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Filosofia – Unidade 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Filosofia.

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Apresentação em tema: "Filosofia – Unidade 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Filosofia."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia – Unidade 1

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Filosofia

3 Objetivos da Disciplina: Filosofar de modo crítico e criativo sobre a realidade para ampliar sua concepção de mundo; 1/40 Entender que Filosofia é a base de compreensão dos diferentes campos do conhecimento; Apresentar os principais campos de investigação do pensamento filosófico; Analisar os principais temas de estudo da Filosofia e relacioná-los com o exercício da vida profissional.

4 Unidade 1 FILOSOFIA: UM CONVITE A PENSAR 2/40

5 Objetivos da Unidade: Perceber que a discussão e o debate são os pressupostos fundamentais do pensar filosófico; 3/40 Compreender que a Filosofia é a parte integrante da vida social e profissional; Desenvolver uma consciência de sujeito nas diferentes situações da vida social e profissional; Ter atitudes filosóficas perante as diversas circunstâncias da vida; Perceber a influência das novas tecnologias no processo produtivo e nas relações sociais; Refletir sobre a cultura dos povos colonizados na formação de sua consciência;

6 TÓPICO 1 Filosofia nos Tempos Modernos 4/40

7 1 Introdução A Filosofia é tida como Mãe da Ciência, por ser um conhecimento que antecedeu e proporcionou as muitas descobertas e esclarecimentos que hoje acumulamos. Ela surgiu na praça pública, com a interação de pessoas que discutem questões do cotidiano e da existência humana. (Estamos na página 3 da apostila) 5/40

8 2 Virtualidade Em sua origem, a Filosofia nasce na ágora, praça pública, que era em sua época o espaço de interação entre as pessoas. (Estamos na página 3 da apostila) 6/40 ágora – Praça Principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembléias do povo.

9 2 Virtualidade A virtualidade reserva grande potencial de dialogicidade, interação e aproximação que se efetiva num esforço contínuo de construção coletiva deste novo espaço. (Estamos na página 4 da apostila) 7/40

10 3 Hipertextualidade Rompimento com a sequencialidade linear de escrita e de leitura, permitindo ao estudante ser sujeito ativo no processo de aprendizagem. Liberdade de navegação, plataforma às outras navegações. (Estamos na página 5 da apostila) 8/40

11 4 Auto-Organização Passear e ver panoramicamente o mundo é uma forma de despertar nossa curiosidade investigativa. Porém, contentar-se apenas com esta atitude torna-nos meros turistas. (Estamos na página 6 da apostila) 9/40

12 5 Aprendizagem Cooperativa O Groupware, que é composto por softwares e hardwares que permitem a interação e produção de conhecimentos em grupo. (Estamos na página 6 da apostila) 10/40

13 TÓPICO 2 Conceito e Reflexão sobre o que é a Filosofia 11/40

14 1 Introdução Como adverte Sócrates: uma vida sem reflexão não merece ser vivida. Ver o mundo como novidade desperta para a curiosidade e convida ao saber. (Estamos na página 13 da apostila) 12/40

15 2 Surgimento da Filosofia Philos = amigo e sophia = sabedoria Filósofo é amigo do saber. (Estamos na página 13 da apostila) 13/40

16 3 O Papel da Filosofia * Desenvolver a consciência * Desenvolver a criação de conceitos (Estamos na página 14 da apostila) 14/40

17 4 Característica da Filosofia A Filosofia é diferente da religião e da ciência, porém reflete acerca das duas. (Estamos na página 16 da apostila) 15/40

18 TÓPICO 3 Consciência Humana e Filosofia 16/40

19 1 Introdução Em nossa vida agimos, na maioria das vezes, mecanicamente ou de forma programada. Isto é falta de consciência. (Estamos na página 23 da apostila) 17/40

20 2 A Consciência Humana Consciência é a capacidade humana de prever e planejar as próprias atividades, além de avaliá-las na sua execução. (Estamos na página 24 da apostila) 18/40

21 3 A Consciência Racional Razão = latim ratio e grego logos = juntar, calcular, separar, contar, reunir, medir. Racionalidade Científica – baseia-se nos fatos; Racionalidade Filosófica – baseia-se na reflexão e análise dos fatos na sua universalidade. (Estamos na página 28 da apostila) 19/40

22 4 A Consciência Crítica * Olhar o mundo de forma negativa (dizer não aos fatos, aos preceitos...) * Procura questionar o porquê e para quê das coisas. (Estamos na página 28 da apostila) 20/40

23 TÓPICO 4 O Olhar da Filosofia sobre as Rotinas Organizacionais 21/40

24 1 Introdução Da mesma forma que cada organização alimenta uma visão sobre o mundo, sobre a clientela, produtos, etc, a Filosofia busca uma ordem concreta destes nas organizações. (Estamos na página 34 da apostila) 22/40

25 2 Filosofia Organizativa A Filosofia tem uma relação direta com a cultura da empresa. A cultura de uma empresa implica seus padrões de comportamento, as idéias centrais transmitidas por suas ações,e o conjunto de seus valores primordiais. (Estamos na página 34 da apostila) 23/40

26 3 Visão e Missão das Organizações 3.1 Visão A visão está relacionada com a forma de entendimento, com um ponto de vista, com a meta de longo prazo. A visão é a imagem que uma organização faz e projeta ter em seu futuro. (Estamos na página 35 da apostila) 24/40

27 3 Visão e Missão das Organizações 3.2 Missão A missão aponta para o presente. É uma relação direta entre o querer e o fazer. Finalidade, Estratégia, Valores, Padrões e Comportamentos. (Estamos na página 37 da apostila) 25/40

28 TÓPICO 5 Filosofia Grega e as Organizações 26/40

29 2 Sócrates: o diálogo como processo de construção do conhecimento 2.1 O Autoconhecimento Consistia na investigação e questionamento de sua própria vida. Conhece-te a ti mesmo. (Estamos na página 46 da apostila) 27/40

30 2 Sócrates: o diálogo como processo de construção do conhecimento 2.2 O método socrático de investigação Método prático de investigação baseado no diálogo, na conversa, na dialética, com a finalidade de firmar o conhecimento das coisas. Se dá a partir de dois pontos: a ironia e a maiêutica. (Estamos na página 46 da apostila) 28/40

31 2.2 O Método Socrático de Investigação A Ironia Consiste em reconhecer a sua própria ignorância, tendo consciência de que não sabemos tudo. (Estamos na página 47 da apostila) 29/40

32 2.2 O Método Socrático de Investigação A Maiêutica Leva as pessoas a desenvolverem as suas próprias idéias através de questionamentos. (Estamos na página 47 da apostila) 30/40

33 3 Platão e a Organização 3.1 A Teoria das Idéias Platão desenvolveu a teoria dos Dois Mundos, ou seja, o mundo das Idéias e este mundo. (Estamos na página 49 da apostila) 31/40

34 3 Platão e a Organização 3.2 O Mito da Caverna Nesta narrativa, o lado externo da caverna corresponde ao mundo das idéias, enquanto o interior da caverna corresponde às impressões e aparências deste mundo. (Estamos na página 51 da apostila) 32/40

35 4 Aristóteles: Uma Máquina de Pensar Aristóteles fundou sua própria escola chamada Liceu, após a morte de Platão. Seu método de ensino era o peripatético, ou seja, ensinar caminhando. (Estamos na página 57 da apostila) 33/40

36 4 Aristóteles: Uma Máquina de Pensar 4.1 Frase e Pensamentos de Aristóteles * O homem é, por natureza, um animal social e político; * O Estado se coloca antes da família e antes de cada indivíduo, pois o todo deve forçosamente ser colocado antes das partes; * Aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa para bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado; ou é um bruto ou um Deus; (...) (Estamos na página 57 da apostila) 34/40

37 TÓPICO 6 Tecnologia e Ser Humano 35/40

38 1 Introdução Tecnologia: refere-se à aplicação prática das descobertas da ciência; trata-se das artes em geral; conjunto de processos relativos à indústria ou arte. (Estamos na página 64 da apostila) 36/40

39 2 Onde Estamos Com a Revolução Industrial aprendemos a substituir a energia viva (animal e homens) pela energia mecânica (a vapor, petróleo, eletricidade). O Capitalismo tomou velocidade que nos causa espanto. (Estamos na página 64 da apostila) 37/40

40 3 Para Onde Vamos Os otimistas afirmam (de forma utópica), que a máquina está e irá substituir gradativamente o homem nas atividades mais desumanas, liberando o ser humano para atividades mais dignas. (Estamos na página 65 da apostila) 38/40

41 3 Para Onde Vamos Os pessimistas anunciam uma verdadeira distopia: invasão de privacidade (pelas filmadoras, spams, internet, etc.) O ser humano estará cada vez mais escravo da máquina. (Estamos na página 65 da apostila) 39/40

42 4 Inclusão Digital reduz Exclusão Social? O pressuposto é que a exclusão digital aumenta a exclusão social e que, por sua vez, a inclusão digital aumenta a inclusão social. (Estamos na página 67 da apostila) 40/40

43 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.


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