A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como escolher uma franquia de educação. 1 – Que perguntas devo fazer ao franqueador? 2 – O que torna uma escola mais rentável que outra? 3 – Por que escolas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como escolher uma franquia de educação. 1 – Que perguntas devo fazer ao franqueador? 2 – O que torna uma escola mais rentável que outra? 3 – Por que escolas."— Transcrição da apresentação:

1 como escolher uma franquia de educação

2 1 – Que perguntas devo fazer ao franqueador? 2 – O que torna uma escola mais rentável que outra? 3 – Por que escolas de idiomas são uma escolha arriscada? 4 – Quanto custa montar uma escola? Descubra a resposta para essas e outras perguntas nos próximos slides. reflexões para escolher uma franquia de educação

3 Os principais custos de uma escola são o aluguel do imóvel e o salário de funcionários e instrutores Esses custos são parecidos para todas as escolas! Como você sabe, o lucro é o que sobra depois que você paga suas contas. Já que as contas não mudam muito de uma franquia para outra, então o que fará diferença é o seguinte: a. Quanto você vai cobrar dos alunos b. Quantos alunos você terá em sala de aula Vamos analisar essas duas questões nos próximos slides sua franquia será rentável?

4 a) quanto você vai cobrar dos alunos? Para descobrir, basta ver o preço divulgado no site (ou nos folhetos) das franquias Mas analise: o preço é sustentável? Qual o diferencial oferecido aos alunos para você conseguir cobrar mais do que os concorrentes? 1. Uma metodologia visivelmente superior? 2. Uma marca mais valorizada? 3. Cursos sobre temas que valem mais para o aluno? 4. Uma associação com uma instituição de nível superior?

5 Se o franqueador não oferecer um produto que se diferencie no mercado, sua franquia não dará muito retorno (não importa o que ele diga para você agora) Cuidado ao analisar, pois cada franqueador puxa a brasa para a sua sardinha. O que importa é analisar o ponto de vista do futuro aluno! Quanto mais você agregar ao aluno, mais poderá cobrar nas mensalidade e maior será sua rentabilidade, desde que você tenha muitos alunos em sala de aula. Então vamos para a próxima pergunta... a) quanto você vai cobrar dos alunos?

6 Qual a estratégia do franqueador para você ter muitos alunos em sala de aula? Alunos podem entrar no meio dos cursos? Como? Em cursos longos, o final pode ser muito deficitário se você não puder matricular novos alunos nas turmas avançadas Qual a estratégia para manter as turmas mais avançadas sempre cheias? Qual o tamanho previsto de salas de aula? Afinal, os gastos com docência são os mesmos para 5 ou 25 alunos! b) quantos alunos você terá em sala de aula?

7 Algumas franquias trabalham com um modelo de autoestudo: o aluno vai até a franquia e estuda sozinho, apenas com o apoio de um tutor: Com a internet se tornando cada vez mais parte do dia a dia da sociedade, você acredita que isso é sustentável? Será que alunos que podem comprar um curso pela internet e estudar em casa irão até a escola para estudarem praticamente sozinhos, com um fone de ouvido? A maior parte dos alunos que quer ir para uma escola está justamente buscando interação com o professor e com outros alunos. Quem gosta de estudar sozinho, estuda em casa. b) quantos alunos você terá em sala de aula?

8 Território é a sua área de atuação. Normalmente os franqueadores garantem uma área para você trabalhar, onde não serão abertas outras franquias da mesma rede. O sucesso de uma franquia depende muito da localização. Naturalmente, as redes de franquias começam franqueando os melhores territórios! Então, uma importante pergunta é: há territórios de primeira qualidade disponíveis para mim? Outra pergunta: se o franqueador possui outras marcas, ele permitirá que concorram comigo no mesmo território? quais os territórios disponíveis?

9 É comum encontrar inverdades (ou versões fantasiosas) nos planos apresentados, especialmente em apresentações curtas feitas em feiras de franquias Você deve conferir se o prazo de retorno do investimento (chamado de ROI) é compatível com: a margem de lucro projetada o tempo para se chegar no equilíbrio o faturamento da unidade Se matemática não é seu forte, mostre o plano para um colega bom de finanças! o franqueador está mentindo?

10 Exija uma planilha detalhada do franqueador! Antes de investir, você precisa saber o que esperar do seu negócio mês a mês Outra mentirinha comum de encontrar nos planos de negócios é a omissão da depreciação e amortização dos investimentos o franqueador está mentindo?

11 Sabe o que acontece quando se omite a depreciação? O que você pensa que é resultado, na verdade precisará gastar para manter as instalações e equipamentos em bom estado Afinal, tudo envelhece, e é preciso prever isso na planilha O usual é supor que você precisará trocar todos os computadores em 5 anos, as máquinas, móveis e instalações em 10 anos e refazer as obras civis em 25 anos Também é preciso contabilizar o custo de manutenção e seguros! o franqueador está mentindo?

12 Para você saber o que sobra de verdade, precisa ter certeza que a planilha já tem as depreciações, amortizações, manutenção e seguros! Se a planilha não tem, está omitindo algo essencial. Outro tropeço comum: cenários fantasiosos, como salários e aluguéis de regiões como o nordeste, aplicados a franquias no Rio de Janeiro ou São Paulo, onde esses itens são mais caros. Por fim, é comum franqueadores venderem o melhor caso como sendo a média. É claro que algumas unidades são super rentáveis, mas qual é a média? o franqueador está mentindo?

13 Todo franqueador vende uma imagem de sabe tudo nos eventos e no site No entanto, muitas franquias abrem e dão errado, e o prejuízo principal é do franqueado Verifique: quando se busca saber os detalhes e entender as minúcias do negócio, o franqueador está disposto a fornecer informações aprofundadas? O processo de seleção de um franqueado valoriza uma decisão racional ou é uma venda por impulso, prometendo um monte de coisas sem dizer muito bem como elas acontecerão? o franqueador sabe o que está fazendo?

14 Você pode ter uma ideia da atenção que terá do futuro franqueador pela qualidade do site ele te oferece hoje Quem não se interessa por dar informações completas para o futuro franqueado, provavelmente também não é bom professor para os franqueados atuais como é o site que explica a futura franquia?

15 algo essencial: o produto Algo essencial para uma franquia dar certo é ter o produto certo (no caso, é um serviço: cursos) Por melhor que seja a divulgação, se o produto não for bom, não adianta: você terá prejuízo ou uma margem ruim Mas o que é um bom produto em educação? Vamos ver no próximo slide...

16 1. Um curso que o consumidor perceba como diferente dos concorrentes (o que é muito difícil em cursos de idiomas) e/ou 2. Um curso que fará o aluno ganhar bem mais dinheiro em sua carreira ou em uma nova carreira e/ou 3. Um curso sobre um assunto que pouca gente domina e/ou 4. Um curso que agregue conhecimentos verdadeiramente úteis para o futuro (e não conhecimentos ultrapassados) o que é um bom produto em educação?

17 Um software para controlar presença, boletos, uso das salas, emissão de notas fiscais e outras questões operacionais Treinamento de instrutores e fornecimento de material didático atualizado Peças de marketing para divulgação local o básico que todo franqueador de educação tem que oferecer

18 Processos (comerciais, administrativos e pedagógicos) padronizados Modelo arquitetônico Website e divulgação institucional Indicação de fornecedores o básico que todo franqueador de educação tem que oferecer

19 Um bom sistema de CRM (relacionamento com clientes) Grandes comunidades de fãs no Facebook Demonstrar grande conhecimento pedagógico e de marketing, incluindo produtação (isto é, criação dos cursos certos) Cursos sobre assuntos com pouca concorrência Cursos que aumentam muito a renda do aluno o que um ótimo franqueador de educação pode oferecer a mais

20 Estratégias para otimização das salas de aula com produtos complementares Convênios com outras modalidades de ensino para aumentar a segurança do negócio Estratégias para lidar com a evasão Apoio online para o aprendizado dos alunos o que um ótimo franqueador de educação pode oferecer a mais

21 Uma boa parte das franquias de educação são escolas de idiomas e muitas franquias de cursos profissionalizantes também vendem cursos de inglês Ensinar idiomas possui algumas vantagens e também algumas desvantagens em relação a outros tipos de cursos profissionalizantes Vamos conhecê-las nos próximos slides vantagens e riscos das escolas de idiomas

22 A infraestrutura de uma escola de idiomas é muito simples, tornando o investimento menor: não são necessários computadores ou equipamentos profissionais É fácil conseguir instrutores, há boa oferta no mercado O público-alvo é grande, já que boa parte da população não domina um segundo idioma e acredita que é útil aprender vantagens das escolas de idiomas

23 Há muita, muita, muita concorrência. Isso se dá pela facilidade de se abrir um curso de idiomas. Há concorrência com professores particulares, com cursos regionais, com redes de unidades próprias (como IBEU, Britannia e Cultura Inglesa) e com redes de franquias, como essas: All, Alps, CCAA, Centro Britânico, CNA, Teddy Bear, Fisk, Global School, inFlux, Inglês 200h, Instituto Brasileiro de Línguas, Number One, Optimum, Park, PBF, POP Idiomas, Quatrum, Rockefeler, Seven, Skill, The Kids Club, United, UNS, Uptime, Wisdom, Wizard, Yazigi, Yes e You Move Muita concorrência, quase sempre, significa lucro baixo. É muito difícil se diferenciar em um mercado assim! desvantagens das escolas de idiomas

24 Há um risco adicional gravíssimo: as empresas de tecnologia, como Google e Microsoft, já sabem que a tradução automática escrita e oral será comum nos próximos anos Ninguém sabe como isso afetará a demanda pelos cursos de idiomas, mas sabe-se que as pessoas poderão se comunicar facilmente sem dominarem um idioma comum O que parece algo fantástico hoje, será comum em alguns anos, do mesmo jeito que as câmeras digitais substituíram as analógicas, que a internet nos soaria como ficção científica há 20 anos e como a música eletrônica está estrangulando a venda de CDs desvantagens das escolas de idiomas

25 Deve-se analisar com cuidado qualquer investimento em uma escola de idiomas, já que a demanda pode ser muito afetada pela evolução da tecnologia Hoje, franqueadores negam esse risco, assim como as franquias de revelação fotográfica negaram os riscos das fotos digitais até a véspera da falência de seus franqueados O risco é muito real – a dúvida é apenas se levará 3, 5 ou 10 anos para acontecer Hoje, de acordo com a respeitada revista The Economist, a ferramenta Google Translate traduz em um dia mais do que todas as empresas de tradução do mundo traduzem em um ano desvantagens das escolas de idiomas

26 Quais são os investimentos necessários para qualquer escola? Projeto arquitetônico e, quando necessário, projetos complementares (luz, redes) Obras civis e revestimentos (drywalls, pintura, carpete, estrutura para instalações, portas, decoração, plotagens, mão de obra civil) Máquinas e equipamentos (equipamentos necessários para o ensino conforme a área, projetores, refrigeração, equipamentos de redes) os investimentos necessários

27 Instalações (iluminação, cabeamento elétrico e de dados, cortinas, câmeras de segurança, sistemas de som, cabos de vídeo) Móveis e utensílios (mesas e cadeiras para salas de aula, mesas e cadeiras administrativas, quadros brancos e telas, bancadas, armários, estantes para material didático, poltronas ou longarinas para espera, balcão) Computadores e software (para os alunos e colaboradores) os investimentos necessários

28 os investimentos necessários

29 A variação de valores na tabela de investimentos depende dos seguintes fatores: A qualidade dos computadores comprados A necessidade de softwares especializados A qualidade dos móveis e divisórias A necessidade ou não de mesas para os alunos A necessidade ou não da reforma da rede elétrica, instalações de ar condicionado e instalações hidráulicas A qualidade da decoração os investimentos necessários

30 os investimentos necessários Franqueadores que informam valores de investimento diferentes dessa tabela, provavelmente estão omitindo gastos que você precisará fazer Franqueadores que omitem investimentos demonstram má fé e ignoram a importância de uma relação transparente com o franqueado, desde o início Além dos valores da tabela, normalmente é necessário o pagamento de uma taxa de franquia

31 Por que um aluno compraria um curso de sua franquia e não de outra? A escolha se dá basicamente pelos seguintes fatores: Localização Preço Produto certo e disponível Posicionamento de marca e qualidade percebida Ações comerciais e de divulgação a escolha do consumidor

32 Reflita: O franqueador me oferece um dos melhores territórios? O curso do franqueador é percebido como diferente e melhor do que os da concorrência? A metodologia de agendamento permite inícios frequentes? a escolha do consumidor

33 a escolha do consumidor A marca é percebida como de qualidade para os cursos oferecidos? Marcas que misturam idiomas e tecnologia, por exemplo, são corroídas, pois o consumidor deixa de perceber um diferencial para seu currículo O franqueador possui bons materiais de divulgação e bons processos comerciais?

34 O investimento em uma franquia é um casamento entre o franqueado e o franqueador É uma escolha das duas partes Conhecer a outra parte e descobrir se há empatia e valores em comum é essencial casamento

35 Esse slideshow foi desenvolvido pela Pix Studios, uma franquia de cursos profissionalizante de games e computação gráfica Nosso objetivo é te ajudar a fazer o investimento certo, não obrigatoriamente na nossa franquia Se você quiser saber tudo sobre a nossa franquia, você encontrará as informações em Informe-se, aprenda, descubra, investigue. E, se a sua escolha for a Pix Studios, ficaremos honrados em analisar sua candidatura: basta preencher o formulário no site casamento

36 A Pix Studios é uma rentável franquia de ensino: uma escola que forma para as profissões do século XXI. Abra a sua franquia e faça a diferença.


Carregar ppt "Como escolher uma franquia de educação. 1 – Que perguntas devo fazer ao franqueador? 2 – O que torna uma escola mais rentável que outra? 3 – Por que escolas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google