A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação"— Transcrição da apresentação:

1 XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação
VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão UNA Belo Horizonte, 21 de setembro de 2012

2 Breve apresentação Quem sou eu; De “onde” estou falando; Conceito de TS, sua relação com as universidades e alguns exemplos e experiências.

3 Tecnologia Social Produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidos em interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

4 Tecnologia Social – outros elementos
Intensiva em conhecimento Intensiva em mão de obra Poupadora de recursos Baixo custo relativo

5 Construção do conceito
Entendimento geral do conceito de tecnologia A ideia de tecnologia apropriada – transferência e difusão Tecnologias “alternativas” Componente participativo no conceito de TS

6 Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável
A sociedade, em geral, ainda não entendeu essa relação. A construção de outro modelo de desenvolvimento a partir da valorização de suas múltiplas dimensões. Necessidade de investimento em educação, saúde, habitação, produção de alimentos saudáveis, energias renováveis, numa economia de baixo carbono, cooperação. Mas, em geral, não de fala que é preciso repensar o padrão científico e tecnológico vigente, pois ele precisa estar em sintonia com esses anseios.

7 Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável
Ou seja, não é possível promover Desenvolvimento Sustentável, includente, que contribua para a superação das desigualdades, sem investir em uma concepção e uma política de C, T&I que dê sustentação e condições a que esse novo modelo se implemente. É preciso perceber a centralidade da C,T&I nesse contexto. Portanto, discutir Ciência, Tecnologia e Inovação não é apenas “tarefa e responsabilidade de cientistas e acadêmicos”.

8 Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável
A sociedade precisa se apropriar dessa questão e perceber que desde sempre ela já é sujeito produtor de conhecimento e desenvolvedor de tecnologia. Então a “academia” não é importante? Ela é fundamental e sua interação com demais atores da sociedade permitirá que aconteça e se fortaleça a conexão de saberes. Com essa relação fortalecida, os frutos tendem a ser mais próximos de soluções que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável, em diálogo com o Brasil real e a serviço da promoção do bem-estar das pessoas – as que estão vivas e as que virão.

9 Ciência, Tecnologia e desenvolvimento sustentável
É a “solução” decorrente desse processo de interação que hoje chamamos de Tecnologia Social. E há muitas pessoas e organizações, de todos os ambientes, pensando, desenvolvendo e reaplicando essas tecnologias.

10 Qual o desafio que se coloca para nós?
Colocar a ciência e tecnologia a serviço das necessidades sociais. Como?” O desenvolvimento das Tecnologias Sociais é um caminho? O Sistema de C&T está aberto a isso? É preciso dialogar com a sociedade para construir esse caminho.

11 “É necessário conceber as tecnologias sociais como sistemas tecnológicos orientados à geracão de dinâmicas de inclusão, via a resolução de problemas sociais e ambientais” (Professor Dr. Hernán Thomas, Universidade de Quilmes, Argentina)

12 E as Universidades? É possível para a Universidade articular a Extensão, o Ensino e a Pesquisa em favor da produção de Tecnologias Sociais para segmentos populacionais excluídos?

13 Surgem algumas perguntas
Hoje, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são exercidas de forma integrada? Qual tem sido o objetivo dessas atuações? Ação universitária simplesmente ou meio e oportunidade para contribuir com a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida?

14 O desafio Trabalhar com tecnologias sociais pressupõe que as universidades atuem a partir de uma ação processual e contínua, não pontual, em que o conhecimento científico interaja com os demais saberes da população, num diálogo permanente, visando à produção de conhecimentos e sua apropriação para a resolução de problemas concretos das pessoas e de suas organizações.

15 O desafio A Extensão é compreendida como um “processo educativo, científico e cultural que articula o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade”. A Pesquisa passa a ser a descoberta da realidade, dos problemas da população e das respostas aos problemas para a imediata apropriação dos resultados.

16 O desafio Enfim, para que a universidade crie laços com a sociedade de interação e não de transferência de tecnologias, destoadas das realidades vividas, é necessário criar, permanentemente, um ambiente institucional que reforce o caráter indissociável da Extensão, do Ensino e da Pesquisa.

17 “O destino de nossas sociedades, a estabilização e o aprofundamento de nossas democracias, a ampliação do espaço público, a produção dos bens públicos e a construção do futuro da região dependem, provavelmente, da adequada concepção de estratégias de desenvolvimento com base na aplicação de Tecnologias Sociais. Não como uma forma de minimizar os efeitos da exclusão dos pobres, mas como uma forma de viabilizar a inclusão de todos em um futuro possível”. (Hernán Thomas - historiador e diretor do Programa de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, da Universidade de Quilmes, na Argentina)

18 Alguns exemplos de TS em fotos
Captação de água de chuva para consumo humano Foto: Joamir Barros

19 Cisterna de placa – 16 mil litros de água para consumo da família
Foto: Joamir Barros

20 Cisterna calçadão – 50 mil litros de água para produção (P1+2)
Foto: Michelle Lopes

21 Sistema Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
Foto: Arquivo Sebrae

22 Sistema Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
Foto: Arquivo Sebrae

23 Construção em superadobe
Foto: Arquivo Ipec

24 Ensino de matemática para deficientes visuais
Foto: Kenia Ribeiro

25 Metodologia de incubação de empreendimentos solidários – reciclagem de resíduos
Foto: Coppe/UFRJ

26 Muito grata! Larissa Barros


Carregar ppt "XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google