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PEE, PETI E ANÁLISE ESSENCIAL Gerente: Damille Cunha 2007.2 SECRET´S CASSINO HOTEL.

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1 PEE, PETI E ANÁLISE ESSENCIAL Gerente: Damille Cunha 2007.2 SECRET´S CASSINO HOTEL

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Cenário: Falência de um cassino concorrente, recentes ameaças terroristas, baixa do dólar Missão: Trazer conforto e entretenimento com credibilidade Visão: Estar sempre mantendo a satisfação dos seus clientes de alto nível, através do aprimoramento da qualidade de nossos serviços e do ineditismo para atração de mais clientes.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Valores: Inovação, Qualidade de serviço, segurança, conforto, luxo, transparência e diversidade. Competência essencial: Culinária bastante diversificada, com pratos de todo o mundo, podendo assim atender aos paladares de todos os nossos hóspedes.

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Diagnóstico Estratégico Análise Externa Oportunidades - Pioneirismo em adquirir novos jogos - Network: ampla rede de contatos - Desenvolvimento e crescimento do mercado local Ameaças - Concorrência com outros estabelecimentos similares - Único fornecedor de máquinas caça- níqueis

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Análise Interna Pontos Fortes - Inovação tecnológica através da criação de uma diversidade de jogos - Múltiplos serviços: estadia em um hotel de alto luxo e entretenimento - Qualidade de atendimento e serviço: profissionais bem treinados - Segurança: Controle do estabelecimento por meio de câmeras, segurança e extintores de incêndio

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Pontos Fracos - Funcionários mal remunerados, insatisfeitos: podem vazar informações sigilosas - Falta de publicidade / propaganda no exterior - Má localização - Falta de eventos com artistas famosos Matriz de SWOT Oportunidade: Qualidade de atendimento e serviço X Ponto Forte: Network Ameça: Concorrência com outros estabelecimentos X Ponto Fraco: Funcionários mal remunerados e insatisfeitos

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Estratégias Empresariais Definição dos Stakeholders Dentro da Organização: STAKEHOLDERS PONTOS DE ATEN Ç ÃO PRINCIPAIS PRESSÕES EXERCIDAS PELOS STAKEHOLDERS DONO / PRESIDENTE - Estabelecer Metas - Cobran ç a dos resultados. - Estabelecer a melhor dire ç ão a ser seguida pela empresa. DIRETORIA EXECUTIVA - Planejar as estrat é gias (Planos T á ticos) de cada setor para alcan ç ar as metas. - Cobran ç a dos resultados estabelecidos pelo Dono. - Sal á rios / Benef í cios.

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL STAKEHOLDERS PONTOS DE ATEN Ç ÃO PRINCIPAIS PRESSÕES EXERCIDAS PELOS STAKEHOLDERS GERÊNCIA - Estabelecer a divisão do trabalho (Planos Operacionais). - Supervisionar. - Cobran ç a da execu ç ão das tarefas estabelecidas pelo n í vel T á tico. - Sal á rios / Benef í cios. FUNCION Á RIOS - Executar os planos operacionais. - Alcance dos objetivos departamentais. - Seguran ç a / Honestidade - Atendimento. - Sal á rios / Benef í cios. - Plano de Carreira. PESSOAL TERCEIRIZA DO - Seguir as decisões operacionais. - Executar os planos operacionais. - Alcance dos objetivos. - Renova ç ão de contrato.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL - Fora da Organização: STAKEHOLDERS PONTOS DE ATEN Ç ÃO PRINCIPAIS PRESSÕES EXERCIDAS PELOS STAKEHOLDERS AGÊNCIAS REGULADORAS / GOVERNAMENTAIS - Fiscaliza ç ão das normas empregadas de acordo com os padrões exigidas no mercado. - Aplica ç ão das penalidades / multas. SINDICATOS - Verifica ç ão do cumprimento dos direitos da classe. - Reivindica ç ão dos direitos que não são cumpridos. SOCIEDADE / COMUNIDADE - Direitos do cidadão. - Cr í ticas. M Í DIA - Investimentos em marketing. - Estere ó tipo publicado pela m í dia.

10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL STAKEHOLDERS PONTOS DE ATEN Ç ÃO PRINCIPAIS PRESSÕES EXERCIDAS PELOS STAKEHOLDERS FORNECEDORES - Verifica ç ão dos prazos, qualidade dos servi ç os e produtos. - Pre ç o. - Pol í tica dos contratos. CLIENTE - N í vel de satisfa ç ão.- Reivindica ç ões. JOGADORES ARQUIMILION Á RIOS - Conhecê-los com detalhe. - Diferenci á -los. - Atendimento à s excentricidades. ACIONISTAS / INVESTIDORES - An á lise dos contratos. - Cobran ç a de resultados por parte dos investimentos.

11 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Objetivos Estratégicos: No prazo de 5 anos estar entre os 3 Cassinos mais freqüentados da nossa cidade; Criar uma filial em cada continente; Criar um centro educacional para os filhos dos funcionários da empresa; Produzir eventos com artistas mais badalados do momento na mídia internacional

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Objetivos Táticos: Diretor Financeiro 1. Oferecer relatórios diários sobre o movimento financeiro do hotel; 2. Pagamento semanal dos seus funcionários; 3. Alcançar meta de lucro anual atualmente em 20%. Diretor Administrativo 1. Manter a ocupação do Hotel em no mínimo 50%; 2. Possui controle de reserva e ocupação do Hotel; 3. Reservar 10% da ocupação para os jogadares "top de linha" (os que mais jogam).

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Diretor de Marketing 1. Investir US$ 1.000.000,00 em publicidade (mídia internacional através da TV e internet) e a cada ano aumentar esse valor em 20%; 2. Oferecer bônus e promoções como incentivo para atrair novos clientes. Diretor de Tecnologia 1. Planejar o desenvolvimento dos sistemas propostos para o Cassino/Hotel; 2. Pesquisar e adquirir novas tecnologias a cada ano.

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Objetivos Operacionais: Gerente Financeiro 1. Emitir relatório de receitas e despesas; 2. Autorização dos pagamentos dos funcionários; 3. Alcançar meta de lucro mensal de 1,65%. Gerente Administrativo 1. Verificar diariamente a freqüência dos funcionários para que possa realizar possíveis substituições, emitindo também um relatório para o gerente financeiro; 2. Controlar o estoque mínimo de todos os produtos do Cassino/Hotel, bem como a manutenção dos equipamentos; 3. Manter uma lista dos clientes mias assíduos para eventuais reservas e também conhecer melhor as características dos seus clientes.

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Gerente de Marketing 1. Buscar possíveis clientes ricos que nunca freqüentaram o Cassino/hotel para atraí-los oferecendo bônus; 2. Criação, manutenção e divulgação do site do Cassino/Hotel; 3. Fazer pesquisa de mercado sobre os artistas e tipo de eventos mais badalados. Gerente de Tecnologia 1. Desenvolver os sistemas propostos; 2. Fazer manutenção do Banco de Dados; 3. Aplicar treinamentos para atualizar os desenvolvedores a cada ano ou a cada surgimento de uma nova tecnologia.

16 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Alinhamento dos objetivos com a matriz PFOA Detalhamento do objetivo (5W2H) WhatPerda de Clientes. Who Gerente de Finan ç as e Recursos Humanos. When 1 º semestre de 2008. Why Funcion á rios mal remunerados. WhereLas Vegas. How Funcion á rios insatisfeitos executando servi ç os de forma inadequada. How Much Perda de 10 clientes por dia, reduzindo o faturamento em m é dia U$ 500.000,00 di á rios.

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Diagrama causa-efeito : PERDA DE CLIENTES

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Estratégia de Oportunização ou Combate A estratégia de combate será a satisfação dos funcionários, através de uma remuneração melhor e de benefícios. Benefícios Esperados O retorno de um grande número de clientes e a melhora do serviço do Cassino/Hotel. Indicadores para medição de desempenho Fluxo de clientes e a opinião dos clientes com relação aos serviços.

19 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Gestão do Conhecimento Conhecimentos Conhecimento T á ticoConhecimento Expl í cito Conhecimento T á tico Reuniões entre os facilitadores dos jogos nas mesas. Reunião entre os investidores do Cassino. Buscar conhecimento sobre determinado assunto com outros especialistas. Conhecimento Expl í cito Ter o especialista dentro de sua pr ó pria empresa. Fazer um curso para capacitar os trabalhadores. Nas reuniões com os facilitadores dos jogos, fazer combina ç ão de experiências.

20 PETI Gerente: Damille Cunha 2007.2 SECRET´S CASSINO HOTEL

21 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte I - PLANEJAR O PROJETO Organizar projeto Nominar equipe multidisciplinar do Projeto Definir objetivos do projeto Definir metodologia do projeto Capacitar a equipe e planejar atividades Capacitar equipe no projeto Planejar atividades do projeto

22 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte II - REVISAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2.7. Relatar objetivos das funções empresariais ou organizacionais: a)Financeira: - Realizar relatórios diários sobre a movimentação financeira do hotel e do cassino; - Disponibilizar para seus clientes todas as formas de pagamento possíveis; - Alcançar a meta de lucro anual de U$ 1,2 bilhões; - Manter todos os pagamentos e receitas em dia sem a possibilidade de ocorrer inadimplências por ambos os lados.

23 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO b)Administrativa - Manter a ocupação do hotel em no mínimo 50%; - Possuir mecanismos de controle para gerenciar as reservas e a ocupação das suítes do hotel e, destacar os clientes mais assíduos do cassino / hotel juntamente com seus perfis; - Verificar a demanda com relação aos serviços e produtos oferecidos pelo cassino / hotel; - Controlar a necessidade de manutenção nas dependências do cassino / hotel. c)Recursos Humanos - Será responsável pelo processo de seleção das pessoas que trabalharão no cassino / hotel;

24 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Haverá um processo de capacitação das pessoas que irão fazer parte do quadro de funcionários, juntamente com o oferecimento de treinamentos para aprimorar as habilidades dos funcionários; - Haverá políticas para beneficiar funcionários que mais se destacarem. d)Marketing - Responsável por trazer atrações mais famosas no momento para entreter todos os clientes do cassino / hotel; - Será responsável por divulgar o estabelecimento pelo mundo todo através da publicidade internacional; - Oferecimento de atrativos para trazer novos clientes e implantação de um programa de fidelidade.

25 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e)Tecnologia - Será responsável pelo investimento em novas tendências de tecnologia que surgem no mercado; - Planejar o desenvolvimento do sistema que gerenciará o cassino / hotel; - Será responsável por qualquer tipo de problema que poderá ocorrer eventualmente em qualquer um dos setores do estabelecimento, com relação à tecnologia. f)Serviços - Será responsável por todos os serviços oferecidos pelo cassino / hotel; - Avaliará semestralmente as preferências, opiniões e reclamações dos seus clientes, para que gradativamente o cassino / hotel melhore os seus serviços de acordo com as requisições de seus clientes.

26 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE JOGOS X SETOR FINANCEIRO SETOR ADMINISTRATIVO X CONTAS A PAGAR / RECEBER SERVIÇOS X TECNOLOGIA 2.10 Analisar estrutura organizacional

27 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2.11 Analisar modelo de gestão da organização Autoritário Situacional 2.13 Prever perfil profissional - Melhor capacitação - Competência - Habilidades técnicas

28 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Financeiro - Conhecimento em finanças - Relacionamento inter-pessoal - Ética Administrativo - Competência sobre a legislação do comércio de produtos e serviços. - Capacidade em dimensionar e integrar recursos. Recursos Humanos - Habilidade com pessoas. - Saber distinguir entre quantidade e qualidade profissional.

29 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Saber se comunicar e ter um bom relacionamento com os outros setores. Marketing - Criatividade / original - Inovação - Comunicação Tecnologia - Inovação - Conhecimento das tecnologias - Capacitação - Limites

30 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Serviços - Habilidades para servir - Comunicação - Atendimento - Postura - Habilidade com pessoas

31 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2.14 Definir objetivos da unidade da tecnologia da informação - Desenvolver soluções - Dar suporte às diversas atividades existentes - Auxiliar o processo operacional - Fornecer a alta gestão ferramentas para interagir com os processos - Exemplos: - Conversão da unidade monetária - CRM – Customer Relationship Management CAPACITAR O CASSINO / HOTEL A COMPETIR NO MERCADO.

32 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte III - PLANEJAR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS 3.1 Identificar informações e conhecimentos organizacionais 3.1.1 Modelar informações organizacionais Funções organizacionais: Financeira Módulo: Contas a pagar e receber: Realização do relato diário das movimentações financeiras do Cassino/ Hotel; Disponibiliza diversas opções de pagamento para seus clientes (dinheiro, cheque, cartão, débito em conta).

33 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Administrativa Módulo: Reservas: - Disponibiliza reserva on-line (através do site, pela internet), por telefone (0800), por fax e por e- mail. - Evita overbooking controlando o acesso de hóspedes, evitando erros nos procedimentos, sempre atualizando os quartos bloqueados (fora de uso). - Oferece ao hóspede a compra de pacotes turísticos, locação de veículos. - Mantém uma lista dos clientes mais assíduos e de seus perfis.

34 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Módulo: Logística - Controla o estoque de todos os produtos do Cassino/ Hotel; - Verifica a entrada de grandes grupos para informar aos diversos setores para se prepararem para a grande demanda de alimentos, bebidas, trocas de roupa de cama e banho; - Verifica a necessidade de manutenção nas dependências do Cassino/ Hotel (quartos, máquinas caça-níquel); - Controla a freqüência dos funcionários para efetuar possíveis substituições. c) Recursos Humanos - Realiza recrutamento e seleção de novos funcionários; - Oferece treinamentos aos funcionários; - Avalia o desempenho dos funcionários; - Oferece políticas motivacionais e de benefícios; - Oferece bônus e promoções para funcionários destaque

35 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO d) Marketing - Pesquisa artistas mais badalados para que possam se apresentar no Cassino/ Hotel; - Oferece um cartão fidelidade para que os clientes mais freqüentes possam recebem bônus e prêmios; - Oferece pacotes promocionais para clientes potenciais que nunca freqüentaram o Cassino/ Hotel. e) Tecnologia - Controle dos jogos existentes no Cassino; - Investimento em novas tendências de tecnologia que surgem no mercado; - Controle de perda dos clientes nos jogos.

36 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO f) Serviços Módulo: Qualidade - Oferece conforto, hospitalidade oferecendo diversos tipos e categorias de quartos; - Garante qualidade de atendimento, para transmitir uma boa imagem do Cassino/ Hotel; - Oferece serviço de enfermagem e ambulância 24 horas.

37 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3.1.2 Mapear conhecimentos Funções organizacionais: a) Financeira - Dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da seção de Contas a Pagar e Receber b) Administrativa - Elaborar e propor normas e programação para aquisição, padronização, especificação, recebimento, armazenamento, distribuição, controle, segurança e alienação de material, preparar e manter atualizado o cadastro dos bens móveis e imóveis, organizar e manter cadastro de veículos que dão acesso ao Cassino/Hotel.

38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO c) Recursos Humanos - Ouvir as opiniões de seus funcionários, identificar características nos possíveis funcionários futuros (candidatos às vagas). d) Marketing - Criatividade, técnicas de pesquisa e estudos sobre formas de atrair mais clientes. e) Tecnologia - Apoiar tecnicamente as demais áreas do Cassino/Hotel, no que se refere à informatização dos serviços, desenvolvimento de rotinas de otimização para os setores sob sua responsabilidade

39 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO f) Serviços Estabelecer um trabalho em conjunto para oferecerem serviços de qualidade aos seus clientes deixando-os satisfeitos, atendendo seus anseios e necessidades. Para isso é preciso uma intensa comunicação com os funcionários de forma que os mesmos estejam comprometidos a realizarem as suas tarefas.

40 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte IV - AVALIAR E PLANEJAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DE CONHECIMENTOS 4.1 Avaliar sistemas de informação e de conhecimentos 4.1.1 Elaborar plano de trabalho Atividades: - Preparar calendário de visita para todos os setores do Cassino-Hotel destacando os nomes dos funcionários responsáveis por cada setor - Recurso necessário: Lista de todos os setores da organização

41 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Visitar todos os setores existentes no Cassino- Hotel cumprindo os seguintes itens: - Identificar e listar os sistemas utilizados por cada setor; - Verificar a satisfação dos usuários em relação aos sistemas existentes através de pesquisas, entrevistas, observação pessoal; - Verificar a necessidade de desenvolvimento de novos sistemas. - Recurso necessário: Calendário de visita

42 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Classificar os sistemas listados de acordo com suas prioridades - Recursos necessários: Tipos de prioridade, resultados das entrevistas com os responsáveis pelos setores. Implantar métodos de interação e comunicação como listas de discussões para obter mais detalhes sobre os sistemas existentes e propostos, pois algumas informações podem ter sido deixadas de ser detalhadas o suficiente durante as entrevistas e observações. - Recursos necessários: Resultados das entrevistas com os responsáveis pelos setores

43 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Implantar formas de acompanhamento, avaliação e divulgação dos resultados (boletos informativos) e impactos dos sistemas na organização - Recursos necessários: Conhecimentos sobre os sistemas, resultados das entrevistas com os responsáveis pelos setores.

44 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.1.2 Identificar sistemas de organização Marketing Sistema de perfis Sistema de gestão de marketing Sistema de gerenciamento de serviços personalizados Administração Sistema de gerenciamento e emissão de relatórios Financeiro Sistema de controle de finanças (sistema de folha de pagamentos, pagamentos de fornecedor, lucros e gastos).

45 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Recursos Humanos Sistema de perfil de funcionários Sistema de contato empresa – fornecedor Segurança Sistema de help desk Sistema de níveis de acesso (físico e software) Sistema de controle de fraudes. Serviço Sistema de serviços do hotel-cassino Sistema de compras on-line Sistema de entretenimento nos quartos

46 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.1.3 Descrever sistemas da organização Sistema de perfis SysPe Sistema de gestão de marketing SysMa Sistema de gerenciamento de serviços personalizados SysGP Sistema de gerenciamento e emissão de relatórios SysRel Sistema de controle de finanças SysCF

47 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de perfil de funcionários SysPF Sistema de contato empresa- fornecedor SysCEMF Sistema de help desk SysHelp Sistema de níveis de acesso (físico e sw) SysAc Sistema de controle de fraudes/falhas. SysFrau

48 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de serviços do hotel-cassino SysSe Sistema de compras on-line SysWeb

49 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.1.4 Avaliar e sumariar a situação dos sistemas Sistema de controle de finanças Ponto Forte Centraliza todas as finanças do cassino-hotel facilitando o gerenciamento da receita. Ponto Fraco Possíveis falhas são mais complexas devidas ao alto nível de acoplamento dos diversos setores. Sistema de perfil de funcionários Ponto Forte Personalização do tratamento ao funcionário Ponto Fraco Não há ponto fraco.

50 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.1.4 Avaliar e sumariar a situação dos sistemas Sistema de Perfís Ponto Forte Concentra em uma base de dados muitos dados relevantes sobre clientes, que irá auxiliar diversos outros sistemas Ponto Fraco Alguma falha no cadastramentode algum dado pode acarretar em distorções em outros sistemas. Sistema de Marketing Ponto Forte Agiliza o desenvolvimento de novas estratégias de marketing relacionadas ao Hotel-Cassino. Ponto Fraco Depende de dados colhidos no Sistema de Perfís

51 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.1.4 Avaliar e sumariar a situação dos sistemas Sistema de Emissão de Relatórios Ponto Forte Aumenta o poder de velocidade das tomadas de decisões

52 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de contato empresa – fornecedor Ponto Forte Nunca deixa o estoque ficar vazio, controlando as entradas e saídas. Ponto Fraco Precisa ter seus fornecedores constantemente atualizados. Sistema de help desk Ponto Forte Rápido atendimento as ocorrências Ponto Fraco Depende de fornecedores para efetuar reparos em sistemas e equipamentos.

53 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de níveis de acesso (físico e software) Ponto Forte Segurança de acesso a áreas restritas de altíssima segurança tanto do sistema lógico quanto do sistema Sistema de controle de fraudes/falhas Ponto Forte Possibilita a descoberta de novas fraudes

54 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de serviços do hotel-cassino Ponto Forte Centraliza todos os serviços em um pacote de software agilizando acesso a dados. Ponto Fraco Muita dependência de um único sistema pode gerar um caos caso ocorra alguma falha ou paralisia no sistema.

55 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de compras on-line Ponto Forte Maior visibilidade ao h-c e maior facilidade em oferecer os serviços e pacotes ao cliente, facilitando as reservas e alugueis de quartos. Ponto Fraco Não permite uma interação maior entre o cliente e o cassino-hotel,ou seja, o cliente não pode efetuar todas as suas perguntas e recebê-las de forma instantânea pois não possui um atendimento de um funcionário e sim do sistema.

56 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.1 Rever e detalhar informações e conhecimentos Não implementa soluções que atendem completamente as necessidades dos funcionários/clientes, alguns sistemas devem ser implementados

57 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.2 Nominar sistemas propostos Os sistemas de informação propostos para o Hotel-Cassino são: Sistema de Integração de Setores Sistema de Jogos a Distância Sistema de Pagamentos Centralizados

58 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.4 Descrever sistemas propostos Integrar sistemas dos setores de finanças, administrativo e recursos humanos diminuir a migração de dados entre sistemas; obter resultados mais precisos; maior produtividade baixo custo Sistema de serviços de quarto e jogos do cassino disponível no quarto do cliente forma alternativa de usufruí dos serviços do hotel forma alternativa de entreter-se com jogos virtuais

59 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema que integre, como uma única conta, os serviços do hotel e os serviços do cassino Rapidez em usufruí os serviços Facilidade para o cliente gerir seus gastos Comodidade ao cliente

60 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.5 Validar sistemas propostos Integrar sistemas dos setores de finanças, administrativo e recursos humanos Provê todas as funcionalidades dos sistemas não integrados, além das novas funcionalidades necessárias do sistema integrado Requisitos não-funcionais: maior flexibilidade, maior produtividade e maior confiabilidade.

61 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema de serviços de quarto e jogos do cassino disponível no quarto do cliente Atender todos os seus requisitos não-funcionais e funcionais especificados na documentação, como: possibilitar efetuar pedidos de cozinha, arrumadeira, limpeza e demais serviços do hotel, como também, dispor de todas as funcionalidades de interatividade de simulações de jogos presente no cassino.

62 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sistema que integre, como uma única conta, os serviços do hotel e os serviços do cassino Atender todos os seus requisitos funcionais e não funcionais especificados na documentação, tais como: segurança, confiabilidade, desempenho; e que integre, como uma única conta, os serviços utilizados no hotel e no cassino dispor de qualquer serviço do hotel quanto do cassino através do cartão magnético.

63 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.6 Avaliar aquisição ou desenvolvimento dos sistemas propostos Sistemas a adquirir: Sistema que integre os sistemas dos setores de finanças, administrativo e recursos humanos, pois, são sistemas custosos de serem desenvolvidos e por existir soluções robustas no mercado com possibilidade de integração. Sistemas a desenvolver: Sistema de serviços de quarto e jogos do cassino disponível no quarto do cliente e o sistema que integre serviços do hotel com serviços do cassino, pois, são sistemas que possuem peculiaridades do negócio que dificilmente será encontrado pronto no mercado e por não demandar altos custos.

64 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4.2.7 Quadro demonstrativo dos sistemas propostos

65 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte V - AVALIAR E PLANEJAR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1 Avaliar tecnologia da informação 5.1.1 Elaborar plano de trabalho 1 - Preparação e controle Planejar e organizar os setores da empresa para que o grupo responsável pelo levantamento não tenha imprevistos. 2 - Realização do levantamento de dados e identificação da tecnologia da informação Coleta de informações de toda tecnologia presente na empresa.

66 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3 - Análise e interpretação desses recursos tecnológicos A partir de todo levantamento da tecnologia em mãos, realizar uma análise minunciosa avaliando detalhes técnicos e averiguando suas necessidades. 4 - Conclusão e documentação Documentar todo o levantamento da tecnologia da informação presente na empresa.

67 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.2 Identificar tecnologia da informação Software Básico: Sistema operacional Windows xp, Iceows, Adobe Reader, NOD32; Automação de escritórios: pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook); Linguagens: Delphi, Java e asp; Banco de dados: Oracle, SQL Server e DB2 Hardware Computadores e periféricos Dell: Processador: Intel Core Duo Memória Ram: 512 MB Disco rígido: 80 Gb Monitor: 15

68 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.2 Identificar tecnologia da informação Telecomunicações: Intranet com rede wireless Gestão de dados e informações: Sistema distribuído com servidor central com replicação de dados

69 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.3 Descrever e avaliar software Windows xp sp2 - sistema operacional para computador pessoal bastante difundido no mercado com atualizações freqüentes e de maior facilidade de manipulação. Iceows - compactador de arquivos freeware que manipula a maioria dos padrões de compactação, sendo extremamente útil para reduzir o tamanho de certos arquivos e para unir vários arquivos em um só. Adobe Reader 8.0 - software freeware para visualizar documentos no formato pdf.

70 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOD32 - Antivírus robusto bastante difundido no mercado com constantes atualizações, protegendo os computadores dos mais variados tipos de vírus, seja proveniente da Internet ou qualquer outro dispositivo conectado ao computador. Pacote Microsoft Office 2007 – automação de escritório Windows server 2003 - sistema operacional para computador servidor bastante difundido no mercado com alto nível de segurança e confiabilidade.

71 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sysper 3.0 – Sistema que cadastra as principais características de cada cliente. Sysmkt 3.0 – Sistema que gerencia e atribui tarefas relacionadas ao hotel-cassino do departamento de marketing. Sysgsp 3.0 – Sistema que utiliza características personalizadas para provê serviços específicos de satisfação ao cliente. Sysconsumo – Sistema de serviços de quarto e jogos do cassino disponível no quarto do cliente. Sysinterage – Sistema que integre serviços do hotel com serviços do cassino.

72 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Syshelp 3.0 – Sistema que provê um suporte técnico interno a todo Hotel-Cassino. Sysníveis 3.0 – Sistema que limita e armazena o acesso aos diferentes níveis físicos e lógicos. Sysfraude 3.0 – Sistema que vigia os diversos jogos do Hotel- Cassino. Sysserviços 3.0 – Sistema que provê total interatividade do cliente com os serviços oferecidos pelo Hotel-Cassino. Syscompras 3.0 – Sistema que permite realizar reserva e alugar quartos de forma não presencial.

73 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.4 Descrever e avaliar hardware Cassino Hotel Outras áreas: CPD Diretoria Administrativa RH Marketing

74 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.5 Descrever e avaliar sistemas de telecomunicação Fast Ethernet Topologia Estrela 05 Hubs 05 Switches Conexão Internet 100 MB Voip Aparelhos Ret Set

75 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.6 Descrever e avaliar gestão de dados e informação Cliente Financeiro Marketing Administrativo Rh Atendimento Serviços Gestor

76 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.1.7 Descrever e avaliar políticas de TI Existências de câmeras em todas as áreas com recursos de TI Mecanismo de controle de incêndio apropriado Instalações elétricas estáveis. Rotina de backup diária. Manter um histórico de todas as operações de usuário nos sistemas. (Ex: No sistema Financeiro, manter o histórico de login, logout, arrecadações, etc.)

77 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte V - AVALIAR E PLANEJAR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.2 Planejar tecnologia de informação – software 5.2.1 Desenvolver estratégias de software Software Básico: Migrar Sistema Operacional para WINDOWS VISTA ULTIMATE, sistemas mais moderno e robusto, com maior segurança e atualizações. Winrar, compactador de arquivos proprietário que oferece maior segurança e suporte a diversos formatos. Zone Alarm, firewall leve e eficiente para proteção contra possíveis invasões. Pacote Office 2007(Word, Excel, Power Point, Access e Outlook). Linguagem java para programação, tanto web quanto desktop. Banco de dados Oracle.

78 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.2.2 Definir políticas de software Terminais restritos Restrições Web Softwares Licenciados Restrição de memory stick

79 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.2.3 Definir normas e padrões técnicos operacionais de software Monitoramento de clientes no cadastro Gastos Regularidade Funcionário monitorado através de Log Acesso restrito a diretores e administrador do sistema Base de dados auxiliar Apenas administradores acessam

80 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.2.4 Configurar software Padronização de softwares Banco de Dados Oracle Liguagem Java para aplicações desenvolvidas internamente Acesso setorial Perfis

81 5.2.5 Elaborar quadro demonstrativo de software

82 Sistemas Atuais

83 5.4 Planejar tecnologia de informação – sistemas de telecomunicação 5.4.1 Desenvolver estratégias rádios modernos rede de telefonia rede sem fio sistema de TV a cabo 5.4.2 Definir políticas Segurança (câmeras, Acesso restrito, Limpeza mensal ) Administração (novo recurso=>elaborar uma solicitação; Equipamentos defeituosos=>encaminhados para o deposito ) 5.4.3 Definir normas e padrões técnicos operacionais Detalhar os procedimento para utilizar os equipamentos 5.4.4 Configurar sistemas será de responsabilidade da equipe de telecomunicação

84 5.4.5 Quadro demonstrativo

85 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.5.1 Desenvolver estratégias de gestão de dados e informação Conjunto de regras de decisão que orientam o comportamento dos recursos de gestão de dados e informação da empresa. 5.5.2 Definir políticas de gestão de dados e informação Deverá ser feito backup periódico dos dados Operações devem ser salvas em log Permissão para uso dos sistemas

86 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.5.3 Definir normas e padrões técnicos operacionais de gestão de dados e informação Controle de acesso aos sistemas Controle dos níveis de acesso Dado interno Dado de acesso restrito Dado público 5.5.4 Configurar gestão de dados e informação Guarda, cópia e segurança

87 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5.5.5 Quadro demonstrativo de gestão de dados e informação Financeiro - SysCF, SysRel, SysCEMF Marketing - SysMa, SysRel Administrativo - SysRel, SysCF, SysCEMF, SysAc, SysFrau RH - SysRel, SysPF Atendimento - SysPe, SysHelp Serviços - SysGP, SysSe, SysWeb

88 5.6 Avaliar infra-estrutura paralela 5.6.1 Elaborar plano de trabalho Existência de 1 gerador local aterramento e o para raio não são suficientes Os extintores de água Ausência de extintores no CPD Internet Banda Larga via cabo CPD e a sala de segurança do cassino-hotel no mesmo ambiente Uso de crachá para acesso de funcionários Backup feito em fitas Dispositivo de Segurança silencioso

89 5.6.2 Identificar infra-estrutura paralela Instalação elétrica em todo o cassino Gerador de energia Ar-condicionado em todos os pavilhões Posto interno de telefonia internet Banda Larga Sistema de combate a incêndios Cabeamento de rede par-trancado Câmera de vídeo

90 5.6.3 Descrição e avaliação da infra- estrutura paralela fornecimento da distribuição da subestação local Ar-condicionado central a 24ºC Banda Larga esta presente nas áreas comuns Sistema de combate aos incêndios- extintores e splitters Ausência no CPD 2 câmeras de vídeo ao longo de 3 metros Hotel 10 câmeras instaladas cassino

91 5.6.4 Descrever e avaliar políticas de infra- estrutura paralela Plano de Contingência: -Convênio com empresa de manutenção de ar condicionado para manutenção e troca de aparelhos defeituosos. -Convênio com empresas para distribuição de jogo. -Convênio com empresas especializadas para a manutenção dos geradores elétricos.

92 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Logística infra-estrutura - Depósitos:guarda de equipamento eletrônico, equipamento de jogos e máquinas. - Reposição e transporte de materiais substitutos feitos pelas empresas de manutenção.

93 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Segurança da infra-estrutura -Segurança é feita por câmeras de vídeo espalhadas estrategicamente pelo Cassino-Hotel. - Controle, manutenção e guarda é feita por uma empresa de segurança especializada.

94 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Auditoria da infra-estrutura - A verificação do patrimônio do Cassino-Hotel (15 dias) - Empresa especializada para evitar desvio de função e desaparecimento de equipamento visando à preservação dos bens do Cassino-hotel.

95 5.7 Planejar Infra-Estrutura Paralela

96 5.7.1 Desenvolvimento de estratégias de infra-estrutura paralela 1 - 2 geradores necessidades elétricas 2 - 2 ar-condicionados CPD + 2 na sala de segurança backup 3 - Extintores de incêndio no CPD e sala de segurança 4 - Rede WI-FI no cassino-hotel 5 - Deslocamento do CPD, para um local maior e mais reservado 6 - Divisão do CPD do setor de segurança, tornando-se agora, dois setores fisicamente separados. 7 - Backup dos servidores serão feitos por robôs 8 - Acesso através da identificação de íris, impressão digital e voz no CPD e sala de segurança

97 5.7.2 Definição de políticas de infra- estrutura paralela Plano de contingência 1 – Acordo com empresa de manutenção de informática no valor de US$ 30.000,00. 2 – Acordo com de com empresa de manutenção de geradores no valor de US$ 40.000,00 Dólares. Segurança Monitoramento com câmeras de alta definição e microfones escondidos estrategicamente.

98 5.7.3 Definição de normas e padrões técnicos operacionais de infra-estrutura paralela 1 – Controle de acesso ao CPD e sala de segurança, podendo entrar pessoas devidamente identificados. 2 – Rotina de revisão preventiva nos equipamentos de informática, segurança e máquinas de jogos.

99 5.7.4 Configuração de infra- estrutura paralela Ar-condicionado: 24° C no CPD e sala de segurança Rede WI-FI com alcance em todas as dependências do cassino-hotel. Rede WI-FI protegida por senha. Extintores CLASSE C para Fogo de natureza elétrica, no CPD e sala de segurança. Geradores de energia elétrica com autonomia de por 24 horas.

100 5.7.5 Quadro demonstrativo de infra-estrutura paralela TipoFornecedorQuantidadeSetor Valor Unitário (em US$) Ar-CondicionadoLG6 CPD, Sala de Segurança5000 Cabos de redeOketi10 rolos CPD, Sala de Segurança500 Câmera alta definiçãosony500Diversos5000 Extintor de incêndioXoke6 CPD, Sala de Segurança100 Gerador elétricoOptimus2Sala de máquinas100000 Identificador de impressão digitalHiki2 CPD, Sala de Segurança5000 Identificador de írisHiki2 CPD, Sala de Segurança10000 Identificador de vozHiki2 CPD, Sala de Segurança15000 Microfonesony100Diversos1000 Robô backupTakeshi2 CPD, Sala de Segurança40000 Transmissores rede WI-FIOsaka200Diversos300

101 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Recursos Necessários Funcionários Hardware Software Treinamento Manutenção

102 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Impactos do Projeto Impacto Tecnológico Impacto Organizacional Impacto Social Impacto Cultural Impacto de Infra-Estrutura

103 5.8 Organizar a unidade da tecnologia da informação

104 5.8.1 Plano de trabalho da unidade de TI Analise periódica Individual (questionários) Coletiva (seminários) Brainstorming

105 5.8.2 Avaliação da unidade de TI Pontos fortes e fracos Marketing Perfil exigido x renovação Administração Grupo experiente x sigilo Financeiro Grupo heterogêneo x sigilo

106 5.8.2 Avaliação da unidade de TI Pontos fortes e fracos Recursos Humanos Conhecimento específico x treinamentos Segurança Perfil exigido x renovação Serviços Baixos requisitos x realocação de pessoal

107 5.8.3 Estratégias da unidade de TI Desenvolvimento Papel do usuário Documentação Desenvolvimento Pesquisa Relatórios Gerenciamento de versão

108 5.8.4 Modelo de gestão da unidade de TI Modelo participativo Diversidade de áreas envolvidas Prioridades

109 5.8.5 Políticas da unidade de TI Softwares legalizados Definições de metas Normas e padrões Avaliação de recursos

110 5.8.6 Normas e padrões da unidade de TI Padrões de projeto Padronização Implementação Documentação Utilização de UML

111 5.8.7 Estrutura proposta da unidade de TI Controle Empresas terceirizadas Plano de contingência Banco de currículos Realocação de pessoal Cadastro de competências

112 5.8.8 Quadro-resumo demonstrativo da unidade de TI Estratégias *Envolver usuários no processo de desenvolvimento e suporte dos sistemas. *Documentar todos os processos desde das etapas de criação ao suporte dos sistemas. *Emitir relatórios periódicos informativos aos superiores. *Geração de documentos técnicos sobre as tecnologias recentemente estudadas. *Gerenciamento de versões Políticas e normas *Utilizar os padrões de projeto predefinidos por cada grupo. *Padronização rigorosa na implementação independente de projeto. *Padronização na documentação independente de projeto. *Utilizar UML como apoio na documentação Modelo de gestão Um modelo de gestão participativo, com intuito de tomar decisões após a coleta de opiniões de todos os envolvidos diretamente nas diversas áreas. Definindo prioridades as tarefas mais urgentes, utilizando as metodologias como orientação Estrutura organizacional *Empresas terceirizadas devem seguir os mesmos padrões adotados pela unidade de TI interna *Cadastramento de banco de currículos, como plano de contingência, caso necessite de substituição com urgência de pessoal qualificado *Armazenamento das capacidades dos integrantes da unidade de TI, para possibilitar a realocação emergencial entre projetos

113 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Impacto Tecnológico Ponto Positivo Sistemas Proprietário Ponto Negativo Sistemas Existentes Alternativas, Recomendações e Observações Impacto Organizacional Ponto Positivo Instalações Modernas Ponto Negativo Alto Investimento Alternativas, Recomendações e Observações

114 Impacto Social Ponto Positivo Mais Empregos Ponto Negativo Rivalidade com Concorrentes Alternativas, Recomendações e Observações Impacto Cultural Ponto Positivo Incentivo ao Turismo Ponto Negativo Terrorismo Alternativas, Recomendações e Observações

115 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Impacto de Infra-Estrutura Ponto Positivo Modernidade Ponto Negativo Construção e Manutenção Alternativas, Recomendações e Observações

116 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 7.3 Plano econômico financeiro Custo estimado:US$ 176.966.900,00 Investimento recomendado: US$ 0,2 bilhões Retorno estimado por mês: US$ 10.000.000,00 Investimento aplicado: US$ 0,2 bilhões Tempo para cobrir o investimento: 1,8 anos

117 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 8.1 Elaborar planos de ação

118 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Parte IX - GERIR PROJETO Gerir, divulgar, documentar e aprovar Definir forma de gestão Gerir projeto Divulgar projeto Documentar projeto Apresentar, avaliar e aprovar o projeto

119 ANÁLISE ESSENCIAL Gerente: Damille Cunha 2007.2 SECRET´S CASSINO HOTEL

120 Analise Essencial Contextualização Desejos do Usuário O que será e o que não será Implementado Gerentes requisitaram, alguns foram aceitos e outros não. Exemplo: Gerente da Recepção – Troca de Mensagem Cliente para cliente. Proximo PETI Requisitos Funcionais e Não Funcionais Solicitar Serviços Efetuar pagamento Trocar Mensagens com a recepção

121 Análise Essencial 1.5 Diagrama de Contexto (DC)

122

123 ANÁLISE ESSENCIAL 1.7 Lista de eventos Jogar on-line Reservar ambiente Solicitar serviço Gerenciar conta

124 ANÁLISE ESSENCIAL 2.1 DRE – HOTEL CASSINO

125 ANÁLISE ESSENCIAL 2.1 DRE – HOTEL CASSINO

126 ANÁLISE ESSENCIAL 2.1 DRE – HOTEL CASSINO

127 ANÁLISE ESSENCIAL 2.1 DRE – HOTEL CASSINO

128 ANÁLISE ESSENCIAL 1.8 Estimativa Rápida de Pontos por Função ALI Tipos de Registros Tipo de DadosComplexidade Conta14baixa Reservas13baixa Ambiente14baixa Cliente15baixa Participa13Baixa Jogo online14baixa

129 ANÁLISE ESSENCIAL 1.8 Estimativa Rápida de Pontos por Função ALI Tipos de Registros Tipo de DadosComplexidade Solicitações14baixa Serviço14baixa Serviço Restaurante 16baixa Serviço lavanderia 112baixa Serviços Gerais15Baixa Serviços Médicos 13baixa

130 ANÁLISE ESSENCIAL 1.8 Estimativa Rápida de Pontos por Função Tipo de Função Complexidade Funcional Totais por Tipo de Complexidade Totais por Tipo de Função ALI 12 Baixa X 7 0 Média X 10 0 Alta X 15 = 84 = 0 84

131 ANÁLISE ESSENCIAL Sistema de serviços e jogos no quarto: DER - Diagrama Entidade Relacionamento Modelo Conceitual Entidades: Cliente Ambiente Cassino Restaurante Evento Conta Jogo online Crédito Serviço Restaurante, Médico Lavanderia, Gerais

132

133 ANÁLISE ESSENCIAL Modelo Lógico

134 ANÁLISE ESSENCIAL 2.5 Estimativa detalhada de pontos por função Saída Externa Processo Elementar Arquivos Referenciad os Tipos de Dados Complexidade Listar Clientes112Baixa Listar Ambientes16Baixa Listar Contas14Baixa Listar Jogos Online13Baixa Listar Serviços27Média Relatório de Reservas14Baixa Relatório de Participações nos Jogos 15Baixa Relatório de Solicitações de Serviços 27Média

135 ANÁLISE ESSENCIAL 2.5 Estimativa detalhada de pontos por função Consulta Externa Processo Elementar Arquivos Referenciad os Tipos de Dados Complexidade Consulta Clientes112Baixa Consulta Ambientes16Baixa Consulta Contas14Baixa Consulta Jogos Online13Baixa Consulta Serviços27Média Consulta Reservas14Baixa

136 ANÁLISE ESSENCIAL 2.5 Estimativa detalhada de pontos por função Consulta Externa Processo Elementar Arquivos Referenciad os Tipos de Dados Complexidade Consulta Participações nos Jogos 15Baixa Consulta Solicitações de Serviços 27Média Relatório de Reservas por Clientes 14Baixa Relatório de Participações nos Jogos por Clientes 15Baixa Relatório de Solicitações de Serviços por Clientes 27Média

137 ANÁLISE ESSENCIAL 2.5 Estimativa detalhada de pontos por função Tipo de Função Complexidade Funcional Totais por Tipo de Complexidade Totais por Tipo de Função ALI 12 Baixa X 7 0 Média X 10 0 Alta X 15 = 84 = 0 84 AIE -- 0 EE 14 Baixa X 3 1 Média X 4 3 Alta X 6 = 42 = 4 = 18 64 SE 7 Baixa X 4 1 Média X 5 0 Alta X 7 = 28 = 5 = 0 33 CE 8 Baixa X 3 3 Média X 4 0 Alta X 6 = 24 = 12 = 0 36

138 ANÁLISE ESSENCIAL 2.5 Estimativa detalhada de pontos por função Total = 217 Pontos


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