A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construindo o nosso país...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construindo o nosso país..."— Transcrição da apresentação:

1 Construindo o nosso país...
TALURA Ana Raquel Luís Vicente Tânia Costa

2 Localização Geográfica
Talura situa-se a sul da Europa e a norte de Ailati, sendo a sua capital Niisel. As suas coordenadas são: 45oN 12oE. Talura situa-se em Ailati, um país europeu que se tornou independente em 1855. Niisel

3

4 Relevo Em Talura, país desenvolvido, a maior parte do território é industrializada, não havendo muitos espaços naturais. Porém, os políticos Taluranos preocuparam-se sempre em manter espaços verdes, por isso, neste país existem as seguintes formas de relevo:

5 Zélin (montanha) A montanha Zélin, a mais conhecida, localiza-se no centro de Talura e tem, aproximadamente, 1700 metros. No cume de Zélin, foi construída uma estátua em homenagem ao Deus dos Céus, por se situar no ponto mais alto do país, mais perto dos céus. Isto porque Talura é um país bastante religioso e que presta muito culto e respeito aos seus Deuses, sendo esta uma das quatro estátuas espalhadas pelo país que homenageiam os Deuses de Talura.

6 Gralÿ (planície) Qir (planalto)
Gralÿ situa-se junto do rio Agral. Esta planície é a zona mais fértil do país, onde se pratica a agricultura biológica. Tem uma boa acessibilidade, o que faz com que esta planície seja atractiva para as populações. Qir (planalto) Qir, o único planalto existente em Talura, resultou da antiga montanha Qilur, que com a erosão (chuva, vento...) se tornou um planalto. Em Qir, também há uma fixação da população, visto que os seus solos são férteis, tal como em Gralÿ, no entanto, verifica-se uma diferença no número de habitantes entre este planalto e a planície.

7 Salur (vale) O vale localiza-se entre duas montanhas Aiq (900m) e Trof (780m), as menos conhecidas. Ao contrário de Gralÿ e Qir, Salur não tem os solos férteis, apesar de haver água em abundância. Montanha Aia Montanha Trof

8 Hidrografia Salmat Salmat é um rio que nasce na montanha Trof, que quando o nível de água sobe, forma uma lagoa. Nas margens do rio existem habitações, mas o fundo do vale não é povoado, pois há um elevado risco de inundação. AdnaQ Este rio permite que o planalto Qir seja fértil, o que leva à concentração populacional. Mónio Mónio nasce na montanha Zélin. É neste rio que a pesca desportiva é mais abundante, e é também o local em que as pessoas recorrem para consumo próprio. Devido ao baixo nível de poluição do rio o pescado possui uma elevada qualidade nutritiva.

9 Agral Dos quatro principais rios, Agral é o mais pequeno. É na sua margem que se situa a principal fábrica da indústria vidreira. E o menos conhecido, dos quatro rios principais.

10 Vegetação e principais espécies animais
A vegetação é intensa devido a algumas reservas naturais, instituídas no país há vários anos, existindo uma grande abundância de árvores e arbustos. Em Talura não existe uma espécie predominante, todos os cidadãos têm a preocupação de se responsabilizarem para que as espécies estejam em igualdade.

11 Principais espécies animais
Em Talura existe uma grande diversidade de espécies animais, que encontram adaptadas às condições ambientais existentes. Na reserva natural, são protegidas varias espécies animais, em vias de extinção, devido à poluição ambiental.

12 Clima de Talura O Clima de Talura mostra ser mediterrânico, tendo Invernos não muito rigorosos e Verões quentes. Durante o Verão, as temperaturas oscilam entre os 30ºC e os 33ºC, porém, no Inverno, atingem entre os 0ºC e os 3ºC, chovendo um pouco durante todo o ano, principalmente no Verão. Julho e Agosto são quentes e húmidos, geralmente, com trovoadas à tarde. Pelo contrário, Janeiro e Fevereiro são frios. Talura pode ser vítima de cheias repentinas. Nesse caso, soam sirenes de aviso, e em algumas ruas são colocadas plataformas elevadas para que as pessoas se possam deslocar.

13

14 Símbolos do país A bandeira:
A bandeira é inspirada na Política Talurana. A coroa representada simboliza a Monarquia Democrática em que os habitantes de Talura vivem. O 5 é o número perfeito em Talura, tal como o 7 é considerado noutros países. Daí, a estrela com cinco pontas. A cor azul simboliza o Céu onde todos os Deuses «vivem» e a cor branca simboliza a Paz.

15 O Brasão : Os «T’s» significam Talura e os seus quatro traços simbolizam os quatro Deuses* Taluranos: Paraíso – o Deus dos Sonhos, Infinito – o Deus dos Céus, Dorremí – a Deusa da Música e O Poderoso – o Deus dos Deuses. A estrela de 5 pontas tem o mesmo significado da que a estrela da Bandeira. *Nota: Os nomes dos Deuses foram traduzidos para português.

16 O Hino: O Símbolo Nacional :
O Hino de Talura resume-se à parte instrumental, não tendo, por isso, letra. O Hino: O Símbolo Nacional : A estrela com a coroa é um dos símbolos do país. Por exemplo, os alunos, quando vão para a escola, têm de vestir a sua farda. Nessa farda, é cosida esta estrela, na camisola.

17 Cultura Feriado Nacional: Desporto preferido:
O feriado nacional comemora-se a 9 de Abril. É neste dia que os Taluranos celebram o nascimento de Aurora, a princesa revolucionária. Nesse dia, todas as mulheres deverão reunir-se na praça principal, às cinco horas da tarde, em ponto, e lançar, cada uma, cinco rosas vermelhas, cor do vestido que Aurora usava quando faleceu. Desporto preferido: Os Taluranos ainda seguem o modelo do Homem Ideal, baseado na mentalidade renascentista. Por isso, apreciam bastante a actividade física, praticando uma grande variedade de desportos. Portanto, cada Talurano tem o seu desporto preferido, não havendo, por isso, nenhum que se destaque.

18 Artes : À semelhança dos desportos, a Arte Talurana é inspirada no Renascimento, apesar de já ter evoluído, desde então. O primeiro espectáculo de ópera de sempre realizou-se em Talura, em 1235, tendo como criador Ritesp.

19 Língua, Grupos Étnicos e Religião
Língua Oficial: Talurano é a língua oficial de Talura, que difere das outras, pois não deriva do Latim. No entanto, salienta-se que o alfabeto é idêntico. Porém, também existem outras línguas que são faladas pelos Taluranos (Alemão, Francês e Esloveno), isto graças à visita frequente de estrangeiros. Grupos etnicos: Em Talura, devido à forte e abundante visita de turistas à cidade, existe uma grande diversidade de etnias.

20 Religião: Os Taluranos são politeístas, pois crêem em mais que um Deus: Poderoso (Deus dos Deuses), Paraíso (Deus dos Sonhos), Infinito (Deus dos Céus), Dorrémi (Deus da Música). Prestam culto a estes vários Deuses, aos quais oram todos os dias.

21 Política A política de Talura é bastante diferente da política dos outros países. Actualmente, Mrs. Honófre governa Talura, sendo o seu braço direito o seu marido, Mr. Honófre. Após a morte do/a Rei/Rainha, existirão eleições entre os seus cinco filhos (ou mais). O príncipe que vencer as eleições obterá, oficialmente, o cargo de Rei de Talura. Segundo o Decreto de Lei n.º 546, Artigo 2: «O casal será obrigado a conceber cinco filhos, dos quais um, pelo menos, deverá ser do sexo feminino. Caso contrário, o casal, após o nascimento dos cinco filhos, deverá adoptar uma criança do sexo feminino.» Esta é uma das leis adoptadas pela Constituição de Talura, que foi implantada devido à discriminação das mulheres: Diz-se que, há alguns séculos atrás, uma Família Real, apesar do muito esforço, não conseguia ter filhos. À quinta tentativa falhada, uma das filhas, de seu nome Aurora, revoltou-se, pois não concordava com a injustiça do machismo, ou seja, não achava justo o facto de só os homens terem o direito de subir ao trono. Assim, em 1310, Aurora não só conseguiu alcançar o feito de reinar, como criou esta lei.

22

23 População e Povoamento
Em Talura, vivem, aproximadamente, habitantes, visto que se trata de um país bastante pequeno. A sua densidade populacional é de 646 hab./km2, aproximadamente (estas informações de acordo com a estatística realizada em 2005). Talura tem a taxa de natalidade mais baixa do mundo e a esperança média de vida é das mais elevadas. Tem uma estrutura etária que se caracteriza por um grande envelhecimento da população, como podemos ver na figura abaixo.

24 Bem-estar e qualidade de vida
Como país desenvolvido, Talura possui: Taxa de natalidade 12-16‰ Taxa de mortalidade 8-12‰ Taxa de mortalidade infantil <6 ‰ Esperança média de vida >77 anos Índice de fecundidade (n.º médio de filhos por mulher) <2,1 Taxa de crescimento natural <0 ‰ Taxa de analfabetismo 0,1 ‰ Taxa desemprego 6,7 ‰ Salário mínimo 750 *

25 Em Talura, a pobreza e o desemprego são escassos, pois não se trata de um país de excessos. Os Taluranos poupam bastante para assegurar uma boa qualidade de vida. Os Taluranos sempre se preocuparam, também, com o ambiente: há muitos espaços verdes e uma reserva natural- A população desloca-se, muitas vezes, de bicicleta e a pé e, há muito, o cumprimento da Regra dos 3 R’s (Reutilizar, Reduzir e Reciclar), é uma regra aceite por todos.

26 e produtos de exportação
Principais actividades económicas e produtos de exportação A principal actividade económica é o turismo. Os principais produtos destinados à exportação são o vidro e os produtos relacionados à indústria têxtil. Em Talura existe uma importante pedreira que fornece, a diferentes países da Europa, algumas rochas ornamentais, usadas na indústria e na construção e na produção de objectos de decoração. O símbolo da moeda Talurana é  (Talurati). O valor de um Talurati equivale a um euro e meio, e é utilizada nas trocas comerciais. pois Talura, apesar de fazer parte da União Europeia, não adoptou o euro.

27 Turismo Em Talura o turismo é a principal actividade económica. Os estrangeiros gostam bastante de visitar o país, principalmente a capital Niisel, ver os lindíssimos monumentos característicos e a beleza e tranquilidade das cidades e campos… Os turistas invadem a capital, a cidade mais visitada do país, a qualquer altura do ano, mas há mais movimento durante o Verão e no Carnaval, famoso por ser bastante tranquilo, colorido, musicalmente rico e por se realizar nos canais de água de Niisel, sendo, por isto, um Carnaval «flutuante». É claro que não podíamos deixar de referir a famosa empresa turística TAL, a mais famosa e a que mais rende. É uma empresa que vende viagens a Niisel e que, na própria cidade, vende estadias no seu hotel de cinco estrelas e passeios de gôndola sob os serenos e lindíssimos canais da cidade mais bonita de Talura: a capital. Para mais informações leia o folheto anexado.

28 TAL

29

30

31 FIM


Carregar ppt "Construindo o nosso país..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google