A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de."— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de 2013 Luís Miguel Nunes Eduardo Moreno

2 2 PEAviaçãoRodoviáriaFerroviária Avaliação por comparação PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES

3 APLICAÇÃO LIGAÇÃO PORTUGAL – ESPANHA PEAviação Infraestruturas aeroportuárias GSEGPUAeronavesTurbinasRodoviáriaFerroviária 3

4 4 Avaliação da PE genérica de um aeroporto com características semelhantes ao aeroporto de Faro Dados genéricos: Aeronaves LTO PartidasChegadas Airbus A Series8321 Airbus A Series8132 Airbus A Series3889 Boeing Series3978 Boeing Series569 Boeing Series332 Boeing Series452 Boeing Series c/m winglets2563 Boeing Series s/m winglets1523 Boeing Series s/m winglets964 Boeing Series c/m winglets8018 Boeing Series116 Boeing Series255 Cessna 550 Citation II1231 Embraer ERJ Hawker HS-125 Series Piper PA-34 Seneca629 Piper PA46-TP Meridian1923 GSE Ar condicionado Motor de arranque Tractor de reboque Tractor de bagagem Belt Tractor Cargo Loader Catering Fork Lift Cisterna de combustível Ground Power Unit Cisterna de águas residuais Cisterna de água sanitária AVIAÇÃO Ground Support Equipment (GSE) Equipamentos e veículos associados a actividade de apoio às aeronaves numa determinada porta de embarque, durante o período de parqueamento. Cada ciclo LTO (Landing and Take- Off) consiste nas operações aeronáuticas de take-off (descolagem), climb-out (subida, acima de 30m), approach (aproximação à pista), e taxi/idle [modo de circulação para (ou de) um parqueamento]. Auxiliary Power Unit (APU) Geradores próprios das aeronaves que providenciam energia eléctrica às mesmas durante o período de parqueamento.

5 Aeronave População GSE Vias rodoviárias Fontes fixas de emissão Parques de estacionamento Treinos de incêndio Airbus A Cessna 550 Citation II Troço 2 – desde a Área de Oficinas e Manutenção até à entrada da placa Ar condicionado Tractor de bagagem Vários grupos de geradores … Por exemplo Partidas & Chegadas coordenadas geométricas factores de emissão dos contaminantes atmosféricos EDMS EDMS Boeing … Motor de arranque Inputs EDMS … Parque BUS … Por exemplo … … 5

6 EDMS 2.0 CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SO x NO x Aeronaves GSE APU Veículos Fontes Fixas Outputs EDMS CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SO x NO x CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SO x NO x CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SO x NO x CO THC NMHC VOC PM-10 PM-25 SO x NO x 6

7 Minimização da PE Cenário Base Situação actual CFM56-5B6/P V2527-A5 V2530-A5 CFM56-3-B1 CFM56-3-B4 CFM56-3C-1 CFM56-7B27 CFM56-7B20 CFM56-7B27 RB E4B Phase 5 CF6-80C2B7F 1862M39 T15D-4 Series CF34-8E5A1 LEC TFE731-3 TSIO-360C PT6A-42 Medidas indirectas V2527-A5 V2500-A1 V2533-A5 CFM56-5B6/P CFM56-3C-1 CFM56-7B27 RB E4B JT9D-7R4E,-7R4E1 JT15D-4 Series CF34-8E5A1 LEC TFE731-3 TSIO-360C PT6A-42 Aeronaves Airbus A Airbus A Airbus A Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Boeing Cessna 550 Citation II Embraer ERJ195 Hawker HS-125 Series 700 Piper PA-34 Seneca Piper PA46-TP Meridian Cenários Alteração da frota (alterando os motores/ as turbinas) ESTUDO DE CENÁRIOS MEDIDA INDIRECTA CFM56-5B6/P V2527-A5 7

8 … … ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais … ACE 180 Diesel Stewart & Stevenson TUG MA 50 Diesel TLD, 400 Hz AC Eléctrico Stewart & Stevenson TUG MA 660 Diesel Hi-way/ TUG 660 chasis Diesel Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários Alteração da população GPU (ground power unit) MEDIDA DIRECTA Cenário Base Cenário GPU Ar condicionado ACE 802 Diesel Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering … ACE 180 Diesel Stewart & Stevenson TUG MA 50 Diesel TLD, 400 Hz AC Diesel Stewart & Stevenson TUG MA 660 Diesel Hi-way/ TUG 660 chasis Diesel Wollard TWS-402 F250/F350 Gasolina Ar condicionado Camião de águas residuais Fotos de J.SOUSA/07 8

9 ESTUDO DE CENÁRIOS Cenários Alteração da população GSE MEDIDA DIRECTA … … ACE 802 Eléctrico Motor de arranque Tractor de bagagem GPU Tractor de reboque Camião de catering Camião de águas residuais … ACE 180 Eléctrico Stewart & Stevenson TUG MA 50 Eléctrico TLD, 400 Hz AC Eléctrico Stewart & Stevenson TUG MA 660 Eléctrico Hi-way/ TUG 660 chasis Eléctrico Wollard TWS-402 F250/F350 Eléctrico Cenário GSE Ar condicionado Fotos de J.SOUSA/07 9

10 Emissões (toneladas/ano) CenáriosAeronaves COCO 2 NMHCNOxPM10PM2.5SOxTHCVOC Base 210,3330,458,3383,85,2 33,858,355,0 Aeronaves 165,8260,540,3431,85,2 33,940,337,9 GPU 208,8328,157,9369,95,2 33,357,954,6 GSE 210,3330,458,3383,85,2 33,858,354,9 Aeronaves + GSE elétricos 165,8260,540,3431,85,2 33,940,237,9 GSE COCO 2 NMHCNOxPM10PM2.5SOxTHCVOC Base 515,9810,717,259,31,7 1,618,817,9 Aeronaves 513,4806,816,754,61,51,41,518,417,4 GPU 513,6807,116,753,71,4 1,518,417,4 GSE 0,0 Aeronaves + GSE elétricos 0,0 GPU COCO 2 NMHCNOxPM10PM2.5SOxTHCVOC Base 9,314,70,614,70,0 1,80,6 Aeronaves 8,613,50,611,10,0 1,50,6 GPU 0,0 GSE 0,0 Aeronaves + GSE elétricos 0,0 10

11 Redução de emissões (CO 2 ) kg CO 2 Cenários 11

12 Redução de emissões kg CO 2 12

13 Emissões atmosféricasPegada Ecológica x Factor Equivalente / Sequestro Wackernagel e Rees Pegada ecológica PE (ha/passageiro) = emissões CO 2 [t] / sequestro de CO 2 [t CO2/ha] x FE (factor equivalente) / número de passageiros 13

14 PEGADA ECOLÓGICA Transporte aéreo (Características semelhantes ao Aeroporto de Faro, passageiros/ano) ha/passageiro (cenário base) ha/passageiro (cenário aeronaves) ha/passageiro (cenário GPU) ha/passageiro (cenário GSE) ha/passageiro (cenário aeronaves + GSE) Transporte rodoviário (Faro-Huelva, passageiros/ano, considerando os factores de emissão do Copert III e todos veículos a gasolina) ha/passageiro x Transporte Ferroviário (TERM EEA 31 European Environment Agency, passageiros/ano) ha/passageiro x 14

15 Terminal de passageiros Terminal de carga Parques de viaturas Parque de combustível Operações de manutenção PEGADA ECOLÓGICA DOS TRANSPORTES AÉREOS –outros aspetos 15

16 Obrigado 16


Carregar ppt "PROJECTO I2TEP ESTUDO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA (EAE) DAS POSSÍVEIS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS HUELVA – ALGARVE Faro, 7 de Março de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google