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SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FIRSUL FANESP FAEC FIPAR INESUL VIRTUAL INESUL CIE Colombo CIE Araucária CIE Imperatriz/MA FIIMP CIE São Luís CIE Londrina CIE.

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1 SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FIRSUL FANESP FAEC FIPAR INESUL VIRTUAL INESUL CIE Colombo CIE Araucária CIE Imperatriz/MA FIIMP CIE São Luís CIE Londrina CIE Bacabal/MA CIE Curitiba

2 MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados e caminhos já tateados pelo conhecimento acadêmico, superando experiências acumuladas, assumindo desta forma a parcela de responsabilidade que lhe cabe, partindo para uma atuação transformadora e criadora, buscando uma sociedade em termos políticos: verdadeiramente aberta e em termos sociais, mais justa.

3 Capacitar indivíduos para que tenham condições de disponibilizar durante seu desempenho profissional os atributos adquiridos na vida social, escolar, pessoal e laboral, preparando-os para lidar com a flexibilidade e rapidez na resolução de problemas. FINALIDADE

4 Currículo por Competências e Habilidades

5 DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

6 Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.

7 FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004

8 FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº /2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

9 COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

10 PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

11 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

12 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

13 A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO A SER APROPRIADO PELOS ALUNOS DEVERÁ SER MEDIADO PELO PROFESSOR.

14 LEMBRETE AS EXPERIÊNCIAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS SÃO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO. SABER OUVÍ-LAS, PARA JUNTOS CRIAR OUTRAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO, SEM REDUZIR A IDENTIDADE DOS ALUNOS À SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É UMA EXIGÊNCIA PARA O PROFESSOR.

15 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR GRADE CURRICULAR - por disciplina MATRIZ CURRICULAR - Módulo Função Sub-função

16 GRADE CURRICULAR CÓD.DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ- REQUISITOS 1º Semestre 43 Introdução à Economia 80 h 44Microinformática 40 h 45Matemática 80 h 46 Teoria Geral das Organizações 80 h 47 Comunicação Oral e Escrita 80 h 48 Metodologia da Pesquisa 40 h Total 400 h

17 CÓD.DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ- REQUISITOS 2º Semestre A 49 Tecnologia da Informação 80 h 50 Processos de Gestão Integrados 40 h 51 Contabilidade Introdutória 120 h 52Estatística 80 h 53 Instituições de Direito 80 h Total 400 h

18 Instituto de Ensino Superior de Londrina Curso: Administração de Empresas Carga Horária Total – 2840 hr/a Carga Horária de Estágio – 420 hr/s MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO MÓDULOFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃOCH Módulo I Profissão Administrador CH 100h Dimensão da Profissão 100 h Gerenciador de Informação 100 h Planejar,organizar, dirigir e controlar as atividades empresariais e do próprio trabalho INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA

19 MÓDULOFUNÇÃOCHSUB-FUNÇÃOCH Módulo II Gestão de Serviços I CH 200h Planejamento organizacional na gestão de serviços I 200 h Planejamento do processo 200 h Operação do ciclo de pessoal Módulo III Gestão de Serviços II CH 200h Planejamento organizacional na gestão de Serviços II 200 h Gestão do processo 200 h Controle e avaliação do processo

20 CONTEÚDOS – Era um fim em si mesmo EMENTA X CONHECIMENTOS – Ligados a sub-função INTERDISCIPLINARIDADE

21 PLANO DE CURSO CURSODISCIPLINATURMASEMESTRE AdministraçãoTeoria Geral da Organização 1º CARGA HORÁRIAPERÍODO DE REALIZAÇÃO TeoriaPráticaTotal OBJETIVO GERAL Fornecer ao acadêmico o primeiro... OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar ao aluno a simulação da base conceitual

22 EMENTA Origens históricas das organizações e ações empreendedoras do passado... CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.História e Origens da Administração 1.1 Teoria da Administração Científica 1.2 Teoria Clássica da Administração VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Provas bimestrais com Consulta

23 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR MÓDULO II – Gestão de Serviços I FUNÇÃO: Planejamento Organizacional na Gestão de Serviços I SUB-FUNÇÃO: Operação do Ciclo de Pessoal – Carga Horária 100 hs COMPETÊNCIAS Conhecer as técnicas de gestão de pessoas; Reconhecer as técnicas para recrutamento e seleção de pessoas; Conhecer as técnicas de correspondência comercial; Conhecer os recursos do software Power Point.

24 HABILIDADES Gerenciar pessoas dentro de um perfil necessário para a empresa; Efetuar o recrutamento e seleção de pessoas; Redigir as principais correspondências de uma empresa; Interpretar textos com ênfase em Administração de Empresas.

25 ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE PESSOAS – Carga Horária 20 hs Recrutamento de Pessoal; Recrutamento de Pessoal; Administração de Salário; Administração de Salário; Seleção de pessoal; Seleção de pessoal; Higiene e Segurança no Trabalho. Higiene e Segurança no Trabalho. Treinamento de Pessoal; Treinamento de Pessoal; LIDERANÇA – Carga Horária 20 hs Estilos de Liderança; Estilos de Liderança; Trabalho em Grupo; Trabalho em Grupo; Competências e Habilidades de um Líder; Competências e Habilidades de um Líder; Comportamento Grupal; Comportamento Grupal; Liderança x Gerenciar; Liderança x Gerenciar; Comportamento Intergrupal. Comportamento Intergrupal.

26 DIREITO TRABALHISTA – Carga Horária 30 hs Empregador; Empregador; Remuneração e Salário; Remuneração e Salário; Terceirização; Terceirização; Duração do Trabalho; Duração do Trabalho; Sociedade Corporativa; Sociedade Corporativa; Higiene e Segurança do Trabalho; Higiene e Segurança do Trabalho; Admissão, Recrutamento e Seleção;Admissão, Recrutamento e Seleção; Término do Contrato de Trabalho. Término do Contrato de Trabalho. Contrato de Trabalho;Contrato de Trabalho; PORTUGUÊS – Carga Horária 20 hs Técnicas de Redação; Técnicas de Redação; Principais tipos de Redação Comercial; Principais tipos de Redação Comercial; Leitura e Interpretação. Leitura e Interpretação. INFORMÁTICA – Carga Horária 20 hs Introdução ao Power Point; Introdução ao Power Point;

27 MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO CONHECIMENTO

28 CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

29 COMPETÊNCIAS ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO.

30 PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto A abordagem por competências junta- se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos.

31 METODOLOGIA Convida os professores a: Considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados Trabalhar regularmente por problemas Criar ou utilizar outros meios de ensino Negociar e conduzir projetos com seus alunos

32 Adotar um planejamento flexível e indicativo e improvisar Implementar e explicitar um novo contrato didático Praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar

33 METODOLOGIA Deve Contemplar: Trabalho com os conhecimentos; Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento: Observação; Compreensão; Classificação; Análise; Síntese; Avaliação.

34 CONHECIMENTO HABILIDADECOMPETÊNCIA Saber fazerPor que fazerComo fazer

35 ESTUDO DE CASOS 1.O que é um caso? É uma estória real ou simulada que no seu bojo ilustra importantes aspectos de uma área de conhecimentos. 2.O que é aprendizagem por estudo de casos? É a análise que se faz de um cenário ou uma situação onde o aluno faz um levantamento da informação relevante, reflete sobre os dados coletados a fim de expressar uma conclusão.

36 3.Quais as metas na análise de casos? Reforçar a compreensão dos principais conceitos, processos e idéias da disciplina. Desenvolver a habilidade do senso crítico. desenvolver a habilidade de análise, síntese e avaliação quando se discute um caso. 4.No Estudo de Caso não temos a intervenção do aluno para resolver situações.

37 DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROPOSTA METODOLÓGICA CENTRAL RESOLUÇÃO PROBLEMA

38 SITUAÇÃO PROBLEMA 1.O que é uma situação problema? É uma ocorrência que necessita de uma proposta para ser solucionada, pois está afetando ou impedindo um bom desempenho. 2.O que é aprendizagem por situação problema? O aluno observa, analisa, vai em busca de novos conhecimentos e formula a proposta de solução.


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