A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Competências Unidade Aula 7

2 Identificação de demandas por competências básicas e específicas
Relatórios de pesquisa CNI/SESI – 2008

3 Indústria de Alimentos
Fonte: SESI. Departamento Regional de Minas Gerais. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de alimentos. Belo Horizonte, Nota: Foram atribuídas notas de 0 (nada importante) a 10 (extremamente importante).

4 Média de Notas atribuídas às competências necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte.

5 Média de notas atribuídas às competências específicas necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte

6 Indústria de Calçados Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de calçados. Rio Grande do Sul, 2008.

7 Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção na indústria calçadista do Rio Grande do Sul

8 Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria calçadista do Rio Grande do Sul

9 Indústria da Construção Civil
Fonte: SESI. Departamento Regional da Bahia. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria da construção civil. Bahia, 2008.

10 Competências específicas dos profissionais
operacionais da construção civil

11 Competências de gestão dos profissionais
operacionais da construção civil

12 Indústria da Madeira e do Mobiliário
Fonte: SESI. Departamento Regional do Paraná. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas no setor madeireiro e do mobiliário. Curitiba, 2008.

13 e do mobiliário do Paraná (%)
Competências básicas requeridas dos colaboradores da produção das empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

14 e do mobiliário do Paraná (%)
Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%) (continua...)

15 e do mobiliário do Paraná (%)
(continuação) Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

16 Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná (continua...)

17 (continuação) Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná

18 Indústria Metalúrgica
Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria metalúrgica. Porto Alegre, 2008.

19 Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção da indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

20 Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul (continua...)

21 (continuação) Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

22 Indústria Petrolífera
Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Norte. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas do setor petrolífero. Rio Grande do Norte, 2008.

23 Grau de importância das competências básicas dos colaboradores das empresas no ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

24 Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte (continua…)

25 (continuação) Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

26 Indústria Química Fonte: SESI. Departamento Regional de Goiás. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria química. Goiânia, 2008.

27 Competências básicas para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

28 Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico (continua…)

29 (continuação) Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

30 Indústria Têxtil e do Vestuário
Fonte: SESI. Departamento Regional de Santa Catarina. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria têxtil e do vestuário. Florianópolis, 2008.

31 Competências educacionais básicas demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

32 Competências básicas para o trabalho demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

33 Considerações sobre os resultados das pesquisas
A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: para a maioria dos setores industriais, não foram incluídos os empregados do nível gerencial; os resultados da pesquisa aplicada ao setor alimentício apontam dados gerais, não fragmentados por nível funcional; algumas das pesquisas foram feitas através da aplicação de questionários junto aos empregados; outras concentraram a busca de informações junto aos setores de Recursos Humanos das empresas; na pesquisa voltada ao setor da construção civil, optou-se pela coleta de dados em algumas instituições – como IBGE, CBIC, DIEESE – e em trabalhos acadêmicos; (continua...)

34 Considerações sobre os resultados das pesquisas
(continuação) A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: algumas pesquisas adotaram a atribuição de notas para mensurar a importância das competências para os trabalhadores; outras classificaram as competências por faixas (alta, média, pouca ou nenhuma importância, por exemplo). Apesar de diferenciadas quanto ao método, as pesquisas, em seu conjunto, produziram informações que poderão ajudar a balizar o direcionamento do trabalho dos educadores em seu fazer pedagógico.

35 Na Biblioteca, estão disponíveis os oito relatórios utilizados para a elaboração desta apresentação.
Boas leituras!

36 © SESI. Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado.
É permitida a reprodução parcial ou total desta apresentação, desde que citada a fonte. BIELLA, Jaime; MEDEIROS, Gilson Gomes de. Competências (Apresentação). Natal: SESI, Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. Disponível em: <


Carregar ppt "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google