A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BAFÔMETRO Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BAFÔMETRO Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool."— Transcrição da apresentação:

1 BAFÔMETRO Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool

2 A ingestão de álcool e suas consequências Bebidas alcoólicas => estômago/intestino => corrente sanguínea => todas as partes do corpo min (depende: peso corporal, capacidade de absorção do sistema digestório e gradação alcoólica da bebida). Consequência: intoxicação (afeta a coordenação motora e a rapidez dos reflexos) => Leva euforia ou estupor alcoólico => Comprometimento da capacidade para conduzir veículos.

3 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Antes de 2008 => limite capacidade para dirigir com segurança: 0,8 g/L. A partir de junho de Lei Seca (11.705) - 0,2 g/L => multa de R$ 957,70 + sete pontos na carteira + suspensão do direito de dirigir por um ano. (uma lata de cerveja ou uma taça de vinho) - 0,6 g/L => motorista responde a processo criminal + sujeito à pena de seis meses a três anos de detenção. (equivalente três latas de cerveja) Recusa teste bafômetro => multado. A negativa presume que o cidadão está embriagado.

4 1º ano => redução de 9,8% morte nas unidades de saúde por causa dos acidentes no tráfego. 2º ano => alta de 12,4% vítimas da violência no trânsito. pesquisadores da USP => 45% dos motoristas e motociclistas que haviam morrido no trânsito haviam bebido no dia do acidente. Lei teve impacto e adesão diferente pelo Brasil

5 Eliminação do álcool no organismo: (1) Nos pulmões => ar alveolar; (2) Sistema urinário; (3) Metabolização, principalmente no fígado. (1) e (2) => 10% do descarte do álcool do corpo humano. (3) => 90% => consiste na oxidação do etanol (relativamente lenta, por etapas sucessivas e catalisadas por enzimas específicas). Seqüência: CH3CH2OH CH3CHO CO2 + H2O álcool aldeído gás carbônico água

6 Sangue => pulmões (ocorre troca de gases) => parte do álcool passa para os pulmões. Álcool pode ser detectado no sangue => por análise direta do mesmo; ar exalado - bafômetro => álcool => proporcional à concentração do mesmo na corrente sanguínea.

7 A QUÍMICA DOS BAFÔMETROS Descartáveis Mais simples => pequenos tubos contendo mistura sólida de solução aquosa de dicromato de potássio e sílica, umedecida com ácido sulfúrico. Detecção visual - reação de oxidação de álcool a aldeído e - redução do dicromato [amarelo-alaranjada] a: - cromo (III) [verde] - cromo (II) [azul] - final a coloração mista [verde-azulada]. Equação completa: K2Cr2O7(aq) + 4H2SO4(aq) + 3CH3CH2OH(g) Cr2(SO4)3(aq) + 7H2O(l) + 3CH3CHO(g) + K2SO4(aq) alaranjado incolor verde incolor

8 Detecção/medição Soprar para dentro do aparelho através de um tubo (descartável) onde ocorre oxidação do etanol (álcool) a etanal (aldeído). Laboratórios de Medicina Legal => métodos e aparelhos mais sofisticados (espectroscopia no infravermelho e cromatografia gasosa).

9 OFICINA Construção de um modelo simples de bafômetro para comparar os teores de álcool em algumas bebidas alcoólicas * Questão: Qual é a ordem crescente dos teores alcoólico das bebidas: vinho, aguardente e cerveja? Hipótese: *Geraldo A. Luzes Ferreira; Gerson de Souza Mól; Roberto Ribeiro da Silva - Química Nova na Escola, maio de 1997

10 Materiais e reagentes 4 balões de aniversário de cores diferentes; 4 pedaços de tubo plástico transparente de 10 cm de comprimento; 4 tabletes de giz escolar; 4 rolhas para tampar os tubos; algodão/palito solução ácida de dicromato de potássio (40 mL de água + 10 mL de ácido sulfúrico concentrado e 1 g de dicromato de potássio). Atenção! O ácido sulfúrico concentrado é um ácido forte e um poderoso agente desidratante => a solução ácida de dicromato de potássio deve ser manuseada com muito cuidado!!

11 1) Quebre o giz em pedaços pequenos (evite que o pó de giz se misture aos fragmentos). 2) Coloque os fragmentos de giz na placa de Petri e molhe-os com a solução de dicromato de potássio, de maneira que eles fiquem úmidos (não encharcados). 3) Com o auxílio de um palito, misture os fragmentos de giz de forma que o material fique com uma cor homogênea.

12 4) Coloque um chumaço pequeno de algodão em uma das extremidades de cada um dos quatro tubos e depois coloque as rolhas do lado em que se coloca o chumaço de algodão. 5) A seguir, coloque mais ou menos a mesma quantidade de fragmentos de giz nos quatro tubos, utilizando a espátula. 6) Coloque 10 gotas de aguardente no balão AZUL, encha-o de ar e coloque-o no tubo previamente preparado.

13 Os balões deverão conter, aproximadamente, as mesmas quantidades de ar.

14 9) Proceda da mesma forma com os balões restantes e espere o ar escoar dos balões. 10) Compare a alteração nos quatro tubos e indique a ordem crescente dos teores alcoólico das bebidas (vinho, aguardente e cerveja).


Carregar ppt "BAFÔMETRO Proteção da sociedade => prevenção de acidentes de trânsito por meio da detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google