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CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Competências Unidade Aula 7
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Identificação de demandas por competências básicas e específicas
Relatórios de pesquisa CNI/SESI – 2008
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Indústria de Alimentos
Fonte: SESI. Departamento Regional de Minas Gerais. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de alimentos. Belo Horizonte, Nota: Foram atribuídas notas de 0 (nada importante) a 10 (extremamente importante).
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Média de Notas atribuídas às competências necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte.
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Média de notas atribuídas às competências específicas necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte
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Indústria de Calçados Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de calçados. Rio Grande do Sul, 2008.
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Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção na indústria calçadista do Rio Grande do Sul
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Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria calçadista do Rio Grande do Sul
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Indústria da Construção Civil
Fonte: SESI. Departamento Regional da Bahia. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria da construção civil. Bahia, 2008.
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Competências específicas dos profissionais
operacionais da construção civil
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Competências de gestão dos profissionais
operacionais da construção civil
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Indústria da Madeira e do Mobiliário
Fonte: SESI. Departamento Regional do Paraná. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas no setor madeireiro e do mobiliário. Curitiba, 2008.
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e do mobiliário do Paraná (%)
Competências básicas requeridas dos colaboradores da produção das empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)
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e do mobiliário do Paraná (%)
Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%) (continua...)
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e do mobiliário do Paraná (%)
(continuação) Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)
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Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná (continua...)
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(continuação) Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná
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Indústria Metalúrgica
Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria metalúrgica. Porto Alegre, 2008.
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Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção da indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul
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Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul (continua...)
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(continuação) Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul
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Indústria Petrolífera
Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Norte. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas do setor petrolífero. Rio Grande do Norte, 2008.
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Grau de importância das competências básicas dos colaboradores das empresas no ramo de petróleo do Rio Grande do Norte
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Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte (continua…)
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(continuação) Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte
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Indústria Química Fonte: SESI. Departamento Regional de Goiás. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria química. Goiânia, 2008.
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Competências básicas para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico
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Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico (continua…)
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(continuação) Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico
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Indústria Têxtil e do Vestuário
Fonte: SESI. Departamento Regional de Santa Catarina. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria têxtil e do vestuário. Florianópolis, 2008.
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Competências educacionais básicas demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina
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Competências básicas para o trabalho demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina
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Considerações sobre os resultados das pesquisas
A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: para a maioria dos setores industriais, não foram incluídos os empregados do nível gerencial; os resultados da pesquisa aplicada ao setor alimentício apontam dados gerais, não fragmentados por nível funcional; algumas das pesquisas foram feitas através da aplicação de questionários junto aos empregados; outras concentraram a busca de informações junto aos setores de Recursos Humanos das empresas; na pesquisa voltada ao setor da construção civil, optou-se pela coleta de dados em algumas instituições – como IBGE, CBIC, DIEESE – e em trabalhos acadêmicos; (continua...)
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Considerações sobre os resultados das pesquisas
(continuação) A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: algumas pesquisas adotaram a atribuição de notas para mensurar a importância das competências para os trabalhadores; outras classificaram as competências por faixas (alta, média, pouca ou nenhuma importância, por exemplo). Apesar de diferenciadas quanto ao método, as pesquisas, em seu conjunto, produziram informações que poderão ajudar a balizar o direcionamento do trabalho dos educadores em seu fazer pedagógico.
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Na Biblioteca, estão disponíveis os oito relatórios utilizados para a elaboração desta apresentação.
Boas leituras!
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É permitida a reprodução parcial ou total desta apresentação, desde que citada a fonte. BIELLA, Jaime; MEDEIROS, Gilson Gomes de. Competências (Apresentação). Natal: SESI, Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. Disponível em: <
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