A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright©2004 South-Western 24 Medindo o Custo de Vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright©2004 South-Western 24 Medindo o Custo de Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright©2004 South-Western 24 Medindo o Custo de Vida

2 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor O índice de preços ao consumidor (IPC) é uma medida de custo geral de todos os bens e serviços comprados por um comprados típico. A cada mês, o Bureau of Labor Statistics calcula e divulga o índice de preços ao consumidor.

3 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor Para compreender como é calculado esse índice devemos considerar uma economia simples onde os consumidores só compram dois produtos – cachorros- quentes e hambúrgueres. As etapas seguidas são dadas por:

4 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 1. Fixar a cesta. Nesta etapa é preciso determinar quais preços são mais importantes para o consumidor. Se o consumidor compra mais cachorro-quente do que hambúrguer ele deve ter maior peso. Cesta: 4 cachorros-quentes e 2 hambúrgueres

5 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 2. Coletar os preços. Nesta etapa é preciso coletar os preços dos produtos em cada ponto no tempo. Essa coleta pode ser mensal. AnoCachorro quente Hambúrguer 2008 $1$ $2$ $3$4

6 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 3. Calcular o custo da Cesta. Nesta etapa deve-se usar os dados sobre os preços em diferentes momentos, mantendo a proporção constante dos itens. AnoCesta 2008 $ $ $20

7 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 4. Escolher um ano base e calcular o índice. Nesta etapa deve-se designar um ano como ano-base. Após sua escolha as informações sobre as variações nos preços são comparadas em relação a este ano base. AnoCesta 2008 $8/$8 = 100% 2009 $14/$8 = 175% 2010 $20/$8 = 250%

8 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Como é Calculado o Índice de Preços ao Consumidor 5. Calcular a taxa de inflação. Nesta etapa deve-se calcular a taxa de inflação que é a variação percentual do índice de preços em relação a um período anterior. AnoCesta – 100 / 100 = 75% – 175 / 100 = 43%

9 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Problemas no Cálculo do Custo de Vida O índice de preços ao consumidor tenta avaliar quanto as rendas devem aumentar para manter um padrão de vida constante. O índice apresenta alguns problemas.

10 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Problemas no Cálculo do Custo de Vida O primeiro deles é chamado de tendência à substituição. Quando os preços mudam os consumidores podem responder a essas mudanças substituindo os produtos e isto pode mudar as proporções definidas na cesta.

11 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Problemas no Cálculo do Custo de Vida O segundo deles é a introdução de novos produtos. Quando um novo produto é introduzido na economia isto permite que o consumidor tenha uma maior variedade e, isso, por sua vez reduz o custo de manter o mesmo nível de bem-estar.

12 Copyright©2004 South-Western O Índice de Preços ao Consumidor Problemas no Cálculo do Custo de Vida O terceiro deles é a mudança de qualidade não medida. Se a qualidade do bem cai de um ano para o outro o valor do dólar cai, mesmo que o preço do bem continue o mesmo. De forma similar, se a qualidade de um bem aumenta de uma ano para outro, o valor do dólar sobe.

13 Copyright©2004 South-Western Índice de Preços no Brasil Fundação Getúlio Vargas Índice Geral de Preços – IGP; Índice de Preços por Atacado – IPA; Índice Geral Preços de Preços – Disponibilidade Interna – IGP-DI; Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M

14 Copyright©2004 South-Western Índice de Preços no Brasil Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Índice de Preços ao Consumidor Fipe – IPC-Fipe;

15 Copyright©2004 South-Western Índice de Preços no Brasil Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas Índice de Preços ao Consumidor Iepe – IPC-Iepe;

16 Copyright©2004 South-Western Índice de Preços no Brasil Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC; Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA; Índice Nacional de Custos da Construção – INCC;

17 Copyright©2004 South-Western Índice de Preços no Brasil Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA; Alimentação (33,10%); Artigos de Residência (8,85%); Habitação (12,53%); Transportes e Comunicação (11,44%); Vestuário (13,16%); Saúde e Cuidados Pessoais (7,56%) e Despesas Pessoais (13,36%).


Carregar ppt "Copyright©2004 South-Western 24 Medindo o Custo de Vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google