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Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências

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Apresentação em tema: "Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
Moluscos e Equinodermos Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências

2 MOLUSCOS Características: Animais de corpo mole
Alguns são protegidos por conchas Corpo formado de cabeça, pé e massa visceral Massa visceral formada por sistemas digestório e reprodutor Aquáticos ou terrestres Respiração branquial ou pulmonar Alguns são filtradores .

3 MOLUSCOS Os moluscos (latim científico: Mollusca = mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.

4 CARACOL

5

6 CLASSIFICAÇÃO

7 Gastrópodes Estômago nos pés

8 Pelecípodes Brânquias em forma de lâminas Conchas com duas peças
São filtradores

9 Cefalópodes Pés na cabeça

10 EQUINODERMOS Características:
Os Echinodermatas (gr. echinos, espinhos + derma, pele) Estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ouriços-do-mar, serpentes-do-mar, bolachas-da-praia e lírios-do-mar Todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial. Praticamente todos têm hábitos bentônicos: são permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. São peculiares entre os animais por não apresentarem cabeça. Todos os equinodermas são marinhos e são comuns e abundantes em todos os oceanos do mundo.

11 REPRODUÇÃO Apresentam sexo separados.
Machos e fêmeas lançam células sexuais na água. Fecundados, cada ovo se desenvolve e origina a forma adulta.

12

13 Sistema Ambulacrário O sistema ambulacrário é formado por pequenos tubos, que são os pés. Esses são cheios de água. A água do mar que preenche todo o sistema pode ter variações de pressão em seu interior, provocando a contração e o relaxamento dos pés e dando movimentação ao animal.

14 Lanterna de Aristóteles
Forma o aparelho bucal dos ouriços. Com os dentes eles podem raspar as rochas, retirando algas, seu principal alimento.

15 Classificação 1. Classe Crinoidea (Lírio do mar) 2. Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia) 3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar) 4. Classe Ophiuroidea (ofiúros) 5. Classe Holothuroidea (Holotúrias)

16 CLASSIFICAÇÃO

17 Crinóides Estes equinodermos são semelhantes a flores.
O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcáreas, ao qual estão presos 5 braços flexíveis que se bifurcam formando 10 ou mais extremidades estreitas. Boca e ânus estão presentes na superfície oral.

18 Crinóides Lírios-do-mar

19 Equinóides Representantes: ouriços-do-mar e as bolachas-da-praia. Apresentam cores variadas. Alimentação: detritos orgânicos e algas.

20 Equinóides Ouriços-do-mar Bolachas-da-praia

21 Asteróides Representantes: Estrela-do-mar.
Geralmente seu corpo apresenta 5 braços Vivem na areia do fundo do mar. Locomovem-se a procura de alimento: corais, moluscos e crustáceos

22 Asteróides Estrelas-do-mar

23 Ofiuróides Representantes: serpentes-do-mar
Possuem 5 braços finos, longos e flexíveis Alimentação: algas, detritos orgânicos e pequenos crustáceos e moluscos

24 Ofiúros Ofiuróides

25 Holoturóides Representantes: Holotúrias ou pepinos-do-mar
Corpo comprido que lembra um pepino Habitat: enterrados na areia e no lodo do mar Em uma extremidade encontramos o ânus e na outra fica a boca rodeada pelos pés ambulacrários

26 Holoturóides Pepinos-do-mar


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