A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Londrina (PR) – Maringá (PR) Prof. Gonçalo :: Ano 2012 Aulas 100% presenciais ATUALIDADES: Tecnologia e Energia - Inclui testes -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Londrina (PR) – Maringá (PR) Prof. Gonçalo :: Ano 2012 Aulas 100% presenciais ATUALIDADES: Tecnologia e Energia - Inclui testes -"— Transcrição da apresentação:

1 Londrina (PR) – Maringá (PR) Prof. Gonçalo :: Ano 2012 Aulas 100% presenciais ATUALIDADES: Tecnologia e Energia - Inclui testes -

2 O QUE É TECNOLOGIA? O estudo da técnica, da arte, de um ofício. O conhecimento técnico e ou científico, os processos e os materiais criados, aplicados / utilizados à partir desse conhecimento.

3 Tecnologia e sociedades humanas Desde que o ser humano inventou a roda e dominou o fogo, o conhecimento técnico, a tecnologia exerce um fascínio entre nós e modifica nossa forma de pensar, agir e sentir imediatamente.

4 Revoluções tecnológicas, no capitalismo 1.ª - Final do século XVIII, início do século XIX, com as invenções das máquinas à vapor e das máquinas têxteis. 2ª - Durante o século XIX, com as invenções de máquinas à carvão, domínio do ferro. 3ª - Do uso da eletricidade, do petróleo, do automóvel e do avião, durante o século XX.

5 Revolução tecnológica atualmente Tecnologia da Informação (TI), é a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

6 01-) Sobre o tema ciência e tecnologia, considere as seguintes afirmativas: I. O mundo científico trabalha somente em consonância com as necessidades humanas. II. A conquista de um prêmio, como o Nobel, está estritamente relacionada com a funcionalidade da descoberta feita. III. Os resultados de estudos científico-tecnológicos, provêm de muito estudo e dedicação, mas não dispensam retoques posteriores. IV. Os projetos desenvolvidos cientificamente não só têm beneficiado o homem, mas também, de forma indireta, têm contribuído para complicar a vida. V. O ser humano, na luta pela sobrevivência, torna-se, sempre, parceiro de seus semelhantes, buscando, ao lado da procura de outras técnicas mais avançadas, o aperfeiçoamento das já existentes.

7 A alternativa em que todas as alternativas indicadas são verdadeiras é a A) I e III. B) II e IV. C) III e IV. D) I, II e V. E) II, III e V.

8 02-) O período do Renascimento, na Europa Moderna, caracterizou-se por grande desenvolvimento no campo da ciência e da tecnologia, entre outros. Identifique, na relação abaixo apresentada, as técnicas, as invenções e outros avanços que são frutos desse período: I. Método experimental. II. Desenvolvimento da imprensa. III. Novos conhecimentos e técnicas de navegação. IV. Invenção da máquina de fiar e do tear hidráulico. V. Descoberta da eletricidade e desenvolvimento da indústria química.

9 A alternativa que indica todos os itens verdadeiros é a: A) I e IV. B) II e V. C) I, II e III. D) I, III e V. E) I, II, IV e V.

10 03-) A Terceira Revolução Industrial – ou Revolução Técnico-Científica – começou a se formar no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm-se manifestado por todo o mundo, de forma mais intensa, há cerca de duas décadas. Esse processo de desenvolvimento da atividade industrial vem repercutindo fortemente nos demais setores econômicos, nas relações sociais e nas relações sociedade/natureza. (LUCCI, Elian. et al. Geografia Geral do Brasil. São Paulo: Saraiva, p. 85.).

11 A leitura do texto e os conhecimentos acerca da Revolução Técnico-Científica possibilitam afirmar que ela: A) agravou o desemprego estrutural à medida que reduziu numericamente os postos de trabalho e excluiu a mão-de-obra menos especializada. B) resultou na melhoria de vida das populações e no desenvolvimento dos países emergentes, pois esse processo se deu independente de capitais internacionais. C) eliminou as atividades da economia informal nos países desenvolvidos, devido ao deslocamento de trabalhadores dos setores primário e secundário para o terciário. D) ampliou práticas que levaram em consideração as perspectivas de desenvolvimento sustentável em decorrência do esgotamento dos recursos naturais nos países subdesenvolvidos. E) gerou o aprofundamento da dependência externa por parte dos países periféricos, já que estes não adotaram políticas neoliberais capazes de promover a privatização de empresas estatais.

12 04-) Na origem da revolução tecnológica está a chamada informação. A informação não deve ser reduzida ao desenvolvimento tecnológico de comunicações, como a Internet ou a televisão, portanto, aos meios. A informação é também conteúdo, pois ela pode ser registrada, arquivada, calculada (computada) em máquinas e artefatos que se tornam informatizados e não automatizados, como se diz frequentemente. [...] O último quartel do século XX foi testemunha de um amplo processo de automação ocorrido nas fábricas. A automação vem a ser algo qualitativamente diferente da simples mecanização. Por mecanização entende-se o trabalho físico realizado pelo homem por meio de uma máquina. Já a automação ocorre quando a máquina realiza o trabalho humano, controlando as suas próprias operações e corrigindo os seus próprios erros. Ou seja, a automação consiste na substituição dos órgãos humanos de esforço, de memória e de decisão, por órgãos tecnológicos. (LANGER, André. A revolução tecnológica. Disponívelem:. Acesso em: 3 nov ).

13 Com base no texto e nos conhecimentos sobre a revolução tecnológica das últimas décadas, é correto afirmar: A) A automação se resume à mecanização, ou ao trabalho físico realizado pelo homem por meio de uma máquina. B) A primeira revolução tecnológica da história do capitalismo aconteceu no final do século XIX, baseada na utilização, nas indústrias, do ferro e do carvão. C) Os órgãos tecnológicos substituem, atualmente, todo o trabalho das grandes indústrias de base, eliminando, dessa forma, a necessidade de mão-de-obra humana. D) Os avanços na área da informação foram fundamentais para promover a igualdade social e uma mais equilibrada distribuição de riquezas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos emergentes. E) A expansão das grandes empresas transnacionais e a automação das fábricas não teriam ocorrido, sem os avanços surgidos na década de 70 do século passado, nas áreas da microeletrônica, da computação e das comunicações.

14 05-) A seara nacionalista já deu muito o que falar na historia recente do Brasil. Proteger a industria nacional sobrepujando a concorrência externa não é a melhor maneira de blindar os empregos e a renda interna como muitos pensam. Precisamos importar tecnologia, competitividade, transparência e acima de tudo, cultura empreendedora. O que o Brasil produziu nos anos 80 do século passado? Parecíamos uma tribo amish onde confeccionávamos produtos de baixo valor tecnológico e longe léguas do similar importado. (Disponível em )

15 À partir da leitura do texto, é correto afirmar: A) O texto refere-se à política governamental de valorização do produto importado. B) O texto refere-se à política governamental protecionista dos anos 80, que criou regras de proteção à indústria nacional. C) É uma crítica à política neoliberal do Governo Collor. D) Critica a política entreguista dos governos militares, no Brasil. E) Exalta o protecionismo industrial dos anos 80, no Brasil.

16 06-) A morte de Steve Jobs, na quarta-feira, 5 de outubro, mobilizou fãs ao redor do mundo. De Nova York a Pequim, donos de iPhones e iPads - ou apenas admiradores de um homem visionário - prestaram homenagem ao cofundador da Apple em frente a lojas da marca. Na sede da empresa - Infinite Loop, 1, Cupertino, Califórnia -, pessoas deixaram flores, maçãs, revistas em que Jobs aparece na capa e fotografias. O clima de condolência foi completado com bandeiras da Califórnia, dos Estados Unidos e da Apple a meio mastro. Em todos os tributos, smartphones e tablets exibiam a foto de seu criador, que deixara a presidência da Apple em 25 de agosto de Tim Cook, então diretor de operações, ocupou seu lugar. Na luta contínua contra um câncer no pâncreas, Jobs declarou, à época, que assumiria a presidência do conselho de administração da companhia. (

17 Em relação ao texto é correto afirmar: A) Sua morte não deixará lacunas em uma das companhias mais valiosas do mundo, nem no setor de tecnologia e do mercado financeiro. B) A partida de Jobs também não mexe com o mercado financeiro. C) A aposta de analistas é que, apesar da ausência do espírito criativo de Jobs, seus principais rivais não têm como recuperar o atraso em relação aos produtos inovadores da Apple. D) A morte de Steve Jobs influenciou, imediatamente, o mercado financeiro e causa algumas dúvidas no setor de tecnologia. E) A vida e ou a morte de Jobs, são fatos irrelevantes na contemporaneidade.

18 07-) SÃO PAULO - Nas eleições do próximo mês de outubro (2010), a identificação biométrica de eleitores será utilizada em 60 municípios brasileiros. A tecnologia, que identifica o cidadão a partir da leitura eletrônica da impressão digital já foi testada em 2008 em três cidades: Colocado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). O objetivo do recurso é tornar o processo de votação mais seguro, inviabilizando fraudes.

19 Sobre esse tema, é correto afirmar: A) O uso de urnas eletrônicas, no processo eleitoral, é uma rotina nos E.U.A. B) A primeira eleição 100% eletrônica do mundo ocorreu na Alemanha, em C) A tecnologia das urnas eletrônicas, no processo eleitoral brasileiro, é motivo de desconfianças gerais, sobre fraudes eleitorais. D) A primeira eleição 100% eletrônica do mundo ocorreu no Brasil, em E) O uso da biometria, no processo eleitoral, tende a facilitar o voto fantasma.

20 ENERGIA Sobre energia, nesse caso, é um recurso natural que pode fornecer ao ser humano determinado tipo de energia e sua substância transformadora. A natureza, em certas circunstâncias, pode fornecer recursos naturais que dão origem a um determinado tipo de energia, nomeadamente energia mecânica, elétrica, térmica ou química. As fontes de energia são um dos elementos importantes e indispensáveis à nossa vida quotidiana e ao desenvolvimento econômico, para além de serem extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida. As fontes de energia podem classificar-se em primárias e secundárias, consoante a sua origem.

21 FONTE DE ENERGIA PRIMÁRIA A fonte de energia primária, também conhecida por fonte de energia natural, é uma fonte de energia que existe em forma natural na natureza e pode gerar energia de forma direta, destas destacam-se o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, a energia hídrica, solar e eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica. As fontes de energia podem classificar-se em renováveis e não renováveis.

22 FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL As fontes de energia renováveis são uma infinita fonte geradora mesmo que sejam utilizadas pelo ser humano, possuindo a capacidade de se regenerar naturalmente. Por exemplo a energia solar, hídrica e eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica.

23 FONTE DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEL As fontes de energia não renováveis, como o combustível petroquímico e nuclear, são formadas no subsolo a partir de restos de animais e plantas que demoraram milhões de anos até se transformarem em combustível. Estes não podem ser recuperados rapidamente e as suas quantidades tornam-se cada vez mais reduzidas com o consumo por parte do homem.

24 ENERGIA SECUNDÁRIA As fontes de energia secundárias são transformadas a partir das fontes de energia primárias, como por exemplo a energia elétrica, gasolina, gasóleo, alcatrão, carvão mineral, vapor e energia hidrogênia, entre outros.

25 . Energia e Sociedade A energia ocupa um lugar importante na sociedade moderna industrial e comercial. As residências, os estabelecimentos comerciais e ou industriais, não podem funcionar sem ela. No caso da falta de energia todas as atividades param, como; a produção industrial, os serviços dos hotéis, restaurantes, de diversão param. Os meios de transporte não circulam sem fonte de energia. Sem combustíveis ou fornecimento de energia elétrica, os aviões, barcos e veículos não podem mover. Tudo consome energia hoje em dia, desde a simples vida cotidiana aos serviços públicos, a iluminação, o ar- condicionado, a cozinha, a rádio e a televisão, ou até as necessidades mais básicas da vida, tais como o vestuário, a alimentação, a habitação e o transporte, tudo depende da energia.

26 PETRÓLEO – OURO NEGRO Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4 mil anos a. C., em construções, tipos de concretagem, e afloramentos (certo usos de rochas) frequentes no Oriente Médio. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judeia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 a.C.

27 A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e do xisto betuminoso, e criou processos de refinação. O primeiro poço moderno foi perfurado em Bibiheybət (Bibi-Heybat), próximo a Baku, no Azerbaijão, no ano de 1846.

28 O PETRÓLEO NO BRASIL O ciclo do petróleo no Brasil teve início no final do século XIX, quando aconteceram as primeiras buscas por este minério no subsolo brasileiro. O primeiro vestígio de petróleo foi encontrado no município de Bofete, Estado de São Paulo, no entanto, a extração do recurso encontrado era inviável. A primeira jazida de petróleo - viável economicamente – foi descoberta em 1939, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização. No governo de Getúlio Vargas, em 1953, foi criada a que seria uma das mais promissoras estatais o mundo, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A empresa possui 51% das ações pertencentes ao governo e o restante é de capital misto.

29 Exercício 08-) Responsável pela exploração e produção de petróleo no território brasileiro, essa empresa é considerada a maior da América Latina. Foi criada em outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, cujo slogan era o petróleo é nosso. Marque a alternativa que corresponde à empresa que possui as características citadas. a) Vale b) Eletrobrás c) Petrobras d) Gerdau e) Votorantim

30 09-) No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Essa área é denominada: a) Bacia de Campos b) Pré-sal c) Recôncavo Baiano d) Campo de Lobato e) Campo de Alcobara Leste

31 10-) Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro. a) Bacia do Espírito Santo b) Bacia Sedimentar Amazônica c) Bacia de Campos d) Bacia do Recôncavo Baiano e) Bacias de Sergipe-Alagoas e do Rio Grande do Norte

32 11-) Sobre a Agência Nacional do Petróleo (ANP), é correto afirmar: A) É um órgão privado que monitora os preços dos combustíveis. B) Surgiu, como órgão governamental, na Ditadura Militar. C) É uma agência, do poder Legislativo, que combate o abuso econômico em relação aos combustíveis. D) Consumidores, órgãos públicos ou privados, agentes econômicos e pesquisadores não se submetem à ANP. E) É um órgão público governamental, que entre outras prerrogativas, monitora a qualidade dos combustíveis.

33 ENERGIA ELÉTRICA Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica. A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica. Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.

34 É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões. A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidrelétricas, usinas eólicas, e usinas termonucleares.

35 USINA TERMOELÉTRICA É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Chamam-se termo-elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade. A energia elétrica é produzida por um gerador. O gerador possui um eixo que é movido por uma turbina. A turbina é movida por um jato de vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é condensado e retornado para a caldeira. O vapor é produzido por uma caldeira. A caldeira é aquecida com a queima de óleo combustível.

36 ENERGIA EÓLICA A energia eólica é a energia renovável que provém do vento. No Brasil, as principais usinas se localizam no Nordeste. O custo de produção de energia continua a representar um desafio significativo para o crescimento desse tipo de energia, pois é mais cara que a energia hidroelétrica, na proporção de R$ 189,00/ R$ 130,00, para R$ 91,00 / R$ 78,00.

37 ENERGIA NUCLEAR A energia nuclear é produzida através das reacões de fissão ou fusão dos átomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia elétrica. A fissão nuclear utiliza o urânio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustível e consiste na partição de um núcleo pesado em dois núcleos de massa aproximadamente igual. Ainda que a quantidade de energia produzida através da fissão nuclear seja significativa, este processo apresenta problemas de difícil resolução: perigo de explosão nuclear e de fugas radioativas; produção de resíduos radioativos; contaminação radioativa e poluição térmica.

38 BIODIESEL Combustível para veículos, feito à partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) É um combustível substituto do diesel. ETANOL Combustível de origem orgânica, com mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola.

39 USINA DE BELO MONTE A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.


Carregar ppt "Londrina (PR) – Maringá (PR) Prof. Gonçalo :: Ano 2012 Aulas 100% presenciais ATUALIDADES: Tecnologia e Energia - Inclui testes -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google