A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Congresso Internacional de RISCOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Congresso Internacional de RISCOS"— Transcrição da apresentação:

1 I Congresso Internacional de RISCOS
V Encontro Nacional I Congresso Internacional de RISCOS Coimbra 2009 Susceptibilidade de descarrilamento associado a movimentos de vertente e/ou colapso de infra-estruturas no troço da Linha do Douro no concelho de Baião Emanuel Fidalgo | Orlando Rodrigues Bombeiros Voluntários de Baião

2 Sumário Quadro geográfico do Concelho de Baião Linha do Douro
Riscos na Linha do Douro Plano de emergência REFER Túnel do Juncal

3 Quadro Geográfico do Concelho de Baião
Localização

4 Quadro Geográfico do Concelho de Baião
Geologia

5 Quadro Geográfico do Concelho de Baião
Relevo

6 Quadro Geográfico do Concelho de Baião
Declives

7 Quadro Geográfico do Concelho de Baião
Uso do Solo

8 Linha do Douro Concelho de Baião Construção – 1873 a 1887
Extensão total – Km Em via dupla e electrificado do Porto até Caíde Em via única, não electrificada de Caíde até ao Pocinho Concelho de Baião Extensão – 20 Km Túneis – 2 Pontes – 6 Passagens inferiores – 1 Passagens de Nível – 7 Acesso à linha – 13 Estações – 3 Apeadeiros – 3

9 Linha do Douro Enquadramento

10 Linha do Douro Movimentos de vertente

11 Linha do Douro Movimentos de vertente

12 Linha do Douro Passagens de nível

13 Linha do Douro Túneis, Pontes e Viadutos

14 Plano de Emergência REFER
Ponto Principal de Acesso (Controlo de Acesso) Zona de Arrecadação e de Descanso para Pessoal dos Serviços de Emergência Zona de Arrecadação e Descanso Pessoal Ferroviário Ponto de Controlo dos Serviços de Emergência ZONA DE EXCLUSÃO Ponto de Controlo do Responsável das Relações Públicas Despacho de Ambulâncias LOCAL DO ACIDENTE Ponto de Controlo das Forças de Segurança Tratamentos de Emergência Zona de Espera para Passageiros Morgue Temporária Guarda de Valores das Vítimas do Acidente Despacho de Autocarro

15 Túnel do Juncal Marco de Canaveses Baião Entrada Norte Entrada Sul
Cochêca

16 Túnel do Juncal (Juncal)
Estação CF Juncal Entrada Norte Juncal

17 Túnel do Juncal (Cochêca)
Casa da Cochêca Entrada Sul Cochêca

18 Considerações Finais A Linha do Douro, e o sector de Baião em particular, atravessa áreas com diferentes tipos de risco - naturais, antrópicos e mistos - constituindo-se assim uma bacia de riscos. Os riscos naturais nesta região há muito que se manifestam sobretudo associados a situações meteorológicas adversas. Além deste facto, há que realçar os riscos tecnológicos inerentes a uma via de comunicação com estas características, onde se cruzam passageiros e mercadorias ao longo de um percurso sinuoso nas margens da Albufeira de Carrapatelo.

19 Considerações Finais Conceptualmente, os riscos mistos apresentam causas combinadas que nesta realidade se poderão apontar de componente geodinâmica e também dendrocaustológica. Observando os registos de acidentes e incidentes ocorridos nesta área consegue-se elencar a sua natureza num rápido raciocínio conceptual. Contudo, e importante numa abordagem dos meios de socorro nomeadamente bombeiros, julgamos que é premente atender as particularidades desta linha e neste sector, pois receamos que planos de emergência genéricos falhem quando o risco se manifestar.


Carregar ppt "I Congresso Internacional de RISCOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google