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PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de.

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1 PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de 2013 Luís Miguel Nunes Eduardo Moreno

2 PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES
Avaliação por comparação PE Aviação Rodoviária Ferroviária

3 APLICAÇÃO LIGAÇÃO PORTUGAL – ESPANHA
PE Aviação Infraestruturas aeroportuárias GSE GPU Aeronaves Turbinas Rodoviária Ferroviária

4 AVIAÇÃO Avaliação da PE genérica de um aeroporto com características semelhantes ao aeroporto de Faro Dados genéricos: Ground Support Equipment (GSE) Equipamentos e veículos associados a actividade de apoio às aeronaves numa determinada porta de embarque, durante o período de parqueamento. Cada ciclo LTO (Landing and Take-Off) consiste nas operações aeronáuticas de take-off (descolagem), climb-out (subida, acima de 30m), approach (aproximação à pista), e taxi/idle [modo de circulação para (ou de) um parqueamento]. Auxiliary Power Unit (APU) Geradores próprios das aeronaves que providenciam energia eléctrica às mesmas durante o período de parqueamento. Aeronaves LTO Partidas Chegadas Airbus A Series 8321 Airbus A Series 8132 Airbus A Series 3889 Boeing Series 3978 Boeing Series 569 Boeing Series 332 Boeing Series 452 Boeing Series c/m winglets 2563 Boeing Series s/m winglets 1523 Boeing Series s/m winglets 964 Boeing Series c/m winglets 8018 Boeing Series 116 Boeing Series 255 Cessna 550 Citation II 1231 Embraer ERJ195 522 Hawker HS-125 Series 700 392 Piper PA-34 Seneca 629 Piper PA46-TP Meridian 1923 GSE Ar condicionado Motor de arranque Tractor de reboque Tractor de bagagem Belt Tractor Cargo Loader Catering Fork Lift Cisterna de combustível Ground Power Unit Cisterna de águas residuais Cisterna de água sanitária

5 Inputs EDMS 5.0.2 EDMS 5.0.2 Aeronave População GSE Vias rodoviárias
Fontes fixas de emissão Parques de estacionamento Treinos de incêndio Airbus A Cessna 550 Citation II Troço 2 – desde a Área de Oficinas e Manutenção até à entrada da placa Ar condicionado Tractor de bagagem Vários grupos de geradores Por exemplo Partidas & Chegadas coordenadas geométricas factores de emissão dos contaminantes atmosféricos EDMS 5.0.2 Parque BUS Boeing Motor de arranque Por exemplo

6 Outputs EDMS 5.0.2 EDMS 2.0 Aeronaves GSE APU Veículos Fontes Fixas CO
THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx Aeronaves GSE APU Veículos Fontes Fixas CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SOx NOx

7 ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários “Alteração da frota” (alterando os motores/ as turbinas) MEDIDA INDIRECTA Minimização da PE Cenário Base Situação actual CFM56-5B6/P V2527-A5 V2530-A5 CFM56-3-B1 CFM56-3-B4 CFM56-3C-1 CFM56-7B27 CFM56-7B20 RB E4B Phase 5 CF6-80C2B7F 1862M39 T15D-4 Series CF34-8E5A1 LEC TFE731-3 TSIO-360C PT6A-42 Medidas indirectas V2500-A1 V2533-A5 RB E4B JT9D-7R4E,-7R4E1 JT15D-4 Series Aeronaves Airbus A Airbus A Airbus A Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Cessna 550 Citation II Embraer ERJ195 Hawker HS-125 Series 700 Piper PA-34 Seneca Piper PA46-TP Meridian V2527-A5 CFM56-5B6/P

8 Camião de águas residuais
ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários “Alteração da população GPU” (ground power unit) MEDIDA DIRECTA Cenário Base Ar condicionado ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina Camião de águas residuais Cenário GPU ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Eléctrico Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina Ar condicionado Fotos de J.SOUSA/07

9 Camião de águas residuais
ESTUDO DE CENÁRIOS MEDIDA DIRECTA Cenários “Alteração da população GSE” Cenário GSE ACE 802 Eléctrico Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais ACE 180 Stewart & Stevenson TUG MA 50 TLD , 400 Hz AC Stewart & Stevenson TUG MA 660 Hi-way/ TUG 660 chasis Wollard TWS-402 F250/F350 Ar condicionado Fotos de J.SOUSA/07

10 Emissões (toneladas/ano)
Cenários Aeronaves CO CO2 NMHC NOx PM10 PM2.5 SOx THC VOC Base 210,3 330,4 58,3 383,8 5,2 33,8 55,0 165,8 260,5 40,3 431,8 33,9 37,9 GPU 208,8 328,1 57,9 369,9 33,3 54,6 GSE 54,9 Aeronaves + GSE elétricos 40,2 515,9 810,7 17,2 59,3 1,7 1,6 18,8 17,9 513,4 806,8 16,7 1,5 1,4 18,4 17,4 513,6 807,1 53,7 0,0 9,3 14,7 0,6 1,8 8,6 13,5 11,1

11 Redução de emissões (CO2)
Cenários kg CO2

12 Redução de emissões kg CO2

13 Emissões atmosféricas
Pegada ecológica Emissões atmosféricas Pegada Ecológica / Sequestro NOx + CO+ CO2 ha/hab x Factor Equivalente Wackernagel e Rees PE (ha/passageiro) = emissões CO2[t] / sequestro de CO2[t CO2/ha] x FE (factor equivalente) / número de passageiros

14 PEGADA ECOLÓGICA Transporte aéreo (Características semelhantes ao Aeroporto de Faro, passageiros/ano) ha/passageiro (cenário base) ha/passageiro (cenário aeronaves) ha/passageiro (cenário GPU) ha/passageiro (cenário GSE) ha/passageiro (cenário aeronaves + GSE) Transporte rodoviário (Faro-Huelva, passageiros/ano, considerando os factores de emissão do Copert III e todos veículos a gasolina) ha/passageiro x Transporte Ferroviário (TERM EEA 31 European Environment Agency , passageiros/ano) ha/passageiro x

15 PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES AÉREOS –outros aspetos
Emissões das operações em terra Emissões das operações em voo Análise do ciclo de vida dos materiais utilizados… Pegada associada a outras operações aeroportuárias Terminal de passageiros Terminal de carga Parques de viaturas Parque de combustível Operações de manutenção

16 Obrigado


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