmento de Construção Civil

15 Mercado de Construção Civil nos EUA Outros Materiais 56% Aço 46% Mercado Potencial Residencial Basicamente LZ Participação baixa: 3,6% Taxa de crescimento: 24% a.a. Mercado Potencial: 13 mihões t. A indústria local criou grande programa de marketing para recuperar a queda de 54% para 46% do share ocorrida entre 1995 e 1998, e chegar a uma participação de 65% a70% em Segmento de Construção Civil Fonte: ECCS-EUROPEAN CONVENTION FOR CONSTRUCTIONAL STEELWORK

16 Mercado de Construção Civil no Reino Unido Total de edificações Total de construções térreas não residenciais Aço 65% Aço 95% Mercado consolidado onde a indústria local pratica ações permanentes de marketing e desenvolvimento de produtos para garantir o share conquistado. Segmento de Construção Civil Fonte: ECCS-EUROPEAN CONVENTION FOR CONSTRUCTIONAL STEELWORK

17 Mercado de Construção Civil no Brasil Não há estatísticas confiáveis neste segmento quanto a participação dos diversos produtos. Segundo estudo CSN, o mercado residencial tem potencial de consumo de aço de 4,5 milhões de toneladas por ano. Estima-se que o participação do aço neste segmento seja menor que 3%. 8 empresas 120 mil t. Outros 380 mil t. Capacidade instalada de fabricantes de estruturas metálicas Em relação a oferta total de fabricantes de estruturas, estimada em 500 mil t / ano, apenas 8 empresas, com capacidade equivalente a 120 mil t / ano (24% do total) são reconhecidas pelo mercado com requisitos de qualidade Fonte: ABCEM Segmento de Construção Civil

18 CADEIA DE VALORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL (ESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES) O sucesso da construção metálica no Brasil depende menos de resolver questões culturais e muito mais de entender a cadeia de valores do mercado da Construção Civil e lhe oferecer soluções técnicas e mercadológicas. Cliente ArquitetoEngenheiro Construtor Fabricante de Estrutura Beneficiador Distribuidor Siderúrgica Usina de Concreto Fabricante de Cimento CADEIA DE FORNEC. DO CONCRETOCADEIA DE FORNEC. DO AÇO Revenda Segmento de Construção Civil

19 Investimentos

20 Aumento de Oferta em Aços Planos CST/USINOR Novo laminador de Tiras a Quente: 2 milhões t. Linha de Zincagem (VEGA): 400 mil t. USIMINAS Linha de Zincagem: 400 mil t. COSIPA Lingotamento Contínuo : 1,5 milhão t. * AÇOMINAS (Não Planos) Laminador de Perfis: 450 mil t. Investimentos

21 Investimento : US$ 250 Milhões Produção: t/ano Localização : Porto Real - RJ Produtos: Aços Galvanizados Investimentos CSN GalvaSud S.A. Investimentos CSN GalvaSud S.A. Investimentos

22 BR-376 Av. das Araucárias FSA REPAR Curitiba 25 km Investimentos CSN CISA Investimentos Investimento: US$ 222 Milhões Produção : t/ano Local: Araucária-PR Principais produtos : Galvanizados, Galvalume ® e pré-pintado

23 OFERTA DE AÇOS PLANOS (Baseado na Capacidade dos Equipamentos) Chapa Grossa + Laminado a QuenteLaminado Zincado 6,5 milhões 1,2 milhão 8,5 milhões 30% 2,6 milhões 116% Toneladas Investimentos Fonte: Análise CSN

24 Tendências

25 PRODUTOS Aços galvanizados em geral Aços de maior resistência mecânica revestidos e não revestidos Aços com revestimento Zinco-Alumínio (Galvalume) Serviços agregados aos produtos MERCADO Sistemas construtivos integrados Normatização do setor de construção Busca por qualidade sem agregar custos (industrialização) Construtoras atuando como integradoras e o mercado fornecendo soluções Tendências

26 FIM


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