A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E a sua preservação. A importância das florestas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E a sua preservação. A importância das florestas."— Transcrição da apresentação:

1 e a sua preservação

2 A importância das florestas

3 Mantém o equilíbrio dos gases na atmosfera. Absorvem CO2 Eliminam O2 Estabilizam o clima mantendo a temperatura - ar condicionado Protege rios e animais. Fornecem alimento aos animais. Auxiliam na formação de nuvens.

4 Importância Vegetação perto das nascentes: As plantas facilitam a infiltração de água no solo. A água que penetra no solo encontra rochas impermeáveis. A água formam rios subterrâneos os Lençóis freáticos.

5 Os lençóis freáticos formam os rios, riachos e mares. A destruição dessa vegetação diminui a infiltração da água no solo. Secando os futuros depósitos de água.

6 Ao longo das margens dos rios encontramos as matas-galerias ou matas ciliares. Elas protegem os rios e abrigam animais.

7

8 Intensa erosão. Assoreamento. Enchentes na época das chuvas. Desaparecimento dos rios, riachos na estiagem.

9 Erosão Morte do rio causada pela erosão, após a retirada das matas ciliares. Arrastando partículas do solo, que acabam se depositando no leito do rio.

10 O acúmulo de detritos no fundo dificulta o escoamento da água, tornando cada vez mais rasos, até a sua extinção.

11 Assoreamento.

12 O problema das inundações em áreas urbanas existem suas causas são tão variadas como: Assoreamento do leito dos rios, Impermeabilização das áreas de infiltração na bacia de drenagem Fatores climáticos. O homem por sua vez procura combater os efeitos de uma cheia nos rios, construindo represas, diques, desviando o curso natural dos rios. Mas o REFLORESTAMENTO é a melhora alternativa.

13 prejuízos de perdas materiais e humanas contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera. contaminação da água inundação de depósitos de material tóxico, estações de tratamentos.

14

15 Atualmente o manto verde do nosso planeta está desaparecendo. O ar e o solo fica cada vez mais seco. As chuvas diminuem. Aparecem os Desertos.

16 Desmatamento causa: Diminuição da sombra. Remoção da cobertura de detritos. Aumento da queda da chuva. Aumento da insolação. Aumento da evaporação. Endurecimento do solo. Erosão. Alagamento. Empobrecimento do solo. Regeneração retardada.

17 Desmatamento causa: Aumento da convecção. Diminuição da evapotranspiração. Redução de chuva. Seca. Redução da vegetação. Regeneração retardada. Diminuição da retenção de água. Redução da vegetação.

18

19 As queimadas são utilizadas para derrubadas das matas e limpeza de terrenos. Utilizados na agricultura e para o plantio de pastos. É o método mais barato e facilitam a formação de minerais. Mas é altamente prejudicial para os ecossistemas.

20 Provoca a morte de microorganismo – minhocas, bactéria e fungos,que reciclam a matéria orgânica. Perde da minerais que são levadas a com a fumaça. Liberam CO2 na atmosfera – Efeito Estufa. Levam o desequilíbrio mineral da terra, as plantas crescem menos e ficam vulneráveis a pragas.

21

22

23 Os solos são na verdade uma mistura de partículas de minerais e húmus, contém Nitrogênio e outros essenciais para o desenvolvimento das plantas.

24 Os solos das florestas são superficiais e frágeis. Abaixo dele existe apenas areia. Quando destrói a Floreta a chuva carregam o solo e tornando-o muito pobre. As plantas crescem muito pouco e fracas.

25 Preservar é a solução.Floresta tropical. As florestas tropicais sem as sua arvores deixam de ser um paraíso luxuoso de uma grande diversidade de plantas e animais. Se transforma em uma região hostil e improdutiva.

26

27


Carregar ppt "E a sua preservação. A importância das florestas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google