A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno Caxias, Lisboa 8º Ano,Físico - Química e Educação Tecnológica; 9ºAno – Físico - Química e TIC 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno Caxias, Lisboa 8º Ano,Físico - Química e Educação Tecnológica; 9ºAno – Físico - Química e TIC 4."— Transcrição da apresentação:

1 Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno Caxias, Lisboa 8º Ano,Físico - Química e Educação Tecnológica; 9ºAno – Físico - Química e TIC EE Engenhocas

2 O caixinhas é constituido por: 1 motor e respectivas engrenagens; 1 chassis em madeira e plástico; 2 rodas traseiras de diametro 10 cm; 2 rodas dianteiras de diametro 7 cm; 1 cabine em esferovite; 1 caixa com as dimensões 20x12x8 cm. O CaixinhasVista lateral Pormenor da fixação do motor Espaço para os painéis solares

3 Desenho de um esquema do carro, com as dimensões pretendidas. Selecção dos materiais entre os que conseguimos arranjar. Verificação da conformidade de todas as dimensões com as indicadas no regulamento. Montagem do circuito eléctrico para funcionamentodo motor Ensaio com a utilização de pilhas alcalinas para a determinação da diferença de potencial necessária Estudo da forma como obter a diferença de potencial com as células fotovoltaicas. Medições de instalações em série e em paralelo. Estudo da inclinação óptima dos painéis em função da radiação incidente.inclinação óptima Tomada de decisões Recolha de material

4 A equipa dividiu tarefas: Um grupo de alunos procedeu ao desenho e montagem dos componentes do carrinho. Nesta parte uma das dificuldades foi conseguir que a engrenagem do motor, colocasse em funcionamento as rodas motrizes.. Um outro grupo fez o estudo da forma como associar as células fotovoltaicas. Na parte da construção para vencer a dificuldade em intercalar o motor improvisou-se e utilizou –se arame para o fixar. A parte do projecto que se prende com a construção do carrinho foi executada pelos alunos do 8º ano durante a tarde de dois Domingos, numa aula de Área de Projecto e numa de CFQ. O estudo do modo como associar as células fotovoltaicas foi executado por alunos do 9º ano em três aulas de CFQ Houve ainda outras tarefas realizadas em casa e outras, como a de elaborar o PowerPoint, em tempos em que não tínhamos aulas e no Clube de Construções existente na Escola Medições de ddp

5 A construção do Caixinhas foi muito importante pois ensinou-nos a planificar e a pensar antes de fazermos algum projecto. Com este projecto foi possível: 1- A consolidação de aprendizagens como: fontes de energia renováveis, desenvolvimento sustentável, transferências e transformações de energia (conteúdos dos programas de CN e CFQ do 7º e 8º ano) 2- A aprendizagem de novos conceitos ao nível dos conteúdos do currículo do 9º ano: Circuito eléctrico, corrente eléctrica, intensidade da corrente eléctrica, diferença de potencial eléctrico e produção de energia eléctrica. 3- pesquisar e desenvolver aprendizagens previstas no programa de 10º de CFQ: efeito fotoeléctrico 4- por mãos à obra e aplicar os conceitos adquiridos em diferentes disciplinas (LPO- elaborar o projecto, TIC na preparação do PowerPoit, ET na construção propriamente dita e CFQ, muitos conteúdos)


Carregar ppt "Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno Caxias, Lisboa 8º Ano,Físico - Química e Educação Tecnológica; 9ºAno – Físico - Química e TIC 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google