A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÕES QUADRÁTICAS – 10.º ANO DE ESCOLARIDADE Cristina Simão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÕES QUADRÁTICAS – 10.º ANO DE ESCOLARIDADE Cristina Simão."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÕES QUADRÁTICAS – 10.º ANO DE ESCOLARIDADE Cristina Simão

2 APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão para avaliar os alunos em termos de comportamento, desempenho e aplicação de conhecimentos. A avaliação dos conhecimentos será feita de forma sumativa na Tarefa 2 e na Questão Aula que se realizará na 6.ª e última aula. 1

3 A ULA 1 A matéria será introduzida utilizando imagens da arquitetura atual onde é possível encontrar parábolas e também será feita uma introdução histórica ao tema. Introdução das funções quadráticas através da F-Quadratic Concluir com os alunos todas as propriedades da função quadrática através de um quadro resumo. 2

4 A ULA 1 3

5 1. Determina a que distância se encontrava de casa cada um dos dois irmãos às 14h30min. 2. Qual dos dois irmãos regressou primeiro a casa? Determina a hora a que chegou. 3. No instante em que o primeiro chegou a casa, a que distância se encontrava o outro? 4. Qual foi a distância máxima a que a Joana esteve de casa e a que horas ocorreu? 4

6 A ULA 1 5. Durante quanto tempo o Pedro esteve a uma distância de casa inferior a 4,5km? 6. Determina quanto tempo a Joana esteve a mais de 2 Km de casa. Apresenta o resultado em horas e minutos (minutos arredondados às unidades). 7. Determina as coordenadas do ponto P, assinalado no referencial, e indica o significado das mesmas no contexto do problema. (Exercícios adaptados de Novo Espaço, Parte 2, Matemática A 10.º ano) 5

7 A ULA 2 1ª parte - 60 min – entrega da tarefa aos alunos para trabalharem a pares. 2ª parte - 30 min – Concluir com a ajuda dos alunos sobre as propriedades das respetivas famílias estudadas elaborando quadros resumo para que os alunos possam escrever todas as conclusões no caderno. 6

8 A ULA 2 – T AREFA 1 1. Começa a tua exploração pelo estudo da família de funções do tipo. Para tal deverás fazer variar o parâmetro a da F-Quadratic e verificar o que acontece quando o seu valor aumenta, diminui, ou troca de sinal. Elabora um quadro resumo do género do quadro que acabas-te de escrever no teu caderno. Se achares necessário elabora representações gráficas para vários valores do parâmetro a. 7

9 A ULA 2 – T AREFA 1 2. Altera os parâmetros a e h, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo. Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior. 3. Altera os parâmetros a e k, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo. Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior. 8

10 A ULA 2 – T AREFA 1 4. Altera os parâmetros a, h e k, alternadamente, de forma a estudares a família de funções do tipo. Elabora um estudo semelhante ao do exercício anterior. 9

11 A ULA 3 Resolução de exercícios do manual: exercício 33 da página 42; exercício 35 da página 43; exercícios 37 e 38 da página 44; exercícios 39 e 40 da página 45; exercício 43 da página 47; exercício 44 da página

12 A ULA 3 Os exercícios serão resolvidos pelos alunos com a ajuda do professor que deverá circular pela sala a esclarecer dúvidas. Todos os exercícios serão corrigidos no quadro pelos alunos ou pelo professor, caso este ache necessário. 11

13 A ULA 3 12

14 A ULA 3 13

15 A ULA 3 14

16 A ULA 3 15

17 A ULA 4 1ª parte - 70 min – Resolução e correção da tarefa 2. 2ª parte - 20 min – Explicação da forma a determinar o vértice da parábola e resolução de exercícios. 16

18 A ULA 4 – T AREFA

19 A ULA 4 – T AREFA 2 a. Escreve a expressão analítica de cada uma das funções que se encontram representadas. b. Para cada uma das funções indica o contradomínio, o extremo, o vértice e o eixo de simetria. c. Em relação à função representada por e, constrói o quadro de sinal. d. Em relação à função representada por g, constrói o quadro de variação. 18

20 A ULA 4 – T AREFA 2 19

21 A ULA 4 – T AREFA 2 20

22 A ULA 4 – T AREFA 2 a. Para cada uma das funções representadas, marca o referencial correspondente, tendo em conta que cada unidade representada vale 1. b. Determina em cada caso, as coordenadas dos pontos de interseção com os eixos coordenados. c. Elabora o estudo completo da função representada na figura III. (Exercícios adaptados de Novo Espaço, Parte 2, Matemática A 10.º ano) 21

23 A ULA 4 22 Após a explicação da forma de calcular o vértice,

24 A ULA 5 1ª parte - 30 min – Correção do trabalho de casa. 2ª parte - 20 min – Resolução de exercícios sobre a determinação do vértice. 3ª parte – 20 min – Explicação do método para resolver inequações de 2.º grau. 4ª parte – 20 min – Resolução de inequações de 2.º grau. 23

25 A ULA 5 24

26 A ULA 5 25

27 A ULA 5 26 Após a explicação da forma de resolver inequações

28 A ULA 6 1ª parte - 20 min – Correção do trabalho de casa. 2ª parte – 40 min - Resolução de exercícios de consolidação. 3ª parte - 30 min – Aplicação da questão aula. 27

29 A ULA 6 28

30 A ULA 6 29

31 AULA 6 – QUESTÃO AULA 30


Carregar ppt "FUNÇÕES QUADRÁTICAS – 10.º ANO DE ESCOLARIDADE Cristina Simão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google