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1 Tarefa Recursos Avaliação Conclusão Autoria Processo Apresentação Tarefa Apresentação Processo Tarefa Apresentação Recursos Processo Tarefa Apresentação Avaliação Recursos Processo Tarefa Apresentação Conclusão Avaliação Recursos Processo Tarefa Apresentação Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Tarefa Apresentação Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o ramo da Matemática que estuda a proporção, fixa, entre os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo, para os diversos valores de um dos seus ângulos agudos. (Entre estes ângulos, os de 30º, 45º e 60º são denominados ângulos notáveis.) As proporções entre os 3 lados dos triângulos retângulos são denominadas de seno, cosseno, tangente e cotangente, dependendo dos lados considerados na proporção. Círculo Trigonométrico é um recurso criado para facilitar a visualização destas proporções entre os lados dos triângulos retângulos. Ele consiste em uma circunferência orientada de raio unitário, centrada na origem dos 2 eixos de um plano cartesiano ortogonal, ou seja, um plano definido por duas retas perpendiculares entre si, ambas com o valor 0 (zero) no ponto onde elas se cortam. Existem dois sentidos de marcação dos arcos no ciclo: o sentido positivo, chamado de anti-horário, que se dá a partir da origem dos arcos até o lado terminal do ângulo correspondente ao arco; e o sentido negativo, ou horário, que se dá no sentido contrário ao anterior.

2 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Tarefa Apresentação Autoria Conclusão Avaliação Autoria Conclusão Recursos Avaliação Autoria Conclusão Processo Recursos Avaliação Autoria Conclusão Tarefa Processo Recursos Avaliação Autoria Conclusão Apresentação Tarefa Processo Recursos Avaliação Autoria Conclusão Apresentação Tarefa Processo Apresentação Tarefa Recursos Processo Apresentação Tarefa Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa Sua primeira tarefa será construir o ciclo trigonométrico. Sua segunda tarefa será explicar a relação fundamental da trigonometria sen²x+cos²x=1 Sua terceira tarefa será resolver o seguinte exercício: Na construção de um telhado, foram usadas telhas francesas e o caimento do telhado é de 20° em relação ao plano horizontal. Sabendo- se que em cada lado da casa, foram construídos 6m de telhado e que, até a laje do teto, a casa tem 3m de altura, determine a que altura se encontra o ponto mais alto do telhado dessa casa.

3 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa 1ª tarefa: você deverá construir o ciclo trigonométrico com todos os seus valores, tanto em ângulos, como em rad. (mostrar a resolução dos exercícios) 2ª tarefa: com o ciclo pronto você pode demonstrar nele mesmo a relação fundamental da trigonometria 3ª tarefa: você deverá considerar os valores : sen 20° = 0.34; cos 20° = 0.94; Tg de 20° = Utilize as fórmulas que vocês já aprenderam.

4 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa trigonometria.htm retangulo.htm relacao-trigonometrica.html Um pouquinho de história. nosso-dia.html

5 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa A tarefa vale 2 pontos, sendo dividida da seguinte maneira: 1ª tarefa (1.0); 2ª tarefa (0.5) e 3ª tarefa (0.5). Poderá ser feita em grupo, ou dupla (critério do professor).

6 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa Com essas tarefas, o aluno ficará mais familiarizado com a aplicação da trigonometria em nossas vidas, e perceberá que ela está muito mais presente do que imaginávamos. E também nos fará entender a relação da ciclo trigonométrico e a relação fundamental da trigonometria.

7 Autoria Conclusão Avaliação Recursos Processo Apresentação Tarefa Vanessa Barbara Silva de Lima


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