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Seminário APIMEC RIO 30/07/13.

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Apresentação em tema: "Seminário APIMEC RIO 30/07/13."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário APIMEC RIO 30/07/13

2 Grupo Light 2

3 Light em números Geração Distribuição 1
Estado RJ Área de Concessão % População¹ 16 MM 11 MM 68% Área¹ 44 mil Km² 11 mil Km² 25% PIB¹ R$ 407 Bi R$ 207 Bi 66% Nº de Consumidores 7 MM 4 MM 57% Nº de Municípios 92 31 34% 1 IBGE (2010) Geração 1 Amazônia Energia Renova Guanhães Energia 2 3 6 PCH Paracambi 4 UHE Itaocara 7 Complexo de Lajes 5 UHE Ilha dos Pombos 8 UHE Santa Branca 3

4 MELHORIA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO
COMBATE ÀS PERDAS MELHORIA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO GERAÇÃO LIGHT ESCO AGENDA DE EVENTOS REVISÃO TARIFÁRIA MELHORIA DA GESTÃO OS DESAFIOS DA LIGHT 4

5 Perdas Não Técnicas na Light
Situação Atual 20% das perdas não técnicas do Brasil 6.029 GWh/ano 45% do mercado faturado de Baixa Tensão da Light Mais de R$ 2 bilhões/ano deixam de ser faturados R$ 200 milhões /ano (CAPEX+OPEX) gastos no combate às perdas nos últimos 5 anos Consumo faturado da Escelsa 5

6 Perdas Não Técnicas na Light
Mapa das Perdas na Área de Concessão VALE DO PARAÍBA LITORÂNEA OESTE LESTE Dados de março / 2013 BAIXADA Grupo Light Vale Litorânea Leste Oeste Baixada Clientes (Qtde.) Faturamento BT (GWh) 13.411 1.129 4.934 2.558 2.507 2.283 Perda não técnica (GWh) 6.029 43 267 1.787 1.924 2.008 Perda não tec/faturada BT (%) 44,95% 3,78% 5,40% 69,87% 76,74% 87,98% 6

7 Perdas Light: Condições Incomparáveis
Disseminação da Informalidade

8 Perdas Light: Condições Incomparáveis
Poder Paralelo Infoglobo Azul: Milícias Demais cores: Facções Narcotráfico

9 Perdas Light: Condições Incomparáveis
Cidade Partida – foto tirada do alto da Rocinha, tendo ao fundo a Lagoa

10 Perdas Não Técnicas na Light
Região Metropolitana do Rio de Janeiro – “Cidade Partida” 10

11 O Efeito da Temperatura nas Perdas
LDA ROCINHA LDA SÃO CONRADO SET 30,1° 16,0° OUT 32,7° 17,9° 11

12 Perdas Não Técnicas na Light
A Concessão Informal da Light 2,7 milhões de clientes em áreas informais Acesso restrito e limitado aos interesse dos “donos da área” Cultura do não pagamento Infraestrutura precária Alta resistência à mudança: Reincidência de fraude elevada Efeito da temperatura e do ar condicionado Consumo por cliente superior a 300 kWh/mês (incluindo perdas) Apenas 160 mil NIS (beneficiários de programas sociais) na área de concessão 12

13 Perdas Não Técnicas na Light
Implantação das UPPs (Ocupação ≠ Pacificação) COMPLEXO DO ALEMÃO 13

14 Perdas Não técnicas na Light
Projeto: “No Rastro das UPPs” 14

15 Atuação nas Comunidades Pacificadas (UPPs)
Governo Light Presente em 15 UPPs, sendo 9 já concluídas 200 mil pessoas atendidas 60 mil consumidores 30 UPPs até 2014 33 UPPs instaladas 221 territórios retomados 130 mil domícilios 40 UPPs até 2014 PARCERIA Segurança, cidadania e inclusão social 15

16 Perdas Não Técnicas na Light
Projeto: “No Rastro das UPPs” Lâmpadas Geladeiras Reformas Educação Descontos regressivos nas faturas Cancelamento de débitos pretéritos Interação constante Obtenção do NIS Expansão e modernização da rede 60 mil medidores, 350 km de rede blindada Modernização das Redes Parceria com o Estado Eficiência Energética Relacionamento Diferenciado 16

17 Programa de Redução das Perdas e Inadimplência

18 TAXA DE ARRECADAÇÃO POR SEGMENTO
Trimestre TAXA DE ARRECADAÇÃO 12 Meses 104,7% 101,0% 100,2% 99,2% 100,6% 99,5% 97,7% 95,0% 97,2% 92,0% Total Varejo Grandes Clientes Setor Público Mar/12 Mar/13 1T12 1T13 18

19 Perdas 12 meses 63% Non-Risky Area 37% Risky Area 19 45,4% 44,9% 43,1%
Reflete a alteração de critério de tratamento para os clientes inadimplentes de longa data, baseado na Resolução Aneel 414. 12 meses 45,4% 44,9% 43,1% 42,1% 41,8% 42,2% 41,6% 41,3% 40,7% 41,2% 40,4% 32,9% 8.584 8.647 7.838 8.047 7.544 7.493 7.543 7.619 7.627 7.582 7.665 5.330 5.278 5.312 5.326 5.615 6.007 6.029 5.229 5.247 5.316 5.457 2.214 2.215 2.231 2.293 2.328 2.335 2.349 2.381 2.432 2.577 2.618 63% Non-Risky Area 37% Risky Area Set/10 Dez/10 Mar/11 Jun/11 Set/11 Dez11 Mar/12 Jun/12 Sept12 Dez/12 Mar/13 Perdas não técnicas GWh Perdas Técnicas GWh % Perdas não técnicas / Mercado BT % Perdas não técnicas / Mercado BT - Regulatório 19

20 Principais Ações de Combate
BLINDAGEM DE REDE TELEMEDIÇÃO LIGHT LEGAL APZ – ÁREA DE PERDA ZERO PROCESSO CONVENCIONAL BLITZ OPERATIVAS 20

21 Resumo das Ações ENERGIA QTDE. CLIENTES AÇÕES AT 43 Telemedição
5.261 GWh (21%) AT 43 Telemedição MT 6.613 6.294 GWh (26%) BT > 5000 kWh Telemedição e Processo Convencional 2.737 GWh (11%) BT entre 1000 e 5000 kWh 1.834 GWh (8%) Telemedição, Processo Convencional e APZ BT < 1000 kWh 8.321 GWh (34%) TOTAL DE ENERGIA: GWh 21

22 Telemedição MT e BT Indireto
Março 2013 MT 2.396 (36%) 2.796 (42%) 6.909 (83%) 6.656 (100%) 3.860 (58%) 4.260 (64%) 1.432 (17%) 2009 Jun-2012 Mar-2013 BT INDIRETO 34 (2%) 253 (15%) 1.651 (98%) Telemedido (GWh) Não Telemedido (GWh) 1.432 (85%) 2012 Jun-2013 22

23 QUANTIDADE TOTAL DE MEDIDORES INSTALADOS
Telemedição Varejo Clientes Instalados QUANTIDADE TOTAL DE MEDIDORES INSTALADOS 80.000 60.000 2008 2009 2010 2011 2012 2013 COMUNIDADE FORA DA COMUNIDADE 79.000 69.000 30.000 60.000 78.000 7.000 2.000 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2008 2009 2010 2011 2012 2013 23 * Dados de maio de 2013

24 TENDÊNCIA DE AUMENTO DAS PERDAS
APZ O Que É APZ? Combinação de tecnologia e gente em áreas de grande complexidade (elevadas perdas e inadimplência), visando resultados sustentáveis PERDAS TENDÊNCIA DE AUMENTO DAS PERDAS SMC APZ 24

25 Nº de clientes (mil) - real Nº de clientes (mil) - plan
APZ Planejamento Implantação em 2013 30 APZ’s 19 APZ’s 402 370 381 349 338 307 317 306 274 281 285 253 257 242 221 216 216 Jan/13 Fev/13 Mar/13 Abr/13 Mai/13 Jun/13 Jul/13 Ago/13 Set/13 Out/13 Nov/13 Dez/13 Nº de clientes (mil) - real Nº de clientes (mil) - plan 25

26 Combate às Perdas na Light
Projeto: ‘’Light Legal’’ (APZ – Área de Perda Zero)

27 Resultados APZ Total * * PERDAS ADIMPLÊNCIA 27 45,9% 27,3% 26,9% 26,4%
25,8% 24,8% 24,7% 24,3% 23,9% 23,4% 104,0% 100,2% 102,3% 101,2% 101,4% 101,0% 97,7% 98,6% 98,5% 90,2% * * *Sem considerar Batan e Coelho da Rocha Fonte: Sistemas SAP/CCS, Hemera e SGD 27

28 Chapéu Mangueira/ Babilônia/ Cabritos/ Tabajaras
Resultados Comunidades Áreas Ano de Conclusão Perdas Antes Atual Santa Marta 2009 95,0% 8,7% Cidade de Deus 1 2010 52,1% 15,3% Chapéu Mangueira/ Babilônia/ Cabritos/ Tabajaras 2010 / 2011 62,5% 10,5% Formiga 2011 73,3% 10,2% Batan 2012 61,8% 9,9% Borel 2013 60,5% 23,4% Salgueiro 67,5% 19,3% TOTAL 67,0% 15,9% Redução média de perdas : 51,1 p.p. 28

29 Incorporação / Cliente (kWh)
Resultados Após 12 Meses Incorporação / Cliente (kWh) 215 215 190 130 130 124 Convencional SMC-APZ / FORA UPP SMC-APZ / UPP ANO ANO +1 29

30 Processo Convencional
Atuação em clientes fraudadores pulverizados em toda a área de concessão Sistema de seleção de clientes suspeitos (RI – Revenue Intelligence) Inspeção e normalização Blitz 30

31 Ação Convencional Varejo QTDE. INSPEÇÃO 190 MIL/ANO
QTDE. NORMALIZAÇÃO 60 MIL/ANO Varejo RECUPERAÇÃO DE ENERGIA (GWh) INCORPORAÇÃO DE ENERGIA MÉDIA / CLIENTE (KWh) +297% 190 +87,3% 36,9 153 148 144 99 19,7 64 1º Tri 2012 1º Tri 2013 2008 2009 2010 2011 2012 2013 31

32 Plano de Perdas Acumulado Maio (GWh) 153,70 34% 39,0 GWh 114,67 43%
34,0 10,3 GWh 23,7 37% 14,4 GWh 53,5 39,1 28% 14,3 GWh 66,2 51,9 PLANO REALIZADO Faturamento (REN) Faturamento (IEN) Carga 32

33 Combate às Perdas = Melhoria da Qualidade
DEC UPP Batan: Atuação da Light Concluída em 2012 - 5,96 Após conclusão da reforma das redes e consolidação da atuação da Light: melhoria no DEC da comunidade

34 Combate às Perdas = Melhoria da Qualidade
DEC APZ Cosmos: Iniciada em Ago/2012 - 1,15 Atuação da Light: melhoria no DEC da área

35 Combate às Perdas = Melhoria da Qualidade
DEC Consolidado APZs - 2,11 - 2,73 Atuação da Light: melhoria no DEC das áreas

36 Aviso Importante Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional. Essas declarações estão baseadas em certas suposições e análises feitas pela Companhia de acordo com a sua experiência e o ambiente econômico e nas condições de mercado e nos eventos futuros esperados, muitos dos quais estão fora do controle da Companhia. Fatores importantes que podem levar a diferenças significativas entre os resultados reais e as declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros incluem a estratégia de negócios da Companhia, as condições econômicas brasileira e internacional, tecnologia, estratégia financeira, desenvolvimentos da indústria de serviços públicos, condições hidrológicas, condições do mercado financeiro, incerteza a respeito dos resultados de suas operações futuras, planos, objetivos, expectativas e intenções, entre outros. Em razão desses fatores, os resultados reais da Companhia podem diferir significativamente daqueles indicados ou implícitos nas declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros. As informações e opiniões aqui contidas não devem ser entendidas como recomendação a potenciais investidores e nenhuma decisão de investimento deve se basear na veracidade, atualidade ou completude dessas informações ou opiniões. Nenhum dos assessores da Companhia ou partes a eles relacionadas ou seus representantes terá qualquer responsabilidade por quaisquer perdas que possam decorrer da utilização ou do conteúdo desta apresentação. Este material inclui declarações sobre eventos futuros sujeitas a riscos e incertezas, as quais baseiam-se nas atuais expectativas e projeções sobre eventos futuros e tendências que podem afetar os negócios da Companhia. Essas declarações incluem projeções de crescimento econômico e demanda e fornecimento de energia, além de informações sobre posição competitiva, ambiente regulatório, potenciais oportunidades de crescimento e outros assuntos. Inúmeros fatores podem afetar adversamente as estimativas e suposições nas quais essas declarações se baseiam. 36

37 Contatos João Batista Zolini Carneiro Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Luiz Felipe Negreiros de Sá Superintendente de Finanças e Relações com Investidores Gustavo Werneck Gerente de Relações com Investidores twitter.com/LightRI 37


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