A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATRIXThe Matrix de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio MATRIXThe Matrix.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATRIXThe Matrix de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio MATRIXThe Matrix."— Transcrição da apresentação:

1 MATRIXThe Matrix de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio MATRIXThe Matrix de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio

2 A ideia principal do filme Matrix é a de que a humanidade desenvolveu uma tecnologia extremamente desenvolvida que acabou por sobrepujá-la no ano 2199: os seres humanos se tornaram escravos de máquinas altamente sofisticadas Tudo graças à I.A. (Inteligência Artificial) A ideia principal do filme Matrix é a de que a humanidade desenvolveu uma tecnologia extremamente desenvolvida que acabou por sobrepujá-la no ano 2199: os seres humanos se tornaram escravos de máquinas altamente sofisticadas Tudo graças à I.A. (Inteligência Artificial)

3 Durante a batalha entre humanos e máquinas, os seres humanos procuraram anular a fonte de energia das máquinas ( a luz solar) poluindo o céu. As máquinas, por sua vez, conseguiram outra fonte de energia escravizando os seres humanos. Durante a batalha entre humanos e máquinas, os seres humanos procuraram anular a fonte de energia das máquinas ( a luz solar) poluindo o céu. As máquinas, por sua vez, conseguiram outra fonte de energia escravizando os seres humanos.

4 Como o corpo humano produz eletricidade, as máquinas conseguiram aprisionar os humanos em casulos, extraindo dessa forma a energia para garantirem o seu funcionamento. Como o corpo humano produz eletricidade, as máquinas conseguiram aprisionar os humanos em casulos, extraindo dessa forma a energia para garantirem o seu funcionamento.

5 Assim, os seres humanos seriam reduzidos a pilhas que alimentariam as máquinas graças à eletricidade produzida em seus corpos. Assim, os seres humanos seriam reduzidos a pilhas que alimentariam as máquinas graças à eletricidade produzida em seus corpos.

6 Os Humanos seriam cultivados em colônias desde o nascimento. Aliás, o próprio nascimento seria determinado pelas máquinas com experimentos em engenharia genética e fertilização artificial. Os Humanos seriam cultivados em colônias desde o nascimento. Aliás, o próprio nascimento seria determinado pelas máquinas com experimentos em engenharia genética e fertilização artificial.

7 Porém, há um problema: para manter os corpos vivos e se desenvolvendo nos casulos, é necessário manter a mente humana em atividade (idéia do filme). Para isso, as máquinas desenvolveram um programa de computador altamente sofisticado que consegue entrar na mente humana manipulando as sensações (5 sentidos) e fornecendo imagens de um mundo fictício, virtual. As mentes estão conectadas em rede. Porém, há um problema: para manter os corpos vivos e se desenvolvendo nos casulos, é necessário manter a mente humana em atividade (idéia do filme). Para isso, as máquinas desenvolveram um programa de computador altamente sofisticado que consegue entrar na mente humana manipulando as sensações (5 sentidos) e fornecendo imagens de um mundo fictício, virtual. As mentes estão conectadas em rede. Neurônios do cérebro

8 O programa que mantém as mentes ativas e em rede e que projeta um mundo virtual na mente de cada pessoa nos casulos é a MATRIX. O programa que mantém as mentes ativas e em rede e que projeta um mundo virtual na mente de cada pessoa nos casulos é a MATRIX.

9 Há uma esperança: nem todas as pessoas foram escravizadas nos casulos pelas máquinas. Há um grupo que se refugiou no subsolo e mantém uma tecnologia mais precária, mas livre da influência da Matrix. Mais: eles possuem um programa paralelo e análogo à Matrix e conseguem enviar sinais pirata para dentro dela. Além disso conseguem identificar potenciais, isto é, pessoas que conseguem questionar, ou desconfiar de que a realidade que estão vivendo é estranha, ou que merece ser inquirida, questionada. Dessa maneira essas pessoas poderiam conseguir romper com a manipulação exercida pela Matrix. Para isso, elas precisam de uma orientação e da ajuda da equipe do líder do grupo rebelde: Morpheus. Há uma esperança: nem todas as pessoas foram escravizadas nos casulos pelas máquinas. Há um grupo que se refugiou no subsolo e mantém uma tecnologia mais precária, mas livre da influência da Matrix. Mais: eles possuem um programa paralelo e análogo à Matrix e conseguem enviar sinais pirata para dentro dela. Além disso conseguem identificar potenciais, isto é, pessoas que conseguem questionar, ou desconfiar de que a realidade que estão vivendo é estranha, ou que merece ser inquirida, questionada. Dessa maneira essas pessoas poderiam conseguir romper com a manipulação exercida pela Matrix. Para isso, elas precisam de uma orientação e da ajuda da equipe do líder do grupo rebelde: Morpheus. Morpheus e sua equipe (Trinity e outros) procuram sinais dessas pessoas dentro da Matrix e eventualmente entram nela. Dentro da Matrix, tendo acesso ao mundo virtual e, conectados à todas as mentes de todas as pessoas, eles podem tentar resgatar de dentro do mundo virtual, aqueles que quiserem a verdade e que quiserem ser libertados. Morpheus e sua equipe (Trinity e outros) procuram sinais dessas pessoas dentro da Matrix e eventualmente entram nela. Dentro da Matrix, tendo acesso ao mundo virtual e, conectados à todas as mentes de todas as pessoas, eles podem tentar resgatar de dentro do mundo virtual, aqueles que quiserem a verdade e que quiserem ser libertados.

10 De dentro de uma nave eles enviam sinais pirata para dentro do programa Matrix, conectando as mentes dos rebeldes com o programa e com as outras mentes humanas. Eles conectam as mentes de seus membros através de um instrumento que é acoplado na nuca e que atinge o cérebro comunicando-se imediatamente com os neurônios, de modo que a pessoa é enviada para dentro da Matrix. O que é enviado, na verdade é apenas a mente. O corpo permanece na nave. O visual dos rebeldes, suas roupas e apetrechos é, na verdade, uma imagem projetada pela própria mente, uma espécie de eu residual, ou eu ideal. Tank : o gerenciador do programa

11 Tudo o que a mente interpreta como sendo real o corpo aceita e reage como tal. Isto é, se a pessoa, estando dentro da Matrix acreditar que está morrendo, ou recebendo vários tiros, o corpo reagirá de acordo. Se a pessoa morrer na Matrix, o corpo morrerá realmente fora dela. VIRTUAL O VERDADEIRO PROBLEMA É CONSEGUIR CONVENCER A MENTE DE QUE ELA ESTÁ NA MATRIX E QUE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO É VIRTUAL, COMO UM SONHO. Se a pessoa conseguir convencer que tudo o que ela está vivenciando é ilusório ela pode fazer coisas fantásticas na Matrix... Morpheus e Trinity, especialmente, conseguem fazer proezas. Mas não são tão habilidosos em convencer suas mentes de que podem, por exemplo, sair voando, ou que podem destruir algo com o pensamento, por exemplo... Entretanto...

12 Eles conseguem fazer muitas proezas...

13 Para entrarem na Matrix os rebeldes utilizam uma linguagem de programa em que eles se conectam e se desconectam da Matrix através de uma ligação telefônica. Quando estão dentro se comunicam com Tank, o gerenciador, através de celulares. Tank passa a monitorá-los por fora, da nave e, quando os heróis precisam voltar, solicitam a desconexão. Tank a faz, e, em seguida, eles despertam, fora da Matrix, na nave. Tank

14 AS MÁQUINAS, PORÉM, SABEM DOS ARTIFÍCIOS DOS REBELDES E PREPARARAM UMA DEFESA PARA O PROGRAMA MATRIX: OS ANTI-VÍRUS, os agentes Smith (o principal) Os agentes são programas altamente sofisticados e que podem fazer coisas que suplantam as possibilidades humanas no que se refere a força física, habilidade, velocidade, etc. Mais: a Matrix pode transformar qualquer pessoa em agente, no momento em que desejar. A pessoa no casulo pode morrer, ou, no mínimo, é mantida em animação suspensa quando a Matrix insere um agente anti-vírus no lugar de sua mente dentro do programa.

15 Por isso, os rebeldes precisam estar preparados para enfrentar os agentes. Assim, sempre que eles precisarem, é possível solicitar ao gerenciador do programa paralelo (Tank) uma série de equipamentos como armas e diversos apetrechos de combate. Mais: é possível que até mesmo habilidades sejam introjetadas,como verdadeiros downloads, na mente dos rebeldes. Isto é, é possível transferir programas que introjetam na mente e na memória dos rebeldes habilidades como a de pilotar aeronaves, perícia em artes marciais, pontaria com armas de fogo e lutas com armas brancas. Isso tudo é necessário para enfrentar os agentes.

16 Morpheus conseguiu salvar e retirar da Matrix muitas pessoas. Por outro lado, é muito difícil vencer os agentes. Muitos rebeldes morreram lutando contra eles. Entretanto, ele está procurando, há muito tempo, uma pessoa que teria habilidades excepcionais. O ESCOLHIDO. Uma pessoa que teria o poder de vencer facilmente os agentes anti-vírus e salvar as pessoas da prisão da Matrix. O grande herói, ou, O ESCOLHIDO. A vinda dessa pessoa teria sido prevista pelo Oráculo: uma senhora com dons premonitórios. Oráculo

17 O filme começa, sem esses esclarecimentos, é claro, com a identificação de Neo – Thomas Anderson, por Morpheus. Neo é um funcionário de uma empresa de computadores. Ele é na verdade, um Hacker que utiliza o nome (nick name) de Neo, e vende programas de computadores não autorizados. Morpheus consegue se comunicar com a mente de Neo através do próprio computador pessoal do rapaz. A máquina exibe mensagens que pedem que ele siga o coelho branco. Assim, logo após ter vendido um programa, ele segue um grupo de jovens a uma boite, por ter visto uma tatuagem no braço de um dos jovens (uma moça) cuja figura é, paradoxalmente, a de um coelho branco. Ele se pergunta se está sonhando e até pergunta a um dos jovens se ele já teve um sonho que se parecia muito com a realidade. O Coelho branco é uma alusão à obra de Lewis Carrol Alice no País das Maravilhas. Coelho branco NEO – Thomas Anderson

18 Chegando à boite, Neo encontra Trinity (uma jovem rebelde), que o orienta a se encontrar com ele mais tarde. Neo não entende o que está acontecendo. Na manhã seguinte, Anderson é interrogado por um gerente da empresa sobre seu comportamento. Logo após recebe uma correspondência que contém em seu interior um telefone celular que imediatamente toca ( para a surpresa do rapaz). Ao atender, Neo é conduzido por Morpheus que, pelo telefone, lhe orienta a fugir de agentes. Neo acredita que está sendo procurado pela justiça. Mas, na verdade, os rebeldes querem libertá-lo da Matrix que enviou agentes para pegá-lo. O celular é um recurso do programa paralelo dos rebeldes que finalmente conseguiram localizar e se comunicar com o escolhido.

19 Sem entender nada do que está acontecendo, Neo se deixa conduzir por Morpheus que, na linha, o conduz a uma fuga dos agentes que estão no seu encalço. É incrível: mas a pessoa no telefone parece estar vendo Neo dentro das salas de escritório... Morpheus o conduz até a janela do prédio e o orienta a fugir para um outro andar pelo lado de fora. Neo desiste: é vencido pelo medo e capturado pelos agentes. Porém, ele nem imagina que está vivendo em um mundo virtual e que seu corpo está em um casulo...

20 Os agentes o interrogam e ele se nega a ajudar. Por isso, os agentes implantam em Neo um rastreador, um recurso de software que permitiria localizar não apenas Neo, mas também os rebeldes – os vírus... Neo passa por uma experiência terrível, para que não grite, a Matrix o faz ficar sem sua boca... Em seguida, o rastreador é inserido em seu umbigo: trata-se um robô..

21 Sem conseguir gritar, Neo acorda em sua cama. Parece ter sido apenas um sonho. Ele se dirige então para o local em que Trinity o aguarda. Lá é conduzido a confiar em Trinity e nos rebeldes, e, sem entender nada do que está acontecendo, permite que a moça retire o rastreador através de um equipamento colocado em seu umbigo. Dessa maneira, após ver o pequeno robô, Neo entende que tudo o que acontecera era real e aceita o convite de Trinity para conhecer Morpheus.

22 Morpheus se apresenta a Neo e solicita a ele uma escolha: compreender o que está acontecendo, saber o que é a Matrix ou desistir de tudo e acordar em casa na sua cama. Ele faz isso apresentando duas pílulas: uma vermelha – a que conduzirá à verdade – e outra azul - a do esquecimento. Morpheus destaca que, caso Neo escolha a Vermelha, não haverá possibilidade de voltar.

23 Neo escolhe a pílula vermelha e, após ser apresentado ao resto da equipe, é conduzido para sentar-se em uma poltrona ligada a vários fios e componentes eletrônicos e, em seguida, passa a sentir-se mal: a realidade começa a se distorcer. Ele vê sua imagem multifacetada pelo espelho quebrado se recompor e o próprio vidro do espelho parece ficar maleável e grudar em seu dedo. Em seguida a substância começa a revestir sua pele e a penetrar em sua garganta. Neo sente frio... O QUE ESTÁ ACONTECENDO??

24 O que está acontecendo é o seguinte: Morpheus conseguiu criar um artifício para libertar a mente de Neo da Matrix. Inicialmente a mente fica confusa, confunde as imagens projetadas pela Matrix, mas, finalmente consegue se libertar. CONSEGUE SE LIBERTAR DO PROGRAMA MATRIX PARA CONTEMPLAR A TERRÍVEL REALIDADE:

25

26 a de que a humanidade é escrava. É cultivada em casulos. Mantida viva dentro dos mesmos através de vários cabos conectados em seus corpos e mentes através de orifícios dispostos ao longo de vários pontos do corpo...

27 Tão logo a Matrix descobre que uma mente (Neo) está desconectada, ela liberta o corpo e, através de uma máquina, o expele da conexão em rede com as outras mentes nos casulos.

28 Logo após ser expelido, o corpo de Neo é encontrado pela nave dos rebeldes: a Nabucodonosor. E é, então, resgatado. Neo está fora da Matrix, e salvo. Entretanto, como nunca usou realmente os olhos, ouvidos e os músculos de seu corpo, Neo precisa ser tratado. A equipe tem a seu dispor técnicas de acumpuntura...

29 Após a recuperação de Neo, Morpheus conta a verdade... Neo reluta, mas acaba aceitando...

30 Morpheus explica, então, o funcionamento do programa paralelo à Matrix e destaca que ele pode, além de simular o que acontece lá, servir de treinamento para enfrentar os agentes e libertar mais pessoas. Neo é então convidado a treinar no programa e recebe várias habilidades, entre elas a de lutador de Kung Fu e perito em armas. Durante o treinamento, porém, ele não revela possuir as habilidades que todos esperavam... Não é fácil convencer a mente e os 5 sentidos de que o que se vê e sente é ilusório e que é possível manipular a realidade projetada na mente pela Matrix.

31 Mesmo assim, Morpheus confia em Neo. Ele acredita que no momento certo, as habilidades do rapaz serão despertadas e ele será capaz de confiar em sua mente manipulando a realidade projetada pela Matrix, fazendo, então, maravilhas. Morpheu conduz Neo para uma consulta com a Oráculo. No local em que ela se encontra há uma famosa inscrição: Conhece-te a ti mesmo. É uma alusão à missão que Sócrates atribuiu a si mesmo ao ver essa inscrição no templo dedicado a Apolo em Delfos, na Grécia Antiga. Há, porém, algo curioso: em uma sala que fica nas dependências da residência da Oráculo várias crianças prodígios manipulam a realidade. Neo se detém em uma delas e consegue entortar uma colher com o pensamento... As palavras da Oráculo, porém não são animadoras. Neo acredita não ser o escolhido. A senhora afirma que ele terá de fazer uma escolha, em breve...

32 Cyfer traíra sua equipe e decidira ficar na ignorância e na escravidão... Porém, algo muito sério acontecera: Cyfer, integrante da equipe e entendido no uso do programa paralelo, havia proposto entregar os rebeldes aos agentes, desde que estes últimos concordassem em lhe dar uma vida rica e famosa na Matrix: ele prefiria ficar na Matrix vivendo feliz do que apostar nos sonhos de Morpheus, especialmente por ter visto que Neo não era tão habilidoso. Os agentes aceitaram, é claro... Cyfer traíra sua equipe e decidira ficar na ignorância e na escravidão... Momentos antes da equipe entrar na sala da Oráculo, Cyfer avisa os agentes ----

33 Ao saírem da consulta com a Oráculo, os rebeldes são surpreendidos por agentes (anti-vírus). Um deles morre (o mais jovem-Mouse) e Morpheus é capturado. Cyfer consegue voltar para o programa paralelo antes e, em seguida, tenta matar os companheiros que estão na nave... Após ter matado um dos membros da equipe (Dozer) e ferido o outro (Tank), Cyfer desconecta Swift e Apoc que morrem na hora. Quando ele confessa seu desejo por Trinity e ameaça matar Neo, Tank consegue impedi-lo, matando-o. Em seguida ele traz de volta Neo e Trinity. Morpheus está nas mãos dos agentes. O que fazer?

34 A Nabucodonosor tem apenas três tripulantes. É necessário resgatar Morpheus, mas isso é praticamente impossível: ele era o melhor lutador... Neo decide voltar para a Matrix e resgatar Morpheus. Ele acredita ter entendido a mensagem da Oráculo. Trinity decide acompanhá-lo. A mente de Morpheus está nas mãos dos agentes. Apenas o seu corpo está na nave além de Trinity, Tank e Neo (vivos)

35 Neo e Trinity voltam para a Matrix e recebem do programa paralelo muito armamento. Eles invadem o prédio onde estão Morpheus e os agentes, enfrentam os guardas e conseguem resgatar Morpheus. As habilidades de Neo começam a aparecer...

36 Morpheus e Trinity conseguem voltar à nave. Mas Neo permanece. O gerenciador (Tank) procura orientar o rapaz para fugir, mas ele acaba tendo que enfrentar o agente Smith: Durante a luta Neo aparentemente morre. Mas é despertado pelo amor de Trinity e, em seguida, acaba percebendo a realidade para o assombro dos tripulantes e confirmação das esperanças de Morpheus...

37 A realidade projetada pela Matrix é ilusória. A consciência de Neo o faz, agora, poderoso. Ele vê os agentes como são, manipula a realidade e vence os anti-vírus facilmente. Ele é o escolhido!

38 Neo agora é capaz de parar as balas com o pensamento e destrói os agentes... Ora, as balas e os agentes são VIRTUAIS... ELE CONSEGUIU EDUCAR SUA MENTE

39 Neo volta, então, para a nave e o filme se encerra com ele se comunicando de um orelhão na Matrix com mais uma mente inquiridora. Ele quer salvá-la. E, tão logo, encerra o contato, sai voando...

40 DESTQUES importantes para debate e problematização: 1- Epistemológico 2- Ecológico e Antropológico 1- Há uma cena no programa paralelo em que Morpheus pergunta a Neo: o que é a Realidade?Como você define real? Se está falando do que pode cheirar, provar, ver, então, real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro. 2-Na cena em que Morpheus encontra-se prisioneiro do Agente Smith, este revela que, ao tentar classificar a raça humana, fez uma descoberta surpreendente: ele sustenta que nós, seres humanos, não somos mamíferos, porque não entramos em equilíbrio com o meio ambiente. Ao contrário dos mamíferos, nós nos mudamos para uma área e nos multiplicamos até consumirmos todos os recursos naturais para depois, mudar novamente para outra. Segundo o Agente Smith, o "outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão" é um "vírus". Ou seja, nós humanos, agiríamos de maneira semelhante aos vírus...

41 Quais os temas você julga importante serem debatidos para o problema do conhecimento exato das coisas? Lembra do quadro de Renée Magritte? A realidade é ilusória? O que determina que tenhamos a certeza do conhecimento exato, seguro das coisas?

42 PRÓXIMOS PROBLEMAS : O que é conhecimento? Quais são as condições para o conhecimento? Quais são as fontes do conhecimento seguro? Existem métodos adequados para termos acesso ao conhecimento da verdade? O conhecimento não é necessário? O que você pensa da atitude de Cyfer?

43 Estudaremos as idéias de alguns filósofos a respeito das soluções para esses problemas. Platão, Berkeley e outros... Locke Kant Descartes: boa parte da inspiração do filme...


Carregar ppt "MATRIXThe Matrix de Andy Wachoeski e Larry Wachowski (1999) Análise do Filme FILOSOFIA Prof. Juliano César de Lazari 1º Ano Ensino Médio MATRIXThe Matrix."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google