A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.rgnuevagestion.com Oportunidades no mercado imobiliário da Ucrânia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.rgnuevagestion.com Oportunidades no mercado imobiliário da Ucrânia."— Transcrição da apresentação:

1 Oportunidades no mercado imobiliário da Ucrânia

2 Indicadores macroeconómicos População: 48 milhões. Área: 603,2 km 2 ou 5,7% da Europa ou 0,44% do mundo. Crescimento do PIB: Janeiro-Junho 2006 de 5,4%. 3189,5 milhares m 2 foram construídos nos 6 meses de Volume de construção, Janeiro-Agosto de 2005 e em 2006 cresceu 7,1%. Exportações: Janeiro-Agosto de ,7 milhões $ e importações no valor de ,4 milhões $. IPC, Agosto 2006(referência), 103,8% desde o início de Taxa de desemprego: 2,5% O rendimento populacional, incluindo o IPC, cresceu 19;5% comparativamente com o ano anterior. Depósitos bancários anuais em $: 9-12%

3 Porquê a Ucrânia? Não existem restrições ao nível da propriedade urbana internacional, incluindo os terrenos (tanto públicos como privados) Cada ano que passa, a procura de imóveis e de terrenos tem vindo a aumentar, sendo que essa procura ainda está longe de ser satisfeita. Crescente procura anual de imóveis por parte da população e dos estrangeiros, em todos os sectores, devido à reduzida disponibilidade de m 2 comparativamente com a média europeia, e pela fraca qualidade das antigas casas soviéticas. Tributação: - 15% constante sobre o rendimento (pessoas singulares) - 15% constante para as empresas, pessoas colectivas - as propriedades não estão sujeitas a tributação

4 Estudo de mercado da propriedade residencial Em 2005, em Kiev, construíram-se 1.107milhares m 2 (mais 5,4% do que em 2005, que registou milhares m 2 e 4,9% mais, comparado com 2003, ou seja milhares m 2 ) As empresas de construção prevêem construir 2,5 milhões m 2 durante Segundo o plano de desenvolvimento de Kiev, decidiu-se aumentar o capital de metros quadrados residenciais em mais1,5 vezes até Segundo o previsto pelo Instituto Nacional de Estatística da Ucrânia, o volume de construção cresceu aproximadamente 51,5% durante os últimos 5 anos. Kiev não é a única região em desenvolvimento: a região de Chemigiv, à semelhança de Kiev, desenvolveu-se intensamente durante os últimos anos (23,4% e 22,6% respectivamente)

5 Estudo de mercado da propriedade residencial Fonte: OECD

6 Estudo de mercado da propriedade residencial APARTAMENTOS: - Custo do projecto, da construção e dos terrenos, desde 900$/m 2. - Preço de venda, desde 1200$/m 2 - Andares em segunda mão, desde 1400$/m 2 - Casas particulares, nos arredores de Kiev: - localização até 30km da cidade. - preço do terreno, desde 200$/m 2 até 10$/m 2 - custo da construção, desde 500$/m 2 - superfície média das casas, desde 200m 2 - preço médio de venda, desde 100$/m 2 Fonte: OECD

7 Estudo de mercado em , resumo do mercado de escritórios em Kiev Volume de licenças de escritórios (A,B,C) m 2 Licenças profissionais (classe A e B) m 2 Licenças não profissionais (sem classe) m 2 Locação conforme as classes: Classe A60-80 $ por mês por m 2 Classe B $ por mês por m 2 Classe B35-40 $ por mês por m 2 Classe C e licenças não profissionais25-30 $ por mês por m 2 Custos por operação2-6 $ por mês por m 2 Preço de venda $/m 2 Livre distribuição das acções3% IVA20% Depósito de seguro1-3 months

8 Estudo de mercado em , o mercado comercial de imóveis não se encontra ainda desenvolvido A área de escritórios em Kiev é de aprox m 2 (9-10% da globalidade do mercado) Os restantes 90% (4,6 milhões m 2 ) são utilizados como centros científicos e de investigação ou para apartamentos privados. Trata-se do rácio mais baixo da Europa Central. Em Varsóvia, o volume de imóveis profissionais é de 2,9 milhões m 2, em Praga de 1,9 milhões m 2 e em Budapeste de 1,6 milhões M 2 Segundo Sergiy Sergienko, director da Mineração Internacional Ucraniana as necessidades de capital são de aprox. 4,5 milhares de m 2 de espaços de escritórios. Como média anual do rácio de construção, este não seria inferior a mil m 2, reduzindo-se assim a necessidade em 1,5-2 milhões m 2, em 2025.

9 Estudo de mercado em , propriedade de armazéns Durante os 6 meses de 2006, a maioria das empresas nacionais e internacionais revelaram interesse em serviços de qualidade de armazéns. Praticamente não existem armazéns com capacidade de classe A e B, quer seja em Kiev quer nos arredores. Actualmente, os grupos HCM e BM são os únicos operadores de armazéns de elevada qualidade em Kiev e arredores. A empresa (BM) tem previsto a construção de diversos centros com mais de m 2. A HCM planeia vender os seus centros logísticos a um investidor estratégico.

10 Conclusões A Ucrânia oferece grandes oportunidades para investir no mercado imobiliário. É possível possuir uma carteira de clientes variada, em diversos sectores. O capital mínimo a investir por operação é de 1,5milhões. $. Período mínimo do investimento: 1 ano. Todos os investimentos comportam um baixo risco e o mercado nacional garantirá os direitos de propriedade. Todos os investimentos serão assegurados por empresas seguradoras prestigiadas. Todos os projectos contarão com profissionais experientes. Os investidores serão sempre os proprietários dos investimentos. Os investimentos estruturar-se-ão com empresas SPV em boas condições fiscais.

11 Negócios CHEGOU A ALTURA DE INVESTIR NA UCRÂNIA E TRABALHAR COM BAIXO RISCO E OBTER ELEVADOS LUCROS

12 Ignacio Razkin General Manager Mobile: Tel Fax Parque Empresarial La Muga Nº 11, Planta 3ª, Oficina ORCOYEN (NAVARRA)


Carregar ppt "Www.rgnuevagestion.com Oportunidades no mercado imobiliário da Ucrânia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google