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Poluição atmosférica Causas: Consumo de combustíveis fósseis Fumo dos escapes dos automóveis Fumos das indústrias Centrais termoeléctricas Incêndios florestais.

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1 Poluição atmosférica Causas: Consumo de combustíveis fósseis Fumo dos escapes dos automóveis Fumos das indústrias Centrais termoeléctricas Incêndios florestais Exploração agrícola e pecuária – decomposição da matéria orgânica Sistemas de refrigeração e sprays _________________________________________ Consequências: Aumento do efeito de estufa e do aquecimento global. Contaminação do ambiente e das cadeias alimentares Chuvas ácidas levando à destruição das florestas Smog nas cidades originando problemas respiratórios Destruição da camada de ozono _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

2 Destruição da camada de ozono Causas: Libertação para a atmosfera de compostos de cloro como os Clorofluorcarbonetos (CFCs) e o halogénio Sistemas de refrigeração (frigoríficos, ar condicionado, etc.) que utilizam CFCs Sprays que contêm CFCs como gás de propulsão Halogénios utilizados no combate aos incêndios _________________________________________ Consequências: Diminuição da camada de ozono que deixará passar mais raios ultravioletas levando a: Destruição do plâncton marinho Mutações genéticas e aumento do cancro da pele Problemas de visão e debilitação dos sistemas imunológicos dos animais Extinção de espécies e diminuição da biodiversidade Alterações nas cadeias alimentares e nos ecossistemas Aumento do aquecimento global Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

3 Aquecimento Global Causas: Antrópicas Aumento do efeito de estufa devido à libertação de gases de estufa (CO 2, metano, óxidos de enxofre e azoto) pela combustão e decomposição da matéria orgânica Destruição das florestas e do fitoplâncton? Naturais? Libertação de gases de estufa pelo vulcanismo? Aumento da actividade solar? Alteração na circulação dos ventos e correntes marinhas? ______________________________________ Consequências: Subida do nível dos oceanos e erosão costeira Aumento das plataformas continentais e da pesca Salinização dos solos e aquíferos litorais Mudanças climáticas à escala global Maior ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos (secas, inundações, ciclones tropicais...) Alterações nos ecossistemas terrestres e marinhos Diminuição da produção agrícola nalgumas áreas Diminuição da quantidade e qualidade da água Aumento da desertificação Migrações das doenças (a malária e o dengue podem chegar ao sul da Europa). Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

4 O clima urbano – a ilha de calor e o smog Causas do clima urbano: Aumento do efeito de estufa na área da cidade devido à libertação de gases de estufa e partículas sólidas (pó) pelo tráfego automóvel, actividade industrial e usos domésticos Edifícios com materiais que absorvem muita radiação solar (aquecem muito e retêm o calor) Edifícios altos que facilitam a múltipla reflexão resultando numa maior acumulação de calor Calor libertado pelos transportes, indústrias, sistemas de climatização e iluminação das ruas As partículas sólidas em suspensão no ar facilitam a formação de nevoeiros que incorporam todos os poluentes existentes na atmosfera (smog) Consequências: Temperaturas mais altas nas áreas urbanas (ilha de calor urbano) A camada de poluentes provoca uma inversão térmica que dificulta a dispersão dos poluentes pelo vento Ocorrência de situações de smog cuja inalação provoca problemas de saúde, nomeadamente, respiratórios Maior frequência de chuvas ácidas Maior número de dias de nevoeiro durante o ano _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 – Causas do clima urbano 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

5 Acidificação do ambiente Causas: Libertação de óxidos de enxofre e azoto: Consumo de combustíveis fósseis Trânsito automóvel Indústrias várias Incêndios florestais Erupções vulcânicas Indústrias metalúrgicas e químicas que utilizam o cobre, zinco e chumbo _________________________________________ Consequências: Contaminação dos recursos hídricos (rios, lagos, aquíferos, etc.) Destruição das florestas Destruição da fauna e flora aquáticas Corrosão de edifícios Erosão e diminuição da fertilidade dos solos Diminuição da produção agrícola _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

6 Poluição mineira Causas: Exploração das minas sem respeito pelas regras elementares de segurança Utilização de substâncias químicas perigosas como o mercúrio na lavagem do minério Criação de lagos artificiais para lavagem do minério que permitem a infiltração de água com substâncias perigosas (incluindo radioactivas) Abandono das minas sem que seja feita a requalificação ambiental Sem a vigilância do homem, é frequente que os lagos de águas poluídas transbordem para os ribeiros, no Inverno, quando chove muito As chuvas dissolvem as substâncias perigosas dos montes de minério e vão parar aos ribeiros Consequências: Poluição das águas dos rios, lagos, albufeiras e dos lençóis de água, com substâncias muito perigosas Poluição e destruição dos solos Destruição da vida em vastas áreas Problemas de saúde pública na área próxima das minas mas também ao longo dos rios contaminados Destruição dos ecossistemas fluviais e lacustres _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

7 Contaminação radioactiva Causas: Resíduos radioactivos provenientes das centrais nucleares (a sua destruição é impossível) Fuga de material radioactivo em acidentes nas centrais nucleares (ex.: Chernobyl na ex-URSS) Testes com armas nucleares de destruição maciça levados a cabo pelos estados que têm programas de armamento nuclear (ex.: o teste francês no atol de Mururôa no Pacífico) Bombas atómicas lançadas pelo homem (ex.: Hiroshima e Nagasaki) Resíduos radioactivos resultantes da investigação e da aplicação médica _________________________________________ Consequências: Contaminação de vastas áreas do planeta durante largas centenas de anos Destruição da vida na área contaminada Mutações genéticas provocadas nos seres vivos incluindo o homem que se transmitem durante muitas gerações Contaminação das cadeias alimentares Diminuição da qualidade dos alimentos que comemos – problemas de saúde Possibilidade de as mutações genéticas nos microorganismos, resultarem na criação de novas doenças _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

8 Poluição dos solos Causas: Uso de fertilizantes químicos Uso de pesticidas e herbicidas Chuvas ácidas Resíduos industriais e de exploração mineira Lixeiras a céu aberto _________________________________________ Consequências: Diminuição da fertilidade dos solos Entrada de químicos perigosos na alimentação humana e nas cadeias alimentares Desertificação – aumento da superfície desértica do planeta Movimentos migratórios (refugiados ambientais) Poluição das águas superficiais e subterrâneas Eutrofização dos rios e lagos Maior erosão levando ao assoreamento dos rios _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

9 Poluição sonora – o ruído Causas: Trânsito automóvel, especialmente nas cidades Transporte ferroviário Tráfego aéreo Funcionamento das indústrias Diversão nocturna desregulamentada (discotecas, concertos, etc. _________________________________________ Consequências: Perturbações do sono e impossibilidade de descansar com um ruído constante Doenças do aparelho auditivo (surdez precoce) Doenças do sistema nervoso Doenças psíquicas _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

10 Desflorestação Causas: Incêndios (causas naturais e antrópicas) Actividade agrícola sobre queimada ou agricultura de plantação Criação de gado em regime intensivo e de pastoreio (mais pastagens, menos floresta) Actividade mineira (com minas a céu aberto) Indústrias de pasta de papel, mobiliário, construção civil, etc. Expansão urbana com a construção de novas cidades e estradas (ex.: estrada transamazónica) Poluição por chuvas ácidas Consumo de lenha para cozinhar e aquecer a casa Consequências: Extinção de espécies e diminuição da biodiversidade Destruição dos solos (aumento do escoamento superficial e da erosão) Assoreamento dos rios Maior ocorrência de deslizamentos e desabamentos de terra Diminuição da infiltração – menos água subterrânea – secam algumas nascentes Diminuição do húmus e da fertilidade dos solos Alterações climáticas (menos humidade e precipitação e aumento do CO 2 e efeito de estufa) Desertificação – aumento da superfície desértica Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

11 Incêndios florestais Causas: Naturais Trovoadas Erupções vulcânicas O clima muito quente e seco potencia a ocorrência de incêndios Antrópicas Incêndios de origem criminosa devido a interesses económicos Descuido e negligência humana _________________________________________ Consequências: Destruição das florestas e dos habitats aí existentes Possível extinção de espécies e diminuição da biodiversidade Alterações climáticas (menos humidade e precipitação e aumento do CO 2 e efeito de estufa) Maior erosão e diminuição da fertilidade do solo Assoreamento dos rios Diminuição da infiltração – menos água subterrânea – secam algumas nascentes Prejuízos económicos avultados no caso de ser propriedade privada Desertificação – aumento da superfície desértica Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

12 Desertificação Causas: Naturais Diminuição da precipitação e aumento da evaporação nos climas com estação seca prolongada Humanas aquecimento global do planeta Desflorestação Exploração demasiado intensa de solos fracos para a agricultura, que rapidamente se esgotam Pastoreio excessivo Sobreexploração dos recursos hídricos ______________________________________ Consequências: Diminuição da superfície habitável do planeta (aumento dos desertos humanos) Destruição dos solos, recursos hídricos, florestas... Migrações dos seres humanos (refugiados ambientais) e animais Maior disputa pela posse de terras – conflitos Aumento da fome e da subnutrição – catástrofes humanitárias Obs: As áreas mais sensíveis são: As áreas limítrofes dos desertos quentes (ex.: no Sahel a sul do Sara) Climas temperados mediterrânicos Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

13 Poluição das águas continentais (rios, lagos, albufeiras e aquíferos) Causas: Efluentes domésticos, industriais e da pecuária intensiva Poluição térmica resultante da refrigeração das indústrias e centrais térmicas e nucleares Fertilizantes, herbicidas, pesticidas, etc. usados na agricultura Chuvas ácidas Detritos resultantes da Aquicultura Exploração mineira/minas abandonadas Lixeiras e aterros sanitários mal impermeabilizados Salinização dos aquíferos costeiros devido à sobreexploração e ao avanço do mar Consequências: Destruição dos ecossistemas fluviais e lacustres Eutrofização dos rios e lagos e poluição oceânica Diminuição da actividade piscatória Guerras pelo controle dos rios e nascentes Impossibilidade de utilizar a água para consumo doméstico Maiores custos na potabilização da água – água mais cara – racionalização do consumo Desenvolvimento de microorganismos e doenças Necessidade de investir avultadas verbas para procurar outras fontes mais distantes e reestruturar as redes de distribuição Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

14 A água – um recurso escasso Causas: Aumento do consumo (industrial, doméstico, agrícola, pecuário, etc.) devido ao aumento da população e à melhoria das redes de abastecimento Aumento da poluição de origens várias: Agricultura Pecuária Indústria transformadora Indústria extractiva (minas) Efluentes domésticos Chuvas ácidas Salinização dos aquíferos Falta de precipitação nalgumas áreas) como resultado da desflorestação e da desertificação Consequências: Diminuição da quantidade e qualidade da água para consumo Maiores custos na potabilização da água – água mais cara – racionalização do consumo Necessidade de investir avultadas verbas para procurar outras fontes mais distantes e reestruturar as redes de distribuição Maior disputa pelo controle das fontes (rios, nascentes, etc.) – mais conflitos armados Aumento da fome no mundo _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

15 Poluição dos oceanos Causas: Poluição transportada pelos rios Esgotos das áreas urbanas litorais Desenvolvimento do turismo balnear Acidentes de petroleiros que originam marés negras Lavagem dos tanques dos petroleiros em mar alto Armazenamento, nos fundos marinhos de resíduos tóxicos e radioactivos _________________________________________ Consequências: Destruição dos ecossistemas marinhos Entrada de substâncias perigosas na cadeia alimentar Diminuição das capturas e do rendimento da pesca Diminuição da qualidade do pescado Poluição das áreas litorais pelas marés negras com impactes muito negativos no turismo Morte dos ecossistemas costeiros e das aves marinhas _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

16 A destruição das Barreiras de Coral Causas: Aquecimento das águas devido ao aquecimento global e ao fenómeno El Niño Recolha de coral pelos homens Pesca intensiva com uso de dinamite Construção de plataformas petrolíferas Turismo descontrolado Construção de portos marítimos Doenças provocadas por vírus, bactérias e fungos Poluição marinha de múltiplas origens _________________________________________ Consequências: Destruição de um dos mais importantes ecossistemas do planeta que dá abrigo a uma diversidade enorme de organismos Aumento da erosão costeira (anteriormente protegida pelas barreiras de coral) levando ao desaparecimento de ilhas formadas por atóis de recifes Diminuição do turismo nos países em desenvolvimento (onde se concentram as barreiras) Falta de corais para produzir medicamentos vários _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

17 Diminuição dos recursos piscatórios Causas: Sobreexploração dos recursos marinhos pela pesca industrial com navios de grande porte Incumprimento da época de defeso Uso de redes de malhagem apertada, desrespeitando a lei Falta de controle e de vigilância da pesca por parte dos Estados e organismos responsáveis A inexistência de um organismo mundial para o controle da pesca e da poluição marinhas Aumento da poluição marinha _________________________________________ Consequências: Diminuição dos stocks de pesca Espécies em perigo de extinção Menor qualidade do pescado Aumento do preço do peixe nos mercados Falência de empresas de pesca e consequentes despedimentos Fome nos países em desenvolvimento Aumento dos conflitos entre Estados pelo controle das áreas de pesca (ex.: guerra das palmetas entre a Espanha e o Canadá) Necessidade de procurar stocks mais longínquos e de capturar outras espécies Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

18 Extinção de espécies Causas: Abate da floresta tropical e equatorial Elevada pressão agrícola Caça não regulamentada e ilegal Pesca intensiva (por vezes de espécies proibidas) Poluição do ar, da água e dos solos Comércio de peles e marfim Lucros fáceis com o contrabando de espécies exóticas Alteração dos habitas de certas espécies _________________________________________ Consequências: Menor biodiversidade Degradação dos ecossistemas Alterações nas cadeias alimentares O desaparecimento de algumas espécies poderá levar à proliferação de pragas e doenças de que esta se alimentava – desequilíbrio ecológico Desaparecimento de espécies ainda não estudadas e que se poderiam revelar importantes para a medicina, indústria farmacêutica, etc. _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Causas 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 - Soluções 5 - Frase Soluções: ________________________________________________________________________

19 Esgotamento dos recursos naturais Quais? Recursos florestais (desflorestação) Recursos energéticos não renováveis (petróleo...) Recursos minerais (vários tipos de minérios) Recursos hídricos (o elevado consumo tem vindo a poluir a água que, assim, é cada vez mais escassa) Recursos piscatórios Os solos A sobreexploração agrícola e a desflorestação provocam a erosão dos solos Poluição dos solos por produtos químicos agrícolas, industriais, da extracção mineira, etc. _________________________________________ Consequências: Falta de energia para as actividades humanas Necessidade de elevados investimentos na procura de fontes energéticas alternativas Corrida à energia nuclear? Falta de matérias-primas fundamentais Destruição dos ecossistemas Aumento do preço da água, da energia e dos bens em geral Redução da produção de alimentos - fome Conflitos armados na luta pelo controle dos poucos recursos ainda existentes _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 – Quais? 3 - Consequências 6 – Nome, N os e Turma 4 – Soluções/medidas a tomar 5 - Frase Soluções/mediadas a tomar: ________________________________________________________________________

20 Política dos três R Reduzir: Como? _________________________________________ Vantagens: _________________________________________ Reutilizar: Como? _________________________________________ Vantagens: _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 - Reduzir 3 - Reutilizar 6 – Nome, N os e Turma 4 - Reciclar 5 - Frase Reciclar: Como? Separar o lixo em casa e colocá-lo nos respectivos recipientes (vidrão, papelão, etc.) Recolha selectiva por parte de organismos ligados ao poder local e transporte para as indústrias de reciclagem, ou outras que os utilizem no processo produtivo É necessário incentivar a separação do lixo e distribuir recipientes de recolha pelas aglomerados populacionais É necessário criar mais indústrias de reciclagem Vantagens: Transforma o lixo poluente em produtos úteis que se vendem e dão lucro Reduz a exploração dos recursos (matérias-primas) adiando o seu esgotamento Reduz a quantidade de lixo em circulação; reduz a contaminação e melhora a qualidade do ambiente Poupança de energia na eliminação do lixo Poupança de energia nos processos produtivos (reciclar o vidro gasta 10% da energia necessária para o produzir) Criação de postos de trabalho e riqueza

21 Energias alternativas Vantagens: _________________________________________ Desvantagens: _________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 – Formas e fontes de energia 3 - Desvantagens 6 – Nome, N os e Turma 4 - Vantagens 5 - Frase Formas e fontes de energia: Solar – Luz do Sol Eólica – Força do vento Hídrica – Força da água dos rios, ondas e marés Geotérmica – Calor do interior da Terra Biomassa – Energia retirada da matéria que constitui os seres vivos (biogás – metano; culturas energéticas – etanol; e resíduos florestais – lenha) Energia nuclear (de fusão nuclear) – Energia contida na matéria (ainda não se produz por dificuldades técnicas) – será a energia do futuro?

22 Principais Movimentos Ecologistas Organizações Internacionais:Áreas de actuação: ___________________________________ - ___________________________________________________ Organização do trabalho na cartolina. Instruções e sugestões: 1 – O título do trabalho pode ser diferente do tema enunciado, mas tem que se referir a ele. 2, 3 e 4 – Podem utilizar-se: pequenos tópicos; imagens fotocopiadas de jornais; revistas e manuais; cliparts ou desenhos; elementos de ligação como setas ou chavetas; pequenas notícias de jornais e revistas; etc. 5 – Slogan de chamada de atenção aos cidadãos (ex.: Poupe energia, é você quem paga, e quanto mais gastar, mais paga). 6 – Identificação dos elementos do grupo (nomes, N os e turma). A distribuição dos vários itens na cartolina pode ser diferente da sugerida na figura. Fica entregue ao gosto e à criatividade do grupo. 1 - Título 2 – Organizações Internacionais 3 – Organizações Nacionais 6 – Nome, N os e Turma 4 – Objectivos comuns 5 - Frase Objectivos comuns (um por todos, todos por um!): Preservação do ambiente e dos ecossistemas Promoção de um desenvolvimento sustentável, assente na preservação dos recursos naturais e protecção da natureza, pensando nas gerações futuras Evitar catástrofes ecológicas, através da denúncia de más práticas e crimes ambientais Sensibilização dos cidadãos para a adopção de uma postura mais amiga do ambiente Sensibilização da comunidade internacional para a aposta em tecnologias e energias limpas Investigação científica para identificar os problemas ambientais e suas implicações, utilizando os resultados para pressionar os Estados a adoptar políticas de protecção do ambiente Organizações Nacionais:Áreas de actuação: ___________________________________ - ___________________________________________________

23 Instruções para a realização do trabalho No verso da folha, o professor fornece algumas informações acerca do tema em questão. Tarefa – Ler toda a informação fornecida no verso desta folha. 1.2 – Sublinhar e anotar (no espaço de anotações em baixo) os conceitos ou palavras cujo significado desconhecem. 1.3 – Procurar os significados dos conceitos ou palavras em dicionários (incluindo de Geografia) ou em manuais de Geografia. 1.4 – Anotar os conceitos cujo significado não foi possível encontrar, para posteriormente o professor explicar o seu significado. Tarefa – Pesquisar informação sobre o tema do grupo em jornais, revistas, manuais, na Internet, etc. (caso a informação recolhida seja insuficiente, o professor poderá fornecer alguns materiais – ex.: revistas ou cliparts sobre o tema). 2.2 – Fotocopiar ou imprimir imagens, ilustrações, cliparts e pequenas notícias que considerem pertinentes para a elaboração do trabalho (estes elementos servirão para as colagens a efectuar na cartolina). 2.3 – Completar com a informação recolhida, o esquema fornecido pelo professor (no verso folha). 2.4 – Inventar um slogan de chamada de atenção (um alerta) aos cidadãos, para colaborarem na resolução do problema em questão ou, para se informarem acerca do mesmo. A frase deve ser curta e apelativa (pode ser escrita nesta folha em baixo). Tarefa – Construir um cartaz, numa aula de Geografia (a marcar), sobre o tema do grupo, seguindo as instruções/sugestões enunciadas no verso desta folha. As tarefas 1 e 2 têm início imediatamente, dividindo-se as tarefas pelos elementos do grupo. Os cartazes serão expostos no polivalente, no final do segundo período lectivo. Slogan: _________________________________________________________________________________________ Anotações: _________________________________________________________________________________________ Bom trabalho!


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