A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o meio ambiente interfere na saúde do homem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o meio ambiente interfere na saúde do homem."— Transcrição da apresentação:

1 Como o meio ambiente interfere na saúde do homem

2 Meio Ambiente O ambiente como um todo, é formado por componentes abióticos o ar, água, o solo e a radiação solar e componentes bióticos os seres vivos.

3 Componentes Abióticos Radiação Solar o Realização da fotossíntese o Permitir que os animais enxerguem

4 Componentes Abióticos Água o Presente na constituição de todos os seres vivos o Solvente universal o Presente na fotossíntese IMPORTANTE: SEM ÁGUA NÃO EXISTE VIDA, POIS O GÁS OXIGÊNIO QUE RESPIRAMOS, VEM DELA!

5 Componentes Abióticos Ar o Formado por mistura dos gases nitrogênio,oxigênio e dióxido de carbono: Nitrogênio fazem parte da constituição das proteínas e ácidos nucleícos. Oxigênio participam da respiração dos animais e plantas. Dióxido de carbono participam da fotossíntese e formam a glicose IMPORTANTE: A MOLÉCULA DE GLICOSE ARMAZENA A ENERGIA DO SOL!

6 Componentes Abióticos Solo o Fonte de sais minerais que participarão do metabolismo dos seres vivos. o Os sais minerais fazem parte dos rios, lagos e mares.

7 Componentes Bióticos Os componentes bióticos do ambiente constituem a comunidade Comunidade: diferentes populações ocupando um mesmo território ( ambiente). População: conjunto de espécies.

8 Componentes Bióticos Interação entre os seres vivos de uma comunidade: BENÉFICAS o Cooperativismo : ajuda mútua entre indivíduos da mesma espécie.Ex.: educar, alimentar, curar, cuidar... o Comensalismo: interação entre indivíduos de espécies diferentes em que só um se beneficia. Ex. : baratas e o homem. o Mutualismo: interação entre indivíduos de espécies diferentes em que os dois se beneficiam. Ex.: os animais domésticos recebem abrigo e proteção e o homem, companhia.

9 Componentes Bióticos PREJUDICIAIS o Predatismo: uma espécie caça a outra. Ex.: o homem quando caça,pesca e desmata. o Parasitismo: um ou mais seres de uma espécie se aproveitam de outro de espécie diferente, podendo ou não o levar à morte. Ex.: epidemias causadas por vírus ou bactérias

10 Desequilíbrio Ambiental Esgotamento dos recursos ambientais o São os recursos naturais e os organismos produzidos pela natureza. o São: renováveis e não-renováveis Renováveis: os gases da atmosfera, a água, o solo, as plantas e os animais. Não-renováveis: o petróleo, o carvão-de-pedra e os minérios.

11 Desequilíbrio Ambiental Poluição ambiental e alterações da biosfera o Sonora o Radiativa o Do ar o Do solo

12 Efeito Estufa Poluição do ar

13 Definição de Efeito Estufa Poluição do ar O efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.

14 Compreendendo melhor a definição Poluição do ar O mecanismo de retenção de calor na Terra é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro, permitindo que a energia luminosa penetre na atmosfera e impedindo que a radiação proveniente da superfície aquecida do planeta se dissipe.

15 Compreendendo melhor a definição Poluição do ar

16 Os gases causadores do efeito estufa Poluição do ar Os gases estufa (que impedem a dispersão dos raios solares aquecendo o planeta) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO 2 ), o metano (CH 4 ), o óxido nitroso (N 2 O) e compostos de clorofluorcarboneto (CFC). A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e pastagens. Muitas pessoas acham, erradamente, que o CFC e o gás metano são responsáveis apenas pela destruição da camada de ozônio.

17 Principais causas da intensificação do efeito estufa Poluição do ar O ritmo acelerado de industrialização e poluição, porém, aumentou a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico. O simples crescimento demográfico, junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos produzidos são outra causa do problema. O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.

18 Conseqüências da intensificação do efeito estufa Poluição do ar 1.Recuo da camada de gelo: Derretimento de geleiras afeta ecossistemas e contribui para elevar o nível do mar. 2.Nível do mar: O aumento previsto é de até 88 cm, em Ilhas e áreas litorâneas de baixa altitude podem desaparecer. 3.Seca: Possível decréscimo da produção agrícola nos trópicos e sub- trópicos podendo levar à fome. A degradação do solo irá piorar e regiões equatoriais poderão dar lugar a desertos. Maior incidência de chuva nas latitudes ao norte poderá aumentar a erosão do solo

19 Conseqüências da intensificação do efeito estufa Poluição do ar 4. Doenças: População de insetos deve aumentar, à medida que as latitudes ao norte se tornam mais quentes e úmidas. Doenças como malária e dengue podem aparecer em países temperados. 5. Temperatura: A temperatura do ar e da superfície do oceano já subiu entre 0,3°C e 0,6°C desde o século Chuva e neve: Acréscimo de 1% a 2% em altitudes mais elevadas, diminuindo nos outros lugares

20 Camada de Ozônio Poluição do ar

21 Definição de camada de ozônio Poluição do ar O ozônio é um gás, invisível, formado de oxigênio concentrado. Ele é tão leve que paira acima da Terra, na atmosfera. A muitos quilômetros de altura existe um manto desse gás chamado camada de ozônio. A camada de ozônio é um filtro de proteção que o planeta Terra tem lá em cima para proteger a vida aqui embaixo. Ela deixa passar o calor e a luz solar, mas impede que os raios ultravioleta do Sol cheguem até a superfície do planeta.

22 Buracos na camada de ozônio Poluição do ar O CFC (clorofluorcarboneto) destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio. O buraco formado na camada de ozônio permite a passagem dos raios ultravioleta do Sol gerando várias conseqüências.

23 Buracos na camada de ozônio Poluição do ar A solução para o buraco da camada de ozônio é simples: impedir a produção e liberação do CFC e substituí-lo por outro gás. Isso já está acontecendo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos fabricantes já trocaram o CFC por outro gás em seus produtos. Mas o CFC não é o único vilão dessa história: a poluição do ar também contribui para aumentar o buraco! Se o homem não controlar os índices de poluição do planeta, os raios nocivos do Sol poderão fazer um verdadeiro estrago em um futuro próximo.

24 Os buracos na camada de ozônio Poluição do ar

25 Conseqüências dos buracos na camada de ozônio Poluição do ar A principal conseqüência da destruição da camada de ozônio será o grande aumento da incidência de câncer de pele. Além disso, existe a hipótese segundo a qual a destruição da camada de ozônio pode causar desequilíbrio no clima, resultando no aumento do efeito estufa. De qualquer forma, a maior preocupação dos cientistas é mesmo com o câncer de pele, cuja incidência vem aumentando nos últimos vinte anos.

26 Chuva ácida Poluição do ar

27 Definição de chuva ácida Poluição do ar A chuva ácida é causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis, pelas indústrias e pelo nitrogênio do ar. Estes espalham pela atmosfera e reagem com a água das nuvens para formar o ácido sulfúrico e ácido nítrico. Os ácidos formados também caem com as chuvas gerando a chuva ácida.

28 Conseqüências da chuva ácida Poluição do ar 1.Saúde: a chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. 2.Materiais: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais das construções e monumentos históricos. 3.Lagos: podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.

29 Conseqüências da chuva ácida Poluição do ar 4. Desmatamentos: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Isso pode destruir uma floresta. 5. Agricultura: a chuva afeta plantações quase do mesmo jeito que das florestas, só que é destruída mais rápido já que as plantas são do mesmo tamanho, tendo assim mais áreas atingidas.

30 Desequilíbrio Ambiental Saneamento básico o Tratamento de água e esgoto o Falta de tratamento de água e esgoto aumenta o risco de doença transmitida pela água : - cólera - febre tifóide - hepatite virótica - leptospirose - poliomielite - amebíase - esquistossomose

31 Desequilíbrio Ambiental o Medidas de positivas: - tratamento dos esgotos domésticos e industriais - destinar os lixos a locais apropriados ( lixões)


Carregar ppt "Como o meio ambiente interfere na saúde do homem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google