A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Florestas e a sua preservação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Florestas e a sua preservação."— Transcrição da apresentação:

1 As Florestas e a sua preservação

2 A importância das florestas

3 Sustentáculo da vida! Mantém o equilíbrio dos gases na atmosfera.
Absorvem CO2 Eliminam O2 Estabilizam o clima mantendo a temperatura - ar condicionado Protege rios e animais. Fornecem alimento aos animais. Auxiliam na formação de nuvens.

4 Proteção das Nascentes
Importância Vegetação perto das nascentes: As plantas facilitam a infiltração de água no solo. A água que penetra no solo encontra rochas impermeáveis. A água formam rios subterrâneos os Lençóis freáticos.

5 Proteção das Nascentes
Os lençóis freáticos formam os rios, riachos e mares. A destruição dessa vegetação diminui a infiltração da água no solo. Secando os futuros depósitos de água.

6 As matas das margens dos rios
Ao longo das margens dos rios encontramos as matas-galerias ou matas ciliares. Elas protegem os rios e abrigam animais.

7 Destruição das Matas Ciliares

8 Conseqüências para Natureza
Intensa erosão. Assoreamento. Enchentes na época das chuvas. Desaparecimento dos rios, riachos na estiagem.

9 Morte do rio causada pela erosão, após a retirada das matas ciliares.
Arrastando partículas do solo, que acabam se depositando no leito do rio. Erosão Erosão

10 O assoreamento O acúmulo de detritos no fundo dificulta o escoamento da água, tornando cada vez mais rasos, até a sua extinção.

11 Morte do rio Assoreamento. Assoreamento.

12 Enchentes O problema das inundações em áreas urbanas existem suas causas são tão variadas como: Assoreamento do leito dos rios, Impermeabilização das áreas de infiltração na bacia de drenagem Fatores climáticos. O homem por sua vez procura combater os efeitos de uma cheia nos rios, construindo represas, diques, desviando o curso natural dos rios. Mas o REFLORESTAMENTO é a melhora alternativa.

13 Causas das enchentes prejuízos de perdas materiais e humanas
contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera. contaminação da água inundação de depósitos de material tóxico, estações de tratamentos .

14 Desmatamento

15 A derrubada das Floretas
Atualmente o manto verde do nosso planeta está desaparecendo. O ar e o solo fica cada vez mais seco. As chuvas diminuem. Aparecem os Desertos.

16 Distúrbios ecológicos – Desmatamento.
Desmatamento causa: Diminuição da sombra. Remoção da cobertura de detritos. Aumento da queda da chuva. Aumento da insolação. Aumento da evaporação. Endurecimento do solo. Erosão. Alagamento. Empobrecimento do solo. Regeneração retardada.

17 Distúrbios ecológicos – Desmatamento.
Desmatamento causa: Aumento da convecção. Diminuição da evapotranspiração. Redução de chuva. Seca. Redução da vegetação. Regeneração retardada. Diminuição da retenção de água.

18 Queimadas.

19 Queimadas As queimadas são utilizadas para derrubadas das matas e limpeza de terrenos. Utilizados na agricultura e para o plantio de pastos. É o método mais barato e facilitam a formação de minerais. Mas é altamente prejudicial para os ecossistemas.

20 Distúrbios das Queimadas.
Provoca a morte de microorganismo – minhocas, bactéria e fungos,que reciclam a matéria orgânica. Perde da minerais que são levadas a com a fumaça. Liberam CO2 na atmosfera – Efeito Estufa. Levam o desequilíbrio mineral da terra, as plantas crescem menos e ficam vulneráveis a pragas.

21 Vamos dizer NÃO as QUEIMADAS!

22 Derrubar as Florestas para a prática da Agricultura é recomendável?

23 NÃO.... Os solos são na verdade uma mistura de partículas de minerais e húmus, contém Nitrogênio e outros essenciais para o desenvolvimento das plantas.

24 Solo das Florestas Os solos das florestas são superficiais e frágeis.
Abaixo dele existe apenas areia. Quando destrói a Floreta a chuva carregam o solo e tornando-o muito pobre. As plantas crescem muito pouco e fracas.

25 Solo das Florestas. As florestas tropicais sem as sua arvores deixam de ser um paraíso luxuoso de uma grande diversidade de plantas e animais. Se transforma em uma região hostil e improdutiva. Preservar é a solução. Floresta tropical.

26 Vamos preservar!!!!

27 Esse cara preserva....rsss


Carregar ppt "As Florestas e a sua preservação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google