A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária D. Afonso Sanches

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária D. Afonso Sanches"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária D. Afonso Sanches
RESULTADOS dos Registos Biográficos Ano letivo 2011/2012 Novembro de 2011 Coordenadora dos Diretores de Turma: Ana Alice Rodrigues Equipa de estatística: Isabel Moreira Ana Azevedo

2 ESDAS /2012 INTRODUÇÃO Inscreveram-se neste inquérito, realizado com suporte informático através da plataforma Moodle, 721 alunos da escola, assim distribuídos: É possível verificar, através da consulta atualizada das listas das turmas, que não se inscreveram todos os alunos da ESDAS. (Tratar-se-á de um número muito baixo de falhas – menos de 5%) Apresenta-se, portanto, as conclusões possíveis de obter com os alunos que preencheram o inquérito.

3 ESDAS /2012 A população escolar no ano lectivo está agrupada em 33 turmas e em quatro anos de escolaridade. A ESDAS no ano lectivo de 2011/2011 funciona com 2 turmas do 9º ano, 11 turmas de 10ºAno, 11 turmas de 11º ano e 9 turmas de 12º ano. As 31 turmas do Ensino Secundário, estão agrupadas em 18 turmas do Científico Humanístico, e 13 turmas do Ensino Profissional. No ensino Secundário, Científico Humanístico, em cada ano de escolaridade funcionam duas turmas de Humanidades sendo as restantes de Ciências.

4 ESDAS /2012 IDADES A idade média de um aluno da ESDAS em Novembro de 2011 é de 16,3 anos. Um aluno do 10º ano tem uma idade média de 15,5 anos. Um aluno do 11º ano tem uma idade média de 16,7 anos Um aluno do 12º ano tem uma idade média de 17,5 anos

5 DISTRIBUIÇÃO DAS IDADES NO SECUNDÁRIO
ESDAS /2012 DISTRIBUIÇÃO DAS IDADES NO SECUNDÁRIO Neste ano letivo, em média, um aluno do Ensino Profissional é mais velho 0,6 anos do que um aluno do Curso Científico.

6 ESDAS /2012 RESIDÊNCIA A população da ESDAS é na sua grande maioria, 71% ,residente nas freguesias de Vila do Conde. 25% , dos alunos é residente na sede de Concelho. Relativamente à distribuição por área de estudos, a proveniência da população é semelhante.

7 ESDAS /2012 RESIDÊNCIA À semelhança dos anos anteriores, a grande parte dos alunos da nossa escola é residente nas freguesias (71%)

8 ESDAS /2012 RESIDÊNCIA Relativamente à distribuição por área de estudos, a proveniência da população é semelhante.

9 IDADES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
ESDAS /2012 IDADES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO A idade média de uma pai, de um aluno da ESDAS, é de 46 anos A idade média de uma mãe de 44 anos. 33 pais dos alunos já faleceram (4,7% ) 12 mães já faleceram ( 1,6%) Somente 5 alunos não sabem a idade dos pais.

10 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
ESDAS /2012 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Cerca de 70% dos pais tem a escolaridade mínima obrigatória ou habilitações inferiores. A percentagem de pais com habilitações superiores é de apenas de cerca 6,4%. É significativo o número de alunos (43 alunos) que não sabe as habilitações dos seus pais.

11 PROFISSÃO DO PAI/MÃE ESDAS /2012 33% dos alunos não consegue identificar a profissão dos seus progenitores. As profissões mais comuns são Operários, Artífices e Trabalhadores Similares, Pessoal dos Serviços e Vendedores e Quadros superiores

12 SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO PAI/MÃE
ESDAS /2012 SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO PAI/MÃE O desemprego é mais elevado nas mães, 19%, do que para os pais, 7%. Verifica-se que 72% dos pais e 61% das mães são efectivos no emprego que possuem.

13 PARENTESCO DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO
ESDAS /2012 PARENTESCO DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Nos Cursos Profissionais 31 alunos são Encarregados de Educação de si próprios (18,5%), enquanto que nos Cursos Científicos são 15 alunos (4,8%). Na ESDAS 74% dos Encarregados de Educação é representado pela mãe, e 17% é representado pelo Pai.

14 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR
ESDAS /2012 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR Relativamente à Escola frequentada no ano anterior, verifica-se a continuidade dos alunos nos 8º anos, 11º anos e 12º anos. No10º ano, verifica-se que cerca de 19% dos alunos já eram alunos da ESDAS, As escolas que mais alunos enviaram para a ESDAS foram EB2,3 A Ribeirinha, Macieira da Maia (21%) e a EB2,3 Júlio Saúl Dias, Vila do Conde (21%) . A escola EB2,3 D. Pedro IV, Mindelo contribui com 15% e a escola EB2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira com 13% . A escola de proveniência de menos alunos é a EB2/3 Frei João de Vila do Conde

15 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR
ESDAS /2012 ESCOLA FREQUENTADA NO ANO ANTERIOR

16 PROFISSÃO DESEJADA ESDAS 2011/2012
Quase metade dos alunos não sabem ainda que profissão desejam (42%), mas 28% desejam uma profissão relacionada com a Ciência.

17 TENS LIGAÇÃO À INTERNET A PARTIR DE CASA?
ESDAS /2012 TIPO DE COMPUTADOR TENS LIGAÇÃO À INTERNET A PARTIR DE CASA? 12 alunos não têm computador em casa, um número considerado baixo. 36 alunos referem não ter ligação à net em casa

18 LOCAL ONDE COSTUMA ESTUDAR
ESDAS /2012 LOCAL ONDE COSTUMA ESTUDAR Cerca de 70% dos alunos afirmam estudar preferencialmente no quarto.

19 TEMPOS LIVRES 83% ocupam o seu tempo livre com o computador
ESDAS /2012 TEMPOS LIVRES 83% ocupam o seu tempo livre com o computador 81% dos alunos dizem ouvir música nos tempos livres 79% ocupam-no com a televisão Realce-se que 60% praticam desporto regularmente

20 TEMPO SEMANAL DEDICADO À LEITURA
ESDAS /2012 60% dos alunos dedicam menos de uma hora semanal à leitura; Quando comparados por tipo de curso, verificamos uma diferença significativa: é evidente que os alunos do curso profissional leem muito menos dos que os alunos dos cursos Científicos Considerando somente o ensino secundário.

21 NÚMERO DE LIVROS EM CASA
ESDAS /2012 NÚMERO DE LIVROS EM CASA 130 alunos referem ter mais de 100 livros em casa. (18%). 377 alunos têm menos de 50 livros em casa (52%)

22 LÊS JORNAIS? TIPO DE JORNAL 14% dos alunos da ESDAS nunca lê jornais.
44% lê jornais ocasionalmente. 22% lê jornais ao fim de semana. Apenas 21% lê jornais diariamente. Dos que lêem jornais 47% prefere os jornais desportivos

23 TEMPO QUE DEMORA NO PERCURSO CASA /ESCOLA
ESDAS /2012 TEMPO QUE DEMORA NO PERCURSO CASA /ESCOLA Em média um aluno da ESDAS demora cerca de 26 minutos no percurso Escola/Casa, cerca de uma hora por dia. 4% dos alunos pode gastar em transportes mais de 2 horas diárias.

24 TRANSPORTE UTILIZADO COM MAIOR FREQUÊNCIA
ESDAS /2012 Os dados visualizados dizem respeito aos alunos que frequentam o Secundário. 65% dos alunos do 9º ano deslocam-se de autocarro 20% dos alunos do 9º ano chegam de carro particular à escola

25 Tens algum problema de saúde?
ESDAS /2012 Tens algum problema de saúde? Tomas algum medicamento com regularidade ou estás sujeito a algum tratamento prolongado?

26 DISCIPLINAS DO ANO TRANSATO COM NÍVEL INFERIOR A 3 – 9º e 10º ano
A Matemática é a disciplina com maior percentagem de negativas (21%). Os alunos não indicaram as disciplinas com mais dificuldades, por não ser de resposta obrigatória (somente 3 alunos o fizeram)

27 11º Ano 12º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES
DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO NEGATIVAS Relativamente aos alunos do 10º Ano, 21% dos alunos respondem que já frequentavam o secundário. Corresponderão a mudanças de curso ou reprovações 11º Ano 59% dos alunos progrediram sem qualquer negativa no 10º Ano. 19,6% dos alunos referem ter dificuldades a Filosofia, 18% a Matemática, 14,5% a Inglês e Físico Química A 10%. Apenas 5,6% dos alunos referem não ter dificuldades a nenhuma disciplina. 12º Ano 80% dos alunos progrediram sem qualquer negativa no 11º Ano. 40% dos alunos referem ter dificuldades a Matemática, 12% a Inglês e A Físico Química A Apenas 10,4% dos alunos referem não ter dificuldades a nenhuma disciplina.

28 11º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES
DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 10 VALORES. 12% de negativas a Filosofia 9% de notas negativas a Matemática 4% de negativas em Inglês e em Físico Química. 11º Ano

29 12º Ano DISCIPLINAS COM MAIS DIFICULDADES
DISCIPLINAS DO ANO TRANSACTO COM CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 10 VALORES Das disciplinas em que os alunos reconhecem ter mais dificuldades: 40% é em Matemática, 12%, em Física Química, enquanto que nas Humanidades a disciplina em que os alunos sentem mais dificuldades é História 4%. 12º Ano

30 Os alunos da ESDAS, provenientes maioritariamente das freguesias, pertencem, de um modo geral, a um estrato culturalmente baixo da sociedade. Foi visto que 70% dos pais possuem a escolaridade básica (4ª classe) ou menos. É necessário motivar estes alunos para a vida escolar, a formulação e alcance de objetivos, uma vez que os dados recolhidos indiciam falhas a este nível. Atente-se no gráfico da profissão desejada, no número de horas dedicadas à leitura, no tipo de jornais lidos ou no modo como utilizam o tempo livre. Fim


Carregar ppt "Escola Secundária D. Afonso Sanches"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google