A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão."— Transcrição da apresentação:

0 FUNÇÕES QUADRÁTICAS – 10.º ANO DE ESCOLARIDADE
Cristina Simão

1 APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão para avaliar os alunos em termos de comportamento, desempenho e aplicação de conhecimentos. A avaliação dos conhecimentos será feita de forma sumativa na Tarefa 2 e na Questão Aula que se realizará na 6.ª e última aula.

2 Aula 1 A matéria será introduzida utilizando imagens da arquitetura atual onde é possível encontrar parábolas e também será feita uma introdução histórica ao tema. Introdução das funções quadráticas através da F-Quadratic Concluir com os alunos todas as propriedades da função quadrática através de um quadro resumo.

3 Aula 1

4 Aula 1 Determina a que distância se encontrava de casa cada um dos dois irmãos às 14h30min. Qual dos dois irmãos regressou primeiro a casa? Determina a hora a que chegou. No instante em que o primeiro chegou a casa, a que distância se encontrava o outro? Qual foi a distância máxima a que a Joana esteve de casa e a que horas ocorreu?

5 Aula 1 Durante quanto tempo o Pedro esteve a uma distância de casa inferior a 4,5km? Determina quanto tempo a Joana esteve a mais de 2 Km de casa. Apresenta o resultado em horas e minutos (minutos arredondados às unidades). Determina as coordenadas do ponto P, assinalado no referencial, e indica o significado das mesmas no contexto do problema. (Exercícios adaptados de Novo Espaço, Parte 2, Matemática A 10.º ano)

6 Aula 2 1ª parte - 60 min – entrega da tarefa aos alunos para trabalharem a pares. 2ª parte - 30 min – Concluir com a ajuda dos alunos sobre as propriedades das respetivas famílias estudadas elaborando quadros resumo para que os alunos possam escrever todas as conclusões no caderno.

7 Aula 2 – Tarefa 1 Começa a tua exploração pelo estudo da família de funções do tipo Para tal deverás fazer variar o parâmetro a da F-Quadratic e verificar o que acontece quando o seu valor aumenta, diminui, ou troca de sinal. Elabora um quadro resumo do género do quadro que acabas-te de escrever no teu caderno. Se achares necessário elabora representações gráficas para vários valores do parâmetro a.

8 Aula 2 – Tarefa 1 Altera os parâmetros a e h, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo . Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior. Altera os parâmetros a e k, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo . Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior. 

9 Aula 2 – Tarefa 1 Altera os parâmetros a, h e k, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior.

10 Aula 3 Resolução de exercícios do manual: exercício 33 da página 42;
exercícios 37 e 38 da página 44; exercícios 39 e 40 da página 45; exercício 43 da página 47; exercício 44 da página 48.

11 Aula 3 Os exercícios serão resolvidos pelos alunos com a ajuda do professor que deverá circular pela sala a esclarecer dúvidas. Todos os exercícios serão corrigidos no quadro pelos alunos ou pelo professor, caso este ache necessário.

12 Aula 3

13 Aula 3

14 Aula 3

15 Aula 3

16 Aula 4 1ª parte - 70 min – Resolução e correção da tarefa 2.
2ª parte - 20 min – Explicação da forma a determinar o vértice da parábola e resolução de exercícios.

17 Aula 4 – Tarefa 2 1.

18 Aula 4 – Tarefa 2 Escreve a expressão analítica de cada uma das funções que se encontram representadas. Para cada uma das funções indica o contradomínio, o extremo, o vértice e o eixo de simetria. Em relação à função representada por e, constrói o quadro de sinal. Em relação à função representada por g, constrói o quadro de variação.

19 Aula 4 – Tarefa 2

20 Aula 4 – Tarefa 2

21 Aula 4 – Tarefa 2 Para cada uma das funções representadas, marca o referencial correspondente, tendo em conta que cada unidade representada vale 1. Determina em cada caso, as coordenadas dos pontos de interseção com os eixos coordenados. Elabora o estudo completo da função representada na figura III. (Exercícios adaptados de Novo Espaço, Parte 2, Matemática A 10.º ano)

22 Aula 4 Após a explicação da forma de calcular o vértice,

23 Aula 5 1ª parte - 30 min – Correção do trabalho de casa.
2ª parte - 20 min – Resolução de exercícios sobre a determinação do vértice. 3ª parte – 20 min – Explicação do método para resolver inequações de 2.º grau. 4ª parte – 20 min – Resolução de inequações de 2.º grau.

24 Aula 5

25 Aula 5

26 Aula 5 Após a explicação da forma de resolver inequações

27 Aula 6 1ª parte - 20 min – Correção do trabalho de casa.
2ª parte – 40 min - Resolução de exercícios de consolidação. 3ª parte - 30 min – Aplicação da questão aula.

28 Aula 6

29 Aula 6

30 AULA 6 – QUESTÃO AULA


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google