A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO Safety Talk Fevereiro 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO Safety Talk Fevereiro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 1 CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO Safety Talk Fevereiro 2009

2 2 CONDUÇÃO DEFENSIVA É a forma de conduzir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros utentes da via. É a forma de conduzir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros utentes da via. A Condução defensiva, é a melhor maneira de conduzir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. A Condução defensiva, é a melhor maneira de conduzir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.

3 3 Adopta uma posição de condução correcta e regula os elementos de segurança disponíveis. Mantém uma permanente a concentração Previne os efeitos negativos que afectam o Tempo de Reacção CONDUTOR DEFENSIVO

4 4 PROCESSO DECISIONAL: 1. Recolha da informação Exploração perceptiva Identificação 2. Tratamento da Informação Previsão Decisão 3. Acção motora VER PENSAR AGIR Informação Resposta, ex: Travagem

5 5 O Condutor Defensivo deve:

6 6 Agir e não Reagir Prever e Antecipar Equacionar o comportamento dos outros Permanente consciência de que não põe em perigo os outros usuários da via Noção de que a prioridade não é um direito absoluto Ver e Ser Visto Não surpreender e nem ser surpreendido, imobilizando o veículo no espaço livre e visível sem colidir.

7 7 VELOCIDADE E CAMPO VISUAL

8 8 Estar em constante aperfeiçoamento Usar devidamente os espaços Promover atitudes positivas que resultam geralmente em comportamentos positivos Adequada manutenção da Distância de Segurança

9 9 Forma prática de manter uma distância de segurança: Manter a Distância de Segurança Ponto de Referência

10 10 O que é uma condução económica? ECO-CONDUÇÃO É um modo de condução que permite: reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes, proporcionar um maior conforto na condução e aumentar a segurança rodoviária. É uma condução defensiva por excelência.

11 11 Condução Económica visa: Economia de combustível Redução das emissões de CO2 Redução dos níveis sonoros Redução de custos Aumento do conforto Menor desgaste do motor / veículo Diminuição de custos de manutenção do veículo Aumento da segurança Melhorar a qualidade de vida

12 12 Economizar em segurança ANTES DE INICIAR A MARCHA: Garanta a distribuição do peso homogeneamente Privilegie uma manutenção preventiva em detrimento da correctiva Verificar a pressão dos pneus regularmente e cuidadosamente Evite cargas no tejadilho ou, se necessário, opte por uma velocidade mais baixa. Evite cargas desnecessárias.

13 13 Economizar em segurança DURANTE A CIRCULAÇÃO: Mantenha uma velocidade de circulação o mais uniforme possível; Não conduza a velocidades elevadas. Os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada correspondem a velocidades que garantem consumos de combustível aceitáveis

14 14 Economizar em Segurança Depois do motor ligado inicie a marcha assim que possível Adapte a caixa de velocidades ao esforço do motor Opte por mudanças elevadas Evite rotações elevadas Evite acelerações e travagens bruscas, mantendo tanto quanto possível rotações uniformes.

15 15 Economizar em Segurança Desligue o motor durante as paragens prolongadas Optimize a utilização do ar condicionado e do sistema de aquecimento dos vidros Utilize os equipamentos de bordo: essencialmente o conta rotações económetro controlo de velocidade computador de bordo Indicador de alteração de mudança Limitador do acelerador

16 16 Economizar em segurança Trave suavemente Sempre que possível, trave com a caixa de velocidades Evite efectuar ultrapassagens desnecessárias Mantenha uma distância de segurança Conduza sempre em antecipação, tentando prever o que vai acontecer

17 17 Ao apostar numa Condução Defensiva e económica... A sua condução vai-se tornar mais tranquila, controlada, económica e segura. Presta um grande contributo para a redução de sinistralidade.

18 18 O que diz o Código da Estrada …

19 19 Artigo 12º Início de marcha 1 - Os condutores não podem iniciar ou retomar a marcha sem assinalarem com a necessária antecedência a sua intenção (…) Artigo 13º Posição de marcha 1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem (…) Artigo 18º Distância entre veículos 1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição da velocidade deste. Artigo 19º Visibilidade reduzida ou insuficiente Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m. Artigo 26º Marcha lenta 1 – Os condutores não devem transitar em marcha cuja lentidão cause embaraço injustificado aos restantes utentes da via.


Carregar ppt "1 CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO Safety Talk Fevereiro 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google