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Oficina do Programa Integrar – Eixo Educação 2012 Como usar bem o resultado da avaliação Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012 Eliane Scheid.

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1 Oficina do Programa Integrar – Eixo Educação 2012 Como usar bem o resultado da avaliação Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012 Eliane Scheid Gazire

2 Quadro resumo do desempenho das escolas 1º simulado de Matemática – abril de 2012

3 ABORDAGEM Matemática Leitura e interpretação do texto matemático, sentido numérico: desenvolvendo estratégias de cálculo e percepção geométrica - estratégias para o desenvolvimento do pensamento geométrico.

4 Desempenho das turmas de 4º ano

5 Desempenho das turmas de 6º ano

6 Desempenho das turmas de 7º ano

7 Desempenho das turmas de 8º ano

8 AnosItemAcertoDescritores (Prova Brasil) 4º ano917%D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. 6º ano728%D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 7º ano 234%D29 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. 633% D25- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 8º ano 630%D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 927% D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. 725% D26 - Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 424%D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 824%D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 1019%D41 - Resolver equações do 2º grau. * * Itens com menores índices de acerto nesta série. Visão geral dos descritores com menor porcentagem acerto (Itens com porcentagem de acerto abaixo de 30%)

9 Visão geral dos descritores com menor porcentagem acerto (Itens com porcentagem de acerto abaixo de 30%) * * Itens com menores índices de acerto nesta série.Descritores que se repetem AnosItemAcertoDescritores (Prova Brasil) 4º ano917%D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. 6º ano728%D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 7º ano 633% D25- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 234%D29 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. 8º ano 1019%D41 - Resolver equações do 2º grau. 824%D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 424%D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 725% D26 - Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 927% D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. 630%D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

10 Itens com menor porcentagem acerto (Agrupados por descritor)

11 Descritor: D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Porcentagem de acerto: 17% 4º ano | Item 09 Lígia escreveu os números desta sequência, mas distraiu-se e colocou um número que não faz parte dela Qual destes números NÃO faz parte desta sequência? A) 103. B) 107. C) 108. D) 109. Gabarito = C

12 Descritor: D 22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. Porcentagem de acerto: 28% 6º ano | Item 07 Gabarito = B A barra de chocolate que Beto comprou era dividida em 10 partes iguais, ele comeu 3 dessas partes. A fração que representa o chocolate que sobrou é A) 3/10. B) 7/10. C) 10/3. D) 10/7.

13 Descritor: D 22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. Porcentagem de acerto: 24% 8º ano | Item 08 Gabarito = D Como tarefa para casa, Cláudio devia desenhar os diagramas representando algumas frações dadas. Eis suas respostas. Os diagramas corretos são: A) I e III B) II e IV C) I e II D) I e IV

14 Descritor: D 25- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação) Porcentagem de acerto: 33% 7º ano | Item 06 Gabarito = B O número que multiplicado por 3 é igual a terça parte de 270 é A) 10. B) 30. C) 60. D) 90.

15 Descritor: D 29 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. Porcentagem de acerto: 33% 7º ano | Item 02 Gabarito = C Para fazer um bolo vovó Maria utiliza alguns ingredientes, sendo um deles 250 ml de leite. Usando 1 litro de leite vovó Maria pode fazer A) 2 bolos. B) 3 bolos. C) 4 bolos. D) 6 bolos.

16 Descritor: D41 - Resolver equações do 2º grau. Porcentagem de acerto: 19% 8º ano | Item 10 Gabarito = A A solução da equação A) 1 B) - 1 C) 8 D) - 8

17 Descritor: D 13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. Porcentagem de acerto: 24% 8º ano | Item 04 Gabarito = B Em uma pousada, há três salas: a de café, a de jogos e a de televisão. A área da sala de café mede cm²; a da sala de jogos, cm²; e a da sala de televisão, 18 m². As três salas juntas têm uma área de A) 24,3 m². B) 40,5 m². C) 22680,0 m². D) ,0 m².

18 Descritor: D 26 - Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). Porcentagem de acerto: 25% 8º ano | Item 07 Gabarito = C André repartiu suas 270 figurinhas igualmente entre Pedro e Sílvio. Sílvio repartiu igualmente suas figurinhas entre ele, Marcos e Fábio. A diferença entre o número de figurinhas de Pedro e o de Fábio é: A) 45. B) 60. C) 90. D) 120.

19 Descritor: D 24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. Porcentagem de acerto: 27% 8º ano | Item 09 Gabarito = C O número representado pela fração ¼ pode também ser corretamente representado por: A) 0,025 B) 0,04 C) 0,25 D) 0,4

20 Descritor: D 17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. Porcentagem de acerto: 30% 8º ano | Item 06 Gabarito = B Observe a reta numérica: O número 1,5 corresponde ao ponto A) M B) N C) P D) Q


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