A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012
Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues NARRATIVAS DIGITAIS APOIANDO O PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO. Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012

2 Ana Carolina Querotti de Freitas 8 anos André Cardoso Lucca 8 anos
Alunos: Ana Carolina Querotti de Freitas         8 anos André Cardoso Lucca                           8 anos Andriele da Rosa Garcia                     10 anos Francine Pinto Brandão                        8 anos João Davi Nunes Fontoura anos Júlia pereira dos Santos anos Juliene Camile da Silva Padilha anos Kailaine de Almeida Ferreira anos Leonardo Moraes Pinto anos Thalita de Paula Brito anos

3

4 Proposta pedagógica: Construção de narrativas digitais utilizando o site Storybird como intervenção pedagógica na alfabetização e letramento no segundo ano do ensino fundamental.

5 O que é Storybird?

6 As histórias criadas podem ser comentadas e compartilhadas por e-mail.
O Storybird é um site, em inglês, para a criação de histórias   em forma de livro digital, usando  ilustrações já existentes no site.  As histórias criadas podem ser comentadas e compartilhadas por . O professor pode criar uma conta gratuita e adicionar seus alunos. Cada aluno cria um login e uma senha para entrar no site e construir suas histórias, podendo ainda editar e comentar as feitas pelos colegas.

7 Desenvolvimento da atividade:
Após a criação da conta no site, a turma passou a trabalhar com a construção das histórias. Os próprios alunos passaram a localizar o site na internet e também utilizá-lo de forma autônoma, mesmo estando em outra língua. (inglês) A partir de então os alunos passaram a questionar a professora e outros colegas a respeito de particularidades da escrita, com dúvidas sobre a ortografia e estruturação de frases, pontuação e convenções da linguagem. A atividade ainda está em desenvolvimento e os demais alunos da turma também terão oportunidade de construir suas narrativas.

8 Resultados: Inicialmente as crianças escreviam histórias curtas com pouco desenvolvimento e encadeamento. Ao decorrer da atividade passaram a escrever histórias com bom enredo, apresentando narrador, personagens, tempo, espaço e uma maior preocupação com a linguagem e ortografia. Passaram também a escrever e ler mais e melhor. Além de expressarem prazer e envolvimento na atividade uma série de outras aprendizagens implícitas se apresentaram ao longo da mesma, entre elas colaboração, participação, elevação da auto-estima e respeito pela opinião do outro.

9

10 Conclusão: Acredito que as situações de construção de narrativas no ambiente digital, auxiliam no desenvolvimento das habilidades do uso da escrita, onde o educando apropria-se do escrever como busca de interlocução e de expressão pessoal, gerando aprendizagens  que devem ser proporcionadas na escola. (SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever.)  As histórias são fonte para diversas aprendizagens que contribuem para a  construção do sujeito, sendo também excelentes recursos para conhecer a  linguagem com a qual se escreve. 

11 Referências: Imagens:
Citação: SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever. Disponível em:  http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p _c.pdf acessado em: 27/10/2012 Site:


Carregar ppt "Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google