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CONSTRUÇÃO DE EQUIPES E TIMES DE TRABALHO

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Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DE EQUIPES E TIMES DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DE EQUIPES E TIMES DE TRABALHO
O QUE É UMA EQUIPE ? Profª Denise Ferreira

2 Um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada, a comunicação é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas, a confiança é grande, assumem-se riscos. Profª Denise Ferreira

3 “Agindo em conjunto, como um grupo, as pessoas conseguem realizar coisas que nenhum indivíduo sozinho jamais poderia esperar realizar”. (ROOSEVELT) Profª Denise Ferreira

4 Identifique os tipos de “equipes”
Equipe Funcional Um grupo organizado que se reporta a um único chefe e pode ou não ser obrigado a trabalhar em conjunto, para atingir os objetivos do grupo. Profª Denise Ferreira

5 Equipe multifuncional
Tipos de “equipes” Equipe multifuncional Um grupo formado por membros provenientes de diferentes áreas de uma mesma organização, cujo tempo é em parte dedicado ao trabalho em equipe e, em grande parte, dedicado a outras responsabilidades funcionais. Profª Denise Ferreira

6 Tipos de “equipes” Equipe de Ataque
Um grupo formado por membros provenientes de diferentes áreas de uma mesma organização, cujo tempo é totalmente dedicado ao trabalho em equipe. Profª Denise Ferreira

7 Equipe ad hoc ou força – tarefa
Tipos de “equipes” Equipe ad hoc ou força – tarefa Um grupo temporariamente reunido, a fim de resolver determinado problema ou aproveitar determinada oportunidade. Profª Denise Ferreira

8 Tipos de “equipes” Comitê ou Comissão
Um grupo constituído em caráter permanente, que desenvolve e monitora determinada filosofia ou política de trabalho, ou ainda um conjunto de procedimentos. Profª Denise Ferreira

9 Equipe de Alto Desempenho
Tipos de “equipes” Equipe de Alto Desempenho (Times) Um grupo de pessoas detentoras de habilidades complementares que interagem visando um objetivo em comum. 2. Um grupo de pessoas dedicadas a um mesmo propósito, a objetivos de desempenho partilhados e a uma abordagem pela qual se responsabilizam coletivamente Profª Denise Ferreira

10 As Vantagens Das Equipes
Melhor desempenho, a partir de uma base mais ampla de conhecimentos e experiências. Maior criatividade, perspectiva mais aberta e maior eficiência na abordagem aos problemas. A disposição para reagir às mudanças e correr riscos. A responsabilidade nas tarefas, compromisso em comum nos objetivos. A delegação mais eficiente das diversas tarefas. Um ambiente mais estimulante e motivador . Profª Denise Ferreira

11 Os problemas nas equipes acontecem quando:
os objetivos são mal definidos ou conflitantes; as pessoas não trabalham bem em conjunto; a liderança consome tempo; há conflitos entre os membros, causados pelas várias emoções e reações humanas.; o trabalho em equipe diminui severamente a capacidade de produção de cada membro; Gasta-se mais tempo do que o necessário para o desenvolvimento do espírito de equipe; há demora no processo de decisão; há predomínio de um grupo ou facção dentro da equipe. Profª Denise Ferreira

12 Sinais de Fracasso Falta de apoio gerencial recursos insuficientes
liderança inadequada objetivos mal entendidos ou conflitantes concentração apenas nas tarefas, em detrimento do relacionamento interpessoal membros da equipe que não assumem responsabilidade por si mesmos inexistência do sentido de interdependência e de uma visão comum sistemas de recompensa (ou remuneração) inadequados. Profª Denise Ferreira

13 Como Planejar Uma Equipe Produtiva
Qualquer trabalho em equipe tende a seguir um padrão característico. A Equipe: esclarecerá e assumirá os objetivos ( conhecer e entender os propósitos) concordará na abordagem do projeto ( Qual o grau de autonomia?) desenvolverá um processo de execução das tarefas treinará seus membros executará o processo avaliará e corrigirá o processo, conforme os resultados de medição e análise desenvolverá forma de comunicação com todos os interessados. Profª Denise Ferreira

14 Como Planejar Uma Equipe Produtiva
Não se pode colocar pessoas juntas e esperar resultados imediatos.O trabalho em equipe não acontece por mágica, ainda que os membros possuam habilidades extraordinárias. Profª Denise Ferreira

15 Bem - vindos ao mundo real !
A famosa Escola De Administração da Universidade de Harvard está oferecendo a alguns de seus estudantes uma forte dose de realismo. Ao invés de receber o usual estudo de caso como exame de meio de semestre , um grupo experimental de estudantes do primeiro ano de marketing foi dividido aleatoriamente em equipes de quatro pessoas para resolver um problema. O tempo concedido foi de 24 horas para a solução e todos os estudantes receberam a mesma nota.Os estudantes queixaram-se à coordenação de que foram agrupados com pessoas que não escolheram e que não conheciam. Resposta da coordenação: “Bem-vindos ao mundo real!” Profª Denise Ferreira

16 Ferramentas de Liderança de Equipes
Planilha de Trabalho Para a Formação de Equipes Propósito da Equipe: Reformular o banco do website e colocá-lo online. Atividades previstas: Criar uma nova aparência gráfica para todas as telas; atualizar o banco de dados e os formulários; atualizar o conteúdo de todas as áreas de atividades bancárias. Resultados que se pretende alcançar: Um site mais funcional e tolerante com o usuário, para os clientes online que seguirem as normas de segurança e legais. Recursos disponíveis: O orçamento foi aprovado; o fornecedor foi selecionado e o contrato já está assinado; garantido o apoio permanente do departamento tecnológico. Restrições: As restrições devem coincidir com as novas iniciativas de marketing que começarão em junho; a divisão de investimentos está se reorganizando – talvez seja difícil conseguir feedback a tempo. Habilidades e qualificação necessárias: Webmaster e contribuições aprovadas de cada divisão do banco. Membros da equipe previstos Extensão da autoridade decisória (por exemplo, recomendar implementar): Implementar o website. Duração: 7 meses. Profª Denise Ferreira

17 Procure personalidades positivas, pessoas que sejam flexíveis, receptivas, espertas e inovadoras.
Que sejam capazes de deixar seus egos do lado de fora e se disponham a desempenhar seus papéis e atuar em equipe. Procure uma atitude. As habilidades são algo que se pode ensinar a qualquer pessoa que seja inteligente. Profª Denise Ferreira

18 O Desenvolvimento de uma equipe produtiva exige:
Capacidade de comunicação, compreensão, negociação e...paciência! Bom senso e comportamento humano adequado-50% Desejo partilhado de um resultado positivo – 20% Um processo claro – 20% Conhecimentos específicos – 10% (SULLIVAN) Obs: Os conhecimentos especializados são um componente da receita, e não o que a impulsiona. Profª Denise Ferreira

19 Identifique os papéis dentro da equipe
Alguns papéis se superpõem e podem ser alternados entre os membros da equipe. Profª Denise Ferreira

20 Usa a equipe para atingir os objetivos Compreende o projeto todo
PAPEL NA EQUIPE DEVERES Líder da equipe Usa a equipe para atingir os objetivos Compreende o projeto todo Supervisiona o processo Orienta sem se impor Apóia a equipe e os membros da equipe Ajuda a equipe a conseguir relações de trabalho produtivas Orientador da equipe Defende a equipe dentro da organização Comunica-se com os stakeholders Facilitador Programa e conduz as reuniões e outras atividades da equipe Funciona como fonte de recursos Incentiva a plena participação Observadores do processo ou membros da equipe Apóiam o líder e o facilitador, promovendo a cultura de equipe Concentram as energias nas tarefas Acolhem as idéias de todos Secretário Mantém registros sobre as reuniões da equipe Profª Denise Ferreira

21 Visão comum do propósito da equipe
Precisam concordar nas seguintes áreas: decisões pessoais – equipes multifuncionais despesas que ultrapassam o nível orçado contratação de consultorias ou aquisição de recursos adicionais alteração no produtos e na programação da equipe. Profª Denise Ferreira

22 Selecione o tipo correto de integrantes da equipe
Escolher indivíduos que possam contribuir com um mix de qualificações complementares. Escolha também aquelas que tenham potencial para desenvolver as qualificações necessárias. Todas as equipes precisam de uma mescla de experiência técnica/funcional que inclua: Talento para resolver problemas e tomar decisões Habilidades interpessoais Capacidade de trabalho em equipe Profª Denise Ferreira

23 Sugestões para selecionar os membros da equipe
Recrute pessoas que possam contribuir com um mix complementar de qualificações (experiência em gerenciamento de projetos, habilidades financeiras). Selecione pessoas talentosas especialmente em matéria de solução de problemas e tomada de decisões. Solicite informações de chefias e colegas. Procure quem tenha experiência de trabalho em equipe. Profª Denise Ferreira

24 Dimensionamento da equipe
Reúna: uma equipe pequena (de cinco a nove membros) quando as tarefas forem complexas e exigirem habilidades especificas. equipe maior (de até 25 pessoas)quando as tarefas forem simples e contínuas. Divida as grandes equipes em subgrupos, se os membros concordarem em delegar as tarefas conforme as necessidades. Inclua um número ímpar de pessoas,para facilitar as tomadas de decisões. Profª Denise Ferreira

25 Passos seguintes Crie uma marca da equipe – Peça ao grupo que encontrem adjetivos capazes de descrever a filosofia e o propósito da equipe. Elabore uma declaração de missão que seja fácil de lembrar e recorde permanentemente qual é o objetivo. Escolha o processo decisório: o líder decide a partir de sugestões? a maioria decide? os especialistas decidem? decisão por meio de consenso? Obs: aquela que receber o maior apoio da equipe será, em regra, a melhor. Profª Denise Ferreira

26 Melhore a Comunicação interna da Equipe
Certifique-se da clareza dos papéis e das responsabilidades. Como cada membro da equipe percebe o seu papel e o papel do outro. Isso pode amenizar conflitos interpessoais. Profª Denise Ferreira

27 Como avaliar o desempenho
Existem muitas abordagens para medir o sucesso de uma equipe. Os métodos variam em termos de complexidade, custo e tempo exigido. Deve-se avaliar resultado: consecução dos objetivos,satisfação do cliente,volume de trabalho... processo: colaboração,decisões colegiadas,resoluções de conflitos,aprendizagem etc... Profª Denise Ferreira

28 Recompense sua equipe As avaliações ajudam a reforçar os pontos positivos da equipe e a identificar possíveis áreas de aperfeiçoamento. Quando a avaliação estiver vinculada a recompensas criativas e adequadas, sua equipe se sentirá motivada a obter avanços e resultados nos processos. Profª Denise Ferreira

29 Referência Bibliográfica
DONNELLON, ANE. Liderança De Equipes:escolha sua equipe, comunique as metas, defina as funções, crie um clima de confiança:soluções práticas pra os desafios do trabalho. Rio de Janeiro, ed. Campus, 2006 MOSCOVIC, Fela . Equipes Dão Certo: a multiplicação do talento humano. 9ª ed. – Rio De Janeiro: José Olympio,2004 FLEURY, M.T. L.Cultura e poder nas organizações. São Paulo, Atlas,1989 Profª Denise Ferreira


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